SEO: o que é, como funciona, vantagens e exemplos

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SEO: o que é, como funciona, vantagens e exemplos

12 Minutos

10 de novembro de 2021

Você sabia que para vender tecnologia é preciso fazer SEO em tudo? Isso mesmo! Como a estratégia é fundamental para o sucesso do marketing tech, neste artigo convidamos você a descobrir tudo sobre ela. 

Gestores de marketing sonham com um fluxo de visualizações massivo e qualificado no site de suas empresas. Para melhorar a visibilidade da página online do seu negócio de tecnologia em mecanismos de pesquisa como o Google, o SEO –  Search Engine Optimization – é uma estratégia de ouro. Mas, você sabe o que é SEO?

Se você tem algum conhecimento sobre o tema, entende que, para empresas estarem bem posicionadas entre os resultados de buscas orgânicas, é necessário muito trabalho. Pensando nisso, neste artigo, mostraremos o que você pode fazer para transformar o SEO em seu grande aliado.

Então, pare tudo agora e siga na leitura deste super guia. Bom proveito!

O que significa SEO?

SEO significa Otimização para Mecanismos de Busca, em português. É um conjunto de técnicas que têm como objetivo otimizar páginas da web para que seu conteúdo apareça o mais próximo possível da primeira posição dos buscadores.

A beleza do Search Engine Optimization está no fato de que, quanto mais otimizado for o site da sua empresa tech, mais facilmente ele será encontrado pelo seu cliente quando ele efetuar pesquisas nos buscadores. E é justamente aí que está o ciclo do sucesso.

Resumindo, sempre que buscar compreender o que é SEO, entenda que ele existe para deixar seu site entre os primeiros lugares no resultado das buscas pelas palavras-chave que você elegeu para o seu negócio. 

Para fazer isso, existem técnicas que melhoram aspectos internos – ou on-page – do site, e contribuem para a relevância da página junto aos buscadores. 

Neste artigo mostraremos as principais técnicas e ferramentas de SEO, mas antes, confira:

Vantagens de usar otimização SEO

Utilizar ações de SEO é essencial para ganhar destaque perante à concorrência, garantir uma maior visibilidade no meio digital e ganhar mais leads. A consequência disso será o crescimento do negócio e um maior faturamento.

Detalhando um pouco mais, os benefícios da otimização SEO incluem:

  • Tráfego regular: as posições adquiridas naturalmente costumam ser muito mais duráveis. Dessa maneira, as chances de obter tráfego regular e duradouro para o seu site aumentam.
  • Melhora na imagem de marca: quanto mais visível for a página virtual do seu negócio, mais notoriedade ele terá. 
  • Leads qualificados: um site com uma boa estratégia de SEO é bem posicionado, o que também significa que está sempre atualizado. Por consequência, o visitante tem um maior envolvimento, o que tende a resultar em mais conversões.
  • Sustentabilidade: como veremos mais adiante, ao contrário da pesquisa paga, o tráfego proveniente de SEO (que é orgânico) não termina assim que seu orçamento é atingido. Por essa razão, com resultados mais sustentáveis, os esforços e trabalhos previstos para o referenciamento orgânico são amortizados ao longo do tempo. 
  • Mais credibilidade e confiança: os usuários da Internet costumam confiar mais em sites com boa classificação. Além disso, se posicionar nos primeiros resultados dos buscadores significa que sua empresa fornece respostas e soluções às necessidades da persona, dando ainda mais credibilidade à marca.
  • Impacto no ciclo de vendas: é pouco provável que uma pessoa que visite seu site pela primeira vez decida investir nos seus produtos ou serviços. Entretanto, o fato de o visitante acessá-lo é uma boa oportunidade. Além de conhecer melhor sobre a empresa, talvez o conteúdo disponível dê à pessoa algumas informações importantes para ajudá-la a entender melhor suas necessidades.

Search Engine Optimization: Impactos no marketing

Sumariamente, os principais ganhos para o marketing da sua empresa de tecnologia ao investir em SEO são gerar:

Como fazer otimização SEO?

Fazer SEO é utilizar técnicas que implicam diretamente no posicionamento de qualquer tipo de site dentro dos mecanismos de busca. 

