O bom desempenho da estratégia de SEO depende do uso inteligente das palavras-chave. Conheça a importância de adotar as keywords certas e veja como usá-las para garantir ótimos resultados.
Desde que o inbound marketing se popularizou e ganhou espaço entre as empresas de tecnologia, você deve ter ouvido falar bastante sobre o uso de palavras-chave, não é mesmo? Se fez uma busca, provavelmente leu sobre gerador de palavras-chave e planejador de palavra-chave.
Esse é um tema vasto e que exige estudo mesmo. Por isso, resolvemos concentrar, neste artigo, tudo sobre o que é palavra-chave. Assim, você não precisa mais pesquisar em várias fontes.
Então, invista na leitura deste super guia e descubra como usar melhor as palavras-chaves do seu negócio.
Principais assuntos desta postagem:
O que é palavra-chave?
Uma palavra-chave é o termo ou frase que as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa para encontrar o que procuram. Essencialmente, é uma palavra associada a uma parte do conteúdo de um site.
Por exemplo, um gestor de e-commerce que precisa conciliar e verificar as diferentes formas de pagamentos com rapidez e sem erros, pode digitar algo como “gestão de pagamentos ecommerce”, no Google.
Na outra ponta existe uma empresa de tecnologia que poderá ajudar esse gestor. Se o seu site estiver otimizado para o SEO (Search Engine Optimization), é bem provável que o profissional encontre a organização.
Uma das maneiras de fazer essa otimização é por meio das keywords, que podem ser classificadas de dois tipos: short tail e long tail, em português, cauda curta e cauda longa.
Diferenças entre palavras-chave de cauda longa e cauda curta
Uma palavra-chave de cauda curta são consultas de pesquisas gerais que consistem em um ou dois termos que descrevem pesquisas mais amplas. Como exemplo, “gestão de processos e novas tecnologias”.
Justamente por serem palavras muito genéricas por natureza atraem grandes volumes de pesquisa.
As keywords de cauda longa são o oposto, uma vez que são mais específicas. Na prática, elas são frases-chave mais longas contendo três ou mais termos. Por exemplo, a palavra-chave de cauda curta “novas tecnologias” torna-se “novas tecnologias para gestão de processos de RH” em uma versão long tail.
Por serem mais detalhadas e darem um melhor direcionamento, termos de cauda longa atraem uma quantidade menor de resultados de pesquisa. Isso significa que um tipo é melhor que o outro?
Indo direto ao ponto, a resposta é “não”. Apesar de as palavras-chave long tail serem mais direcionadas, acabam gerando menos tráfego. Por outro lado, aquelas de cauda curta são termos mais amplos e, geralmente, a primeira coisa em que um cliente pensa ao procurar pelo produto ou serviço da sua empresa.
Tudo também dependerá da estratégia. Caso o foco seja aumentar o número de acessos ao site, as short tail keywords oferecem um alcance muito maior. No entanto, junto com elas vêm mais concorrência e risco de tráfego “genérico”. Ou seja, você recebe muitos visitantes, mas não necessariamente muitos clientes.
Como as palavras-chave de cauda longa são mais fáceis de classificar, porque não são tão competitivas quanto os “termos principais”, podem ser as mais indicadas para atrair um público mais qualificado.
De modo geral, sabemos que empresas de tecnologia querem converter leads em clientes. Nesse caso, o mais indicado é utilizar ambos os tipos em seus conteúdos, conforme a etapa do funil de vendas. Por exemplo, na fase de atenção você pode querer ser mais genérico e talvez utilizar uma palavra de cauda longa para atrair um público mais qualificado.
Contudo, no último estágio – o de ação – usar mais long tail keywords do que as short tails pode ser uma estratégia mais indicada.
Por que usar palavra-chave?
É por meio das palavras-chave que seu conteúdo será ranqueado e localizado nos sites de busca. Ou seja, quando um usuário pesquisar por um termo relacionado aos seus materiais, eles serão mais facilmente encontrados se neles estiverem contidas, em uma densidade adequada, keywords estratégicas.
Além disso, para entender a importância de usá-las, saiba que elas são fundamentais para todos os seus outros esforços de SEO, como para fazer uma campanha via Google Ads.
