Redes sociais: como sua empresa pode usar

Marketing Digital

Redes sociais: como sua empresa pode usar

12 Minutos

27 de outubro de 2021

As redes sociais da sua empresa de tecnologia cumprem as suas expectativas? Veja, neste post, como alavancar sua estratégia e permanecer relevante para seu público.

As redes sociais podem se tornar um ótimo canal de vendas para negócios B2B. Para isso, é importante entender alguns pontos, como: quais são as redes sociais mais usadas, como os algoritmos são usados nas redes sociais e as ferramentas que podem ajudar a, por exemplo, criar as artes para redes sociais

Neste artigo completíssimo, esclarecemos esses e outros aspectos. Nosso objetivo é que, ao fim, você consiga planejar uma estratégia de sucesso para sua empresa tech arrasar nas mídias sociais.

O que são as redes sociais para o marketing

As redes sociais oferecem diversas oportunidades para o marketing. Por exemplo, podem ser utilizadas como grandes aliadas na geração de tráfego para os sites e na captação de leads qualificados

Inclusive, empresas com uma boa presença nas plataformas (isto é, que possuem uma alta atividade) conseguem aumentar — e muito — suas vendas.

Por essa razão, profissionais de marketing antenados já conhecem o potencial das mídias sociais para conquistar novos clientes, promover relacionamentos existentes e se tornarem conhecidos pelo público.

Como usar as redes sociais

É fácil criar um perfil no Instagram e começar a postar, certo? Todavia, isso não significa que seja fácil utilizar a rede social de maneira eficaz. Para atuar estrategicamente nas mídias, estas melhores práticas podem ajudar:

Defina metas

Além de darem um norte para suas ações, elas serão importantes para monitorar o progresso. Uma dica na definição de metas é conectar seus objetivos de marketing aos organizacionais. Por exemplo, você espera aumentar o público no próximo evento online? Use o LinkedIn  para atrair um público interessado que poderá compartilhar o post e atrair mais pessoas.

Considere seu público

Não é todo mundo que deseja saber sobre seu novo serviço ou produto. Além disso, pode ser que diferentes redes atraiam diferentes perfis. Conhecer bem sua audiência significa entregar exatamente o que ela busca ou precisa.

Exiba anúncios para seu público ideal

Se você gastou tempo e dinheiro desenvolvendo conteúdo para compartilhar com sua persona nas redes sociais, por que não investir um pouco do orçamento para garantir que as pessoas realmente vejam a postagem?

Nesse caso, aproveite que as redes sociais possuem muitas informações sobre seus usuários para configurar anúncios super direcionados.

Dedique tempo

Bem utilizada, a mídia social pode se tornar uma parte central de seu negócio como um todo, impactando em tudo, desde o recrutamento até o atendimento ao cliente. Por isso, é vital dedicar tempo para planejar o conteúdo.

Aprenda com o Analytics

As redes sociais mais usadas, como é o caso do Instagram e do Facebook, fornecem algum nível de dados analíticos para as marcas acessarem e analisarem, tais como: taxas de engajamento e crescimento de seguidores. 

Aproveite essas informações para ajustar sua estratégia de marketing nas mídias utilizadas. Vale também ficar de olho em como as análises mudam em resposta às campanhas e, se necessário, altere a estratégia.

Aposte na Gig Economy

Gig Economy é o termo usado para se referir a uma nova abordagem de trabalho em que as pessoas estão cada vez mais se voltando para modelos mais flexíveis. É conhecido também por freelance economy, sharing economy e economia sob demanda.

Esta é uma boa notícia para sua empresa, porque significa que você pode contar com uma ajuda especializada de redatores, designers gráficos e outros profissionais qualificados para pensar no conteúdo e nas artes para redes sociais.

Colocando de uma outra maneira, seu negócio de tecnologia pode ter um time qualificado para fornecer conteúdo de alta qualidade e, assim, melhorar sua presença nas mídias sociais sem ter que contratar profissionais em tempo integral para isso.

No whitepaper “Economia on demand: o que é e como funciona”, explicamos melhor sobre o assunto.

