Blog de tecnologia: por que sua empresa precisa dele

Marketing de Conteúdo

Blog de tecnologia: por que sua empresa precisa dele

15 Minutos

23 de setembro de 2021

A impressão de que um blog de tecnologia não tem grande importância para as empresas tech já caiu por terra! Ter um lugar organizado e adequado para guardar e promover seu conteúdo é crucial. Saiba tudo sobre o tema aqui!

Tem um blog de tecnologia, mas ele anda desatualizado? Um conteúdo de qualidade é capaz de estabelecer um relacionamento de confiança entre sua empresa e sua audiência. Então, se você respondeu afirmativamente à pergunta inicial, está na hora de reverter esse cenário. 

Neste artigo completíssimo, mostramos como utilizar seu blog de maneira inteligente e estratégica. A seguir, saiba o que postar, como, quando e por quê.

O que é um blog de tecnologia?

Um blog de tecnologia é uma página web, cuja estrutura permite a atualização rápida a partir da inserção dos conteúdos da sua empresa sobre os temas mais importantes para sua persona

Sites corporativos costumam ter uma seção de blog onde criam regularmente conteúdo para informar e educar seus clientes. No entanto, ao contrário dos sites, que são estáticos e não têm atualizações frequentes, os blogs são mais dinâmicos.

Para que serve um blog de tecnologia?

Ter um blog de tecnologia é fundamental para fortalecer a estratégia digital das empresas tech, independentemente do porte. Como mostraremos ao longo deste artigo, ele é o meio de comunicação ideal para potencializar os resultados do marketing de conteúdo da sua empresa. 

Quando falamos no assunto, geralmente surge a seguinte dúvida: se já faço publicação de conteúdo nas redes sociais, será que ainda assim preciso de um blog? Bom, se você ainda tem dúvidas, dê uma olhada nas principais razões:

1 – Ter canal de contato permanente com a sua audiência

O blog é o meio de comunicação ideal para fornecer ao público-alvo conteúdo relevante. É aí que entra o marketing de conteúdo, que se você ainda não faz, é importante saber mais.

Reunimos, neste infográfico, dados que mostram como você deve iniciar a estratégia de forma eficiente e quais os resultados sua empresa pode obter.

2 – Ser referência no seu setor de atuação

Publicando com frequência conteúdo interessante, novidades e informações que ajudem seu público-alvo nos seus desafios profissionais diários, sua empresa se posicionará como referência no setor. 

Se você fornece software para advogados, por exemplo, preparar materiais exclusivos para esse público, de acordo com a realidade do setor, é um diferencial para sua empresa e ainda melhora o posicionamento do seu site.

3 – Não ser refém de terrenos que não são seus

Publicar no LinkedIn ou Instagram, por exemplo, é ótimo. Porém, esses terrenos não são de sua propriedade. Se a regra do jogo muda ou essas redes sociais deixam de existir, onde fica todo o histórico de publicações?

Tendo seu blog de tecnologia, com um bom acervo de conteúdos publicados, você pode tomar ações para ter mais tráfego no seu site e promover aumento na sua geração de leads.

5 – Poder mensurar resultados

Por meio do uso de ferramentas como o Google Analytics você pode mensurar os resultados das suas publicações. Saber, por exemplo, a origem do visitante no site ou quais foram os conteúdos que levaram mais usuários para ele é uma informação importante. 

Além disso, os comentários feitos nos posts permitem uma análise mais completa do interesse do seu público-alvo.

Quais as vantagens de ter um blog de tecnologia?

Um blog de tecnologia traz benefícios como:

1 – É um investimento de baixo custo, com resultados contínuos

Os investimentos feitos em ações como, propaganda na TV, impressão de folheteria ou anúncios em aeroportos, por exemplo, findam seu retorno assim que o investimento cessar. Ou seja, assim que a veiculação encerrar sua empresa automaticamente não estará mais presente nesses canais.

O blog de tecnologia, ao contrário, é um ativo permanente. Mesmo que você reduza a frequência de publicação de novos conteúdos, os links e a relevância dos materiais já publicados em suas páginas os mantêm ativos junto aos buscadores.

