Marketing digital: tudo que você precisa saber

Marketing Digital

Marketing digital: tudo que você precisa saber

29 de dezembro de 2021

É muito difícil — para não dizer impossível — uma empresa tech se sobressair sem adotar o marketing digital. Neste artigo, conheça tudo sobre a estratégia e saiba como implementá-la!

Saber o que é marketing digital significa entender como se conectar e influenciar sua persona por meio de uma combinação de canais online. Como essa estratégia traz resultados consistentes, como a captação de leads qualificados, as empresas tech buscam cada vez mais entender como funciona o marketing digital e conhecer os tipos de agência de marketing digital. 

Neste artigo, separamos tudo sobre marketing digital. Conheça, também, o plano de marketing digital para seu negócio. Boa leitura!

O que é marketing digital?

O marketing digital é o ato de promover e vender produtos e serviços na internet. Por meio da estratégia, você pode encontrar pessoas interessadas em sua oferta, interagir com elas e construir a confiança de sua marca.

Adotado corretamente, ele pode trazer benefícios como:

  • Melhorar a comunicação com seus clientes em potencial em todas as fases do funil;
  • Melhorar o tráfego do site;
  • Ampliar o alcance da persona;
  • Melhorar a presença das empresas na internet;
  • Construir fidelidade à marca;
  • Aumentar as taxas de conversão;
  • Segmentar o público certo no momento em que eles precisam.

Como funciona o marketing digital?

O marketing digital é colocado em prática de várias maneiras. As mais importantes e utilizadas são: otimização de mecanismos de pesquisa, marketing de conteúdo, anúncios, redes sociais e e-mail.

Para compreender, pense nele como uma empresa, na qual as estratégias são os funcionários da organização que atuam em diferentes departamentos. Todos os colaboradores, apesar de terem funções diversas, as exercem com um motivo em comum: tornar o negócio bem-sucedido.

Da mesma forma, as ferramentas de  marketing digital que você usa trabalham juntas para gerar tráfego, aumentar o conhecimento da marca e transformar leads em clientes leais para o negócio.

Aqui, é importante destacarmos um aspecto. Tenha em mente que todas as ações no ambiente online giram em torno de uma só: a produção de conteúdo. Por isso, de tudo sobre marketing digital que você pode aprender, grave que, sem materiais de qualidade, nada do que sua empresa fizer terá sucesso.

Isso não quer dizer que você precise esperar até que todos os processos estejam redondos para iniciar o marketing no meio online. Ao invés disso, você pode adotar uma visão agile.

Agile marketing no digital

Agile marketing ou Marketing ágil, em português, nada mais é do que uma metodologia que adota procedimentos ágeis para desenvolver os projetos de marketing. 

O principal objetivo dessa estratégia é alcançar resultados em curto prazo focando na experiência do usuário e na coleta e análise de dados.

O marketing ágil se baseia em três premissas principais:

  1. Testar: nessa etapa são feitos pequenos testes de campanhas, iniciativas ou projetos.
  2. Aprender: nessa fase ocorre uma análise dos dados obtidos com os testes anteriores e se separa aquilo que foi bem-sucedido daquilo que não deu certo.
  3. Efetivar: nessa etapa, tudo que foi um sucesso nas anteriores é efetivado. Aqui, inicia a busca por ganho de escala.

Conhecendo essas etapas, confira agora quatro passos práticos para implementar a cultura das metodologias ágeis no marketing digital:

1 – Comece a trabalhar com testes

Normalmente, o time de marketing realiza testes A/B em “sprints” de uma semana ou, no máximo, quinze dias. 

Os objetivos podem ser definidos conforme as necessidades da sua empresa. Por exemplo, é possível fazer testes para descobrir como aumentar a taxa de leads ou a de vendas dentro do seu site.

2 – Analise os dados obtidos com os testes

Testar é muito importante, mas avaliar os dados obtidos é ainda mais. A análise de dados serve para identificar com precisão dores, problemas e oportunidades de determinado nicho de mercado.

É aconselhável que sejam feitas reuniões no início das manhãs, para apresentar rapidamente um relatório do que foi feito e identificado no processo anterior. Assim, o time pode discutir o que será realizado a seguir.

3 – Defina o que será feito a partir das análises

Após a análise de dados é a hora de definir estratégias com alta precisão em cima do que foi identificado. Para cada tópico o time desenvolve metas para melhorar os problemas encontrados, a experiência do usuário e aproveitar as oportunidades que surgiram.

É importante que nessa etapa sejam definidos indicadores de desempenho (KPIs) para que cada ação possa ser medida posteriormente.