Por essa razão, vale o tempo e o investimento para garantir que as palavras-chave utilizadas pela sua empresa sejam altamente relevantes para o seu público.
Qual o impacto da palavra-chave no marketing?
Vivemos no excesso de informação. Tanto é verdade que existe um termo no marketing para descrever a fadiga de conteúdo: o content shock.
Com a quantidade de materiais que são publicados diariamente e competem entre si pelo alcance orgânico e atenção de novos leitores, é necessário fazer um trabalho excelente com as palavras-chave. Sumariamente, essa prática é decisiva para atrair o potencial cliente ao site da sua empresa e mantê-lo envolvido.
Em outras palavras, saber como sua audiência está procurando pelos produtos, serviços ou informações que você oferece, pavimenta o caminho para elas encontrarem o seu negócio. Do contrário, é bem provável que elas se dirijam para outros players.
Portanto, tenha em mente que a implementação de palavras-chave ajudará seu site a se classificar acima dos concorrentes. Aliás, é exatamente por isso que desenvolver uma lista de palavras-chave é uma das primeiras e mais importantes etapas em qualquer iniciativa de otimização de mecanismo de pesquisa.
Quais as etapas para criar uma lista de palavras-chave?
Para usar as palavras-chave com mais segurança e, assim, melhorar a estratégia de SEO, procure pensar sempre no seguinte:
- Os termos direcionam para o que as pessoas estão procurando?
- Quem entra no meu site usando essas palavras-chave encontrará as respostas para suas perguntas?
- O tráfego para determinada keyword ajudará a alcançar os objetivos da estratégia digital?
Via de regra, caso não consiga responder a uma dessas três questões é porque precisará alterar os termos do seu negócio. Para não errar na hora da escolha, estas dicas podem ajudar:
#1 Entenda algumas variáveis que podem influenciar
Antes de começar a criar uma lista com as palavras que sua empresa precisará utilizar para atrair a persona, há cinco variáveis que podem influenciar na escolha. São elas:
- Volume: representa o volume de buscas mensais por determinada palavra-chave no Google. A variável serve para analisar se muitas pessoas estão procurando pelos termos que você quer competir.
- Dificuldade: enquanto existem keywords já muito bem avaliadas pelos mecanismos de busca, outras dão margem para que novos sites apareçam entre os primeiros resultados. Portanto, verifique a dificuldade das palavras tendo em mente que existem páginas que já possuem autoridade em certos termos, o que torna mais difícil o rankeamento.
- Oportunidade: apresenta se determinada palavra pode ajudar seu site a se posicionar melhor nas ferramentas de pesquisa.
- Intenção de compra: variável que mostra que alguém está ativamente procurando fazer uma compra. Depois de saber as palavras-chave de intenção da persona, você pode começar a produzir conteúdo relevante ou anúncios pagos utilizando os termos em questão.
- Posição atual: mostra a posição corrente do site para determinado termo. Após essa análise, é possível verificar as páginas que precisam ser rankeadas e aquelas que pedem uma melhor otimização.
#2 Concentre-se na pesquisa
A lista de palavras-chave da sua empresa de tecnologia precisa reunir todas as variantes possíveis que podem ter relevância para o site, o conteúdo, os produtos e os serviços atuais.
Sem a correta pesquisa de palavras-chave, a empresa pode cair na armadilha de utilizar termos incorretos. Quando isso ocorre é improvável que os visitantes que entrem na página, permaneçam lá. Isso aumenta a taxa de rejeição do site (conhecida por bounce rate), algo que afeta negativamente o SEO.
Ou, ainda, com keywords erradas o conteúdo pode nem mesmo ser encontrado na pesquisa orgânica. Vale destacar que hoje os mecanismos de busca são bons em reconhecer os materiais que melhor resolvem os problemas dos usuários. Por isso é tão importante manter os termos atualizados.
Para fazer a pesquisa de palavras-chave você pode utilizar algumas ferramentas existentes no mercado (mais adiante falamos sobre elas). Depois que uma listagem inicial for construída será necessário reduzi-la para os termos que são realmente relevantes ao negócio.
Destacamos, ainda, que na estratégia de conteúdo, sempre que você perceber uma redução do número de visitantes no site, vale refazer a pesquisa da lista de keywords da empresa tech. Assim, você faz os ajustes necessários na relação de palavras-chave, buscando garantir o tráfego do blog e site.
