Marketing de conteúdo em empresas de tecnologia

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo em empresas de tecnologia

5 de agosto de 2020

O marketing de conteúdo em empresas está em alta no mundo corporativo. A transformação digital, as mudanças no consumo de informação e a aproximação entre empresas e consumidores proporcionada pela internet fizeram com que o marketing digital conquistasse seu espaço.

O ano de 2020 e todas as mudanças decorrentes da pandemia do coronavírus também tiveram um forte impacto na importância da produção de conteúdo. O fato é que ela evoluiu para além de uma estratégia de blog e e-mail marketing, representando uma experiência muito mais completa.

Hoje, as possibilidades são muitas quando as empresas pensam em ações de marketing. Além disso, os profissionais da área são cada vez mais desafiados a usar a criatividade e pensar fora da caixa.

No universo das empresas de tecnologia, aproveitar os benefícios do Inbound Marketing para conquistar e reter clientes é essencial. E é aqui que o conteúdo tech tem seu valor e importância para que os resultados atendam às expectativas da organização.

Confira nesse post as mudanças que o marketing de conteúdo em empresas passou ao longo dos anos e tudo o que esse termo representa hoje em dia.

O poder do marketing de conteúdo em empresas

A pandemia do coronavírus impactou diversos aspectos da vida das pessoas. Ela transformou desde a forma como os indivíduos consomem produtos e serviços, até suas relações de trabalho e opções de lazer.

Muitos serviços e recursos precisaram ser transferidos do mundo físico para o ambiente virtual. Desde pequenos encontros entre amigos até grandes eventos presenciais tiveram que se adaptar ao momento e encontrar alternativas para acontecer de forma online.

O estudo “O Marketing B2B e o impacto do Coronavírus”, realizado pela Intelligenzia, revelou que as empresas estão priorizando ações no ambiente digital para manter suas estratégias de marketing.

  • 44% dessas organizações passaram a realizar webinars;
  • 36% aumentaram a produção de conteúdo para mídias sociais;
  • 36% ampliaram as ações via e-mail marketing;
  • 16% começaram a realizar anúncios no LinkedIn.

Para chegar a esses números, foram entrevistados 353 líderes de Marketing e Vendas de empresas B2B (Business to Business) que operam no Brasil.

Outras pesquisas também apontam um aumento de 112% no uso da Internet no país em abril de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

Com as pessoas passando mais tempo conectadas, cresce o consumo de conteúdos e informações nos canais digitais, como mídias sociais e blogs. É uma oportunidade para todas as empresas, mas também representa um desafio. Afinal, a concorrência aumenta.

E a grande questão que fica é: como se diferenciar dos concorrentes?

Conteúdo de qualidade é o segredo

Ainda é comum muitas pessoas relacionarem marketing de conteúdo em empresas apenas à produção de e-mail marketing e blog posts. Essas costumam ser as primeiras estratégias adotadas para aproveitar os benefícios desse ramo do Marketing Digital.

Mas 2020 escancarou novas experiências e oportunidades. Essa migração do mundo físico para o digital decorrente da pandemia do coronavírus levou a um aumento da geração de conteúdo em todos os segmentos. 

A Kantar divulgou a pesquisa “Barômetro de Covid-19” para ajudar as marcas a se posicionarem com mais segurança nesse cenário de tantas incertezas. De acordo com o estudo, o que os consumidores esperam das marcas na crise é que elas os ajudem a enfrentar o momento.

Dessa forma, três estratégias de comunicação relevantes são:

  1. Mostrar como a marca tem sido útil;
  2. Informar as ações da marca diante da pandemia;
  3. Oferecer mensagens de conforto e tranquilidade.

Seja para posicionar a sua marca e divulgar suas ações de responsabilidade social neste momento, ou entreter, informar e educar a sua audiência a respeito do seu produto e/ou serviço, a qualidade do conteúdo oferecido é que irá determinar o sucesso das estratégias de Marketing Digital.

Ao pensar em conteúdo de tecnologia, ele se tornou dinâmico, em ação e em tempo real. As pessoas estão interagindo mais com novos formatos que já existiam, mas que ganharam ainda mais espaço e se tornaram tendência.

Conteúdo online é essencial

Para substituir os eventos presenciais, vieram as lives. Esse formato exige mais pesquisa, um roteiro bem estruturado e uma escolha inteligente das temáticas e convidados. Além disso, requer um trabalho de divulgação e desenvolvimento de conteúdos complementares, que mantêm os leads engajados.

Conteúdos em vídeo, que já eram considerados tendência para 2020, conquistaram ainda mais adeptos. Dados do YouTube revelam que a procura por conteúdo ao vivo cresceu quase 5.000% durante a quarentena no Brasil.

Houve um aumento de 19% nas transmissões ao vivo no Youtube no começo da quarentena. Além disso, uma pesquisa da IBM com a consultoria Forrester indicou que a audiência das lives é cerca de 10 a 20 vezes superior que a de vídeos gravados.

Interessante, não é mesmo?

Marketing de conteúdo em empresas é investimento a longo prazo

Em um cenário de tantas incertezas para o mercado, a maioria das empresas está enfrentando desafios para bater as metas de 2020 e manter as vendas em alta.

É normal que as ações de Marketing Digital com foco em performance, conversão de leads e fechamento de negócios tenham uma queda nos seus resultados. Mas elas devem continuar acontecendo. 

