Sobrenome tech e sua relação com a transformação digital

Tecnologia e inovação

Sobrenome tech e sua relação com a transformação digital

3 de junho de 2020

No conteúdo a seguir, você vai entender como a transformação digital originou as empresas de sobrenome tech e a relação entre elas. 

Estamos no auge da transformação digital, quando a inovação chega em setores que ainda não eram tecnologicamente estruturados. E que não contavam com a ajuda direta de startups no desenvolvimento de soluções eficazes e criativas. 

A mudança neste cenário introduziu o sobrenome “tech” (abreviação de technology) nas corporações que usam tecnologia para desenvolver soluções inovadoras para seu segmento.

Você já deve ter se deparado com os termos “Martech”, “Fintech”, “Edtech” e “Insurtech”, entre outros vários “techs”. Leia esse post para entender mais sobre essas empresas e conhecer alguns exemplos.

Transformação digital: a matriarca do sobrenome tech

Também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, a transformação digital já é uma realidade definitiva no meio corporativo. O mundo está cada dia mais conectado e os dados são seu principal combustível.

Diante de um universo de dados armazenados e galáxias de informações geradas diariamente, é substancial que as empresas usem toda a tecnologia disponível para atingir melhores resultados e obter um diferencial competitivo.

Assim, corporações dos mais variados segmentos e tamanhos, passaram a reconhecer a tecnologia como uma forma de ganhar eficiência na competição acirrada do mercado digitalizado. 

Mas apenas adotar soluções tecnológicas não é o suficiente. Os executivos precisam reconhecer sua importância, mudar seu mindset e fazer parte da transformação. Só assim as ferramentas disponíveis serão de fato meios de aumentar resultados.

No caso do setor de saúde, a quantidade de startups dobrou de 2018 para 2019.

Para as agrotechs o investimento a nível global já ultrapassa 400 bilhões de dólares

Uma pesquisa da consultoria Finnovating mostrou que, em 2019, o fluxo de injeção de capital realizado em fintechs cresceu em 130% , alcançando US$ 2,6 bilhões. O Brasil foi o país que mais recebeu recursos.

Os números envolvidos nos negócios tech são altos e mostram a importância de se adaptar à essa realidade e contar com tecnologias e uma cultura organizacional inovadora para a transformação digital.

As principais categorias de empresas com o sobrenome tech

A cada dia que passa, as organizações tech ganham mais e mais espaço em diversos segmentos do mercado. O objetivo principal dessas companhias é operar e oferecer serviços de forma inovadora para pessoas e empresas, colaborando com seu desenvolvimento.

Existem categorias de empresas tech que estão fazendo a diferença com soluções disruptivas, remodelando as atividades e comportamento dentro dos segmentos que atuam. Vamos falar de algumas delas a seguir.

HRtechs (Human Resources Technology)

Apesar de habituado com processos informatizados, o segmento de Recursos Humanos (RH) nunca vislumbrou levar inovação e tecnologia em seus processos como as HRtechs estão fazendo.

Empresas desta categoria são principalmente startups que usam tecnologia para transformar funções do RH como folha de pagamento, benefícios, remuneração, busca por talentos e análise de desempenho, entre outros.

A origem das HRtechs se deu principalmente por conta das dificuldades no recrutamento de pessoas. Em seleções manuais, normalmente a equipe de RH enfrenta um processo lento, que pode sobrecarregá-la. Diante dessa dificuldade comum no setor, empresas passaram a desenvolver soluções de recrutamento digital. 

O objetivo principal é aliviar o gargalo das corporações, que recebem os candidatos mais adequados ao perfil das vagas em aberto. 

A partir daí, outros processos foram alcançados pela inovação das HRTechs, com mais eficiência de administração, mais análise de dados, acesso facilitado às informações e automatização de funções repetitivas

Outra característica a ser destacada das HRtechs é a flexibilidade na prestação de serviços. Eles podem ser contratados de acordo com a demanda ou por planos de assinatura mensais e trimestrais, entre outros. E o serviço é disponibilizado em tempo integral de acordo com as necessidades de cada empresa. 

Exemplo de HRTech

A Gupy automatiza todo o processo de recrutamento e seleção. A plataforma simplifica a contratação de candidatos ao utilizar tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning. 

Presente em 10 países, outro diferencial é a utilização do People Analytics para que os envolvidos na contratação entendam os pontos de melhoria das vagas abertas e obtenham um olhar mais estratégico de seus processos.

