Marketing de dados: como aplicar na empresa tech

Marketing Digital

Marketing de dados: como aplicar na empresa tech

9 Minutos

23 de março de 2022

Confira 5 vantagens de realizar a estratégia do marketing de dados no seu negócio

O uso de dados nas ações de marketing fornece informações concretas sobre o quanto suas atividades de marketing estão funcionando. Nos dias de hoje, não há desculpa para não saber o que seus clientes querem. 

Se a empresa de TI tem o conhecimento do comportamento do seu cliente, das metas, dores e os desafios de seu usuário-alvo, ela pode desenvolver campanhas de marketing que atendam às suas necessidades específicas.

Na prática, o uso de dados nas ações de marketing é a base das estratégias de publicidade atual, além de um requisito para as empresas de TI que desejam oferecer a experiência personalizada que os consumidores estão exigindo. 

O que o marketing de dados significa para o seu negócio e como você pode aproveitá-lo? 

Continue a leitura do nosso post até o final e veja como essa estratégia pode beneficiar sua organização. Assim como as maneiras de implementá-la em suas próprias campanhas.

O que é marketing de dados

O marketing de dados é um método de uso de dados adquiridos por meio de interações com clientes e terceiros para obter uma visão melhor das motivações, preferências e comportamentos de mercado. 

Quando utilizado de forma correta, o marketing de dados ajuda as empresas a otimizar o desempenho de seus canais e, por sua vez, aprimorar a experiência do cliente. O que leva a maiores receitas e lucros.

Usar essa abordagem de marketing orientada por dados pode dar às empresas uma visão geral dos hábitos de compra de seus clientes. Com esse entendimento, as empresas adaptam suas estratégias. 

As fontes de dados podem incluir também informações pessoais básicas, como idade, nível de renda, estado civil, número e idades dos filhos, além de outros dados demográficos.

Esse tipo de marketing é diferente do tradicional, pois permite que os profissionais se conectem com os clientes no lugar, na hora e com a oferta certos. O marketing tradicional envolve muitas tentativas e erros quando não é suportado por dados e análises sólidos.

Marketing de dados como ferramenta de crescimento das empresas de TI

Com base em conjuntos de dados e ferramentas de análise, a visualização de dados oferece aos profissionais de marketing oportunidades para descobrir novos insights e criar campanhas e conteúdos de valor.

É justamente o uso de dados nas ações de marketing que torna as iniciativas tão eficazes para capturar a atenção e os olhos dos clientes.

De fato, os dados têm sido em grande parte uma oportunidade perdida para a maioria das empresas, pois as informações originais são frequentemente tratadas como algo restrito e usadas ​​exclusivamente para orientar as decisões de negócios apenas internamente. 

Mas, e se as empresas começarem a abrir suas “caixas pretas” de dados e oferecerem parte desse valor de volta aos clientes por meio do marketing de dados?

5 vantagens do uso do marketing de dados

Diante desse contexto inicial, o primeiro ponto que vale destacar é: quais são os benefícios que as empresas de TI podem esperar com o uso de dados nas ações de marketing?

1- Tráfego para o site

As pessoas adoram infográficos, e isso pode explicar por que eles são o tipo de conteúdo mais compartilhado nas mídias sociais

É por isso que as visualizações de dados que agregam valor aos seus leitores são uma ótima maneira de amplificar suas mensagens de marketing e aumentar o tráfego para seu site.

2- Valor real para clientes

Com tantos indivíduos e marcas publicando todos os dias, isso levou a uma explosão de conteúdo online. Então, o que você pode fazer para competir com todo esse barulho por aí e se destacar da multidão? 

Compartilhar insights, números originais e relevantes ​​é o melhor caminho a seguir. É exatamente disso que se trata o uso de dados nas ações de marketing. Produzir conteúdo novo e perspicaz que ofereça valor real para as pessoas.

3- Novas perspectivas e insights 

Assim como os clientes podem aprender algo novo com os dados compartilhados, sua empresa também pode obter novos insights e perspectivas sobre seus próprios conjuntos de dados a partir das respostas e análises que seus leitores compartilham. 

Ao visualizar com uma perspectiva diferente, as pessoas podem descobrir novas tendências e insights que você nunca teria pensado. O que pode fornecer mais tópicos e ideias para a sua estratégia de marketing e conteúdo.

4- Transparência e confiança

Os consumidores de hoje estão cada vez mais preocupados com a forma como suas informações pessoais são coletadas e usadas pelas empresas. E o uso de dados nas ações de marketing oferece uma oportunidade para as marcas ajudarem os consumidores a entender como seus dados são usados. 

O uso de dados nas ações de marketing também mostra aos consumidores que eles recebem tanto valor das informações que fornecem quanto as empresas que as recebem.

5- Uma melhor experiência para seus clientes

Com insights sobre seu público em potencial, sua empresa não apenas vai gerar mais vendas e receita. Você também está proporcionando uma melhor experiência de compra para seus clientes. 

Convenhamos, os consumidores recebem inúmeros e-mails todos os dias. A maioria dessas comunicações irá direto para o lixo. As pessoas não querem ser bombardeadas com mensagens que não são interessantes ou relevantes para elas.