Assim, sua empresa tech continua recebendo visitas e gerando leads.

2 – Ajuda a sua empresa a se tornar referência na área

Quando você faz marketing de conteúdo sobre algum tema, constantemente certifica seu conhecimento sobre ele. Com conteúdo de qualidade em seu blog, sua empresa tech passa a conquistar liderança nos segmentos em que atua. 

Dessa maneira, seus potenciais clientes passam a ver sua empresa como referência no assunto e, consequentemente, começam a confiar nela.

3 – Contribui diretamente para geração de resultados

Um blog de tecnologia interativo e dinâmico, que constantemente publica conteúdos relevantes, acaba gerando engajamento de seus potenciais clientes. 

Esse processo de aprendizado pelo consumo contínuo das informações conduz o lead à decisão de compra de forma mais preparada. Como resultado, a venda concretiza-se mais facilmente. Isso porque se trata de um potencial cliente que, atraído para o seu blog de tecnologia, permaneceu em contato com a sua empresa e desenvolveu confiança em sua marca. 

Em outros termos, percorreu toda a jornada de compras até o momento em que finalmente decide que é a hora de investir e está preparado para isso.

4 – Ajuda sua empresa a ganhar posições nos resultados de busca

Uma grande vantagem para sua empresa é o rankeamento que os conteúdos do seu blog podem proporcionar nos buscadores. Quer um exemplo?

Se alguém vai lá no Google e digita na busca “como melhorar os processos internos?” e no blog da empresa X tem conteúdo sobre esse assunto, a página será ranqueada para aparecer na lista resultante dessa pesquisa. Quanto melhor posicionado o blog, mais personas serão atraídas até ele.

O resultado com o aumento de leads qualificados é um só: mais vendas são fechadas.

Ressaltamos que publicar conteúdo relevante frequentemente faz com que a empresa tenha muito mais páginas indexadas nos buscadores. Do mesmo modo, aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o blog de tecnologia, referenciando seu conteúdo. Isso também ajuda o negócio a se posicionar melhor nas pesquisas.

Lembre-se que um blog precisa ser alimentado com conteúdo relevante, mostrando que suas soluções podem ajudar a persona nos seus desafios profissionais. Adiante abordamos melhor o tema. 

Como usar o blog de tecnologia?

Para garantir que o blog seja utilizado com sucesso na sua estratégia de marketing é importante:

  1. Fazer um bom planejamento de produção de conteúdo: defina os temas, as palavras-chave, o formato de cada material e a etapa da jornada de compras que o conteúdo atenderá
  2. Definir categorias e tags principais: categorias abrangem o assunto de cada post em “pastas”. Já as tags seriam o mesmo que “subcategoria”. Por exemplo, o blog de uma empresa de tecnologia pode ter categorias como inovação, gestão de negócios e notícias. Como tags, pode ter carreira, tecnologia e indicadores de gestão.
  3. Divulgação orgânica do blog de tecnologia: para isso, será fundamental trabalhar as palavras-chave. Elas representam suas soluções e como as personas de seu negócio fazem suas buscas. 
  4. Divulgação paga: uma das maneiras mais eficientes é por meio do Google Ads. É um serviço de publicidade nas buscas do Google, onde o custo por clique compensa a presença nas buscas. Basta utilizar os termos que sua empresa considera relevantes no conteúdo apresentado em seu blog.

Outra dica é apostar nos anúncios nas mídias sociais. Ao fazer uso destas redes já segmentadas, sua empresa pode direcionar anúncios extremamente assertivos quanto ao conteúdo e abrangência.

  1. Quantidade e periodicidade: não basta apenas entregar, uma vez ao mês, um conteúdo bem escrito, perfeito para a persona e que segue as boas práticas. É necessário também que eles tenham periodicidade. Uma maneira de manter a frequência das publicações é investindo em conteúdo sob demanda

Dicas para fazer bom uso do blog de tecnologia

Embora possa trazer excelentes resultados, o blog de tecnologia merece alguns cuidados. Existe um termo ligado a ele e que nenhum profissional de marketing gosta muito. É o bounce rate, a taxa de rejeição.