O que precisa mudar é a cobrança sobre resultados e metas. Este momento pede um olhar mais atento para a sua marca, para os valores que a sua empresa defende e para o que ela de fato faz pela sociedade.

Nas empresas de tecnologia, isso não é diferente. Investimentos em sistemas, softwares e tecnologias de valores altos vão encontrar essa barreira de controle de gastos e conservadorismo nas organizações.

Os negócios de tecnologia que souberem desenhar estratégias de marketing assertivas irão colher os frutos a longo prazo. Quando a pandemia passar, essas companhias sairão mais fortes e mais valorizadas pelo seu mercado.

Ideias e propostas de conteúdo a todo vapor

Que tal ensinar a sua audiência sobre uma metodologia de trabalho que pode ajudar a enfrentar essa fase de adaptações na rotina de trabalho home office

Ou mostrar aos seus clientes funcionalidades do seu software que são pouco exploradas, mas podem fazer a diferença no seu dia a dia neste momento?

E uma live falando sobre os desafios da sua persona durante a pandemia e como outras pessoas que enfrentam a mesma dificuldade estão contornando os problemas?

Para colocar em prática todas essas ações de marketing, o conteúdo é fundamental

Novas oportunidades no Marketing de conteúdo

Com tantas possibilidades, os profissionais de marketing de conteúdo nas empresas precisam pensar fora da caixinha. O momento pede inovação e diferenciação para sair na frente da concorrência e colher esses frutos a longo prazo.

A produção de conteúdo de tecnologia sempre foi importante, mas agora deve ser o pilar principal da área de marketing.

Agora é a hora de experimentar novos tipos de conteúdo e novos formatos. Está com receio de produzir uma live? Que tal começar com um vídeo selfie nas redes sociais da sua empresa de tecnologia sobre Inteligência Artificial? É um tema que está sempre em evidência. 

Já pensou em investir em podcasts? Sua empresa ainda não tem um canal no YouTube? Que tal transformar os posts mais acessados do seu blog neste momento em conteúdos em vídeo? Agora é a hora de arriscar novos formatos!

Sabe aquele colaborador do departamento financeiro que está sempre compartilhando dicas de finanças com os colegas, que tal convidá-lo para um bate-papo com dicas financeiras para os seus clientes?

Pesquise o que outras empresas de tecnologia estão fazendo, encontre inspiração em ações de outros segmentos que podem ser adaptadas à realidade e ao contexto da sua organização.

Objetivos diferentes, conteúdos diferentes

Uma estratégia de marketing de conteúdo em empresas pode ser aplicada para diferentes objetivos. E dependendo da sua meta, os conteúdos produzidos possuem diferentes características. Por isso, listamos algumas das principais finalidades para as quais sua empresa tech pode oferecer conteúdos

Confira abaixo algumas ideias:

  • Conteúdos para novas oportunidades: São aqueles que entregam mais para a persona. Neste caso, uma sugestão é deixá-los atrelados a landing pages e converter visitantes e seguidores em leads. Um bom conteúdo para isso é o infográfico, por ser leve, visual, informativo e fácil de consumir em qualquer dispositivo. Além disso, as pessoas consumindo mais lives, então, outra ideia é fazer uma transmissão ao vivo sobre um tema em alta. De repente, vale até uma parceria com outra marca para uma ação de co-marketing
  • Relacionamento – Nesse momento de tantas incertezas, manter um relacionamento saudável com seus leads e clientes é essencial. E isso deve ser feito por meio de conteúdos de qualidade, que atendam às suas dores e desejos. Que tal enviar uma newsletter semanal e manter o relacionamento com a sua base? Caso você não tenha um volume alto de produção de conteúdo, considere uma periodicidade mensal. O importante é sempre enviar seus conteúdos aos leads.
  • Atração e retenção de talentos – A comunicação interna e com seus parceiros e fornecedores não pode ser esquecida neste momento. Produza conteúdos relevantes para eles também e mostre que a empresa está ali para ajudá-los a passar por tudo isso. As redes sociais podem ser sua melhor aliada neste momento. Faça postagens inspiradoras e que incentivem as pessoas a atravessar esse momento.
  • Lançamentos de novas funcionalidades – A sua empresa de tecnologia precisa estar em movimento durante a pandemia. Que tal lançar uma funcionalidade que irá facilitar o dia a dia dos seus clientes nessa época? Use o marketing de conteúdo a seu favor. Vídeos, infográficos e tutoriais desses lançamentos ajudam a captar a atenção e despertar o interesse dos seus clientes e prospects.
  • Geração de leads e conversão – Webinars, e-books, infográficos, whitepapers, depoimentos de clientes e vídeos, entre tantos outros formatos, são formatos de conteúdo que valorizam o seu investimento. Faça campanhas de divulgação desses materiais e veja o número de leads aumentar.

Marketing de conteúdo especializado em tecnologia

Viu como o conteúdo foi protagonista aqui? 

Portanto, continue firme e forte com as ações da sua empresa de tecnologia, desenvolvendo novos materiais e revitalizando conteúdos antigos.

A Motor Tech Content tem ajudado as empresas de tecnologia a produzirem conteúdo de qualidade e alcançarem mais espaço no mundo digital. Contamos com profissionais especializados em tech content e com conhecimento das melhores práticas de Marketing Digital.

Agora que você já sabe a importância e as possibilidades do marketing de conteúdo para a sua empresa de tecnologia, ter o parceiro ideal para a produção dos seus conteúdos é fundamental. Conheça os nossos planos e descubra aquele que melhor atende às suas necessidades.

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