Transformação digital: 5 tendências no marketing tech

Tecnologia e inovação

Transformação digital: 5 tendências no marketing tech

17 de setembro de 2020

A transformação digital impactou diversas áreas, tanto no mundo corporativo quanto no dia a dia das pessoas. O avanço da internet e a presença cada vez maior de dispositivos conectados facilitaram a rotina, trazendo mudanças profundas na forma como vivemos e nos relacionamos.

Nas empresas, um dos departamentos mais influenciados pela transformação digital foi o marketing. Termos como marketing de conteúdo e marketing digital deixaram de ser algo distante para serem incorporados nas estratégias de toda organização que deseja apresentar competitividade no mercado.

A partir do momento que a forma de consumir informação e se relacionar com as marcas mudou, as companhias precisam se adaptar a essa nova realidade e usar os recursos da transformação digital a seu favor.

Descubra nesse artigo 5 tendências na área de marketing que são impulsionadas pela transformação digital.

1.    Conteúdo de tecnologia omnichannel

O conceito omnichannel está em alta no mundo corporativo e consiste na capacidade da empresa em oferecer uma experiência integrada aos seus consumidores, independentemente do canal por meio do qual chegou à marca. Essa é uma ideia amplamente conhecida na área comercial, mas também deve nortear as ações do marketing. 

Sabe como?

Imagine que você idealizou uma campanha digital para divulgar um sistema on-line de gestão de projetos. Então, precisa pensar nas estratégias de distribuição e na alma dessa campanha, que é o conteúdo. É nessa hora que a visão omnichannel entra na história, para mostrar que é possível a partir de uma ideia raíz produzir adaptações aos mais diversos canais. 

Um vídeo de tela com instruções de uso pode se tornar um tutorial em pdf ou um review em formato de post no seu blog tech. O conteúdo é praticamente o mesmo, mas a roupagem e o formato se transformam. 

Afinal de contas, estamos em contato com consumidores que exigem versatilidade. Muitas vezes preferem o consumo rápido de um vídeo, mas em outros momentos precisam de uma tela estática ou de uma explicação mais analítica sobre a funcionalidades da solução. É aí que o conteúdo de tecnologia omnichannel faz toda diferença. 

2.    Funil de marketing digital e e transformação digital

Um dos primeiros impactos da transformação digital no marketing foi no conceito de funil e em seus estágios: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Antigamente, o marketing dentro das empresas consistia em fazer propaganda dos seus produtos ou serviços e esperar os resultados, sem muita intervenção e controle desse processo. Hoje, vemos tudo isso como uma grande jornada, da qual podemos e devemos participar ativamente. 

O conceito de funil de vendas e marketing conquistou seu espaço, de modo que se tornou possível desenhar estratégias direcionadas de acordo com a etapa do funil em que cada lead se encontra.

Além disso, pela mensuração e análise dos resultados, os profissionais de marketing de conteúdo conseguem focar seus esforços nas ações mais efetivas.

As empresas que ainda não utilizam o funil de marketing em suas estratégias estão perdendo a chance de aproveitar a força do marketing digital para alcançar potenciais clientes e fidelizar seus consumidores por meio da tecnologia.

3.    Personalização do marketing digital

Outro grande benefício da transformação digital é a possibilidade de personalização dos conteúdos de acordo com o perfil de cada lead ou cliente.

Graças às informações coletadas sobre cada pessoa, torna-se viável oferecer uma experiência mais personalizada, de acordo com seus gostos e comportamentos no ambiente digital.

Com muito conteúdo de tecnologia sobre diferentes temáticas sendo produzido, ao usar os dados e o comportamento de cada usuário de forma inteligente, é possível enviar a cada um deles materiais que complementam um assunto que ele já demonstrou interesse.

Quando falamos em personalização, ela se aplica também às experiências de compra. Ao monitorar o que cada cliente comprou, é possível oferecer a ele na sequência um item ou serviço que complemente o que já foi adquirido. Isso aumenta as chances de fidelização e de uma nova venda.

4.    Marketing de conteúdo centrado em dados

Graças à transformação digital, o volume de dados sobre clientes e leads ao alcance das organizações cresceu muito. E isso faz a diferença para uma estratégia de marketing de conteúdo nas empresas de tecnologia.

Além de permitir prever comportamentos e traçar um perfil dos seus consumidores com mais eficiência, os dados armazenados sobre cada cliente podem ser usados para oferecer uma experiência exclusiva, como vimos acima no tópico sobre personalização.

Esse grande volume de dados, quando organizado e analisado por especialistas, facilita a tomada de decisão sobre diversos pontos por parte dos gestores.

No marketing digital, por exemplo, torna-se mais fácil definir para onde direcionar a maior parte do budget a partir dos dados das campanhas anteriores.

As informações sobre o comportamento de compra dos clientes permitem decidir quais produtos ou serviços merecem investimentos em inovação, e quais já estão em declínio no portfólio da organização.

5.    Interatividade no foco do marketing da transformação digital

O impacto da transformação digital na interatividade é gigantesco. Com a internet e, principalmente, as mídias sociais, as marcas tiveram a oportunidade de se aproximar da sua audiência de um modo nunca antes visto. 

E quem não está aproveitando, está ficando para trás!

Agora, as pessoas podem interagir em tempo real com as empresas, participando de eventos on-line de diversas formas:

  • enviando suas opiniões e avaliações sobre produtos e serviços;
  • compartilhando experiências com outros usuários;
  • perguntando e comentando sobre os assuntos discutidos;
  • “favoritando” aquilo que gostaram.

Essa interação e aproximação entre pessoas e marcas devem ser exploradas pelas empresas. Além de motivar e promover esses espaços, as companhias têm nas mãos uma excelente fonte de informação sobre os desejos e necessidades do seu mercado-alvo.

As empresas que souberem aproveitar as oportunidades dessas tendências proporcionadas pela transformação digital têm nas mãos uma grande vantagem competitiva.

E aí? O que achou dessas 5 tendências para a área de marketing? 

Se você quer sempre estar por dentro dos assuntos mais comentados no mercado, recomendamos este infográfico. Nele, reunimos o que a IBM apontou de disruptivo e determinante para os negócios de tecnologia no mundo pós-pandemia.

Infográfico: Transformação digital: a visão da IBM sobre a pandemia

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