Conteúdo e social selling para empresas de tecnologia

Marketing Digital

Conteúdo e social selling para empresas de tecnologia

13 de abril de 2021

Construir relacionamentos com seus clientes e prospects, bem como estabelecer confiança e autoridade, são dois objetivos do social selling para empresas de tecnologia.

Para adotar a estratégia, não apenas os vendedores podem se tornar ativos nas redes sociais, como também os próprios executivos. Estes últimos, aliás, são peças-chave para o atingimento de resultados.  

Quando aproveitam a maior rede de network, o LinkedIn, esses profissionais acabam, indiretamente, atraindo os holofotes para suas empresas. A questão toda é que, por exercerem uma posição estratégica, os executivos das organizações tech não têm tempo para, por exemplo, escreverem artigos.

Como social selling não é sobre vender, mas sim sobre construir relacionamentos, contar com a estratégia certa é imprescindível. Confira!

Aproveite para entender como evitar a Cultura do Cancelamento nas redes sociais

As diferentes estratégias de social selling para empresas de tecnologia

Social selling pode ser uma combinação de estratégias, ou uma estratégia mais específica. Tudo vai depender do planejamento de marketing das empresas tech

Como para as organizações de tecnologia o LinkedIn tornou-se uma rede importante para prospectar, muitas aproveitam para dar voz aos seus executivos em seus perfis pessoais. Ao fazer isso, a empresa também sai ganhando, pois se torna mais conhecida. 

Por esse motivo, ter executivos como “porta-voz” é uma maneira bastante eficaz de colocar em prática o método de social selling para empresas de tecnologia. A razão é que o profissional será inevitavelmente associado à organização em que trabalha, sem que para isso ele tenha que ficar “empurrando” um produto ou um serviço.

Perceba que a sutileza faz parte da estratégia. Colocando de outra maneira, o social selling baseia-se na noção de trabalhar com o público até que o negócio da sua empresa se torne a escolha certa para ele.

Além dos artigos no LinkedIn há empresas que vão mais longe e aproveitam para adotar inbound marketing. Nesse caso, o objetivo é o de continuar o processo de construção de relacionamento e construir confiança.

Resolvi adotar a estratégia de social selling na minha empresa tech. E agora?

O social selling para empresas de tecnologia, assim como para negócios de qualquer setor, exige planejamento. Isso significa que o gestor de marketing precisa definir objetivos a serem atingidos e como será o conteúdo divulgado.

Na hora de colocar a mão na massa e criar os artigos para serem divulgados no LinkedIn, é preciso lembrar que a estratégia gira em torno do conteúdo.

É aqui que entra a abordagem de marketing de conteúdo. Basicamente, ela enfatiza a criação e distribuição de material relevante e de qualidade. A premissa da estratégia é oferecer valor real ao público-alvo, com o objetivo de atraí-lo, engajá-lo e retê-lo. O que tem tudo a ver com social selling, concorda?

Dizemos que o marketing de conteúdo é um meio de garantir que a empresa e seus executivos sejam fonte de referência. Isso porque o conceito de social selling para empresas de tecnologia é construído em torno da entrega contínua de valor aos prospects e clientes. 

Como comentamos, o material publicado para a adoção do social selling pode ser usado em uma ação de inbound marketing

Marketing de conteúdo e inbound marketing como ações para social selling

Nesse ponto, vale um esclarecimento: o marketing de conteúdo pode funcionar completamente sem recorrer ao inbound

Explicando melhor, essencialmente o inbound marketing abrange o processo de marketing e vendas desde o primeiro contato com o visitante até ele se tornar um cliente. Em outras palavras, refere-se a um processo de conversão. 

A ideia básica é atrair clientes potenciais para o seu site por todos os meios. Em seguida, a empresa fornece conteúdo premium (whitepaper ou e-book para download, por exemplo) e consegue, então, identificar os visitantes por seus endereços de e-mail, entender suas dores (pois pode basear-se no assunto do material baixado), convertê-los e enviar-lhes conteúdo e propostas personalizadas.

Para o conteúdo em si, a organização tem a possibilidade de aproveitar o material de social selling para a ação de inbound. Todavia, para que ele possa ser aproveitado com êxito para uma estratégia de inbound não podemos esquecer que a audiência das empresas tech costuma ser exigente e busca por profundidade. 

É justamente devido ao grau de exigência que a construção do conteúdo de tecnologia pode se revelar um desafio. 

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Conteúdo tech de qualidade para social selling

Pelos motivos mencionados, empresas acabam necessitando de uma ajuda externa. Um fornecedor de conteúdo de tecnologia como a Motor Tech Content tem toda a estrutura para lidar com essa carência, proporcionando produção de conteúdo de qualidade para audiências exigentes.

Somos especializados em negócios de tecnologia e temos um histórico que comprova nossa qualidade: são mais de 40 empresas atendidas no segmento, como TOTVS, Zendesk, TopDesk, Conta Azul e muitas outras.

Para atender às demandas de social selling para empresas de tecnologia – e outras necessidades – oferecemos dois modelos: on demand e corporate. 

No plano on demand de produção de conteúdo disponibilizamos nosso ecossistema para ser acessado por qualquer empresa de tecnologia, online e gratuitamente, de acordo com a demanda. Ou seja, seria como um marketing de conteúdo pré-pago.

O outro modelo é o plano corporate, no qual discutimos os objetivos da sua empresa para definir temas, formatos, volume e frequência de conteúdos. Oferecemos também atendimento consultivo que ajuda a cuidar de todo o planejamento e produção dos seus conteúdos.

Ressaltamos que o planejamento de marketing das empresas tech merece todo cuidado. Se você está pronto para gerar conteúdos de qualidade e não quer correr o risco de falhar na ação de social selling, entre em contato, converse com nossa equipe e veja como poderemos ajudar.

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