4 – Implementar os projetos e monitorar os resultados obtidos

Após definir as metas, é hora de implementar cada uma delas e monitorar os seus resultados com base nos KPIs definidos. É aconselhável que esse acompanhamento seja feito com bastante cuidado e que não seja “abandonado” no meio do processo. Assim, o desempenho de cada uma dessas ações poderá ser medido com precisão e o líder do time será capaz de identificar aquilo que realmente for promissor e partir para ganhar escala da ação.

Para as ações que não saírem como o esperado, podem ser efetuados novos testes e, então, o ciclo se iniciará mais uma vez. É importante que, no final de cada “sprint”, a equipe se reúna e discuta sobre o que foi aprendido e o que pode ser melhorado nas próximas ações. 

Ademais, é aconselhável que nessa hora os resultados adquiridos sejam expostos, orientando, inclusive, o alinhamento das prioridades da empresa.

Como transformar a estratégia de marketing digital?

O segredo é sair do lugar comum. Para isso, observe o mercado e comece a fazer perguntas como:

  • O que seus clientes têm pedido?
  • Eles estão satisfeitos com seus produtos e serviços?
  • Como os concorrentes têm se posicionado?
  • Qual o futuro do segmento?

Além disso, compartilhamos algumas dicas:

1 – Ofereça uma experiência diferenciada

Você já pensou em como vai se diferenciar entre tantas empresas concorrentes do Brasil e do mundo? É preciso ir além do “mais do mesmo”. Para não cair nessa mesmice, é necessário inovar, pensando no que a empresa vai ofertar como diferencial aos clientes.

Estoure a bolha em que a maioria dos concorrentes está. Em outras palavras, pense no tipo de experiência que você quer proporcionar aos clientes no consumo dos seus conteúdos. 

2 – Um novo modelo de trabalho

Para ter ofertas disruptivas é preciso contar com um novo perfil de profissional. Ele precisa estar focado em resultados e ter disposição para aprender, principalmente sobre conteúdos tecnológicos e analíticos.

Sim, porque a buyer persona da sua empresa vive no mundo digital, consome conteúdos online e deixa dados que podem ser utilizados para melhorar sua experiência e construir ofertas mais efetivas. Na prática, isso significa fazer parte de fóruns de discussão, acompanhar suas comunidades e ingressar de verdade no mundo de interesse dessa persona.

As plataformas Udacity e Udemy, por exemplo, oferecem diversos cursos online para capacitar o time que trabalha na sua empresa sobre os mais diversos assuntos que estão relacionados ao mundo da análise de dados e negócios digitais. Com certeza eles ajudarão na capacitação para o desenvolvimento de melhores estratégias de marketing digital.   

3 – O sucesso do cliente

O cliente hoje é rei e todas as suas vontades são ordem. Essas verdades, tão alardeadas principalmente pelo comércio varejista, também precisam ser replicadas na sua área de marketing.

Mas o sucesso do cliente vai muito além de entregar bons produtos ou serviços. Ele precisa estar envolvido com a sua empresa, e o marketing digital, por meio de conteúdos de qualidade, pode ajudar. 

Como? Veja abaixo:

  • Definindo a missão do time de marketing: quais são as premissas para ter sucesso em cada estratégia? Essa é uma das perguntas necessárias para que o time consiga compreender como trabalhar e garantir o sucesso das estratégias de marketing digital;
  • Adotando métricas: é fundamental medir a performance para avaliar os ganhos reais dos esforços feitos pelo time.

4 – Somar para crescer

“Nenhum homem é uma ilha isolada. Cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra”. Nunca a frase do poeta inglês John Donne foi tão verdadeira. Se juntas as pessoas são melhores, o mesmo também pode ser dito das empresas.

Construir pontes é uma maneira muito mais efetiva de crescer. E isso vale para a sua organização.

Como nos últimos anos a área de marketing digital tem se desenvolvido e aprofundado, é difícil ser especialista e fazer tudo sozinho. Dessa maneira, é importante saber estreitar relacionamentos e apostar em parcerias.

Tipos de agência de marketing digital 

Já que é importante “somar para crescer”, você pode contar com a ajuda de uma agência de marketing digital. A seguir, veja alguns tipos de empresas que podem contribuir para o sucesso da sua estratégia:

Agência de inbound marketing

Para esclarecer, o inbound marketing se concentra em atrair clientes por meio de conteúdo e experiências adaptadas às suas necessidades e interesses.

Significa que, em vez de divulgar uma mensagem promocional e interromper a vida de seus clientes em potencial, ele busca construir conexões e relacionamentos. O objetivo, com isso, é o de ajudar as pessoas, resolvendo seus problemas, e, assim, atingir as metas de negócios.

Sumariamente, a metodologia é construída  quando você se concentra em saber o que suas personas querem em cada estágio da jornada de compras para, assim, criar conteúdo e experiências que atendam às suas necessidades.

