Marketing de conteúdo tech: 7 dicas para tráfego orgânico

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Marketing de conteúdo tech: 7 dicas para tráfego orgânico

21 de abril de 2020

Neste conteúdo você vai aprender como gerar tráfego para o seu site com marketing de conteúdo tech

Atrair mais visitantes para o site é um dos seus objetivos com marketing digital? Gerar tráfego orgânico e segmentado para empresas tech é uma batalha travada por todo negócio que entende a importância do marketing de conteúdo na atração e nutrição dos leads ao longo do funil de vendas.

Como fazer isso? Continue a leitura, pois neste texto você vai aprender como gerar tráfego para o seu site usando estratégias de conteúdo para o segmento de tecnologia. 

Atração de leads começa com marketing de conteúdo tech 

Uma estratégia de inbound marketing pode ser dividida em 5 etapas principais: 

  • Atrair
  • Converter
  • Relacionar
  • Vender 
  • Analisar

E o marketing de conteúdo tech é fundamental para cada uma delas e deve ser estruturado pensando em sanar as principais dores ou necessidades da persona em cada etapa. Assim, é possível para ajudá-la a avançar no funil de vendas.

Separamos 7 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site com marketing de conteúdo.

1 – Entenda o seu público-alvo

Comece buscando entender quem é a sua persona, ou seja, quais são as características fundamentais do seu cliente ideal. 

Depois, identifique suas dores e necessidades para traçar uma estratégia de conteúdo tech que, de fato, seja importante para ele. 

A segmentação é importante para você entender com quem pretende falar e saber o que deve ser dito. Desta forma, o conteúdo será melhor direcionado.

2 – Tenha um blog ativo

Ter um blog é importante para ser encontrado na internet e construir sua autoridade na web. Dados do Quoracreative, publicados pela HubSpot, indicam que mais de ¾ dos usuários da Internet leem blogs regularmente e 55% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo de blog é sua principal prioridade de atração. 

Mas vale ressaltar que seu blog precisa ser alimentado frequentemente com conteúdo que agregue valor ao seu público. Isso significa que sua empresa está interessada em realmente ajudar a persona, disponibilizando informações que vão ajudá-la em sua jornada do consumidor. 

Quanto mais conteúdo você publicar, melhor. 

Segundo pesquisa da Hubspot, 82% dos profissionais de marketing que publicavam diariamente conquistaram ao menos um cliente usando o blog. Ao contrário dos 57% dos profissionais de marketing que faziam apenas publicações mensalmente. 

Por outro lado, não adianta publicar textos rasos e que não são direcionados para os interesses da persona. Só publique artigos de qualidade. 

É importante ser regular em suas postagens, ou seja, criar e manter um cronograma de pautas para fidelizar o leitor, gerando tráfego recorrente, e não deixar seu blog com ar de abandonado. Explore os diversos formatos de conteúdo e níveis de complexidade para acompanhar a evolução da persona ao longo da jornada de compra, sanando suas dúvidas em todas as etapas. 

Além de gerar tráfego para o seu site, essas medidas ainda ajudam a reforçar a geração de autoridade, colocando a sua empresa como fonte de conteúdo confiável para o mercado tech. 

3- Use estratégias de link building

O link building é uma técnica de SEO muito eficiente para gerar mais acessos no seu site por meio do tráfego de referência. A estratégia visa construir uma rede de links que direcionem tráfego e fortaleçam sua autoridade diante dos mecanismos de buscas. 

Usar backlinks ou links externos, ou seja, aqueles que são conquistados em outros sites, ajuda a mostrar ao Google a popularidade e a autoridade do seu site diante do mercado. Quanto mais qualificadas as referências, mais seu site vai ganhando autoridade dos mecanismos de busca e subindo nas posições.

Além disso, o Google analisa também os links internos, ou seja, de suas próprias páginas, tanto fora quanto dentro do site. Essas conexões também são avaliadas para classificar a qualidade e a relevância de uma página e, portanto, se ela merece um melhor posicionamento nos resultados da busca.

4- Aproveite o potencial das redes sociais 

O brasileiro é um dos povos que mais passa tempo nas redes sociais. Segundo dados da pesquisa feita pela empresa GlobalWebIndex, publicados na Época Negócios, o Brasil está em segundo lugar no ranking que demonstra o tempo diário médio gasto por cada pessoa em sites ou aplicativos de mídia social, totalizando por aqui 225 minutos por dia. 

Portanto, sua empresa tech deve estar onde seu cliente está, e as redes sociais são um canal indispensável. Com base na persona traçada, identifique as principais mídias que seu cliente consome, os tipos e formatos de conteúdos preferidos, e invista em geração de tráfego também por esses canais. 

Criar conteúdo segmentado para o seu ramo de atuação e estratégicos para cada canal são ações importantes para atrair e relacionar-se com seu público. 

Use as redes sociais para divulgar os diferentes conteúdos produzidos em outros canais, como blog, co-marketing com outras empresas e podcasts, por exemplo. 

5 – Pratique co-marketing

Identifique influenciadores ou empresas que tenham sinergia com a sua e crie um relacionamento para propor um co-marketing, ou seja, ações de marketing oferecidas pelas duas ou mais empresas. Essa iniciativa ajuda a gerar mais tráfego porque as ações de divulgação são para ambas as bases de contato. E, se a empresa parceira tiver um bom número deles, o impacto no tráfego pode ser positivo para o seu negócio. 

6 – Utilize ferramentas divulgadoras de notícias

Produza conteúdo em formato jornalístico e envie para os maiores portais do Brasil utilizando divulgadores de notícias, como o Dino. A ferramenta envia os materiais para agências de comunicação com a intenção de replicá-los em portais, como UOL e Exame, mas é fundamental que os conteúdos sejam atrativos.

Como o Dino pode ajudar seu site: 

  • Aumenta a visibilidade; 
  • Forma potenciais clientes para o seu negócio;
  • Aumenta o tráfego;
  • Pode gerar backlinks.

7- Segmente o marketing de conteúdo tech com parceria especializada

Como as ações sugeridas aqui invariavelmente vão passar por conteúdo, vamos deixar uma última dica aqui: se precisar de ajuda com a produção de conteúdo tech, conte com um parceiro especializado no setor de tecnologia

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