A produção de conteúdo move o marketing de empresas de tecnologia. Se a sua ainda não adota a estratégia, este artigo irá ajudar.
Você sabia que 100% das empresas de SaaS (Software as a Service) precisam de produção de conteúdo para redes sociais e blogs? Não é à toa que a produção de conteúdo B2B (Business to Business) tem aumentado.
Mas, você realmente sabe o que é produção de conteúdo?
E mais: conhece as melhores ferramentas para produção de conteúdo?
Saber tudo isso é o primeiro passo para criar uma estratégia de sucesso.
Pensando nisso, nossa missão é ajudar você a acabar de vez com todas as suas dúvidas sobre o tema. Confira, então, este artigo completíssimo e arrase na produção de conteúdo da sua empresa de tecnologia.
Principais assuntos desta postagem:
O que é produção de conteúdo?
A estratégia de produção de conteúdo consiste na criação de informação de valor usando os mais variados meios e formatos para atingir um determinado objetivo. Empresas tech têm diversas opções.
A produção de conteúdo para redes sociais é uma delas. Artigos em blogs, vídeos, whitepapers, e-books, infográficos e webinars são alguns dos modelos que podem ser utilizados. Portanto, perceba que a beleza da estratégia é que não existe um único caminho a seguir, pois tudo dependerá da meta que você deseja alcançar.
Dizemos, inclusive, que a criação de conteúdo é o canivete suíço do marketing. Isso porque pode ser utilizado para trabalhar na aquisição de novos clientes ou impedir que eles migrem para a concorrência.
Em suma, conteúdos criados com eficiência afetam os resultados financeiros das empresas de tecnologia. Quanto maior for a qualidade de seus materiais, mais poderá aumentar o ROI da sua organização.
Por que produzir conteúdo?
A produção de conteúdo está fortemente ligada ao crescimento de uma empresa. Sua finalidade é de impulsionar as vendas, dando aos seus clientes as respostas que eles procuram.
A razão para isso é que, como todas as atividades de marketing, um conteúdo bem planejado e executado envolverá o seu público e criará um nível de confiança. Por sua vez, esses dois fatores afetarão diretamente as vendas do seu negócio.
Basta pensarmos em como as empresas se comunicam com seus clientes hoje em dia. Sem exageros, podemos dizer que tudo é online. Sendo assim, se os seus clientes não encontram o conteúdo que procuram no site da sua empresa, com toda certeza um concorrente terá as respostas.
Investir na produção de conteúdo traz ainda outros benefícios claros para o crescimento dos negócios, como:
Criar confiança
Como clientes e consumidores, não queremos investir em quem não confiamos, certo? A mesma regra se aplica ao público-alvo da sua empresa tech.
Antes de efetivamente entrar em contato com uma organização para conhecer seu produto ou serviço, os clientes costumam primeiro verificar seus canais (como site e redes sociais). É na produção de conteúdo que eles analisam do que seu negócio anda falando, se está antenado com as novidades do nicho, se realmente conhece as necessidades do seu público, se é proativo em ajudar, entre outros itens.
Tenha em mente que quanto mais tempo alguém investe em ver o seu conteúdo, mais confiante se torna no seu negócio e, claro, mais familiarizado também.
Aumentar o número de leads qualificados
A produção de conteúdo tem uma característica especial. Cada vez que uma nova informação ou material é compartilhado, maiores são as chances de um lead encontrar sua empresa.
Inclusive, negócios de tecnologia, que já adotam a criação de conteúdo, sabem do que estamos falando. A Softplan, quando decidiu investir na estratégia, obteve um aumento de leads em 105%. Já o tráfego do site aumentou em 25%. Leia o case de marketing de conteúdo completo.
Ajudar no SEO
A verdade é que motores de busca adoram um bom conteúdo. Ao utilizar as palavras-chave certas em artigos e imagens, sempre que uma pessoa procurar por elas, existirá a possibilidade de seu site aparecer nos resultados da pesquisa.
Além disso, o SEO (Search Engine Optimization) ajuda a conquistar tráfego orgânico. Voltando ao exemplo da Softplan, com uma produção de conteúdo B2B consistente, eles tiveram 336.000 visitantes no site no ano, sendo 31% deles vindos de busca orgânica. Ou seja, a média foi de 12% de novos leads ao mês.