#3 Faça brainstorming
A fim de manter atualizada a lista de termos, considere envolver membros da equipe comercial, clientes e outras pessoas que possam contribuir com o processo de brainstorming.
Ao fazer breves sessões com as partes interessadas é bem provável que surjam termos relevantes e ainda não utilizados.
#4 Crie uma lista de intenções
Uma vez que a relação de keywords esteja em mãos, é preciso determinar o que os usuários querem obter quando realizam a pesquisa. Por exemplo, vamos supor que a persona de uma desenvolvedora de software para gestão de pessoas utiliza os seguintes termos em um motor de busca:
- Melhorar o RH;
- Diminuir custos RH;
- Processos de recursos humanos;
- Gestão de Pessoas mais eficiente.
Com essas palavras-chave, a empresa de tecnologia em questão pode pensar em criar materiais para mostrar os benefícios da automação dos processos de RH, dar dicas de como melhorar a área e trazer mais resultados, abordar a gestão paperless (sem papel) e por aí vai.
Voltando para a palavra-chave, o ideal é que para cada termo seja criada uma lista de intenção, isto é, o que tem por trás das pesquisas sendo realizadas.
Para quem está atualizando a lista de keywords (falamos sobre isso mais adiante), verifique as mudanças que precisam ser efetuadas nos termos atuais e a abordagem que pode ser dada aos assuntos já trabalhados.
Como usar a palavra-chave de maneira adequada?
Para ser mais eficiente junto aos buscadores, um excelente caminho é fazer um bom uso das palavras-chave. Isso significa repetir incansavelmente o mesmo termo no decorrer do texto? Não, é quase o oposto disso.
Para otimizar a palavra-chave, não há necessidade de repeti-la inúmeras vezes ao longo dos textos. Você pode – e deve! – usar variações do mesmo termo, deixando a escrita mais livre e diversificada.
Ao longo do tempo, os buscadores combinarão melhor seu site com os resultados de buscas efetuadas, resultando em mais tráfego. Na prática, dicas simples que ajudam a otimizar as keywords são:
Palavra-chave no título
No post do blog corporativo a palavra-chave principal do seu conteúdo deve aparecer no título. Se houver mais de uma e você conseguir colocar todas, melhor ainda!
Lembre-se que o título é a primeira parte do texto indexada pelo buscador, por isso não bobeie aqui. Esta mesma prática deve ser adotada para as páginas de produtos e de serviços em todo o site.
Imagens
Associe imagens ao seu post que façam sentido com o texto. Nomeie a imagem e coloque uma legenda exatamente com a palavra-chave. Claro, se tiver direitos autorais, cite-os.
Destacamos que a imagem deve estar próxima ao parágrafo que fala do assunto, pois, assim, o buscador vai contextualizar melhor o seu tema.
Contextualização
Como já foi mencionado aqui, você não precisa sair repetindo incansavelmente a keyword no seu texto. Hoje em dia, tem mais peso para o buscador você mostrar que sabe do assunto, utilizando variantes da palavra ao longo do conteúdo. Os buscadores valorizam esta contextualização e posicionam melhor o site, pois esta variação de palavras é um sinal que você é expert no assunto abordado.
Como exemplo, uma boa variação de “software para gestão de obras” seria “sistema de gestão de obras” ou “ERP para construtoras”. Desta maneira, estará ajudando o mecanismo de busca – que é muito sofisticado e inteligente – a entender do que se trata o seu site.
Para encontrar as keywords certas, você pode explorar as ferramentas de gerador de palavras-chave que são bastante úteis.
Tipos de ferramentas que podem ajudar a criar a lista de palavra-chave
Há algumas ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a manter a lista de palavras-chave em dia. Elas são especialmente úteis para ficar por dentro dos termos que a concorrência e o mercado utilizam, o volume de pesquisa e o valor monetário das keywords.
Confira algumas das principais disponíveis no mercado:
- Google Analytics: ferramenta mais conhecida e utilizada como planejador de palavra-chave, além de ser considerada indispensável para a maioria dos profissionais responsáveis pela estratégia de SEO. É 100% gratuita.