Edtechs (Education Technology)

Junto com a transformação digital veio a nova era da educação. Quando incorporadas ao setor, as ferramentas tecnológicas eliminam o fator distância, colaboram na parte teórica e prática do aprendizado, assim como com a gestão educacional.

As Edtechs desenvolvem soluções para a educação convencional e corporativa com ferramentas capazes de flexibilizar o processo de aprendizado, desenvolver habilidades socioemocionais, técnicas e profissionais.

E pode-se dizer também que elas facilitam o acesso à educação.

Essas soluções tem como principal objetivo unir a tecnologia com a jornada dos atores: alunos, professores, coordenadores e todos os demais profissionais envolvidos na educação. 

Elas podem ser básicas, como um simples aplicativo para aprender idiomas, até plataformas robustas e complexas usadas para gestão de dados das instituições de ensino.

Exemplo de EdTech

A Niduu é uma solução para desenvolvimento de colaboradores baseada em microlearning e gamificação. A estratégia é entregar doses de conhecimento para capacitar as pessoas em qualquer lugar e a qualquer hora, tornando o aprendizado interativo e divertido. 

Ranking, pontos e recompensas além de outros, como quizzes online, são recursos que a solução utiliza para motivar de forma inovadora os colaboradores das empresas em seus treinamentos no aplicativo.

Fintechs (Financial Technology)

Essas organizações desenvolvem soluções financeiras completamente digitais, como os serviços online de cartão de crédito, débito, empréstimos, financiamentos, investimentos e conta digital, entre outros, centralizados em uma única plataforma

O grande diferencial e ponto disruptivo dessas organizações é a usabilidade total de seus produtos por meio dos smartphones. Isso tira totalmente de seus clientes a necessidade de sair de casa para efetuar qualquer operação financeira ou configuração nos planos e serviços.

Mais marcante e revolucionário é o fato das fintechs terem transformado a forma como os consumidores se relacionam com serviços bancários e outras operações financeiras, pois oferecem melhores alternativas para isso. 

Essas organizações são agências 100% online e isso permite cortar uma série de taxas praticadas nos bancos convencionais, que tiveram de se adaptar bruscamente devido tamanha disrupção. 

Agora, grandes players do mercado financeiro correm atrás do prejuízo, pois as fintechs estão ganhando espaço com soluções financeiras nunca antes oferecidas. Com pouca burocracia, custo reduzido ou inexistente, na palma da mão dos consumidores, com interfaces intuitivas e de fácil usabilidade elas ganham espaço rapidamente.

Exemplo de Fintech

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade dos bancos tradicionais e devolver o controle da vida financeira para cada pessoa, com soluções simples, seguras e 100% digitais. 

Hoje a empresa é o maior banco digital independente do mundo e conta com mais de 20 milhões de clientes em todos os 5.570 municípios do Brasil.

Martech (Marketing Technology)

Nesta categoria estão as empresas que unem a recursos tecnológicos às estratégias de marketing. E seus benefícios vão muito além da propagação de uma marca ou produto. Elas visam melhorar a performance das ações digitais que aproximam marcas e consumidores.

Em sua maior parte, as soluções oferecidas por martechs se concentram em processos de aquisição e gestão de leads, customer experience e engajamento.

Todas essas frentes abrem um imenso leque de possibilidades para os profissionais da área. Ao passo em que podem definir suas estratégias com base em dados sobre o comportamento de seu público alvo e dos seus concorrentes.

Os resultados da união entre marketing e tecnologia são principalmente o marketing mais orientado a dados e uma maior integração entre as empresas e seus potenciais clientes, por meio de conteúdo especializado.

Motor Tech Content – Uma integrante da família tech

O marketing de conteúdo digital é fundamental para construir a autoridade de uma marca. Para a sua empresa, tech content é essencial para nutrir os leads ao longo do funil de vendas. A Motor Tech Content – empresa especializada em marketing de conteúdo para negócios de tecnologia – tem um ecossistema e opções de planos On Demand que podem ajudar você.

Descubra por que a sua empresa deve optar pelo conteúdo on demand

Exemplo de Martech

A Resultados Digitais nasceu no Brasil, em 2011, com o objetivo de ajudar empresas de todos os portes e segmentos a entender e a aproveitar os benefícios do marketing digital, conquistando resultados reais e efetivos para seus negócios.

Isso é feito por meio do RD Station Marketing, ferramenta de automação de marketing digital que apoia a estruturação e a execução das estratégias de geração, nutrição e conversão de leads.