Reconhecimento de marca
Quando cria conteúdo de maneira consistente, a marca tem uma biblioteca de imagens, artigos e recursos que a definem. Desse modo, cada vez que alguém clica em um artigo ou imagem, está reconhecendo sua empresa.
Produção de conteúdo B2B
A produção de conteúdo B2B significa utilizar conteúdo para expandir o público do seu negócio, gerar leads e vendas, bem como fortalecer e desenvolver afinidade com a marca. Portanto, a principal regra é que os materiais de marketing criados e divulgados pela sua empresa tech precisam ser úteis para a audiência.
Como comentamos, todos os conteúdos de uma organização (e isso significa também as informações em seu site e as postagens em redes sociais) fazem parte de seu acervo. Portanto, sempre que um prospect ou lead o acessa, ele está, de certa maneira, reconhecendo seu trabalho.
Eventualmente, quando alguém precisar de um produto ou serviço que sua empresa oferece, é o seu negócio que estará na mente dessa pessoa. Isso é extremamente importante no segmento de tecnologia, que recebe novos players frequentemente.
E agora que entendemos o que é produção de conteúdo e sua importância no contexto B2B, veremos como a estratégia é aplicada nas redes sociais e no blog de tecnologia.
Produção de conteúdo para redes sociais B2B
Cada potencial cliente que encontra conteúdo valioso em suas mídias sociais acabará, uma hora ou outra, visitando o seu site. Por esse motivo, elas são excelentes canais de divulgação da sua empresa.
Para o público B2B, falaremos de 3: LinkedIn, Instagram e Youtube.
Cada rede social possui seus objetivos e, desse modo, sua própria estratégia. Dentre as plataformas existentes, o LinkedIn é um excelente espaço para empresas B2B fazerem negócios.
Graças aos artigos autorais publicados na rede, o marketing foge dos modelos de postagem convencionais das mídias sociais e oferece mais conhecimento às suas conexões. É por isso que o LinkedIn é o local ideal para o social selling.
Conforme explicamos em Conteúdo e social selling para empresas de tecnologia, a estratégia busca gerar leads de alta qualidade por meio da formação de parcerias com base no valor, bem como capturar a confiança de um cliente em potencial.
Se você pensa que o Instagram é apenas para blogueiros, influenciadores e divulgar fotos de viagens e comida, está enganado. Quando utilizado de maneira correta, esta rede social oferece uma série de benefícios, como:
- Possui um grande número de usuários ativos;
- É um espaço para também avaliar o que seus concorrentes estão fazendo;
- Torna a marca identificável;
- Oferece vários recursos, como vídeos, lives e outros. Em uma postagem, a empresa pode, por exemplo, mostrar uma funcionalidade de seu software;
- Aumenta a visibilidade e o envolvimento da marca;
- Constrói uma comunidade.
Youtube
Outra rede importante para profissionais de marketing B2B considerarem é o Youtube. Os vídeos publicados na rede aparecem também nos resultados de pesquisa do Google. Por isso, a produção de conteúdo na plataforma pode ser uma excelente ferramenta para fortalecer a marca.
Além de serem uma ótima maneira de apresentar produtos e serviços, os vídeos são uma excelente oportunidade de envolver seu público em um nível emocional. Vale destacar ainda que é possível incorporar vídeos do YouTube em sites externos, como blogs e sites.
Produção de conteúdo para blog
A produção de conteúdo B2B mais comum refere-se aos artigos em blogs. Eles fornecem um bom espaço para educar, atrair, engajar e reter sua audiência. Se você está a fim de produzir bons textos, preste atenção nestes pontos:
1 – Olhe pra dentro da sua empresa de tecnologia
Como o mercado é muito veloz, você precisa verificar constantemente se:
- Produtos ou serviços já conhecidos mudaram;
- Novas ofertas foram criadas;
- Houve alguma revisão das metas de vendas;
- Alguma estratégia de negócio mudou para revisar as prioridades no marketing;
- O orçamento continua valendo ou precisa ser ajustado;
- Outros pontos relevantes do seu negócio tech sofreram mudanças que impactam no planejamento de marketing.