- Ubbersugest: super fácil de utilizar e bem completa. O lado negativo é que para uso gratuito existem algumas limitações (vale a pena mesmo assim). Para utilizar todas as funcionalidades é necessário adquirir um plano.
- SEMrush: a ferramenta é paga e é considerada uma das mais completas do mercado.
- Answer The Public: ótima ferramenta de gerador de palavra-chave para quando a inspiração resolve não dar as caras. Basta digitar a palavra-chave de interesse, selecionar o país e o idioma. Na sequência, o site traz uma listagem de perguntas relacionadas ao termo. O uso é gratuito.
- Google Trends: utilizada, gratuitamente, para verificar as tendências de popularidade dos termos de pesquisa e analisar dados históricos em relação às buscas.
- Wordstream: a ferramenta usa os dados de pesquisa do Google mais recentes para fornecer ideias de anúncios direcionados. Pode ser utilizado como planejador de palavra-chave partindo do URL do site de um concorrente para obter sugestões de termos para ajudá-lo a competir com empresas semelhantes.
- Soovle: fornece sugestões de autocompletar de fontes como Yahoo, Bing, YouTube, Wikipedia e Amazon.
- Keyword mixer: ideal para quem deseja ter ideias de novas combinações de termos.
Após utilizar planejador e gerador de palavras-chave, você pode se perguntar: já que encontrei as keywords para meu negócio, nunca mais terei de me preocupar com isso? A resposta você encontra a seguir:
Por que atualizar a lista de palavra-chave é importante?
O fato de tudo mudar rapidamente no mundo do SEO já seria um motivo importante. Mas além dele, existem outras razões que precisamos considerar.
Para começar, o marketing de conteúdo é um dos impulsionadores da relevância para a estratégia de SEO. Quando a lista de palavras-chave usadas em posts no blog da empresa de tecnologia está atualizada, mantendo-se alinhada tanto com o negócio quanto com a persona, as chances de aumentar o tráfego orgânico melhoram consideravelmente.
Neste ponto, você pode perguntar: mas as keywords continuam sendo tão importantes ainda? Sim! Elas são cruciais tanto para os buscadores quanto para profissionais de marketing compreenderem a intenção por trás de uma pesquisa, como já comentamos.
Ou seja, sempre que uma pessoa pesquisa no Google, por exemplo, a empresa tech precisa entender três coisas:
- Quais são as consultas sendo realizadas?
- Como essas consultas impactam no negócio?
- Tomando como base essas pesquisas, como o melhor conteúdo pode ser criado para responder à intenção da consulta?
Colocando em outros termos, sem uma análise efetiva da lista de keywords que podem ser utilizadas pela sua organização você corre o risco de escolher as erradas. Consequentemente, poderá ter pouco ou nenhum tráfego para suas páginas.
Em contrapartida, ao fazer bom uso dos termos a empresa de tecnologia está mais apta a começar a atrair visitas ao site, envolver mais pessoas e melhores públicos e garantir conversões. O resultado disso será visto no aumento das receitas.
Concluindo
Para finalizar este guia sobre o que é palavra-chave e sua importância, é importante entender que, após todas as ações acima terem sido tomadas, o passo seguinte é ter paciência e persistência. Isso porque os objetivos de aumento de tráfego e posicionamento nas primeiras páginas dos buscadores acontecem ao longo do tempo.
Embora tudo possa parecer simples, não é como num passe de mágica que os resultados aparecerão. O que vale é você manter a cultura de usar as keywords em todas as novas postagens do site, acrescentar as novas palavras relevantes ao negócio e estar constantemente em contato com seu público para saber como ele pesquisa na internet.
Não esqueça que a persistência e a contínua melhoria aumentarão as chances de sucesso! Isso porque, conforme você aprendeu neste artigo, explorar de forma espetacular o uso de palavra-chave nos conteúdos é fator indispensável para melhorar as chances de sua empresa ser localizada pelos buscadores da rede.
Com todas essas dicas, esperamos que você consiga ter uma relação de termos com potencial de gerar resultados efetivos para sua estratégia de conteúdo. De posse disso, o próximo passo é colocar a mão na massa e produzir os materiais certos para a sua empresa de tecnologia.
Por isso, não perca tempo e conheça 6 modelos de conteúdo que qualificam leads.
6 modelos de conteúdo que qualificam leads