12 dicas para criar campanhas de marketing digital tech

Marketing Digital

12 dicas para criar campanhas de marketing digital tech

5 de janeiro de 2021

Fazer um planejamento de campanha de marketing assertivo nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso acertar em cheio para garantir o engajamento dos leads e a conversão. Neste artigo, você aprende como fazer campanhas de marketing digital tech!

Um dos principais desafios do marketing digital tech é construir um 

posicionamento adequado para a marca da empresa de tecnologia. Contudo, ao longo dos anos, certamente, você já conseguiu construir uma base de e-mails consistente. Mas, e agora: com tantos dados, como obter os melhores resultados com inbound marketing e tecnologia?

Nem todas as companhias tech têm facilidade em desenvolver este tipo de planejamento. De acordo com dados do Content Marketing Institute (CMI) e MarketingProfs, 63% das empresas não têm uma estratégia de marketing de conteúdo documentada. 

A boa notícia é que mudar essa realidade e conseguir resultados mais positivos dependem exclusivamente do esforço do time de marketing tech. 

Neste artigo, mostramos como você e seu time podem melhorar a qualidade das campanhas de marketing digital tech e vendas com a oferta do conteúdo ideal para o seu público.

Continue lendo o artigo!

Campanha de marketing digital: qual é o conceito?

Para atender os objetivos de negócios da empresa tech e mover um lead na jornada de compra de um cliente potencial frio a um fã delirante, você precisa de um conjunto de ações coordenadas. Em outras palavras, o desafio é construir campanhas de marketing digital.

Essencialmente, as campanhas possuem um conjunto de características específicas:

Baseada em objetivos: as campanhas de marketing digital tech são ações coordenadas que visam atingir um objetivo de negócio definido;

Com várias partes: toda campanha de marketing digital requer ativos como conteúdo e páginas de destino, bem como ferramentas como software de e-mail ou formulários da web. Mas esses ativos não são suficientes para garantir o sucesso das campanhas marketing digital tech. É preciso tornar esses ativos visíveis, ou seja, você precisa de tráfego. Além disso, outro elemento importante de cada campanha é a avaliação dos indicadores que determinam o desempenho. 

Contínua e sutil: nas campanhas de marketing digital, a empresa tech terá mais sucesso se você conduzir o cliente em potencial gradualmente ao longo da jornada do cliente. Para ajudar a mover as pessoas, incluir frases de chamada para ação (CTA) na sua campanha é indispensável.

Em fluxo: a palavra campanha geralmente se refere a uma iniciativa com uma vida útil curta, mas uma campanha pode ser algo que sua empresa administra por apenas um dia ou vários anos. Além disso, fazer ajustes necessários nas campanhas de marketing digital é simples e pode gerar resultados melhores.

Em uma estratégia de inbound marketing e tecnologia, é importante ter em mente que uma campanha é um processo, um esforço concentrado para alinhar todos os seus canais de marketing em torno de uma única oferta e objetivo.

Vale deixar claro que as campanhas de marketing digital tech são abrangentes, sendo estruturadas por uma série de ações diferentes. A distribuição de conteúdos por meio de fluxos de automação é apenas uma das etapas da campanha, como veremos a seguir

Campanhas de marketing digital tech: confira o passo a passo

Para o marketing digital tech, desenvolver campanhas de marketing eficazes e consistentes é especialmente desafiador. Afinal, muitos temas são bastante técnicos. 

De todo modo, com planejamento e atenção aos detalhes, é perfeitamente possível desenvolver conteúdos com alto potencial de engajamento. 

Antes de planejar campanhas de marketing digital, busque ter clareza sobre sua missão e seu objetivo com a estratégia de conteúdo. Crie uma breve declaração que torne mais fácil se concentrar no que é importante – e no que não é – ao criar seu conteúdo.

Tendo clareza sobre este aspecto, veja como planejar campanhas de  marketing digital, seguindo o passo a passo:

#1 Defina suas metas

As estratégias de marketing bem-sucedidas começam com um objetivo claro. Você deseja aumentar as conversões ou deseja atingir o primeiro lugar no Google por uma palavra-chave altamente competitiva, mas lucrativa? As possibilidades de metas de marketing digital são quase ilimitadas, mas as metas geralmente se dividem em conhecimento da marca, conversões, geração de leads ou seguidores de mídia social.

Tenha em mente os objetivos da empresa tech e priorize as metas de marketing digital que suportam seu plano de negócios mais amplo. Uma boa prática é trabalhar com uma ou duas metas para cada uma das campanhas de marketing digital tech. Se você tentar alcançar muitos resultados diferentes de uma só vez, a tendência é perder o foco, minimizando o alcance dos resultados potenciais. 