A métrica é uma das mais utilizadas para analisar a eficácia de ações de inbound marketing. Trata-se de uma porcentagem que aponta a quantidade de leitores que visitaram uma única página do seu site e, em seguida, saíram. 

Ou seja, toda vez que alguém entra em seu site e acessa somente uma página, não dando sequência à navegação, é registrada uma rejeição. Por exemplo, se 100 pessoas acessaram seu site e 60 delas saíram já na primeira página que visitaram, sua taxa de rejeição será de 60%.

É importante lembrar que uma alta taxa de rejeição não significa que o conteúdo é de baixa qualidade. Uma métrica mais interessante para avaliar a qualidade e o interesse de seu leitor pelo seu conteúdo é o tempo médio que os visitantes gastam em seu site.

Porém, se o bounce rate não serve como indicador preciso da qualidade de determinado site, serve ao menos para apontar sua habilidade em interligar seus conteúdos, atrair seus visitantes e, o mais importante, gerar conversões.

Não existe um número exato para definir qual seria uma taxa de rejeição aceitável. Na verdade, é impossível chegar a uma conclusão sem comparar com o bounce rate de outras empresas do seu segmento.

O Google Analytics é uma ferramenta que pode ajudar nessa tarefa. Lá, existe a possibilidade de comparar os números do seu site com as estatísticas de outros similares. O Analytics apresentará também uma porcentagem média da sua página em relação aos demais.

Existem alguns fatores que podem impedir uma taxa de rejeição alta e ajudar sua empresa a fazer um bom uso do blog de tecnologia. São eles:

1 – Estrutura de texto

Entregue rapidamente a informação que o leitor procura em seu conteúdo. Isso pode ser feito:

  • Negritando algumas vezes as palavras-chave e as partes mais relevantes do texto;
  • Evitando blocos de textos muito extensos e cansativos;
  • Utilizando subtítulos e bullets, pois eles tornam a leitura mais rápida e organizada.

2 – Layout

Um bom layout, além de transmitir segurança e credibilidade ao leitor, também facilita a navegação e poupa seu tempo. Contudo, ele deve também ser eficiente, orientado sempre pelo seu conteúdo, de modo que o complemente e esteja alinhado aos temas que sua empresa deseja abordar. 

Gráficos, citações destacadas de especialistas, e imagens ajudam a enriquecer suas entregas, melhorar o visual e oferecer uma navegação mais prazerosa.

3 – Pop-ups

Sabe quando você está navegando em determinado site e de repente aparece em sua tela uma nova janela, convidando você a comprar algum produto ou serviço? O nome disso é pop-up e alguns deles inclusive ativam áudios. 

Apesar dos questionamentos a respeito da ferramenta, ela ainda está em alta e apresenta bons resultados quando se sabe usar. Certifique-se de que seus pop-ups não são invasivos e que o botão “fechar” está sempre habilitado. 

Uma boa dica é delimitar os dias e as páginas que os ativaram. Dessa forma, eles só aparecerão nos dias escolhidos e nas páginas selecionadas, garantindo que o leitor não os encontre a cada página que acessar.

4 – Relacionamento entre conteúdos

Relacione seus conteúdos de modo que o leitor tenha facilidade para acessar outras páginas do seu site durante a navegação. Isso pode ser feito destacando e linkando, no decorrer do texto, palavras que estão anexadas a outras peças de conteúdo. 

5 – Usabilidade

A usabilidade vem para que sua persona consiga utilizar o blog de tecnologia, de forma interativa e amigável. Tenha em mente que ele deve ser funcional, claro e objetivo, para prender a atenção do leitor.

Como muitas pessoas acessarão o blog por meio dos dispositivos móveis, além de um design responsivo, lembre-se que o site precisa se adaptar automaticamente ao dispositivo do usuário.

6 – Temas

Faça a definição dos temas que serão trabalhados nos conteúdos, de acordo com as estratégias de negócio da companhia e persona. Podem ser abordados assuntos relacionados às preocupações e desafios dos seus potenciais clientes, como por exemplo: o que fazer para aprimorar os negócios, gerar mais produtividade ou adequar-se a uma obrigação fiscal que está por vir. 

