6 dicas para seu marketing de conteúdo ser perene

Marketing de Conteúdo

6 dicas para seu marketing de conteúdo ser perene

2 de julho de 2020

Uma das principais funções do marketing de conteúdo é gerar autoridade e atração de leads, para que eles se tornem clientes no futuro.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais tem trazido resultado hoje para empresas que já tinham um estratégia sólida. Isso significa que na sua empresa de tecnologia as estratégias de marketing digital devem ser encorpadas já pela oferta de materiais gratuitos e de qualidade.

Estratégias bem planejadas de marketing de atração ajudam a manter um relacionamento com o futuro cliente. Fazer os leads caminharem pelos vários estágios do funil de vendas é como engendrar uma história.

Mas é claro que nem todas as estratégias são eficientes. Para que elas funcionem a longo prazo e fortaleçam a empresa de tecnologia tanto no momento atual quanto no futuro, o planejamento de marketing deve ser balizado por parâmetros claros. 

Continue lendo este post e descubra no que você deve focar para que suas ações digitais sejam perenes. 

Boa leitura!

Como planejar estratégias de marketing de conteúdo eficientes a longo prazo? 

Quando falamos de planejamento de marketing de conteúdo perene, precisamos levar em consideração não só o “bê-a-bá”. Ou seja, precisamos ir além do conteúdo, do briefing, para entregar aos visitantes e leads materiais cada vez mais consistentes.

Portanto, um marketing de conteúdo perene depende de uma estratégia mais ampla. Por isso, listamos 6 ações que impactam na qualidade e longevidade dos conteúdos produzidos.

# 1 – Revisar a persona com frequência

O comportamento de consumo da população muda de acordo com o momento que estamos vivendo. Crises econômicas e sanitárias, incertezas políticas, desemprego, tudo isso afeta diretamente o poder de consumo das pessoas, e as estratégias de marketing digital de meses atrás podem estar obsoletas agora.

Fazer estudos de mercado constantes, revisitar as personas e fazer as alterações necessárias é a melhor forma de garantir que suas ações digitais continuem atingindo o público-alvo apesar das mudanças que ele sofre. 

Além disso, dividir seu público em nichos e planejar estratégias de acordo com os gostos e necessidades de cada um são ações eficientes. Elas podem aumentar ainda mais o alcance do seu negócio.

# 2 – Produzir conteúdos evergreen

Conteúdos evergreen ou perenes são materiais que, apesar de criados há anos, continuam atuais porque abordam temas atemporais, de modo atemporal.

Eles têm mais chance de apresentar bom desempenho, já que são conteúdos antigos e essa maturidade é importante para os algoritmos. Soma-se a isso a possibilidade de angariar backlinks ao longo desse tempo, por se tratarem de conteúdos que abordam assuntos de topo de funil, com temáticas mais abrangentes.

Como exemplo de conteúdos evergreen podemos citar os guias práticos, tutoriais e conteúdos que explicam o que são determinadas soluções e como elas funcionam. Assim, sempre que uma pessoa quiser conhecer determinado assunto a fundo, encontrará esse material que continua relevante, se feito com qualidade e revitalizado periodicamente.   

# 3 – Planejar campanhas de marketing de conteúdo

De nada adianta um bom conteúdo na mão, e estratégicas de divulgação voando… Você precisa saber o que fazer com esse conteúdo, para movimentar os acessos. Então, tenha clareza de qual será a campanha realizada.

Para consolidar a estratégia da campanha de conteúdo, você precisa saber com antecedência se haverá investimento financeiro ou não. Feito isso, pode definir em qual canal seguir com a divulgação do link.

Aqui estão algumas formas de divulgar seu conteúdo:

  • Patrocínio no Google Adwords;
  • Patrocínio nas redes sociais;
  • Publicação nas redes sociais sem impulsionamento;
  • Divulgação em e-mail marketing;
  • Inclusão em fluxos de nutrição;
  • Divulgação entre grupos e contatos de WhatsApp.

Quanto mais formas de divulgação, melhor. E se você quer mesmo ter resultados com a divulgação de conteúdo, é preciso investir. Por isso, crie materiais que valham o investimento.

# 4 – Integrar as equipes de marketing e vendas 

Nem sempre a equipe de marketing consegue os resultados esperados sem a de vendas — e vice-versa. As estratégias de marketing digital até podem atrair bastante tráfego e gerar leads, mas sem os conhecimentos específicos da equipe de vendas, nem sempre estes números serão revertidos em receita.

Quando vendas e marketing trabalham juntos, fazendo reuniões periódicas e estando em contato constante, novos insights são descobertos e acabam direcionando as estratégias de marketing para caminhos mais eficientes. 

Atualização das dores da persona, objeções apresentadas na prospecção, educação do consumidor para diminuir a demanda das vendas. Estes são exemplos de ações que podem ser promovidas quando as duas equipes trabalham juntas.

# 5 – Acompanhar a jornada do produto 

Essa ação digital acontece muito antes do lançamento de um novo produto. Assim que os líderes das empresas identificam uma nova necessidade das personas e decidem criar ou modificar um produto para atendê-las, o marketing começa a agir.

As estratégias de marketing digital devem anteceder este lançamento para que o público-alvo já tenha conhecimento e se interesse por ele. Também devem ser modificadas de acordo com o momento da jornada de criação/ lançamento.

Assim como citado no item 3, a comunicação deve acontecer de forma integrada, para que as informações sejam consistentes e complementares para alcançarem os resultados esperados.   

# 6 – Avaliar constantemente os resultados do marketing de conteúdo

O uso de KPI´s e métricas de marketing são imprescindíveis para mensurar resultados e modificar estratégias. É por meio de indicadores como número de visitantes, leads e conversões que os profissionais de marketing poderão calcular a eficiência das ações e propor melhorias e estratégias de otimização de resultados.

Como deve ter ficado claro durante esse post, é a integração das equipes e a união de esforços em busca das melhores estratégias que serão responsáveis pelo fortalecimento da marca a longo prazo. Sem esquecer da importância da mensuração constante de resultados para determinar as ações mais eficientes. 

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