Como rastrear objetivos de marketing para garantir o sucesso das empresas de TI

Marketing Digital

Como rastrear objetivos de marketing para garantir o sucesso das empresas de TI

4 de julho de 2022

À medida que as empresas de tecnologia continuam a crescer e evoluir, se torna cada vez mais importante que elas estabeleçam e rastreiem objetivos de marketing eficazes. Existem várias maneiras pelas quais as empresas de tecnologia podem fazer isso

Uma das abordagens possíveis é definir metas com base em objetivos de marketing específicos, como aumentar o reconhecimento da marca ou gerar leads.

As empresas também podem acompanhar as principais métricas e propósitos do marketing digital, como tráfego do site ou níveis de engajamento, para medir o progresso em direção aos seus objetivos. 

Além disso, pesquisas e comentários de clientes podem fornecer informações valiosas sobre como as empresas de tecnologia estão atendendo às necessidades dos consumidores.

Continue a leitura do artigo até o final e saiba mais sobre os objetivos de marketing. Conheça o caminho certo para atingir suas metas de negócios. 

O que são objetivos de marketing e porquê eles são importantes para empresas de tecnologia

As metas de marketing são os alvos específicos que uma empresa espera alcançar por meio de suas atividades de marketing.  Eles podem variar desde aumentar o reconhecimento da marca até gerar leads ou aumentar as vendas

Embora cada empresa tenha objetivos de marketing exclusivos, existem alguns objetivos comuns que, geralmente, são visados pelas empresas de tecnologia. 

Por exemplo, muitas empresas tech trabalham para  aumentar sua visibilidade e se posicionar como líderes em seu setor. Outras podem se concentrar em gerar leads ou aumentar as vendas de produtos e serviços específicos. 

Seja qual for o objetivo, é importante que as empresas de tecnologia tenham clareza sobre eles para medir o sucesso de suas campanhas.

Sem objetivos bem definidos, pode ser difícil determinar se uma campanha de marketing foi bem-sucedida ou não. 

Portanto, definir objetivos claros é um primeiro passo essencial para qualquer empresa de tecnologia que deseja ter sucesso com as atividades de marketing digital e de conteúdo 

Como definir objetivos de marketing eficazes

Verdade seja dita: definir objetivos eficazes nem sempre é fácil, mas eles são essenciais para medir seu sucesso e ROI (Return on Investment). 

Os melhores objetivos são SMART: Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporários. Além disso, eles devem estar alinhados com seus objetivos gerais de negócios. 

Por exemplo, se seu objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, você pode criar uma meta  para dobrar seus seguidores nas mídias sociais em seis meses.

Ou se seu objetivo é aumentar as vendas, você pode definir uma meta para aumentar o tráfego da web em 20% em três meses. 

Ao reservar um tempo para definir os objetivos de marketing SMART, você pode garantir que suas campanhas sejam focadas e impactantes.

Não importa quais sejam seus objetivos, existem algumas métricas importantes que  devem ser monitoradas para medir seu progresso. Isso inclui tráfego do site, níveis de engajamento e leads gerados. 

Como rastrear os objetivos de marketing para garantir o sucesso

Como vimos, qualquer boa campanha de marketing terá objetivos bem definidos que está tentando alcançar. Além de medir o sucesso, eles indicam se vale a pena continuar a campanha.

E a boa notícia é que  existem várias maneiras de rastrear as metas de marketing, sendo que uma das mais eficazes é usar dados analíticos (analytics).

Ao rastrear itens como visualizações de página, tempo no site e taxas de conversão, você pode ter uma visão clara de como as pessoas estão interagindo com seus materiais de marketing.

Com essas informações e o uso de métricas obtidas a partir de dados analíticos, pesquisas de clientes e outras fontes pode ajudá-lo a ajustar suas campanhas de marketing e garantir que elas alcancem os resultados desejados.

Retorno do Investimento (ROI)

O retorno do investimento é sempre uma grande preocupação quando se trata de marketing ou qualquer outra despesa comercial. A ideia é verificar se o investimento no plano de marketing resultou em lucro. 

As empresas devem medir o valor gasto em cada campanha versus o volume das vendas que cada campanha gerou especificamente.

Na prática, pode-se calcular uma média geral, mas um detalhamento mais específico por cada iniciativa de marketing lhe dirá exatamente quais campanhas funcionaram e quais ficaram aquém.

Revisando números de vendas

Ler os números pode ser a maneira mais rápida e básica de determinar se os objetivos de marketing estão funcionando.