Se sua empresa vai lançar uma nova solução, pode fornecer conteúdo relevante sobre os ganhos que ela trará. Esses temas irão direcionar o plano editorial, que servirá como base para seu marketing de conteúdo.

7 – Call to action

Call to action (CTA) são “gatilhos” em locais estratégicos para que seus visitantes cliquem e sejam encaminhados até uma página de conversão (aquela que deve fazer sua persona cumprir uma determinada ação de valor para o seu negócio). 

Por exemplo: um CTA de “solicite uma demonstração”, “deixe seu contato” ou de integração com as redes sociais (curtir ou compartilhar). A escolha de cores utilizadas, das palavras, além da localização e tamanho desse gatilho no blog, é de extrema importância para convencer seu lead a clicar ali.

8 – Conteúdo

Conteúdo é a coisa mais importante para que você tenha um blog de tecnologia relevante. Com uma excelente estratégia de marketing de conteúdo para sua empresa, seu site entregará informações que mostram a seu potencial cliente como superar os desafios do seu dia a dia. 

A sua audiência pode ainda não estar pronta para comprar a sua solução, mas com conteúdo útil e de qualidade, você irá ajudá-la. No futuro, suas chances de fazer negócio serão muito maiores.

Para entender, conheça os 6 principais modelos de conteúdos que mais qualificam leads, suas características e principais formas de uso ideal.

Como produzir conteúdo para um blog de tecnologia?

Nenhum blog de tecnologia sobrevive sem bons conteúdos. Como queremos ajudar sua empresa tech a ter um espaço atraente para divulgar materiais interessantes, separamos as dicas a seguir:

1 – Conheça o público-alvo e a persona do blog de tecnologia

É muito importante ter em mente que persona e público-alvo são conceitos diferentes, sendo que:

  • O público-alvo é um grupo abrangente de pessoas, com algumas características, comportamentos e necessidades em comum;
  • Já criar uma persona é construir um personagem fictício que personifique esse público, conhecendo com maior profundidade suas dores, particularidades e interesses.

Conhecê-los significa gerar conteúdos mais assertivos e que atuem diretamente na dor do seu futuro cliente. No entanto, lembre-se: mais que conhecer a persona é preciso avaliar continuamente como ela se relaciona com o seu conteúdo, ajustando o que for necessário.

2 – Siga boas práticas recomendadas na construção do conteúdo

Um dos alicerces do marketing de conteúdo é compreender a dor do cliente e levar a solução ideal para ele. Mas, para que as estratégias definidas tenham sucesso, é necessário seguir diversas regras — postar e compartilhar conteúdos é só o início.

Algumas regras incluem:

  • Saber escolher as palavras-chave;
  • Os títulos precisam ter entre 50 e 64 caracteres e conter, ao menos, uma palavra-chave;
  • O primeiro parágrafo deve ter o uso de ao menos uma palavra-chave;
  • A H2 (primeiro subtítulo) deve ter o uso de uma palavra-chave.

Muitas vezes, revitalizar um conteúdo, de modo a atualizar as palavras-chave e trabalhando um novo título, pode trazer acessos mais interessantes do que na primeira versão da publicação. 

Aqui na Motor e nos nossos clientes, costumamos trabalhar esta prática e conquistar resultados de mais de 20% no volume de acessos na nova versão do conteúdo.

3 – Entregue dados/pesquisas/fontes

Citar números nos materiais publicados no blog de tecnologia garante mais veracidade. Quanto mais dados e pesquisas eles apresentarem, melhor. Sobre isso, temos duas dicas importantes:

  • Escolha apenas fontes que tenham credibilidade. No caso do marketing de conteúdo para o setor tech, vale a pena apoiar-se em empresas como o Gartner, IDC e Forrester Research, por exemplo;
  • Nunca se esqueça de colocar o link para a pesquisa.