2 – Faça uma análise da produção de conteúdo no mercado
Quando abordamos o marketing de conteúdo e estratégias de atração e conversão de leads por meios digitais, precisamos tratar de temas que o cliente deseja ler, e não sobre aquilo que pensamos ser interessante.
Por isso, verifique:
- O que o mercado está falando em relação aos temas do seu segmento de atuação;
- Se a realidade da sua persona mudou nos últimos meses e novas dores surgiram;
- Quais assuntos estão sendo abordados nos grupos de discussão de seu nicho;
- Que tipo de conteúdo seus concorrentes estão publicando;
- O que seu potencial cliente tem dito para seu time de vendas;
- Quais temas usados nos seus conteúdos têm gerado mais engajamento e conversão.
Esses são alguns pontos a serem analisados em relação ao comportamento do mercado. Eles vão fazer você fortalecer ou cessar ações em andamento e criar novas estratégias que melhorem a performance do funil de vendas.
3 – Defina seu processo de planejamento e produção de conteúdo tech
Podemos dizer que a padronização de processos é aplicada em todas as áreas de uma empresa tecnologia, não é mesmo? Basta analisarmos que a área de suporte tem processos formalizados, assim como o time de desenvolvimento de software.
Nas áreas administrativas não é diferente. Isso porque organizar e formalizar os processos ajuda a desenvolver um padrão seguido e executado por todos. Esse padrão facilita a gestão, a medição de performance e a melhoria contínua.
Na produção de conteúdo B2B ocorre o mesmo. Um processo claro para produzir seus conteúdos vai trazer mais agilidade, qualidade e visibilidade para manter as publicações sempre em dia.
Desde a idealização até que um material seja publicado, ele vai passar por algumas etapas, tais como: confecção de briefing, análise de SEO, redação, revisão, diagramação, validação, publicação, medição, entre outras.
Essas etapas visam garantir a qualidade do material e a colaboração entre os envolvidos. Nesse processo, um agrega mais valor ao trabalho do outro.
Quanto mais etapas e envolvidos na produção de conteúdo da empresa de tecnologia, mais fundamental é a definição do processo a ser seguido.
4 – Definir quem serão os produtores de conteúdo
Para criar os artigos, ou até mesmo e-books, whitepapers, infográficos e outros materiais, existem as seguintes alternativas:
- Produzir conteúdo internamente;
- Contratar freelancers;
- Firmar parceria com uma agência especializada em negócios tech.
A escolha entre essas opções sinaliza o momento em que o marketing se encontra. Quanto mais madura as estratégias, maior a tendência de contar com uma parceria especializada.
Se quiser medir o nível de maturidade do seu marketing, responda ao quiz:
Quiz: Qual é o nível de maturidade do seu marketing digital?Algumas empresas, principalmente startups novas no mercado, não têm um time de marketing robusto e optam por contratar um freelancer como fornecedor de conteúdo especializado.
O problema é que um freelancer não possui lealdade com a empresa e costuma trabalhar com clientes de diferentes setores. Nesse contexto, eles não possuem o conhecimento necessário para a produção de conteúdo tech.
Tenha em mente que o produtor de conteúdo de tecnologia precisa se atentar para a persona para a qual o conteúdo será direcionado. Dependendo da pauta, o encaixe das palavras-chave também se torna mais complexo, exigindo um esforço maior para alinhá-las ao contexto. Estratégias de conteúdo à parte, os temas de tecnologia também têm maior densidade.
Um time interno pode solucionar o problema. De fato, ter alguém diretamente em contato com o trabalho pode parecer a resposta para a questão, mas, ainda assim, muitos gestores se frustram com o resultado.
Quando isso acontece, buscar uma agência como fornecedor de conteúdo especializado acaba fazendo mais sentido. Em Agência de content marketing: a escolha certa, falamos mais sobre isso.
Ferramentas para produção de conteúdo
O crescimento da digitalização dos negócios, que já vem acontecendo há bastante tempo, acende três alertas para os gestores de marketing das empresas de tecnologia:
- A presença digital da sua empresa precisa ser forte;
- A produção de conteúdo é um dos principais fatores para isso;
- Contar com tecnologia para otimizar esse processo é fundamental para ser eficiente no marketing de conteúdo.
