Case de sucesso: como a Gr1d Insurance produz conteúdo tech

Tecnologia e inovação

Case de sucesso: como a Gr1d Insurance produz conteúdo tech

26 de maio de 2020

Por que conteúdo tech precisa de uma parceria especializada? Tire suas próprias conclusões a partir do case Gr1d

A GR1D Insurance, desde sua fundação, sempre teve a inovação aberta como foco principal de sua cultura organizacional. Para todos os profissionais por trás da marca, ter conhecimento tecnológico sem compartilhá-lo com outras empresas do ramo nunca fez sentido. 

Em 2019, com o desenvolvimento do primeiro marketplace de APIs (Interface de Programação e Aplicações) para o ecossistema de seguros do Brasil, a GR1D Insurance encontrou desafios que poderiam ser minimizados com conteúdo especializado. Foi nesse momento que a parceria com a Motor Tech Content, especialista em marketing de conteúdo para negócios de tecnologia, se tornou essencial.

Acompanhe, neste artigo, um pouco mais sobre o início desta parceria e entenda de que forma a produção de conteúdo para empresas tech tem sido fundamental para o crescimento da GR1D Insurance. 

Por que marketing de conteúdo tech como pilar estratégico de crescimento?

A GR1D Insurance nunca teve um time comercial que se dedicasse exclusivamente à captação de leads. Mas entendia que compartilhar seu conhecimento sobre a importância da digitalização no mercado de seguros era fundamental. 

Afinal a empresa, que integra e disponibiliza APIs  para produtos, serviços e processos para o ecossistema financeiro, estava lidando com um mercado novo. E sabia que o público precisava entender o negócio antes de demonstrar interesse. 

Fabiana Bergamin, Head of Business Development da empresa, conta que a GR1D Insurance sabia que o marketing de conteúdo deveria atingir dois grupos de pessoas. De um lado os tomadores de decisão, que sentem a necessidade de utilizar determinada solução, seja para otimização de processos, criação de um novo canal de produto ou redução de custo. Este é o perfil decisor, que pode optar pela compra de uma ferramenta ou outra. Do outro lado o time de tecnologia, que executa as decisões, põe em prática as ações e sabe o que é melhor para a operação. 

A partir desta análise das personas, a GR1D Insurance compreendeu que poderia “conversar” com estes profissionais por meio de conteúdos especializados para nivelar o conhecimento entre eles. Os materiais serviriam como fonte de referência. Desse modo, o conhecimento do públicos-alvo sobre as soluções seria ampliado e, consequentemente, eles se sentiriam mais confortáveis para consumir.

Como lidar com o desafio de fazer marketing de conteúdo tech?

Com o pré-lançamento da plataforma de APIs para o mercado de seguros, chegaram os obstáculos: 

  • como manter o DNA de inovação aberta, 
  • como gerar novos debates 
  • e como conquistar consumidores ao mesmo tempo.

Com tudo isso, seria necessário encontrar uma agência de marketing de conteúdo para entender os objetivos de negócio da GR1D Insurance e ajudar a alcançá-los.

Desafio: dificuldade de encontrar um parceiro que escrevesse sobre tecnologia! A empresa chegou a tentar alguns possíveis parceiros, mas o resultado eram conteúdos rasos, pela falta de especialização. Essa dificuldade em entender o funcionamento do marketplace de APIs quase comprometeu a produção de conteúdos especializados e aprofundados.

Nesse momento a necessidade de buscar uma parceria se intensificou. Era preciso encontrar quem soubesse produzir conteúdos para empresas tech, que realmente ajudasseM os dois principais públicos-alvo da GR1D: tomadores de decisão e desenvolvedores.

Foi aí que a Motor Tech Content se “encaixou” muito bem por sua expertise. 

Bergamin explica que o processo com a Motor foi muito ágil, já que não foi necessário trazer conhecimento sobre o mercado, que já fazia parte do dia a dia da empresa. “Não foi necessário trazer conhecimento, foi só selecionar temas e pautas, alinhar o tom de voz da empresa, e pronto. Basicamente foi isso”, esclarece.

A Motor Tech Content, é especialista em produção de conteúdos que traduzem conhecimento de negócio de tecnologia em aprendizado e ação. Exatamente o diferencial que a GR1D procurava. 

Desde então, essa parceria está cada vez mais forte e, atualmente, engloba também a produção de conteúdo para a GR1D Finance.

Qual foi o impacto do conteúdo especializado para a GR1D?

Grande parte dos novos leads e consumidores chegam por meio da divulgação dos conteúdos em canais específicos. Além disso, alguns materiais do blog são compartilhados por veículos de reconhecimento no setor de seguros como o CQCS e as revistas Apólice e Segurador Brasil. Um dos posts, inclusive, foi compartilhado num site espanhol dedicado à inovação no setor de seguros

Esta ampla estratégia de divulgação em diferentes canais como redes sociais, patrocinadores, eventos e imprensa tem trazido grandes resultados. Em junho de 2019, por exemplo, o blog da GR1D recebeu apenas 59 acessos. Menos de um ano depois, em março de 2020, este número subiu para 4162. Até o momento, 9880 leitores únicos já foram impactados e este número só tende a crescer.  

Por que a parceria entre GR1D Insurance e Motor Tech Content foi tão eficiente? 

De acordo com Bergamin, “Como empresa de tecnologia que queria se posicionar e gerar conteúdo especialmente para tomadores de decisão, a expertise da Motor foi fundamental”.

Depois de fechada a parceria e esclarecidos os objetivos, as duas empresas começaram a trabalhar. O planejamento foi o primeiro passo. E as empresas, juntas, começaram a definir questões como temas das pautas, nível de profundidade dos conteúdos especializados, veículos de divulgação, entre outros.  

As entregas de conteúdo são diárias e em formatos visualmente ricos, como infográficos, white papers e ebooks, além de páginas com casos de sucesso. Toda esta produção exige, por parte da GR1D e da Motor, uma dinâmica bastante eficiente de reuniões periódicas de discussão que pautas serão relevantes para o mercado de seguros ou financeiro. 

Para o futuro, a GR1D Insurance quer entregar ainda mais informação para o mercado. Ou seja, nos próximos meses, o foco do trabalho conjunto será produzir conteúdos ainda mais dinâmicos e visuais para tornar os temas complexos mais acessíveis e interessantes. 

A empresa, que começou com seu marketplace de APIs para o ecossistema de seguros, já alcançou também o mercado financeiro e deseja expandir para novos ecossistemas em 2020. 

Conheça mais sobre a empresa aqui.

Também está nos planos da GR1D investir na entrega de conteúdos multilíngues, primeiramente em português e inglês, para que toda a informação gerada alcance ainda mais horizontes. 

Tudo isso será possível com a parceria da Motor Tech Content, que atua há mais de 5 anos com marketing de conteúdo para negócios de tecnologia. A empresa foi fundada por profissionais da área de TI e atende negócios de todos os nichos do setor. Os temas por onde transitam são os mais variados como carreira, inovação, tendências, negócios, além de conteúdos mais complexos e técnicos. Mas tudo sem “tecniquês”. Os materiais são feitos nos formatos mais variados e para todos os estágios do funil de vendas.

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