4 – Cuidado com conteúdo igual ao dos concorrentes

Por que seu público será atraído para seus materiais se ele já consumiu conteúdos parecidos nos canais dos concorrentes? Nessa hora você precisa saber cada movimento dos competidores, cruzando suas campanhas com o que é mostrado no site, redes sociais e blog.

A análise competitiva é essencial para conseguir prever os próximos movimentos, se antecipar e se destacar. Outra dica importante é buscar diferenciar-se produzindo conteúdos em formatos diferentes.

Por exemplo, se a sua empresa costuma enviar o mesmo tipo de conteúdo, uma boa alternativa pode ser trabalhar conteúdos mais informais, com uma abordagem mais leve e mais próxima do leitor.

Que tal publicar no seu blog de tecnologia um conteúdo interativo? Ele é ótimo para surpreender! Exemplos incluem palavras-cruzadas, templates, toolkits, calculadoras, quiz e muitos outros. 

Para entender na prática do que estamos falando, o que você acha de relaxar com uma palavra-cruzada e, de quebra, aprender? Se ficou interessado, depois que terminar de ler este artigo, acesse a cruzadinha sobre gamificação nas empresas tech.

5 – Conteúdo precisa ensinar algo

Para que seu público-alvo e persona tenham prazer em consumir seus conteúdos, voltando sempre ao seu blog de tecnologia, é preciso ofertar informações únicas e de qualidade.

Aqui, vale a dica de, na hora de criar o plano editorial, pensar sempre nas dores de seus clientes atuais e futuros. 

6 – Não basta apenas escrever e postar

Com muita frequência, profissionais de marketing acreditam que ser ativo e desenvolver ações de criação de conteúdo para o setor tech são suficientes para alcançar o sucesso. Muitos acham que a garantia do sucesso está em ter uma lista do tipo ‘to do’, como:

  • Postar nas redes sociais todos os dias;
  • Publicar três artigos por semana no blog de tecnologia;
  • Incluir fotos, vídeos, palavras-chave com bom SEO e subtítulos impactantes nos textos.

Todos são pontos válidos e que devem ser considerados. Entretanto, lembre-se que só porque inclui novos conteúdos todos os dias não significa que está compartilhando algo de valor. 

Não se trata apenas de fazer, o importante é ter um propósito muito bem embasado em cada ação.

7 – Peça ajuda para quem é especialista

Produzir conteúdos que engajem e gerem leads não é simples, pois exige foco, dedicação e horas de pesquisa para entregar sempre o melhor. Além de tudo, tem a questão da estratégia que comentamos.

E quando os temas são específicos e especializados, como no caso dos de tecnologia, o processo pode se tornar ainda mais complexo. Basta pensar no nosso próprio comportamento.

Quantas vezes não começamos a ler um texto e desistimos logo no início pois era raso, chato, mal escrito ou sem fundamento? Quando isso ocorre, é normal riscarmos o canal da nossa lista de fontes de conteúdo e nunca mais o visitarmos.

O mercado de marketing de conteúdo se ramificou de tal forma que é possível encontrar um parceiro especializado na geração de conteúdos tech. A GR1D Insurance foi uma empresa que percebeu isso. 

Quando procurou por uma agência de marketing focada em tecnologia e decidiu investir na parceria, alcançou um resultado de dar inveja aos concorrentes. Graças aos conteúdos especializados, aumentou a quantidade de visitantes ao seu site em 70 vezes mais. 

Contamos os detalhes deste case de produção de conteúdo aqui.

Conclusão

Ganhar destaque na internet é um desafio cada vez maior. Diversificar os formatos do conteúdo, planejar cada etapa de sua elaboração, identificar os melhores canais para distribuição e medir resultados são tarefas essenciais e que exigem grande conhecimento para obter a esperada atenção da sua audiência.

Como vimos, o blog de tecnologia é um canal importante para conquistar leads e mantê-lo pode ser mais simples do que você imagina. Considere as premissas citadas, publique conteúdos relevantes e faça parte da lista de empresas que já colhem frutos de uma excelente estratégia digital!

Se precisar de ajuda com conteúdo especializado, entre em contato com a Motor Tech!

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