Na era digital, o tripé hipervelocidade, hiperescala e hiperconexão está presente e rege o comportamento das empresas tech que desejam crescer. A criação de experiências digitais a um ritmo muito mais rápido do que o de costume, aliada a escalas enormes e conexão constante de pessoas, sistemas, plataformas e empresas já exige respostas rápidas do gestor de marketing das empresas tech.
Como comentamos, para conseguir dar a resposta no tempo certo, processos bem definidos no planejamento e produção de conteúdo B2B, impulsionados pela tecnologia, são essenciais.
Você pode estar se perguntando se para contar com tecnologia na gestão da produção de seu conteúdo será necessário revisar o orçamento. Ou ainda pensando que esse investimento não será prioridade em relação às outras frentes e custos da área. Quem sabe você esteja considerando que pode usar soluções para gestão de tarefas, como o Trello, Asana ou Teamwork.
Ou talvez até já tenha tido contato com ferramentas para produção de conteúdo, mas viu que é necessário contratos com pagamentos recorrentes. Ou que é preciso fazer a produção com o fornecedor da plataforma e não com seu time interno.
No entanto, sabia que você pode contar com uma solução tecnológica na nuvem e gratuita, especialmente desenhada para planejamento e gestão de marketing de conteúdo para empresas de tecnologia? E o melhor: sem precisar contratar redatores externos. Isso mesmo. Você pode fazer internamente a produção com seu time de conteúdo.
Entenda a seguir.
Ecossistema Tech de Produção de Conteúdo
A Motor Tech, agência especializada em marketing de conteúdo para empresas de tecnologia, desenvolveu uma ferramenta para produção de conteúdo voltada para o setor.
Trata-se de uma plataforma, online e gratuita, usada por profissionais de marketing para obterem vantagens como:
- Visão do que está sendo produzido;
- Datas de entrega definidas para o planejamento das suas ações;
- Comunicação centralizada;
- Informações sempre disponíveis;
- Mais qualidade na produção;
- Pautas melhor direcionadas;
- Maior produtividade dos envolvidos;
- Mais eficiência para o processo de produção.
Além disso, na plataforma o time de marketing consegue verificar:
- Quais etapas do funil de vendas estão com mais conteúdos publicados;
- Quantos conteúdos sua empresa já produziu para cada tipo de material;
- Se alguma persona está sem conteúdo;
- A quais categorias os conteúdos pertencem;
- Se os conteúdos planejados já foram publicados;
- Quantos conteúdos estão em produção e em revisão;
- Se algum conteúdo está sendo revitalizado no momento;
- Se tem alguém trabalhando no planejamento editorial (aproveite e baixe um calendário de publicações).
Também pela plataforma é possível comprar créditos para produção de conteúdo. Nesse caso, a empresa adquire a quantidade de créditos que deseja e pode usar quando e como quiser. Ou seja, o gestor de marketing pode solicitar a produção de artigos para blog, posts para redes sociais, elaboração de whitepaper, e-book e outros.
Conhecido como marketing de conteúdo pré-pago e on demand, esse modelo de contratação é indicado para quem busca agilidade, flexibilidade e redatores especializados.
Descubra por que a sua empresa deve optar pelo conteúdo on demandDicas para produção de conteúdo especializado em tech
Uma empresa dificilmente funciona sozinha. São muitas frentes em operação e as parcerias podem ser essenciais para que o negócio se torne sustentável. Na área de marketing, por exemplo, a contratação de um parceiro para a produção de conteúdo é a estratégia adotada por muitas empresas de tecnologia.
Criar tech content requer um time especializado, com conhecimento e vivência neste mercado. Além disso, é importante contar com ferramentas de produção de conteúdo ideais para o gerenciamento e a organização do que está sendo produzido.
Para que a criação de conteúdo na sua empresa tech traga bons resultados, considere estas dicas:
1 – Conheça seus clientes
É importante saber quem é seu cliente, qual perfil possui e o que ele espera de uma empresa como a sua. Assim, você poderá estabelecer o tom das estratégias de comunicação e produzir conteúdo personalizado.
Pergunte ao seu cliente, por exemplo, o que ele deseja, quais são seus hábitos na empresa, o que ele mais vende, quais são os elogios e reclamações mais frequentes dos consumidores de seus produtos ou serviços e quais resultados ele espera dessa nova parceria.