Healthtech (Health Technology)

A transformação digital abriu horizontes nunca antes analisados na saúde. Há muito tempo a tecnologia é uma grande aliada da vida e hoje, as healthtechs exploram o desenvolvimento tecnológico para criar novos métodos de diagnóstico e tratamento de doenças. Além de colaborar na gestão, logística e controle de hospitais e quaisquer outras unidades de saúde.

Com o surto de Covid-19, as heathtechs se tornaram de suma importância no combate à pandemia, auxiliando governos e empresas privadas a não entrarem em colapso durante a crise. 

Soluções que otimizam os leitos, centralizam dados dos pacientes, controlam o estoque de medicamentos, suprimentos médicos e EPI’s garantem a saúde dos infectados e a segurança dos profissionais na linha de frente. As healthtechs também possibilitaram o uso da telemedicina e o fortalecimento das consultas online.

Além da parte de gestão e diagnóstico, também existem healthtechs que se dedicam ao desenvolvimento de vacinas e tratamentos de doenças.

Exemplo de Healthtech

A Hi Technologies é uma healthtech paranaense fundada em 2014 que desenvolve equipamentos médicos e exames que monitoram o sono. E oferecem também uma solução para acompanhar o progresso do trabalho de parto.

Mas seu carro-chefe é um inovador laboratório portátil que opera como um serviço de exames laboratoriais. Ele utiliza inteligência artificial para acelerar o diagnóstico médico. O resultado sai em poucos minutos e inclusive é possível fazer teste para a Covid-19.

Agrotechs (Agricultural Technology)

O agronegócio é um dos setores mais importantes para a economia do Brasil. Em 2019, o setor representou 21% do PIB brasileiro em 2019. E desenvolve tecnologias de ponta para aumentar sua eficiência, reduzir consumo de recursos naturais e fatores de poluição. 

Grande parte das tecnologias são desenvolvidas aqui no Brasil mesmo e trazem mais precisão e condições de otimizar o trabalho do homem do campo. O que significa mais qualidade de vida e rentabilidade também. 

A tecnologia agrícola pode ser vista em produtos, serviços ou aplicativos capazes de melhorar e automatizar diversos processos. A utilização de drones, internet das coisas e tratores autônomos são alguns dos exemplos da inovação no setor.

Exemplo de Agrotech

A Solinftec é uma empresa brasileira de tecnologia focada em soluções inovadoras para a agricultura. Líder do mercado brasileiro de monitoramento e automação de lavouras, hoje é uma multinacional com presença em mais de dez países.

O software e o hardware da Solinftec conectam em tempo real as máquinas utilizadas nas lavouras a uma plataforma de inteligência artificial que se comunica com os clientes. O objetivo é coordenar a produção e reduzir o uso de combustível, fertilizantes e sementes.

Insurtech (Insurance Technology)

O ramo de seguros é um dos negócios financeiros mais antigos. Séculos antes de Cristo, quando as caravanas atravessavam os desertos do Oriente para comercializar camelos, os animais perdidos eram ressarcidos. 

O setor permaneceu o mesmo por séculos, principalmente por adotar uma cultura avessa a riscos e mudanças. Mas isso mudou com o nascimento das insurtechs, startups que estão revolucionando a maneira de comprar e consumir seguros.

Exemplo de Insurtech

A Kakau é uma plataforma digital de seguros, por assinatura, que utiliza Inteligência Artificial para melhorar a experiência do usuário. Primeira insurtech brasileira 100% digital, a plataforma oferece acesso fácil e rápido para que seja possível contratar seguros, reportar um sinistro ou solicitar uma assistência 24hs.

Com o sistema de assinatura, o cliente pode pausar a sua apólice a qualquer momento. A plataforma de seguros inova também ao fazer o uso de tecnologias, como machine learning, programação neurolinguística (NLP) e ciência de dados.

Perceba que o avanço da tecnologia torna a transformação digital um caminho sem volta. Isso vale para todos os segmentos de negócios. Podemos voltar a exemplos clássicos como a Kodak e a BlockBuster, que não reagiram e sucumbiram à evolução de seus mercados. 

Os profissionais de marketing especificamente devem estar atentos às inovações nesse nicho, que são aceleradas e não param. A começar pelo marketing digital que precisa ser prioridade. 

Acesse o infográfico que produzimos com base no relatório Hype Cycle, do Gartner e confira quais as principais tecnologias nesta área e como estão sendo adotadas pelo mercado.

Infográfico: Inovação no marketing segundo o Gartner Hype Cicle

Comentários