Infelizmente, os critérios para ranqueamento costumam mudar de tempos em tempos, desafiando os profissionais de marketing. No entanto, algumas dicas são muito úteis para otimização de SEO, tais como:

1 – Defina palavras-chave relevantes

Elas devem ser definidas com base no que suas personas costumam pesquisar. Lembrando que investir parte de seu planejamento em keywords de cauda longa ajuda a ganhar um tráfego mais qualificado. 

2 – Cuidado com o tempo de abertura de suas páginas

Este é um dos principais pontos que o Google avalia para fazer o ranqueamento. Sem contar que cada segundo perdido na hora de abrir uma página do seu site pode acarretar em prejuízo. 

Uma dica aqui é: adquira o hábito de avaliar constantemente o tempo de abertura de suas páginas e esteja sempre em busca de ações para otimizá-lo.

3 – Dê a importância que seu conteúdo merece

O conteúdo é muito mais poderoso do que você imagina, pois tem a capacidade de informar e educar, proporcionar entretenimento e também vender. Utilize esse poder a seu favor! Produza conteúdos estratégicos focando em temas que resolvam as dores de seus clientes.

Aproveite e confira algumas ações de conteúdo para empresas de tecnologia

Ações de marketing de conteúdo ajuda empresas de tecnologia

4 – Atenção ao definir os títulos de seus conteúdos

O título é uma das primeiras coisas que o Google avalia na hora de determinar sobre o que o conteúdo trata. No momento de defini-lo, lembre-se de inserir a palavra-chave e de descrever algo sobre o produto para convencer seu público a clicar.

5 – De olho nas imagens

Utilizar imagens deixa o conteúdo mais atrativo e prende a atenção do leitor. Para e-commerces, elas são uma ótima ferramenta para expor os produtos, mas é preciso ter cuidado. 

Busque tornar suas imagens leves, pois isso implicará em uma diminuição no tempo de abertura das mesmas. Outra ação importante ao lidar com imagens é torná-las rastreáveis, aplicando códigos para que o Google entenda o que ela representa.

E para que o conteúdo tech do seu site de tecnologia contribua para melhor posicionar sua empresa, garanta que os pontos abaixo sejam levados em consideração:

  • Palavra-chave presente no título do conteúdo;
  • Palavra-chave entre as primeiras 100 palavras do texto;
  • Palavra-chave presente na alt tag da imagem;
  • Texto atrativo, que favoreça a leitura e também a pesquisa;
  • Meta description com de 120 a 153 caracteres;
  • Ao menos 3 links internos e 1 link externo;
  • URL sucinta, contendo a palavra-chave e sem caracteres acentuados.

Técnicas de SEO

Para as técnicas de SEO, selecionamos seis:

1 – Marketing de Conteúdo

O usuário da web costuma optar por conteúdos que o ajudem a vencer seus obstáculos e a alcançar seus objetivos. Por isso, não é indicado que seus conteúdos tenham um caráter estritamente comercial.

Neste sentido, o marketing de conteúdo é uma aposta certeira. Seu propósito é atrair e engajar visitantes por meio de materiais qualificados e voltados para as dores de quem o consome, criando um elo de confiança e credibilidade para com o seu público. Essa relação com o leitor repercutirá em um melhor posicionamento orgânico no Google.

Neste infográfico, mostramos como o marketing de conteúdo ajuda sua empresa de tecnologia a gerar mais resultados.

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2 – Conhecimento da persona

Para produzir conteúdo voltado para as dores do leitor e ajudá-lo a vencer seus desafios, é preciso, em primeiro lugar, conhecer com profundidade quem é este interlocutor. Portanto, busque o máximo de informações a respeito da sua persona.

Como exemplo, por quais canais ela se comunica, como interage com conteúdos que chegam até ela, qual a linguagem mais adequada para abordagem, entre outros fatores.

Este estudo para delineamento da audiência ideal do seu negócio pode ser formulado por meio de entrevistas com clientes ou clientes em potencial que sua empresa pretende atingir. Tendo a persona definida, será muito mais fácil produzir conteúdo direcionado e de qualidade.

3 – Palavras-chave

Busque compreender quais são as palavras-chave que sua persona pesquisa nos sites de busca quando procura uma solução para seus problemas. Assim, você poderá estabelecer keywords voltadas para estes interesses e aparecer para sua audiência nos buscadores, no lugar certo e na hora exata.