Whitepaper: Economia on demand, o que é e como funciona

Teste sempre

Nenhuma marca pode permanecer estática nas redes sociais. Esse é o principal motivo pelo qual sua empresa precisa encontrar constantemente maneiras de inovar no marketing.

Então, acompanhe de perto  suas métricas para avaliar o impacto das suas publicações e certifique-se de fazer mais do que funciona e menos do que não gera bons resultados. Lembre-se que tudo é uma questão de uma taxa de evolução lenta, mas constante.

Redes Sociais mais usadas

Existem diferentes tipos de mídia social para diferentes necessidades de marketing, que dependem do nicho ou identidade de marca. Ou seja, cada plataforma oferece um conjunto único de valores e abordagens.

Como nosso foco são as empresas de tecnologia, as redes sociais mais usadas são Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter. Mais adiante, neste mesmo artigo, falamos com mais detalhes sobre elas. 

Contudo, para saber qual é a melhor para seu negócio, você pode começar identificando as vantagens e os benefícios de cada uma. A seguir, apresentamos dicas que poderão ajudar.

4 dicas para saber qual rede social sua empresa de tecnologia deve usar

Para que sua empresa consiga, de fato, potencializar o resultado de seu marketing de conteúdo por meio das redes sociais, é necessário identificar quais vão gerar notoriedade de sua marca junto ao seu público-alvo.

Listamos quatro dicas para ajudar você a descobrir quais são as mais adequadas para sua empresa de tecnologia:

#1 Conheça sua persona

As personas representam os potenciais compradores de sua solução. Por meio delas, diversos aspectos são estudados, incluindo o comportamento digital da audiência.

Ter conhecimento profundo da persona é uma atividade importantíssima para a produção de conteúdo e direcionamento das ações digitais de uma empresa. Quanto mais você conhecê-la, melhor conseguirá identificar quais são as redes sociais mais usadas por ela. Assim, poderá tanto direcionar suas ações quanto marcar sua presença no lugar certo.

Para construir a buyer persona do seu negócio, confira estes 8 passos.

#2 Conheça as palavras-chave da sua empresa

Colocar-se no lugar do seu potencial cliente é uma maneira de encontrar as palavras-chave da sua empresa. Para isso, simule quais os termos ele utilizaria nos buscadores para encontrar as suas soluções. 

Se seu negócio fornece uma ferramenta de gestão acadêmica, por exemplo, pode ser pesquisado por “software para escolas”, “solução para gestão acadêmica”, “gestão educacional” ou por uma outra palavra-chave.

#3 Pergunte a seus clientes atuais

Descobrir quais são as redes sociais mais usadas por seus atuais clientes é uma forma muito objetiva de saber onde os grupos que compõem este perfil estão. Você pode perguntar sobre isso pessoalmente, fazer uma pesquisa eletrônica rápida ou até ligar para aqueles que são mais próximos.

Essa avaliação é importante tanto no contexto de negócios, quanto para propósitos pessoais. Em seguida, direcione seus esforços de acordo com as respostas.

#4 Estude seus principais concorrentes

O comportamento dos seus concorrentes quanto à presença digital é uma ótima fonte de informações. Você pode, então, avaliar os conteúdos que eles publicam, as artes para redes sociais que utilizam e em quais mídias estão presentes. 

Essa análise irá lhe ajudar a identificar onde sua empresa também precisa estar, considerando que a audiência é a mesma. Caso seus concorrentes ainda não tenham iniciado o importantíssimo trabalho de presença digital, melhor ainda. É a sua chance de sair na frente.

Como fazer gerenciamento de redes sociais

O gerenciamento de redes sociais tem a ver com o processo de criação, publicação e análise de conteúdo postado em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Geralmente, o gerenciamento de mídia social se concentra em:

  • Auditar a estratégia ;
  • Pesquisar a persona;
  • Escolher as plataformas de mídia social;
  • Criar uma estratégia;
  • Desenvolver anúncios;
  • Construir um calendário editorial;
  • Criar conteúdo específico para a plataforma;
  • Responder aos seguidores;
  • Aumentar o alcance social;
  • Monitorar o desempenho.

