Por que a empresa de tecnologia deve apostar na produção de conteúdo?

Marketing de Conteúdo

Por que a empresa de tecnologia deve apostar na produção de conteúdo?

20 de outubro de 2020

Os impactos vêm de todos os lados, saúde, consumo de conteúdo, equipamentos tecnológicos, delivery de comida, educação. A crise por conta da COVID-19 altera o cotidiano e a economia de uma forma nunca vista antes. Já pensou em como isso impacta a sua empresa de tecnologia?

Nesse momento, é necessário entender e se adequar a tudo isso para poder usar este novo normal como oportunidade para estar mais próximo das pessoas e dos consumidores. 

Muita empresa de tecnologia está aproveitando essa aceleração da transformação digital e grande aumento da necessidade de se manter conectado para entregar mais informação e valor aos leads. E, nesta questão, o marketing digital e a produção de conteúdo de tecnologia têm sido uma escolha muito eficiente.

Continue a leitura deste post para entender quais estão sendo os impactos do distanciamento social no cotidiano da sociedade atual e de que forma isso pode afetar positivamente as empresas de tecnologia.   

Impactos do novo normal na economia e sociedade

A SEMRush, fornecedora de software de análise de marketing e visibilidade online, produziu um relatório que mostra dados dos impactos da COVID-19 na economia e sociedade atual.  

Impossibilitados de se exercitarem na rua ou em academias, as buscas online por atividades físicas para serem feitas em casa cresceram muito. O investimento em equipamentos esportivos, como halteres e tapetes de ginástica, por exemplo, aumentou 230% em apenas um mês. Já a busca por aulas de yoga online expandiram 66%. 

Como forma de continuar saboreando os pratos preparados pelos restaurantes favoritos, porém sem desrespeitar o isolamento social, grande parte da sociedade aderiu ao uso de aplicativos de delivery de comida. O iFood, por exemplo, notou um aumento de tráfego de 24,9% de novembro a março.

E o ensino? Escolas, cursos e faculdades têm que se manter ativas, porém à distância. E essa prestação de serviços só foi possível com o uso da internet, plataformas de ensino e demais ferramentas de trabalho remoto. O Skype é um exemplo de empresa de tecnologia que notou em poucos meses um aumento de 172,73% de pesquisas relacionadas à marca.

Assim como o iFood e o Skype, as empresas de tecnologia precisam usar a criatividade e descobrir estratégias de conexão com o público. E a produção de conteúdo tech é uma ótima escolha para quem quer entregar informação, valor e garantir mais visibilidade da marca. 

Como usar o novo normal como oportunidade?

É claro que uma pandemia jamais poderá ser vista como um momento positivo, mas é sim possível observá-la com outros olhos e criar situações que beneficiem tanto a marca, quanto a sociedade.

Para quem usa o marketing digital como estratégia de visibilidade e aproximação com o público, que tal usar estes meses de isolamento para produzir conteúdo de tecnologia de uma forma informativa? Ou criar estratégias que possam ajudar de alguma forma pequenos negócios que estão em dificuldades? As possibilidades são muitas! 

Aposte em novos formatos e explore diferentes canais

A sociedade como um todo foi impactada. Novos comportamentos e tendências surgiram e a produção de conteúdo de tecnologia tem que se adequar a isso.  Quer ver um exemplo? As buscas por lives cresceram 4.900% na quarentena, e o Youtube notou um aumento de 19% nas buscas por transmissões ao vivo na plataforma. 

O fato é que a sociedade está mais conectada do que nunca, e conhecer os novos gostos das personas e explorar diferentes formatos e canais pode ser a escolha certa para se conectar ainda mais ao seu público. 

Esteja mais ativo nas redes sociais, entenda as novas dificuldades e produza, seja por vídeo, podcast ou texto. Todo este trabalho pode torná-lo autoridade no assunto de domínio e fazê-lo chegar mais longe no segmento de atuação da empresa. 

Mostre seus valores e propósitos

Não é de hoje que as pessoas ao redor do mundo têm valorizado ações ambientais e sociais e buscado investir em marcas com propósitos claros. Porém, a pandemia da COVID-19 deixou esta tendência ainda mais evidente. 

Com fatores como desemprego, redução salarial e de jornada, a sociedade foi obrigada a diminuir o consumo e economizar. E para aumentar a visibilidade da empresa de tecnologia, é preciso criar conteúdos humanizados. Utilizar o marketing digital como forma de beneficiar também a população como um todo.

Mostrar para seu mercado que investir em tecnologia pode ser um gasto momentâneo, mas representar grandes vantagens no futuro pode ser uma boa estratégia. 

Ou criar uma sessão no blog que atualize o público-alvo das novas medidas provisórias do governo que sejam benéficas a ele. São inúmeras escolhas que podem garantir maior alcance e fidelização à marca.  

Como começar? 

O primeiro passo já foi dado: escolher o marketing digital como estratégia. Agora é hora de estudar os novos comportamentos de consumo do seu público-alvo e produzir de acordo com as tendências e gostos. 

Entenda de que forma a pandemia afetou os negócios deles, tente criar alternativas ou até mesmo novos produtos que possam ajudá-los a enfrentar a crise.  

E produza. Produza muito e com qualidade, é claro. Esteja ativo nas redes sociais, escreva conteúdos autorais no LinkedIn, explore novos formatos e abordagens no blog, envie mais conteúdos informativos com tendências e novidades por e-mail. 

E se a produção de conteúdo de tecnologia ainda for difícil para sua equipe, confira este post com 6 dicas de especialistas para saber o que priorizar no marketing. Ou entre em contato com a Motor Tech Content e conheça a plataforma de conteúdo tech sob demanda! 

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