Para melhor posicionar-se organicamente nos sites de busca e atrair o futuro cliente com maior assertividade, opte também por long tail keywords. São palavras-chave mais extensas, com menor competitividade por posicionamento orgânico e que visam impactar um público ainda mais segmentado e qualificado.  

4 – Link Building

Link Building é o processo de aquisição de links externos que apontem para seu site. É quando, por exemplo, uma página menciona um artigo do blog de tecnologia da sua empresa e deixa o link para o material. 

Quanto mais menções sua página tiver, mais o Google entende o quão relevante é seu site. Consequentemente, mais posições ele ganha nos resultados de pesquisa. 

Ao tratar de link building, profissionais de marketing geralmente concordam que se trata de uma das estratégias mais difíceis de ranquear um site. 

5 – Snippets do Google

Os snippets são aquelas informações que aparecem destacadas no Google logo acima dos resultados orgânicos. Para identificá-las, elas ficam inseridas dentro de uma caixa. Por isso, são conhecidos como a posição zero.

Segundo o próprio Google explica, esses trechos em destaque são exibidos quando seus “sistemas determinam que esse formato ajudará as pessoas a encontrar o que procuram com maior facilidade, tanto pela descrição da página quanto ao clicar no link para ler a página em si”.

Como o conteúdo destacado corresponde a partes da consulta de pesquisa, costuma chamar a atenção dos usuários. Por ser a porta de entrada para um site, o snippet é considerado uma das peças mais valiosas do seu patrimônio online. 

Uma das maneiras de conseguir ganhar essa atenção do Google é respondendo à pergunta do seu usuário diretamente. Por exemplo, imagine que sua persona pesquise por “como otimizar processos de vendas”. 

Você pode criar um artigo sobre o tema e ter um subtítulo (H2) utilizando as mesmas palavras procuradas pelo usuário. Em seguida, insira a resposta diretamente.

6 – Revitalize conteúdos

A revitalização de conteúdos é importante para garantir que os materiais antigos não saiam do radar da sua persona. Para saber como fazer isso, confira um passo a passo no material abaixo:

Revitalização de conteúdo de forma rápida e fácil.

Além das seis técnicas abordadas aqui, destacamos outra igualmente importante e que merece destaque: a auditoria de SEO.

O que é auditoria de SEO?

Uma auditoria de SEO nada mais é do que uma revisão das suas estratégias de Search Engine Optimization. Seu objetivo é avaliar vários elementos de um site que afetam o desempenho na busca orgânica.

Para conduzir uma auditoria, verifique:

  • Se há links quebrados;
  • Como está a integração com Google Search Console;
  • Se há conteúdo duplicado;
  • A velocidade de carregamento das páginas,
  • A densidade das palavra-chaves;
  • As oportunidades para colocar seus artigos na posição zero do Google;
  • A autoridade do Domínio;
  • As meta tags;
  • A quantidade e qualidade dos links de outros sites e redes sociais que apontam para o seu site;
  • A qualidade dos backlinks do seu site;
  • Oportunidades de link building.

SEO x SEM

Se o SEO utiliza técnicas orgânicas para aparecer nos resultados de pesquisa, o SEM (Search Engine Marketing) usa táticas pagas para aparecer em uma posição superior. 

Estas são algumas estratégias-chave para um SEM de sucesso:

  • Campanhas publicitárias com um público específico (por exemplo, geográfico e função);
  • Anúncios no Google que consistem em variações de palavras-chave; 
  • Anúncios de mídia social direcionados em redes apropriadas, como o LinkedIn.

Uma diferença notável entre SEO e SEM está no imediatismo das estratégias. A primeira se desenvolve ao longo de um período de tempo e à medida que o site for sendo otimizado.

Por sua vez, quando a empresa opta por uma tática paga, como um anúncio, sua persona a vê imediatamente, isto é, assim que uma campanha é lançada.

Contudo, lembramos que embora o SEO demore mais para ser classificado, agrega valor de longo prazo à sua marca. Isso porque os resultados da pesquisa orgânica melhoram ao longo do tempo se a estratégia for bem conduzida.