Ter um time interno focado em inbound marketing pode ser muito custoso para a empresa tech, pois será necessário uma grande equipe de profissionais com diversas habilidades. Como exemplo, você precisará contratar web designers, SEOs, SEMs, redatores, desenvolvedores e gerentes de projeto. 

Além disso, dependendo de seus objetivos e de sua estratégia de inbound, uma agência parceira pode até recomendar uma estratégia de conteúdo eficaz, tanto no blog de tecnologia quanto nas redes sociais

E se você quiser colocar a mão na massa, compartilhamos um infográfico gratuito com dicas para desenhar bons fluxos de inbound para leads tech. Acesse:

Crie fluxos de inbound para qualificar leads tech

Agência de marketing off

Ao contrário do marketing online, que utiliza canais de mídia que residem na internet, a mídia offline não precisa necessariamente da conexão na web para realizar uma campanha. Isso porque a estratégia refere-se a ações usando a mídia tradicional, como televisão e anúncios em outdoors e rádio, por exemplo.

Participação em feiras e congressos, distribuição de brindes e divulgação de releases via assessoria de imprensa são também consideradas estratégias offline. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, as mídias off e online podem trabalhar juntas para gerar um ROI mais alto.

Agência de conteúdo

No tópico “como funciona o marketing digital”, vimos o quanto a produção de conteúdo é essencial para o sucesso da estratégia. Exatamente por isso, muitas empresas de tecnologia preferem delegar a criação de materiais para agências especializadas.

E quando falamos em “especialização”, não queremos dizer conhecer sobre as boas práticas do marketing de conteúdo, apenas. Referimo-nos também ao conhecimento sobre o nicho dos clientes.

Como existem vários segmentos no mercado, é preciso cuidar com agências de marketing digital generalistas. Por exemplo, na Motor Tech Content toda nossa equipe tem experiência em tecnologia e, por isso, conhece todas as nuances desse setor tão exigente e que muda em ritmo acelerado.

Esse conhecimento contribui para que possamos ajudar nossos clientes tech a melhorarem seus resultados, conforme apresentamos neste case de sucesso: como a Gr1d aumentou em 70 vezes os acessos no blog.

E para você não errar na escolha de uma parceira de marketing digital e estratégias de conteúdo, listamos ,a seguir, os aspectos que devem ser avaliados na busca do melhor fornecedor.

O que analisar ao contratar uma agência de marketing digital?

Os profissionais de marketing de hoje precisam ficar além de tendências e tecnologia. É necessário saber sobre mídias sociais, vídeos, conversões, análises e outros inúmeros procedimentos. De outro modo, estar por dentro do público-alvo e conhecer seus concorrentes é igualmente importante.

E quem não se vê confuso com tudo isso? Pouco tempo e tudo para fazer? Muita coisa para aprender e mensurar? E no momento de tomar a decisão de contar com profissionais experientes, como fazê-lo?

Calma! Não precisa se preocupar. Graças às empresas de marketing digital, isso é possível!

Contar com uma agência se tornou a saída e nós vamos te ajudar a avaliar os pontos principais que devem ser levados em consideração ao contratar os serviços de marketing digital. Assim, você não corre riscos de fechar negócio com quem não entende nada do seu nicho e mais: promete o que não é capaz de cumprir.

Vamos lá:

1 – Extensa experiência de SEO

Sucesso em marketing digital não diz respeito apenas em produzir bom conteúdo – vai muito além disso –  é necessário, também, uma extensa experiência em SEO. Vamos explicar o porquê:

O ideal é que a agência de marketing digital possa avaliar o seu site e mídias sociais e lhe dar um parecer com recomendações significativas sobre como melhorá-los. Este é o caso, por exemplo, de recomendar um conjunto de técnicas para o crescimento do seu site, que envolve desde a arquitetura, conteúdo, até usabilidade e palavras-chaves relevantes para o seu negócio que sustentem o posicionamento da empresa.

A partir dessas técnicas, o site pode ter um crescimento significativo e ainda trazer novos clientes para a marca! É preciso lembrar que o Google trabalha com estratégias – e somente o conhecimento em SEO pode proporcionar o conhecimento delas.

Pedir exemplos de outros clientes cujo resultados de SEO subiram sob a orientação da agência de marketing digital também é um bom caminho para não errar na escolha.

2 – Habilidades de pesquisa

Como falamos acima, uma agência de marketing digital deve apresentar cases de projetos que deram certo e também levar para o cliente boas práticas em marketing digital.

Por exemplo, ela pode auxiliar em estratégias que tragam bons resultados de ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca. Ao consultar as palavras que estão ranqueadas no Google, sua marca pode aproveitá-las para obter uma performance superior na estratégia de SEO.