Existem ferramentas que podem ajudar no gerenciamento. Acompanhe:

Ferramentas para redes sociais

São várias as soluções que sua empresa pode utilizar. Neste artigo, destacamos sete:

1. Hootsuite

Plataforma especializada na gestão de redes sociais. Ela cobre quase todos os aspectos da função de um gerente de mídia social, como agendamento das publicações, gerenciamento de membros da equipe, monitoramento e análise de ROI.

Para empresas que utilizam várias redes, o Hootsuite permite publicar postagens, implementar e analisar campanhas de marketing em todos os perfis sociais sem que para isso seja necessário fazer login em cada um individualmente.

2. Bitly

A função mais conhecida do Bitly é encurtar endereços URL. Assim, sempre que for postar um link nas redes sociais, ele fica visualmente mais agradável, além de ocupar menos caracteres (o que é ótimo para o Twitter).

A ferramenta também monitora quantos cliques o link obteve.

3. Pocket

Quem produz conteúdo precisa ter ideias. O Pocket é um aplicativo que serve para armazenar conteúdos que chamaram sua atenção. Ou seja, a ferramenta é uma ótima maneira de salvar artigos e posts e lê-los mais tarde.

4. mLabs

Outra ferramenta para gerenciamento de redes sociais, o mLabs é utilizado para agendar conteúdo para diversas redes. Oferece também outras funções, como: acompanhamento da performance, geração de relatórios e controle do fluxo de criação e aprovação dos posts.

5. Canva

O Canva é muito usado para criação de arte para as redes sociais. A ferramenta permite o desenvolvimento de gráficos e imagens em poucos minutos. 

6. Everypost

Para quem deseja gerenciar múltiplas redes sociais no celular, o Everypost pode ser ideal. Ele permite que, com apenas um clique, o mesmo post seja publicado ao mesmo tempo em diversas redes.

7. HowSociable

A ferramenta é indicada para quem deseja acompanhar a influência da marca em diferentes plataformas. É ótima para mostrar qual conteúdo gera mais engajamento e, assim, permite que o time de marketing elabore uma estratégia mais assertiva.

Tipos de redes sociais

Você conheceu algumas ferramentas que podem ajudar na publicação e no monitoramento das redes sociais. Agora vem a pergunta: qual utilizar?

É certo que sua empresa de tecnologia não pode se dar ao luxo de se ausentar  das mídias. Mas isso também não significa que ela precise estar em todas elas.

Embora as plataformas sejam capazes de melhorar o conhecimento da marca e atrair leads, é necessário usá-las com inteligência para não perder tempo e dinheiro.

Abaixo, separamos as redes sociais mais usadas por empresas de tecnologia:

LinkedIn

O LinkedIn é conhecido por ser a plataforma perfeita para empresas tech. Dentre outros motivos, é um excelente canal para networking, melhorando a liderança inovadora e, claro, gerando leads. 

Aliás, a geração de leads é um dos maiores desafios para as empresas de tecnologia. Uma boa estratégia que pode ajudar é o social selling. Em poucas palavras, significa dar voz aos gestores por meio de artigos.

Sua empresa pode também engajar os colaboradores com postagens institucionais que mostram o potencial da organização. 

Para ter uma estratégia arrasadora na plataforma, confira o artigo “LinkedIn: como usar para vender mais tecnologia”. <id 749>

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas por empresas do nicho de tecnologia. Integrá-la em sua estratégia de marketing é, portanto, crucial para ganhar atenção online e atrair clientes em potencial. 

Em sua essência, a rede é um aplicativo de compartilhamento de fotos. Apesar disso, o conteúdo chama muita atenção e é importante se atentar a ele. 

Criar uma hashtag de marca exclusiva para sua empresa também é uma ótima maneira de permitir que seus seguidores participem da conversa sobre o negócio ou produto.

E não se esqueça dos stories: eles também são recursos importantes de sua estratégia de marketing no Instagram. E como ficam no topo de sua página inicial são mais visíveis para seus seguidores do que os posts do feed.