Por exemplo, se suas vendas totais do ano passado de 1º de junho a 1º de setembro totalizaram R$ 100.000 e suas vendas totais para este ano totalizaram R$ 150.000, desta forma, é possível deduzir que o plano de marketing atual está tendo algum tipo de efeito positivo. 

Deve-se levar em conta qualquer aumento de preços ou expansão do negócio, mas quando tudo estiver dito e feito, em números brutos, a empresa estará vendendo mais do que vendia há um ano.

Resposta e reações do cliente

A resposta do cliente em todas as suas variadas formas pode ajudá-lo a determinar que tipo de reações seu marketing cria.

Pesquisas on-line e pessoalmente, feedback geral do atendimento ao cliente e comentários on-line podem revelar o que seus clientes pensam do marketing e quais campanhas têm o maior impacto. 

Perguntas simples como “Como você ficou sabendo da nossa promoção sazonal?” pode revelar quais iniciativas estão atingindo o cliente e quais segmentos de mercado estão fazendo compras.

Expansão do alcance de marketing

Se o alcance de suas ações marketing está se expandindo, a eficácia do seu plano é a causa provável.

As iniciativas que chegam a novas regiões por recomendação do cliente ou crescimento natural indica um produto ou experiência bem-sucedido e popular e uma mensagem de marketing eficaz. 

A ampliação do seu orçamento de marketing é outro sinal de que seu plano está dando certo e ganhou mais apoio da empresa.

Resposta do parceiro de marketing

As empresas parceiras oferecerão feedback sobre se plano de marketing está funcionando. O feedback do parceiro revela a eficácia de seus esforços em relação às marcas, fornecedores e vendedores associados. 

Esses membros externos da equipe podem sentir os efeitos de uma campanha bem-sucedida antes da empresa que definiu os objetivos de marketing, uma vez que geralmente estão na linha de frente e podem ter uma interação mais direta com o cliente.

O mesmo vale para um relatório negativo. Se parceiros estão perguntando quando lançará novos esforços de marketing serão lançados, talvez seja hora de reformular o plano de marketing.

Feedback de vendedores externos

Os vendedores externos são uma ótima referência para medir a eficácia do marketing. Ter o feedback dos “soldados em campo de batalha” para determinar se a mensagem está sendo transmitida e as formas que se está transmitindo são eficazes, será um bom caminho. 

As empresas certamente receberão conselhos em qualquer caso, mas se o feedback for extremamente negativo ou os clientes não estiverem completamente cientes dos esforços de marketing mais recentes, o plano deve ser revisado para atender melhor aos clientes existentes e às necessidades da equipe de vendas.

Ações dos Concorrentes

As ações dos concorrentes muitas vezes podem ser muito reveladoras quando se trata do sucesso ou fracasso do plano de marketing associado as metas definidas.

Se os concorrentes se apressarem em copiar o que você fez ou tentar o seu melhor para superar suas iniciativas, o plano está funcionando. 

Se as campanhas forem amplamente ignoradas ou houver uma resposta negativa imediata, pode haver um problema ou pelo menos uma pergunta sobre o que você colocou em movimento.

Porque o feedback do cliente é essencial para entender os objetivos de marketing

Os clientes são fundamentais para qualquer negócio. O feedback deles é essencial para entender o desempenho da empresa em alcançar seus objetivos de marketing. Na verdade, o feedback do cliente deve ser uma das principais métricas que as empresas usam para medir seu progresso. 

Afinal, se os clientes estiverem insatisfeitos com o produto ou serviço, eles levarão seus negócios para outro lugar.

Consequentemente, o feedback do cliente pode fornecer informações valiosas sobre o que precisa ser melhorado para atingir os objetivos de marketing. Também pode ajudar as empresas a entender melhor seu público-alvo e o que estão procurando. 

Em resumo, o feedback do cliente é uma ferramenta essencial para entender se uma empresa está ou não no caminho certo para atingir seus objetivos de marketing.

De fato, estabelecer objetivos de marketing eficazes para empresas de tecnologia pode ser um desafio, mas não é nada impossível.

Existem várias maneiras de fazer isso, mas uma das mais comuns é definir metas de marketing específicas, como aumentar o reconhecimento da marca ou gerar leads. 

As empresas também podem acompanhar as principais métricas, como tráfego do site ou níveis de engajamento, para medir o progresso em direção aos seus objetivos.

Além disso, a pesquisa e o feedback dos clientes podem fornecer informações valiosas sobre como as empresas de tecnologia estão atendendo às necessidades dos clientes. 

Ao levar tudo isso em consideração, as empresas de tecnologia podem desenvolver objetivos de marketing alcançáveis ​​que os ajudarão a alcançar o sucesso.

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