Mas, acima disso, uma boa agência deve oferecer exemplos recentes do que está funcionando no mercado, além de mostrar experiência com ferramentas modernas de teste e análise. Uma boa pergunta em uma entrevista com um potencial parceiro de marketing digital é: “o que você pode me dizer sobre os meus concorrentes que eu não conheço?”

3 – Conhecimento em marketing estratégico

Esse ponto precisa ser bem estudado ao contratar uma agência de marketing digital.

Muitas pessoas costumam analisar, apenas, amostras de modelos de blogs, conteúdo em mídias sociais, e-mails e whitepapers. No entanto, o marketing estratégico não agrega apenas isso.

Segundo Kotler, professor de marketing internacional, o planejamento estratégico de parketing é um plano que agrega diversas decisões específicas a fim de criar uma vantagem competitiva para a empresa que o adota. Ou seja, tem a ver com análise, planejamento, implementação e o controle de projetos formulados para propiciar trocas voluntárias de valores com o mercado-alvo, com o propósito de atingir objetivos operacionais concretos.

É preciso avaliar se a agência vai entregar seus serviços levando em conta o marketing estratégico, e não somente o plano operacional.

4 – Posicionamento estratégico

Quantas empresas você vê por aí prestando apenas o serviço que lhes é proposto, mas sem estarem envolvidas com o crescimento do cliente? Isso, infelizmente, é uma prática comum – mas que pode ser observada logo de cara!

Poucas pessoas fazem isso, no entanto, analisar o posicionamento estratégico da agência pode garantir o sucesso da sua marca. Com isso, você tem certeza que vai sempre se manter competitivo no mercado.

Afinal, não se trata apenas de entregar sites, conteúdos ou outras peças, mas de acompanhar e analisar todo o caminho que a empresa percorreu e para onde ela precisa ir.

Além desta lista básica de habilidades, há outros requisitos menos tangíveis, e também importantes. São questões importantes:

  • Quão acessível serão os profissionais da agência de marketing digital? Você pode alcançá-los rapidamente se houver uma emergência? 
  • A agência pode apresentar-lhe indicadores de ROI claros que medirão o nível de sucesso da sua marca? 
  • O plano é flexível para ajustes caso seja necessário? 
  • Qual será o nível de transparência de informações que sua empresa terá no processo?

Contratar uma agência de consultoria de marketing digital deve seguir requisitos rigorosos e a seleção é feita com cuidado. Afinal, à medida que a tecnologia alimenta a indústria, novas abordagens de marketing continuarão a ser desenvolvidas. 

Portanto, grave que, embora seja importante saber como aproveitar oportunidades específicas, contar com uma empresa de marketing digital ainda pode ser o melhor caminho. Ainda mais se os profissionais possuírem as habilidades específicas que podem ser aplicadas para ajudar sua organização a alcançar seus objetivos.

5 – Conhecimento do negócio do cliente

Ao contratar um profissional para fazer o marketing digital da sua empresa, obviamente você vai procurar alguém que tenha conhecimento no assunto, certo? Com uma agência de consultoria de marketing digital não é muito diferente. 

Se a empresa sendo avaliada já possui clientes que atuam no mesmo segmento que o seu, é um sinal que tem um certo conhecimento do negócio. Ou, pode significar que a metodologia de trabalho utilizada pela agência prevê imersões e entrevistas com os stakeholders internos e externos (executivos da empresa, parceiros e clientes da empresa).

Existem, também, muitas agências de marketing digital que até não são especializadas na área, mas possuem profissionais altamente capacitados, capazes de se aprofundar no assunto do cliente e apresentar o diferencial do mercado. 

Por isso, o ideal é verificar se a agência tem conhecimento do negócio do cliente ou então que possa mostrar, de forma contundente, como obterá esse conhecimento.

6 – Modelo de contratação oferecido

Uma tendência já observada em diversos setores é a economia da recorrência. Trata-se de um modelo no qual conteúdos são produzidos conforme as necessidades, isto é, as demandas do cliente.

Para entender melhor, basta analisar a sua empresa de tecnologia: se ela possui um faturamento recorrente, o ideal é que as despesas também o sejam, certo? Além de outras vantagens, isso possibilita que a sua empresa esteja leve, em termos de despesas, para manter um crescimento escalável.

Foi pensando nesse cenário que muitas empresas começaram a se adaptar. Aqui na Motor Tech Content nós saímos na frente e simplificamos as ofertas de produção voltada ao marketing de conteúdo. Ficou mais simples contratar. 

Isso porque nós oferecemos  um plano de marketing digital on demand. Nesse modelo de contratação, nossos clientes compram créditos para serem gastos como e quando desejarem. Conteúdo de qualidade para sua empresa tech  sem burocracias de contrato e nem despesas fixas mensais.  

Quer saber mais sobre o marketing de conteúdo pré-pago?

Por que contar com a Motor na produção de conteúdo para marketing digital especializado?

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