Para ter crescimento exponencial é preciso tornar o ambiente favorável. Veja o que pode estar impedindo seu negócio de crescer.
Ter uma marca com crescimento exponencial significa investir em transformação digital e alcançar mercados que vão muito além dos limites territoriais.
Um exemplo de segmento que registrou crescimento neste ritmo acelerado durante a pandemia é o da educação.
As instituições de ensino foram obrigadas a se adaptar ao novo modelo online e híbrido, desafiando mesmo aquelas mais tradicionais que prezam pelo presencial. É bem provável que após a pandemia, muitas delas seguirão online. Outras, por sua vez, continuarão aproveitando os recursos digitais em momentos pontuais.
Para interagir com potenciais clientes de várias regiões do mundo, o modelo online, possível por meio da transformação digital nas empresas, faz muito mais sentido. As organizações de tecnologia vão dar esse suporte ao mercado, tornando outras marcas exponenciais. Porém, será que a marca da sua empresa tech é exponencial?
Principais assuntos desta postagem:
Fatores que podem prejudicar o crescimento exponencial na empresa de tecnologia
É certo que as novas tecnologias otimizam o tempo e facilitam o trabalho dos colaboradores. Mas para que a organização tech tenha um aumento exponencial é necessário tornar o ambiente favorável.
Nesse sentido, a transformação digital nas empresas é apenas um ponto a ser levado em consideração. Existem outros fatores que precisamos analisar e, dentre eles, separamos 5 para você:
1 – A empresa de tecnologia não possui uma estratégia de conteúdo
A regra é simples: sem atração do público-alvo é praticamente impossível uma empresa pensar em crescimento exponencial. E qual é uma das principais maneiras de atrair o público-alvo para seu negócio?
A resposta também é simples: pelo conteúdo. Aliás, podemos dizer sem medo de errar que ele é a base de qualquer estratégia digital.
Explicando melhor, as postagens em blogs corporativos continuam sendo uma das maneiras mais eficazes de uma empresa atrair sua persona. Mais do que isso: é uma das melhores estratégias para mostrar que tem autoridade em sua área de atuação e de esclarecer aspectos sobre os produtos e serviços que sua marca oferece.
O conteúdo postado no blog pode igualmente servir como principal fonte das campanhas de comunicação nas redes sociais. Afinal, você sabe tão bem quanto nós, que sem uma estratégia de mídias sociais é muito difícil para um negócio nutrir o relacionamento.
Não podemos esquecer que é por meio de um conteúdo relevante e direcionado que toda a comunicação começa. Portanto, se sua organização quer focar em aumento exponencial, é fundamental construir uma base composta por uma estratégia sólida de marketing de conteúdo.
2 – Há pouco investimento em busca e alcance orgânicos
O marketing de conteúdo tem algo em comum com a transformação digital nas empresas. É o fato de que não tem como ter sucesso sem investimento.
Acompanhe o raciocínio: é por meio de um motor de busca que grande parte do seu público-alvo pode encontrar sua organização, certo? Pois bem, se os buscadores ranqueiam mal a sua página, como esperar que seu negócio seja encontrado?
Por esse motivo, é preciso investir na otimização de sites para ferramentas de busca (SEO). Uma página otimizada tem melhor alcance orgânico, isto é, em buscadores como Google ela terá melhor posicionamento na lista de resposta das pesquisas realizadas.
Lembramos ainda que o tráfego de busca orgânica costuma ser qualificado, o que aumenta as chances do crescimento exponencial da empresa de tecnologia. Como as atualizações dos algoritmos do Google são cada vez mais frequentes, é necessário ficar sempre de olho nas técnicas e tendências de SEO.
Para isso, você precisa ter certeza que os profissionais responsáveis pela produção de conteúdo estão constantemente atualizados sobre os métodos de otimização. Como a carreira em marketing exige cada vez mais capacitação, muitas empresas preferem contratar uma agência especializada que mantém um time de profissionais qualificados.
3 – O tráfego pago traz poucos resultados
Já que falamos sobre a transformação digital nas empresas, vale citar também a importância da Inteligência Artificial. Muitos não sabem, mas os avanços em IA permitem campanhas de marketing ainda mais segmentadas.
Sendo assim, se o tráfego pago traz poucos resultados, é bem provável que não esteja sendo realizado da maneira correta. E se sua empresa está investindo dinheiro na estratégia certa, mas do jeito errado, como almejar o crescimento exponencial?
O Google Analytics, por exemplo, oferece ainda mais ajuda na segmentação de campanhas graças ao Machine Learning. A partir do momento que os anúncios criados no Google Ads estão mais segmentados, as taxas de conversão aumentam.
4 – Transformação digital é só da empresa pra fora
Sabe aquela organização que grita aos quatro ventos a importância da transformação digital, mas que não vê a necessidade de automatizar processos? Ou aquela empresa de tecnologia que adotou o home office, mas vai dar alguns passos para trás assim que a pandemia acabar?
Os dois exemplos ilustram um problema que é mais recorrente do que você imagina. Eles mostram empresas com dificuldade em entender que não adianta apenas falar sobre transformação digital, mas sim, ir em direção a ela.
Atualmente, para competir na economia digital e ter crescimento exponencial, os negócios tradicionais precisam operar de forma muito diferente do que no passado. Eles têm que ser mais ágeis, mais engajados com seus clientes, mais abertos a novos fornecedores, contar com parceiros especializados e ouvir suas redes e comunidades.
5 – Não tentam furar a bolha do Content Shock
A quantidade de conteúdo disponível diariamente aumenta enquanto nossa capacidade de consumi-lo não segue o mesmo ritmo. O conceito Content Shock é usado para traduzir essa desproporção entre produção e consumo de conteúdo. Como o público-alvo da sua empresa de tecnologia tem acesso a todo tipo de informação (e distração), o Content Shock pode ser a resposta para os conteúdos que você publica, mas que não são visualizados. Afinal, organizações que não tentam furar essa bolha ficam perdidas no vasto mundo da Internet.
“Furar a bolha” significa adotar as estratégias ideais, tais como usar as redes sociais para viralizar e revitalizar conteúdos antigos, para fazer o seu material ganhar destaque.
Mas, também, significa contar com os profissionais certos na produção dos materiais. Um exemplo de empresa que conseguiu furar a bolha do Content Shock é a GR1D Insurance, desenvolvedora do primeiro marketplace de APIs (Interface de Programação e Aplicações) para o ecossistema de seguros do Brasil.
Após contarem com a expertise da Motor em produção de conteúdo tech, eles conseguiram aumentar 70 vezes as visitas no site. Vem saber mais sobre esta história!
Case de Sucesso: Como a Gr1d aumentou em 70 vezes os acessos no blog