Facebook

Você pode perguntar: somos uma empresa de tecnologia, por que deveríamos estar no Facebook? A questão é: você tem tempo para ficar atrás de seus concorrentes?

Tenha em mente que a rede social de Mark Zuckerberg é usada com o objetivo de obter engajamento e, posteriormente, ver o conhecimento da marca avançando o funil até gerar leads.

Por essa razão, o Facebook pode ser um bom canal para divulgação do seu negócio. Porém, se quiser ter um bom engajamento, poderá ser necessário comprar anúncios. 

Destacamos que não é necessário investir continuamente em publicidade no Facebook. Contudo, é preciso gastar uma quantia maior nos três primeiros meses. Para ter bons resultados, escolha materiais ricos que possam interessar às suas personas e segmente o público. 

Twitter

Outra rede social para empresas é o Twitter. O canal pode ser utilizado para dividir informações valiosas com os seguidores, como também oferecer suporte.  

Comece pesquisando pelas hashtags mais populares em seu setor. Depois disso, descubra as mais comumente usadas (e relevantes) pelas suas personas. Crie e configure fluxos de monitoramento separados para rastrear as menções de cada uma delas.

Com estes insights sua empresa tech pode:

  • Retuitar conteúdos relevantes aos seus seguidores;
  • Responder a esses tweets para mostrar sua liderança inovadora e se colocar no radar;
  • Ficar por dentro dos tópicos de tendência que podem inspirar as próximas peças de conteúdo.

No Twitter, uma mistura de postagens de vendas e educacionais funcionam bem, todas com links para os seus conteúdos. Sempre que possível, tente responder aos tweets de outras pessoas e envolver seu público de forma mais pessoal.

Usar esta mídia social como ferramenta de atendimento ao cliente pode ser complicado. Então, tenha muito cuidado para não atrair o tipo errado de atenção para seus esforços. Aproveite para aprender como evitar a cultura do cancelamento.

Infográfico: Guia prático para evitar a cultura de cancelamento nas empresas tech

Exemplos de uso

Para ficar mais claro, selecionamos um exemplo prático que ilustra bem como as redes sociais vêm ajudando organizações de tecnologia a alavancar seus resultados.

A fim de ilustrar o potencial desta estratégia, vamos  apresentar o case da Softplan, uma empresa que fornece soluções tecnológicas para o segmento da Construção Civil. Seu processo de presença digital começou em 2009 e, desde então, o marketing de conteúdo passou a ser um fortíssimo aliado para aumentar os resultados do negócio.

A Softplan possui um blog, onde publica conteúdo relevante constantemente. Seus temas são relacionados à gestão das obras, produtividade, custos, orçamento, gestão financeira, relação com fornecedores, situação econômica e até oportunidades de negócio.

Além disso, está presente nas redes sociais e é nesses canais que a empresa interage com o público, buscando engajamento, e consegue também uma diversificação da audiência. Por exemplo, em seu perfil no Facebook a divulgação de e-books traz excelentes resultados em número de acessos e geração de contatos.

Já no LinkedIn, a Softplan se posicionou estrategicamente para apresentar seu produto em uma Showcase Page. A organização também entende que a participação nos grupos de discussão é uma excelente estratégia para engajar audiência mais qualificada.

Ainda, de acordo com a relevância dos temas abordados em cada conteúdo, a Softplan diversifica sua participação em grupos de outros setores.

Vantagens de usar as redes sociais

As redes sociais podem ajudar sua empresa a se conectar com seus clientes, aumentar o conhecimento sobre sua marca, atrair leads e impulsionar vendas. Outros benefícios incluem:

Fornecer suporte

As mídias sociais aproximam empresas de seus clientes. Muitos, em vez de ligar para uma linha de atendimento, recorrem ao Instagram ou Facebook, por exemplo,  para resolver problemas ou encontrar informações.

Para não deixar ninguém sem resposta, crie um sistema para rastrear comentários, dúvidas e reclamações dos clientes nas mídias sociais. Além disso, ouça as críticas e responda o mais rápido possível às perguntas e preocupações.