Lembre-se que identificar as necessidades ajudará a equipe de marketing a criar materiais que cheguem até os consumidores do produto ou serviço com maior probabilidade de engajamento.
2 – Seja flexível
O mercado de tecnologia é dinâmico e agitado. Logo, sua estratégia de produção de conteúdo pode demandar modificações repentinas que exigirão dos seus redatores flexibilidade para adequação de temas, canais de divulgação ou palavras-chave.
3 – Conte com uma parceria
Gestores de marketing precisam evitar alta rotatividade, falta de especialização e furos de prazo na entrega do conteúdo. Uma empresa especializada consegue sanar todas as dores porque oferece os seguintes benefícios:
- Ter uma parceria que assuma os prazos;
- Absorver os impactos de rotatividade no time;
- Garantir a qualidade dos materiais;
- Evitar retrabalhos;
- Combinar o conhecimento de especialistas em tecnologia aos de especialistas em marketing.
Uma empresa de marketing de conteúdo tech tende a operar com profissionais com o conhecimento estratégico em tecnologia, contando com redatores já experientes na área. Mesmo que um deles tenha algum empecilho e deixe de produzir, há outro profissional capacitado para dar conta da demanda.
Os produtores de conteúdo que se desenvolvem e se especializam no setor de tecnologia constroem uma bagagem de conhecimentos para criar conteúdos de qualidade. O resultado é um material claro, com a linguagem ideal para o público-alvo e com a devida densidade de informações técnicas.
A produção de conteúdo B2B tech tem as suas especificidades que o tornam mais complexa do que qualquer outro nicho de mercado. Por isso, contar com uma parceira como a Motor Tech Content, que só seleciona profissionais com conhecimento no setor de tecnologia, é garantia de conteúdo mais especializado.
Cases de produção de conteúdo
Para encerrar este super artigo com chave de ouro, que tal vermos alguns resultados alcançados por empresas de tecnologia que investiram na produção de conteúdo especializada? Selecionamos 3 para cases para você:
O primeiro vem da Alternativa Sistemas, desenvolvedora de soluções voltadas para comércio e e-commerce. A empresa decidiu procurar algumas opções de produção de conteúdo, como terceirização e atendimento sob demanda.
Gustavo Andrade, gerente de marketing da Alternativa Sistemas, conta que encontrou na Motor Tech o que procurava. Ele cita o trabalho bem direcionado dos redatores especializados e destaca que os produtores de conteúdo entendem bem a persona, a empresa e o ambiente em que ela está inserida.
Neste case, Andrade ainda destaca que Motor ajudou a empresa a ter um aumento de 30% para 70% de engajamento no blog, além de 400% mais de visitantes no site.
A Alternativa Sistemas utiliza o plano de conteúdo sob demanda.
Outra organização que sabe muito bem o que é produção de conteúdo e quais são suas vantagens é a UseAll, empresa que desenvolve soluções de gestão inteligente para outros negócios de vários setores. Assim como a Alternativa, a UseAll também utiliza o plano on demand.
A empresa destaca que “tem sido muito bom trabalhar com a Motor Tech Content, pela praticidade de poder fazer tudo pela plataforma, até a renovação do pacote de créditos”. Para saber mais, leia o case completo.
Outro exemplo de sucesso vem da Gr1d Insurance. Após contar com a Motor para produção de conteúdo, a empresa aumentou a quantidade de visitantes ao seu site em 70 vezes ou mais. Descubra como isso se tornou realidade.
Conclusão
Gestores de marketing das empresas de tecnologia sabem que:
- A presença digital da organização precisa ser forte;
- A produção de conteúdo é um dos principais fatores para isso;
- Contar com tecnologia para otimizar esse processo é fundamental para ser eficiente no marketing de conteúdo.
Conheça a solução criada especialmente para sua empresa de tecnologia e que trabalha os conceitos da economia da recorrência, mas não obriga a sua empresa tech a consumir para usufruir.
Para entender mais, veja por que contar com a Motor na produção de conteúdo para marketing digital especializado.
Por que contar com a Motor na produção de conteúdo para marketing digital especializado?