#2 Escolha quais KPIs medir e defina parâmetros ICP

Depois de estabelecer as metas, você precisa selecionar uma maneira apropriada de monitorar seu progresso e medir a eficácia das campanhas digitais.

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) de marketing digital tech são métricas quantificáveis ​​que se alinham com seus objetivos. São exemplos de KPIs de marketing digital: tráfego de uma fonte específica, custo por lead, retorno de visitantes, taxa de cliques e taxa de conversão on-line

Além os indicadores, é importante definir também os parâmetros do ICP (Ideal Customer Profile). Afinal, ele é o perfil do tomador de decisão da solução tech. 

No momento de construir o fluxo de automação, lembre-se de criar formulários correspondentes aos parâmetros ICP predefinidos. Em suma, eles irão ajudar você a identificar quais conteúdos estão realmente gerando oportunidades de negócio.

#3 Entenda como o seu conteúdo está engajando (ou não)

Usando dados de relatório,  ferramentas de auditoria do site e de rastreamento de posição, você pode identificar lacunas que podem ser preenchidas por conteúdos de valor. Isso pode incluir:

  • Palavras-chave relacionadas ao seu nicho não abordadas;
  • Perguntas do seu público-alvo que o conteúdo não está respondendo;
  • Conteúdo que está começando a se classificar bem, mas pode ser otimizado para rankear nas caixas de respostas do Google.

#4  Descubra os melhores canais de conteúdo

É importante que você tenha uma noção de onde o público da empresa tech está e onde ela já tem uma presença on-line de sucesso. Nas campanhas de marketing  digital, é melhor se concentrar no que está funcionando e expandir, aos poucos, em vez de tentar abordar vários canais de uma vez.

Para ter certeza absoluta sobre este aspecto, o ideal é conferir no Google Analytics as principais redes sociais onde os conteúdos têm sido compartilhados. 

#5 Mapeie o tipo de conteúdo que será abordado

Para o marketing digital tech é fundamental entender como o cliente busca a solução, em quais canais e quais os impeditivos que dificultam a aquisição.

Por isso, antes de começar a definir as pautas das campanhas de marketing digital, o ideal é conversar com o time comercial para obter percepções dos profissionais do setor. Identifique as principais objeções que eles encontram ao tentar fechar uma venda e, se possível, use esses aspectos dentro da sua abordagem.

#6 Crie campanhas de marketing digital tech de acordo com grupos e perfis segmentados

Para potencializar o alcance de resultados, você pode optar por criar campanhas para grupos e perfis segmentados. Um dos desafios do marketing digital tech é educar o mercado, mostrando a aplicabilidade das novas soluções. 

Acontece que, geralmente, no público-alvo das empresas de tecnologia existem consumidores com diferentes tipos de maturidade. Enquanto alguns buscam conteúdo mais específico sobre a solução, para tirar dúvidas, outros  estão tendo contato com o conceito da ferramenta pela primeira vez. Então, como produzir materiais para esses dois grupos?

A melhor maneira é segmentar o seu público-alvo, dividindo-o em grupos. Isso pode ser feito, usando como critério o nível de conhecimento da solução proposta ou outra característica, como idade, profissão, linguagem.

Grupos criados, o próximo passo é direcionar conteúdos específicos para cada um. 

#7 Crie fluxos de automação de entrada

Para este passo, você precisa mapear todos os pontos de conversão do lead com a empresa tech. Landing pages, formulários, integrações com CRM são alguns dos possíveis pontos de contato. 

Então, defina qual deles você irá usar nas campanhas de marketing digital tech, para garantir a entrada, ou seja, a conversão do lead

Neste ponto, é importante definir também quais informações serão coletadas nos formulários e landing pages, para garantir a qualificação destes leads.

Além disso, lembre-se da importância das CTAs. São elas que chamam o usuário para a ação, levando-o a converter nas landing pages. A partir daí, é possível avançar para a qualificação dos leads com conteúdo.

#8 Desenvolvimento de conteúdo engajador

Em seguida, pense sobre os tipos de conteúdo que você precisa criar. As estratégias de marketing digital tech mais bem-sucedidas dependem de um núcleo central de conteúdo publicado em seu próprio site, que pode ser reaproveitado e compartilhado em outros sites.

Portanto, as postagens no blog são uma parte essencial do seu mix de marketing digital tech e fornecem ótimos resultados. Afinal, além de entregar conteúdo de valor, elas podem ser clicadas ​​e compartilhadas, gerando métricas e tráfego.