Já o SEM funciona apenas enquanto a campanha é ativada. Ou seja, a estratégia termina quando você deixar de pagar por ela. Isso nos leva a outro tópico:

Posicionamento orgânico x Adwords

A relação entre posicionamento orgânico (SEO) e Google Ads (antigo Adwords) é uma dúvida frequente entre os profissionais de marketing. Tanto uma estratégia quanto a outra têm o poder de elevar o conhecimento da marca (brand awareness) e trazer mais tráfego para sua página. 

Como vimos, apostar em ações que tenham por propósito a valorização orgânica dos conteúdos da empresa nos sites de busca é como pagar parcelas de um imóvel, que se valorizará com o passar do tempo. Por sua vez, investir em mídia paga (como é o caso dos anúncios no Google Ads) equivale a alugar um veículo luxuoso por um determinado período.

Assim, é preciso avaliar qual opção se encaixa melhor nos objetivos de sua empresa, como mostramos a seguir:

Objetivos da mídia paga

  • Foco em resultados instantâneos;
  • Controle das ações, pois os anúncios não são afetados pelas atualizações orgânicas do algoritmo do Google;
  • Segmentação por público.

Objetivo do posicionamento orgânico

  • Foco em escalabilidade;
  • Credibilidade;
  • Reconhecimento da marca.

Por isso, veja que uma ação não anula a outra. Em outros termos, o investimento em mídia patrocinada não exclui a necessidade de otimizar seu ranqueamento orgânico nos buscadores. Do mesmo modo, o trabalho para escalar algumas posições no Google não impede sua empresa de alocar parte da verba em mídia paga.

O que funciona sobre SEO?

Ressaltamos que o marketing de conteúdo é um dos impulsionadores da relevância para SEO. Sendo assim, sair na frente dos resultados de busca e ganhar da concorrência com otimização orgânica, exige de sua empresa publicação frequente de conteúdo de tecnologia com muita qualidade.

Mas você viu que não basta produzir qualquer conteúdo, ele precisa ser enriquecedor para potencializar seu nível de autoridade. Como fazer isso? Seguir algumas diretrizes e boas práticas é fundamental. Algumas dicas que vão ajudá-lo nesta missão: 

  1. É importante ter um conteúdo produzido por especialistas no assunto da sua empresa, que entendem do tema para agregar valor e garantir uma boa reputação;
  2. Divulgue os propósitos da sua marca e mostre porque sua empresa é confiável. Que tal criar uma página institucional, apresentando missão e visão, dentro do site? 
  3. Aumente sua presença digital e reputação online criando conteúdos de valor com frequência e distribuindo-os em canais e formatos diferentes. Conte com assessoria de imprensa, citações ou avaliações positivas em sites de terceiros;
  4. Não crie anúncios que atrapalham a experiência do usuário ou fazem falsas promessas só para conseguir clique; 
  5. Faça link building e use também links internos ou externos. 

Além disso, para gerar relevância, o desenvolvimento do conteúdo deve utilizar de forma equilibrada as palavras-chave do seu negócio, e outras expressões, que mantenham o sentido e o contexto do seu material. 

É importante saber que o Google não faz apenas a correspondência exata entre as palavras digitadas e as palavras-chave contidas, por exemplo, no conteúdo de seu blog. Os buscadores vêm tentando compreender a intenção por trás da pesquisa informada.

Ferramentas de SEO

Para colocar em prática o que falamos até aqui, você pode contar com as seguintes ferramentas:

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta mais conhecida para análise de SEO. Totalmente gratuito, ele fornece dados sobre o tráfego orgânico e visitantes.

Google Search Console

Oferecido gratuitamente para todos com um site, o Search Console é uma ferramenta de verificação de SEO. Ele pode ajudar a entender como o Google e seus usuários veem seu site. O recurso permite que a página seja otimizada para um melhor desempenho nos resultados de pesquisa. 

O Google Search Console fornece informações como: impressões, saúde do site, média de posições, indexação das páginas, cliques, linkagem interna e outras.

Google Keyword Planner

Em português, Planejador de Palavras-Chave, o Google Keyword Planner é acessado via Google Ads. Embora seja mais focado em termos para mídia paga, também ajuda na busca por keywords para produção de conteúdo orgânico para sites.

Ubersuggest

O Ubersuggest foi criado por Neil Patel, um especialista em SEO conhecido internacionalmente. Fornece sugestões de palavras relacionadas aos conteúdos e ideias, além de:

  • Pesquisa de palavra-chave;
  • Análise de palavras-chave;
  • Análise de backlink;
  • Auditoria de site.