Maior fidelidade à marca

Negócios tech que estão presentes nas redes sociais são encontrados com mais facilidade pelos potenciais clientes. Com a conexão iniciada, as chances de conseguir aumentar a retenção e a fidelidade do cliente aumentam.

Criar reconhecimento da marca

Um dos objetivos de marketing mais importantes para as empresas é conquistar o reconhecimento da marca. Afinal, pessoas querem comprar de negócios que conhecem, concorda?

As redes sociais têm uma grande vantagem que é a de apresentar uma organização a uma audiência específica com muito mais rapidez e facilidade. Além disso, faz com que seu público olhe para sua empresa, mesmo quando ele não está pensando nela ou precisando de seu produto ou serviço.

Direcionar tráfego para seu site ou blog

É improvável que todo o tráfego do seu blog de tecnologia chegue por meio de mecanismos de pesquisa. Daí a vantagem das redes sociais: permitir fluxos de entrada mais diversificados.

Para isso, não considere apenas o que postar, mas também com qual frequência. Em outros termos, é bom seguir uma programação definida para suas postagens.

Se precisar, fique à vontade para usar nosso modelo de calendário de publicações.

Criar prova social 

As redes sociais são um excelente local para você divulgar os resultados de sua empresa, elogios de clientes e cases de sucesso. Ao fazer isso, você mostrará para outras organizações como os seus produtos e serviços têm ajudado.

E que melhor maneira de confiar em um negócio do que ver outros profissionais recomendando-a? Essa é a legítima prova social! 

Como os algoritmos são usados nas redes sociais

Nas redes sociais, os algoritmos personalizam o feed de cada usuário com base em suas ações anteriores na plataforma. A maioria organiza feeds de notícias com base em itens que o usuário mostrou preferência em ver no passado. 

Explicando melhor, os algoritmos reúnem e processam métricas com base no histórico de navegação, preferências, comentários e compartilhamento do usuário para apresentar notícias que a pessoa, provavelmente, deseja ver.

Por isso, para a empresa tech que deseja continuar aparecendo no feed de sua persona, é fundamental entender como dominar os algoritmos seguindo algumas práticas. 

Melhores práticas para as redes sociais

Via de regra, ao manter as necessidades e as dores do seu público em mente ao produzir conteúdo para as redes sociais, é bem provável que os algoritmos percebam sua postagem. 

Levando isso em consideração, para obter a melhor chance de permanecer relevante, produza e publique materiais que ajudem seus clientes a encontrarem o que procuram.

Além desses pontos, ressaltamos um que merece uma atenção especial: a qualidade. Para tanto, tenha certeza de que sua empresa de tecnologia compartilha conteúdo que seja bom o suficiente para atrair a atenção da sua persona e, inclusive, ser compartilhado novamente ou retuitado.

Destacamos ainda que as redes sociais são um bom canal para divulgação de tendências ou de notícias do seu nicho. Mas não se limite a isso! Nesse sentido, procure postar conteúdo que dure, não apenas aqueles que serão interessantes por alguns dias. 

Tenha em mente  que se sua empresa for capaz de produzir conteúdo que permanecerá relevante na indústria, é como se ela  tivesse ouro nas mãos. 

Por isso, aposte em uma estratégia sólida de content marketing.

Conclusão

Como mostramos neste artigo, as mídias sociais podem beneficiar empresas de tecnologia de todos os formatos e tamanhos. O que é importante decidir é exatamente como e quais canais são os melhores.

Lembre-se que as redes sociais têm um grande potencial para conquistar novos clientes, promover relacionamentos existentes e fazer a empresa se tornar conhecida pelo público. Por isso, os negócios de tecnologia precisam aproveitar as plataformas da melhor maneira.

Ademais, sua organização precisa ter sempre uma estratégia clara e isso é sustentado principalmente pelos objetivos do marketing. Quer conhecer melhor como mensurar a eficiência da sua estratégia? Então, não deixe de baixar o e-book 10 principais métricas de marketing e vendas!

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