É importante levar em conta de quais tipos de blogposts os leitores realmente gostam. Sabendo disso, fica mais fácil definir os conteúdos e os temas que serão abordados nos materiais das campanhas de marketing digital

Considere também os insights da equipe comercial, as métricas de campanhas de marketing digital tech anteriores e as metas já elencadas, para definir as pautas dos artigos para blog e materiais ricos. 

Lembre-se de orientar o time de produção de conteúdo sobre a importância das boas práticas de inbound marketing e tecnologia

Por exemplo, as chamadas e títulos dos conteúdos devem ser feitas de forma inteligente, com o uso da palavra-chave (KW). Além disso, as chamadas CTA (call to action) precisam ser criativas e eficientes, convidando, de fato, para a ação.

#9 Coloque em prática um programa piloto da campanha 

Para garantir o alcance de resultados, o ideal é fazer um teste piloto das campanhas de marketing digital tech. Ou seja, usar parte da base de leads para testar, avaliar os resultados obtidos e fazer os ajustes necessários.

Com essa etapa concluída, você executa todas as etapas da campanha sabendo que terá resultados positivos.

#10 Dispare e-mails marketing inteligentes e invista em anúncios

É hora de nutrir os leads! Com o conteúdo produzido, você precisa distribuí-lo e conquistar a atenção da persona para a leitura. Para tanto, o e-mail marketing é uma ferramenta importante. 

Em uma campanha com infográfico, vale buscar em sua base contatos que teriam interesse em receber o material com acesso personalizado e em primeira mão. 

De modo geral, duas boas práticas no uso de e-mail marketing são valiosas:

  1. Evite inundar a caixa de entrada dos leads com várias mensagens: prefira um único e-mail com vários temas linkados;
  2. Crie newsletters temáticas e periódicas: assim, a sua marca tech ganha autoridade como fonte.

Além do e-mail marketing, vale investir em anúncios pagos nas redes sociais, direcionados para seus seguidores e públicos similares aos seus seguidores. Assim, é possível ampliar o poder de alcance da sua mensagem. 

#11 Organize um calendário das campanhas

Como parte da sua estratégia de inbound marketing e tecnologia, você precisará saber exatamente quando deseja publicar seu conteúdo em cada uma das plataformas que deseja usar.

Na prática, todos os conteúdos publicados durante a campanha em curso devem convergir para os objetivos predefinidos. Caso contrário, você corre o risco de ‘canibalizar’ sua estratégia falando de diferentes temas naquele período. 

Portanto, priorize a definição de um calendário de conteúdo, para sincronizar os posts pagos e orgânicos de modo que eles sejam sempre complementares.

Além disso, oriente os colaboradores de inbound marketing de tecnologia, com todas as coordenadas necessárias para a execução dos jobs.

Defina prazos de entrega e revisão, redator e revisor responsável e data de publicação prevista. É importante que o redator tenha acesso a todos os detalhes da pauta, como persona, palavras-chave e etapa da jornada.

Para otimizar esse gerenciamento, você pode contar com uma plataforma pensada exclusivamente para inbound marketing e tecnologia. Dessa maneira, você consegue visualizar tudo o que precisa ser feito e acompanhar o status de cada entrega. 

#12 Meça e avalie os resultados alcançados

Finalmente, é hora de avaliar o sucesso de sua campanha de marketing digital. Para fazer isso, é preciso retomar os KPIs definidos no início do planejamento da estratégia de inbound marketing e tecnologia

Veja o que mudou e verifique se a campanha está, de fato, gerando os resultados esperados.

Neste momento, é importante:

  • Analisar as metas da campanha e os KPIs predefinidos;
  • Verificar o desempenho do conteúdo no Google Analytics;
  • Avaliar as atividades de compartilhamento social;
  • Checar se as segmentações definidas, de fato, trouxeram resultados;
  • Monitorar a performance do marketing de conteúdo com alertas e menções do Google. Ambos permitem que você veja se o seu conteúdo está sendo mencionado.

Nesta etapa, você também irá conseguir avaliar os parâmetros ICPs definidos lá no começo.

Ao monitorar seu progresso, você poderá ajustar sua estratégia de inbound marketing e tecnologia, melhorando continuamente a qualidade das campanhas de marketing digital e os resultados obtidos. 

Quer melhorar a performance do marketing de conteúdo tech na sua empresa? Confira nosso artigo: A maturidade do marketing de conteúdo e as estratégias digitais!

Infográfico: Maturidade do marketing de conteúdo e as estratégias digitais

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