SEMRush

A SEMRush é conhecida por ser uma das ferramentas mais completas do mercado. Ajuda na otimização dos sites para os mecanismos de pesquisa e também na execução de campanhas de marketing digital.

As informações fornecidas pela ferramenta permitem igualmente: 

  • Identificar tendências que ocorrem dentro de seu nicho de mercado;
  • Encontrar oportunidades de construção de links;
  • Identificar palavras-chave valiosas para sua campanha e keywords usadas por seus concorrentes e outras.

SEOWorkers Analysis Tool

Ferramenta de SEO que permite a análise e a geração de relatórios de sites que não sejam seus. O SEOWorkers Analysis Tool mostra também em quais pontos é necessário prestar mais atenção para que sua empresa consiga alcançar os objetivos em otimização.

Google Pagespeed

O Google Pagespeed revela informações sobre a experiência de navegação do site tanto na versão mobile quanto na desktop. É a ferramenta ideal para melhorar a usabilidade e reduzir o tempo de carregamento das páginas.

Bing Webmaster Tools

O Bing Webmaster Tools é uma plataforma de gerenciamento de SEO para quem quer otimizar seus conteúdos para o buscador Bing.

Youtube Analytics

Como o nome sugere, o Youtube Analytics é a versão analytics para a plataforma de vídeos. A ferramenta ajuda a refinar sua estratégia de conteúdo ao longo do tempo. 

Seoptimer

O Seoptimer é uma plataforma de auditoria e relatório de sites que pode revisar de forma abrangente um site em menos de 30 segundos. Fornece uma lista de recomendações clara, acionável e priorizada para ajudar a melhorar a otimização.

Check My Links

Extensão para o Google Chrome, o Check My Links faz um check-up em busca de links inválidos e/ou quebrados. É fundamental para detectar problemas de linkagem antes de que a persona os descubra. 

Linkstant

Cada vez que seu site conseguir um backlink, isto é, for referenciado, o Linkstant envia um e-mail de notificação. Sendo assim, a ferramenta é bastante útil para avaliar a relevância de seus posts, bem como a abrangência dos mesmos.

Yoast

O Yoast é um plugin do WordPress que ajuda a otimizar o conteúdo e as palavras-chave do seu site. O objetivo da ferramenta é melhorar a classificação da página virtual nos mecanismos de pesquisa.

Depois de instalado em seu site WordPress, o plugin aparecerá em cada uma das páginas e postagens criadas. Ele analisará o conteúdo e fornecerá sugestões sobre como melhorá-lo.

Browseo

Aplicativo da web que permite visualizar qualquer site sem distrações causadas por estilos. Ou seja, é indicado para quem quer analisar minuciosamente os detalhes de SEO. 

O Browseo também destaca partes de uma página que são relevantes para a otimização. 

Como acompanhar as mudanças de SEO?

Como tudo relacionado às estratégias digitais, o universo da Otimização para Mecanismos de Busca muda muito rápido. Aliás, nem precisamos falar sobre a velocidade das mudanças para quem está no setor de tecnologia, não é mesmo?

Para ter resultado e conseguir obter as vantagens da otimização do seu site, é fundamental ficar de olho nas tendências e updates dos algoritmos. 

Caso sua equipe de marketing não consiga se manter atualizada sobre as principais técnicas e ferramentas internamente, é importante contar com um parceiro especializado em produção de conteúdo tech. O que não pode acontecer é sua empresa ficar de fora do universo digital e da batalha pelas primeiras posições no Google. 

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Conclusão

Conforme você viu no decorrer deste artigo, a estratégia de SEO é a principal responsável pelos resultados orgânicos alcançados por sua empresa nas pesquisas realizadas nos buscadores.

É importante que, no site corporativo, suas ações de SEO estejam diretamente ligadas a uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Isso fará com que suas páginas entreguem aquilo que seus clientes procuram e no momento que eles precisarem. 

Como consequência, você conseguirá fidelizar esses clientes, fazendo com que escolham investir nos seus produtos e serviços em vez de buscar as ofertas do concorrente. Para conseguir produzir conteúdo de tecnologia atrativo e otimizado confira estas, conte com a Motor Tech Content. 

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