No entanto, os dados podem fornecer muitas informações sobre quem é seu público e que tipo de anúncios e mensagens de marketing eles se importam. Esses dados podem ser coletados por meio de pesquisas de satisfação do cliente e grupos focais. 

Quando seus clientes perceberem que você se preocupa com a experiência deles com sua marca, mais leais eles serão e maior a probabilidade de voltarem a fazer negócios.

Como criar uma estratégia de marketing de dados

Sem o uso de dados nas ações de marketing, sua equipe não é tão eficiente ou bem-sucedida quanto poderia ser. Existem algumas maneiras de criar uma estratégia de marketing orientada a dados.

Use dados para identificar metas

Você não pode ter uma grande campanha de marketing sem metas. Os dados de campanhas anteriores podem fornecer medições de linha de base para a nova campanha. Seu objetivo pode ser bater os números do ano passado, por exemplo. 

Os dados podem indicar as áreas em que você se destacou e as que precisam ser melhoradas. Além disso, as informações podem mostrar o alcance potencial e a eficácia de sua campanha de marketing com todas as melhorias feitas.

Use dados para tomar decisões orçamentárias

O uso de dados nas ações de marketing fornecerá ao seu CEO, CFO e partes interessadas evidências concretas do ROI e do valor das atividades de marketing

Suas chances são ainda maiores quando se pode mostrar dados que refletem seu departamento aumentando a lucratividade da empresa e, ao mesmo tempo, gastando menos para obter essas vendas e conversões. 

Os dados podem mostrar ao gestor coisas como custo de aquisição por cliente, taxas de abertura de e-mail, taxas de cliques, visualizações de páginas do site, número de compras e muito mais.

Ter um dashboard de gestão de campanhas pagas, com informações relacionadas ao CPC médio (Custo Por Clique), conversões e impressões, são informações que precisam estar presentes na rotina diária de quem aplica marketing de dados.

Por isso, criar planilhas e acompanhar essas informações — ter uma ferramenta que unifique dados — estimula mudanças rápidas e maior ROI (Retorno do Investimento).

Use dados para adaptar os esforços de marketing

Como mencionado anteriormente, o marketing orientado a dados pode dizer muito sobre seus clientes em potencial antes, durante e após passarem pela jornada de compra. 

Algumas das maneiras pelas quais as empresas usam dados em seu marketing para produzir estratégias e ações personalizadas para cada um dos membros de seu público são por meio de campanhas de e-mail personalizadas, retargeting e na construção de landing pages.

Os dados ajudam empresas e criadores de conteúdo a se concentrarem em públicos específicos, criando conteúdo que atrai e envolve os leitores. Sem ele, a maior parte do conteúdo é criada com a intenção de atingir o maior público possível, o que nunca é bem-sucedido e leva a um desperdício de tempo e recursos.  

Assim, uma abordagem orientada a dados pode ter um impacto poderoso no tipo de conteúdo que você cria e como ele é promovido. Um dashboard de conteúdo deve apontar para toda sua produção, listando os seguintes dados:

  • Quantos conteúdos produzidos
  • Quantos conteúdos podem ser imediatamente publicados
  • Qual é a maior concentração de materiais por etapa do funil (meio, topo, fundo)
  • Quais as categorias mais abordadas
  • As personas que recebem mais atenção do marketing

Além disso, é primordial investir em uma ferramenta que agregue esses e outros dados sensíveis ao marketing.

Conteúdo especializado de tecnologia direciona o uso de dados nas ações de marketing

Alguns setores e verticais têm muito mais facilidade para criar conteúdo atraente em comparação com outros. 

Verticais altamente regulamentadas, como finanças, geralmente não veem engajamento viral para uma campanha de marketing de conteúdo restrita e específica do setor – como uma campanha para uma empresa de viagens teria. Mas isso não significa que seja impossível criar um ótimo conteúdo para todos os setores. 

Estratégias, metas e métricas de referência precisam ser adaptadas à vertical específica para evitar comparar “maçãs com laranjas”.

Mais importante ainda, ao usar uma estratégia de dados em seu conteúdo de TI, é importante pensar como um analista de dados e um contador de histórias. 

O primeiro garante que você adote uma abordagem imparcial para obter e interpretar os dados. Enquanto o último ajuda você a extrair e discutir as informações mais interessantes para um ângulo do seu conteúdo. 

Um contador de histórias, com conhecimento de dados que pode analisar Big Data para descobrir um novo ângulo para a próxima história de uma marca, humaniza o conteúdo com muitas informações, o que prova ser fundamental para envolver o público e os editores.

Marketing de dados é fundamental para o sucesso de qualquer empresa de TI

O marketing orientado a dados informa você sobre seus clientes, fornecendo as informações certas no momento certo em cada estágio do funil de vendas, ajudando-os a se converterem de leads em clientes e evangelistas. 

Além disso, o uso de dados nas ações de marketing pode ajudá-lo a desenvolver relacionamentos mais valiosos com seus clientes e a se adaptar melhor às mudanças de mercado. O que ajuda sua empresa de TI a se tornar ainda mais capaz de competir em um segmento de grande transformação e concorrência, a exemplo de tecnologia.

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