Agile marketing nos projetos da empresa de tecnologia?

Marketing Digital

Agile marketing nos projetos da empresa de tecnologia?

6 Minutos

3 de setembro de 2020

De uns anos para cá a metodologia ágil tem sido uma escolha bastante popular entre empresas de tecnologia por conta de 2 principais benefícios: maior produtividade e maior agilidade na gestão de projetos. É desse princípio que nasce o Agile Marketing.

Com o passar do tempo e o amadurecimento da sua utilização, outros nichos passaram a ver vantagem na sua utilização. Nas práticas de marketing digital e de marketing de conteúdo isso também vem acontecendo.

A metodologia ágil, quando aplicada ao marketing, garante mais velocidade e flexibilidade na atração de leads e qualificação dos mesmos. 

Para entender melhor o que é e como funciona o agile marketing na empresa de tecnologia continue a leitura deste post! 

O que é agile marketing?

Agile marketing é uma metodologia de gestão de projetos pautada em ensinamentos do manifesto de desenvolvimento ágil de software.

O manifesto ágil foi criado para o desenvolvimento de software. está baseado em 4 princípios.

Veja quais são os 4 princípios:

  1. Indivíduos e interações, mais do que processos e ferramentas;
  2. Software em funcionamento, mais do que documentação abrangente;
  3. Colaboração com o cliente, mais do que negociação de contratos;
  4. Responder a mudanças, mais do que seguir um plano.

Um equipe de marketing que se posiciona de maneira estratégica, busca estar integrada aos demais times, como vendas e produto por exemplo. E sabe que para acompanhar os movimentos e contribuir com os resultados da empresa, precisa de conexão, agilidade e flexibilidade. E é aí que o agile marketing surge como uma boa opção!

Estamos ou não falando de conexão, agilidade e flexibilidade? Claro que sim, e isso implica diretamente na priorização da comunicação, da análise de dados e  da velocidade ao se colocar em prática as ações traçadas.

Na área de marketing, ser ágil pode fazer toda a diferença entre gerar engajamento mais rápido entre seu público alvo e encontrar novas oportunidades de negócio ou perder espaço para a concorrência.

E nada impede que a área também conte com frameworks de metodologia ágil, como Scrum e Lean. Eles ajudam o time a executar muitas ações simultaneamente e dividir as tarefas diárias envolvidas na missão de fazer marketing de conteúdo consistente e em vários canais digitais.

Quais as principais diferenças entre agile marketing e marketing tradicional?

O agile marketing busca mais agilidade e eficiência na execução de suas ações. Nele, as estratégias podem ser agrupadas e gerenciadas como projetos.

Aliás, a gestão de projetos tem justamente o foco de buscar a realização de um objetivo, por meio de um grupo de atividades com início, meio e fim. E todos os envolvidos têm ciência de suas responsabilidades e do andamento do projeto como um todo.

Por isso a conexão e a flexibilidade entre os envolvidos é tão importante. Claro que isso exige processos mais organizados, definição clara de prioridades, além de maior alinhamento e transparência nos objetivos organizacionais. 

Neste cenário, é possível identificar algumas diferenças bastante claras entre quem pratica e quem não pratica agile marketing:

No marketing tradicional:

  • Trabalha-se com planejamento mais longo;
  • As ações e campanhas são “maiores” e por vezes precisam de mais recursos financeiros e processo longo de aprovação;
  • Demora-se mais tempo para colocar as ações em prática;
  • Consequentemente a análise dos resultados também demora mais para acontecer.

No agile marketing deve-se:

  • Trabalhar com planejamento para ciclos curtos de tempo;
  • Buscar soluções ágeis, com a possibilidade de experimentar estratégias com velocidade (growth hacking);
  • Tentar novas estratégias sempre, e de preferência, com baixo risco financeiro;
  • Medir resultados com muita frequência e fazer ajustes rapidamente.

Como colocar o agile marketing na gestão de projetos da empresa de tecnologia?

Para adotar o agile marketing na sua empresa de tecnologia, você pode seguir o passo a passo listado abaixo. Confira:

1 – Faça um mapeamento dos objetivos de negócio

O surgimento e amadurecimento das novas tecnologias da transformação digital têm causado grande impacto nas necessidades e expectativas das empresas de tecnologia

O primeiro passo para começar a aplicar o marketing ágil é entender (e revisitar sempre) os objetivos de negócio da empresa e relacioná-los às necessidades do seu público-alvo para entregar ações que “encaixem” esses dois pontos. 

2 – Escolha qual metodologia ágil você vai usar

Lembre-se da dica de leitura que demos mais acima? O que você leu vai ajudar a entender qual a melhor metodologia para seu time. Faça uma leitura sobre os métodos ágeis, e tente identificar as características de cada um deles que mais se aproximam do que sua área de marketing precisa para ser ágil.

Aqui algumas sugestões: OKR / KANBAN / SCRUM .

3 – Encontre uma ferramenta para ajudar

É claro que o mapeamento de atividades pode ser feito em papel, usando post-its. Mas como sempre você pode (e deve!) usar a tecnologia como aliada para colocar o agile marketing em ação. O mercado já disponibiliza ferramentas destinadas a isso, como o Trello, KanbanFlow e Runrun.it

Outra vantagem da utilização de tecnologia é que as visualizações e as reuniões podem ser feitas de forma remota — grande benefício para quem é adepto ao home office.

4 – Defina uma rotina básica de trabalho

Para conseguir a conexão, agilidade e flexibilidade, ter uma rotina definida é fundamental, assim os temas não ficam esquecidos. Nesta rotina, é importante definir alguns marcos, como:

  • Reunião de planejamento (preferencialmente uma weekly planning);
  • Criação das listas com To do, Pendências, Doing e Done que serão as balizas de priorização;
  • Reuniões frequentes (podem ser semanais ou até diárias) em que todos analisam o que foi feito, obstáculos e próximas prioridades.

Ainda em relação a rotina, vale lembrar que nas metodologias ágeis, cada membro da equipe terá sua própria lista de atividades, com as tarefas individuais e seus status de execução. As novas atividades ou mudanças para os próximos ciclos também devem entrar nas listas. 

5 – Avalie os resultados e proponha as mudanças necessárias

O ritmo acelerado dos negócios e a concorrência acirrada exige agilidade na gestão de projetos. Então você precisa medir de forma constante os resultados alcançados pelas ações de marketing para identificar o que foi eficaz e principalmente as que não tiveram boa performance, para assim poder realizar mudanças.

Os números serão seu guia para otimizar seus recursos. Por exemplo, aquela campanha do Google Ads para determinado conteúdo trouxe o volume de leads que deveria? Você vai desativá-la? A mudança no site, com o botão de contato mais para a esquerda conseguiu mais cliques? Manter ou mudar novamente?

E lembre-se os resultados a serem medidos devem estar relacionados com os objetivos do seu negócio!

Aumento da produtividade, correções baseadas nos resultados, mais comunicação: a metodologia ágil aplicada ao marketing digital pode ser muito vantajosa na gestão de projetos da sua empresa de tecnologia

Não à toa, de acordo com o relatório State of Agile, 50% das equipes de marketing tradicionais planejam se tornar ágeis dentro de um ano. Você está preparado para isso? 

Responda este quiz e descubra o nível de agilidade da sua área de marketing! 

Acesse o quiz aqui

Comentários