Construir, planejar e executar uma estratégia de marketing digital consistente é apenas uma parte do projeto. O acompanhamento das métricas é tão importante quanto. Afinal, os indicadores confirmam se o seu time está no caminho certo ou precisa fazer um ajuste de rota.
Com dificuldades para medir o desempenho de suas campanhas de inbound marketing e conteúdo? Você não é o único.
Muitos profissionais de marketing enfrentam o mesmo problema. Afinal, acompanhar os KPIs de marketing (indicadores-chave de desempenho) pode ser desafiador.
Isso porque, embora o conteúdo seja um impulsionador do crescimento dos negócios, os KPIs de marketing não estão indiretamente vinculados à sua receita. E também porque o conteúdo pode ser usado para facilitar uma série de objetivos de marketing em cada estágio do seu funil.
Portanto, dependendo da meta da sua campanha, existem diferentes KPIs que serão mais relevantes para medir o sucesso.
Neste post, vamos dar uma olhada nos KPIs adequados para quatro objetivos diferentes de marketing de conteúdo:
- Aumentar o reconhecimento da marca;
- Aumentar as conversões;
- Gerar mais leads;
- Aumentar o engajamento.
Aproveite o conteúdo!
Principais assuntos desta postagem:
Qual a importância de acompanhar os KPIs de marketing?
Estratégias de marketing digital bem-sucedidas devem ser baseadas em uma compreensão clara dos principais indicadores de desempenho (KPIs). Ao monitorá-los de perto, as empresas podem garantir que seus esforços estejam alcançando os resultados desejados.
Além disso, o rastreamento de KPIs pode ajudar a identificar investimentos ineficientes. Por exemplo, se uma campanha de inbound marketing não está gerando o nível esperado de leads, pode ser necessário reavaliar o mercado-alvo ou ajustar a mensagem.
Ao monitorar de perto os indicadores de desempenho, as empresas podem permanecer ágeis e adaptar suas estratégias de marketing digital em tempo real para maximizar o ROI. No mercado competitivo de hoje, a capacidade de rastrear e otimizar os KPIs é essencial para qualquer empresa que queira ficar à frente da curva.
Como escolher KPIs de marketing de conteúdo relevante para suas campanhas
Qualquer campanha de inbound marketing, seja online ou offline, requer planejamento e execução cuidadosos para ser bem-sucedida. Mas, afinal, como escolher os indicadores chave de desempenho certos para medir o progresso e avaliar o sucesso dos objetivos de marketing?
Com o marketing de conteúdo, existem alguns KPIs de marketing que são particularmente relevantes e devem ser considerados. Veja só:
- Métricas de engajamento: como visualizações de página, compartilhamentos sociais e comentários. Isso lhe dará uma boa ideia de quanto seu público está interagindo com seu conteúdo e quão popular ele é.
- Taxas de conversão: quantas pessoas estão realizando a ação desejada, como se inscrever em um boletim informativo ou fazer uma compra?
- ROI (retorno do investimento): isso ajudará você a determinar se seus esforços de marketing de conteúdo estão realmente valendo a pena.
Escolher os KPIs de marketing certos é essencial para qualquer campanha de marketing de conteúdo. Ao se concentrar no engajamento, na conversão e no ROI, você pode garantir que suas campanhas sejam o mais bem-sucedidas possível.
KPIs de marketing de conteúdo usados para aumentar o reconhecimento da marca
A marca é a personalidade da sua empresa, e o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca.
Se você está procurando um jeito eficaz de aumentar o reconhecimento da sua marca, existem algumas KPIs de marketing que você deve priorizar.
Engajamento do público
O engajamento do usuário é um KPI de marketing de conteúdo fundamental. Se o seu objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, então você precisa ter certeza de que os usuários estão engajados com o seu conteúdo.
Visualizações do artigo
Uma das maneiras mais eficazes de medir o engajamento do público é acompanhar o número de visualizações do conteúdo. Se as pessoas estão lendo ou assistindo ao seu conteúdo, isso demonstra o quanto elas estão interessadas no que você está compartilhando.
Compartilhamentos e engajamento nas redes sociais
O número de compartilhamentos e curtidas nas redes sociais mostram o quão bem estão os seus conteúdos sendo recebidos pelo seu público e se estão gerando conversas nas redes sociais.
Crescimento de seguidores e assinantes
O crescimento de seguidores e assinantes mostra que as pessoas estão interessadas no que você está compartilhando e querem continuar recebendo mais informações do seu negócio.
Backlinks para o site
Você precisa ter certeza que seu conteúdo é uma referência para o seu público-alvo. Isso pode ser medido pelo número de backlinks para o seu site em um determinado período.
KPIs de marketing de conteúdo para usar para gerar mais leads
Taxa de cliques
Você está criando conteúdo para gerar leads, certo? Se as pessoas estão clicando nos links existentes em seu conteúdo, isso mostra que estão interessadas no material adicional que você está oferecendo.
Custo por lead
O custo por lead é um KPI que mostra quanto está custando para converter um visitante em um lead, e também pode ser usado para comparar o custo de aquisição de diferentes canais.
Número de downloads
Se o público alvo está fazendo o download do seu conteúdo, a exemplo de e-books e infográficos, isso demonstra a assertividade do tema escolhido e sua relevância para o público alvo.
Respostas do formulário
O número de respostas aos formulários é um bom indicador de quantas pessoas estão se tornando leads qualificados. Se estiver usando um formulário para coletar informações de contato, esta é uma métrica importante para acompanhar.
KPIs de marketing de conteúdo para aumentar as conversões
Taxa de conversão
A taxa de conversão é o KPI mais importante para acompanhar se o objetivo do seu conteúdo é aumentar as vendas. Se estiver oferecendo um produto ou serviço para venda, esta é a métrica que irá mostrar quantas pessoas estão comprando ou assinando seu produto/serviço.
Duração do ciclo de vendas
O ciclo de vendas é o tempo que leva para converter um lead em uma venda. Se estiver acompanhando a taxa de conversão, esta é uma métrica associada e você deve acompanhar.
Número de novos leads gerados
O número de novos leads que estão sendo gerados a partir do seu conteúdo é uma métrica estratégica para se acompanhar. Essa KPI valida a relevância dos seus artigos.
Receita gerada
Se o seu objetivo é aumentar as vendas, esta é uma métrica que deve estar sempre no topo da sua lista. Acompanhar a receita gerada é uma maneira de verificar se o seu conteúdo está direcionando as pessoas para a tomada de decisão de compra.
KPIs de marketing de conteúdo para aumentar o engajamento
Duração média da sessão
Esta métrica ajuda a mostrar quanto tempo as pessoas estão gastando em média para ler ou assistir ao seu conteúdo. Se estiver oferecendo um vídeo ou webinar, esta KPI é fundamental para acompanhar o nível de interesse do seu público.
Tenha o controle sobre as KPIs de marketing
Como você pode ver, o número de métricas a serem monitoradas é grande. E ter o controle é fundamental para alcançar seus objetivos de marketing.
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