Vendarketing: a sinergia entre vendas e marketing

Marketing Digital

Vendarketing: a sinergia entre vendas e marketing

9 Minutos

30 de março de 2022

Um neologismo como vendarketing é mais do que uma palavra nova no nosso vocabulário. É a consagração de um modo de fazer empresas de tecnologia venderem mais.

Basicamente, vendarketing é o termo utilizado para demonstrar a existência de um alinhamento entre os departamentos de vendas e marketing de uma empresa. Quando aplicado corretamente, o termo demonstra que na empresa existe uma melhor comunicação, mais esforços colaborativos, eficiência e, como resultado, maior lucratividade.

Embora o termo em si seja um “neologismo”, a abordagem a que se refere o vendarketing é fundamental para a sustentabilidade do negócio. Em teoria, as duas unidades de negócios estão diretamente relacionadas e precisam trabalhar em parceria. 

No entanto, em muitas empresas, as equipes não são colaborativas e há pouco compartilhamento de informações que possam possibilitar um melhor desempenho.

De fato, o marketing geralmente se concentra na segmentação do cliente, preços de produtos e promoções. Enquanto as vendas geralmente se preocupam com prospecção,  gerenciamento de funil de vendas, relacionamento com o cliente através do uso de CRM, up selling, cross-selling e assim por diante. 

O vendarketing busca quebrar essas barreiras. A integração de sistemas de software de CRM e automação de marketing é onde muitas organizações começam. Para entender melhor o conceito e seus benefícios, continue a leitura do nosso artigo até o final.

Vendarketing: a importância de alinhar vendas e marketing 

Para que os negócios sejam efetivamente eficientes, o vendarketing deve existir, promovendo um alinhamento de vendas e marketing, com comunicação frequente e direta entre os departamentos ao longo de toda a jornada do cliente.

Os consumidores mudaram ao longo do tempo e, mais do nunca, passaram a ter o controle do que escolhem e consomem. Eles são movidos digitalmente, conectados socialmente, em constante movimento com seus dispositivos móveis e principalmente, capacitados para pesquisar soluções para suas dores e desejos.

Como resultado, os clientes em potencial não estão esperando que um representante de vendas ligue para eles com uma solução mágica para seus problemas. Em vez disso, eles pesquisam e encontram conteúdo relevante que as equipes de marketing criam e promovem

Embora pareça uma estratégia focada em marketing para impulsionar as vendas, essa abordagem também permite que o departamento de vendas forneça o contexto para quais tipos de ideias de campanha e estratégias de conteúdo possam ser criadas. Sempre com base em temas que surgem em suas conversas com clientes em potencial. Ou seja, o vendarketing, a convergência entre vendas e marketing .

O departamento de vendas na linha de frente entre a empresa e clientes

O time de vendas está prospectando, tendo conversas individuais e com o feedback direto para as principais dores, objeções e hábitos relacionados à tomada de decisão de seus clientes, atuais e futuros. 

Essas informações são fundamentais ​​para um departamento de marketing decidir como direcionar campanhas para públicos específicos e atender às necessidades dos clientes em potencial, em vez de apenas vender para eles.

Alinhar uma estratégia de vendas e uma estratégia de marketing também pode ter um efeito direto no crescimento do negócio, levando a uma redução de custos e aumento de receita.

A colaboração entre as equipes de vendas e marketing também tem benefícios auxiliares

À medida que o vendarketing acontece, com as equipes de vendas e marketing  convergindo e trabalhando juntas, elas se conhecem e compartilham objetivos comuns. Esse crescimento gera mais produtividade e assertividade, tanto nas ações estratégicas quanto no investimento das campanhas. 

Além disso, a convergência entre vendas e marketing  também será uma oportunidade para outros departamentos terem uma melhor visibilidade do que essas equipes fazem e significam para o negócio como um todo.

Embora os departamentos de vendas e marketing  possam estar deixando de trabalhar em times distintos, em algumas situações, pode não ser logisticamente possível fundir-se em uma única equipe nas empresas. 

Mas existem estratégias que as empresas podem adotar para que o vendarketing aconteça e os dois departamentos funcionem de forma harmoniosa. Confira, a seguir, quais são elas.

Componentes necessários para alinhar vendas e marketing: onde a mágica do vendarketing acontece

De forma geral, as empresas podem implementar várias estratégias para alinhar seus departamentos de vendas e marketing :

1 – Criando linhas abertas de comunicação

Vendas e marketing devem se reunir regularmente como equipes individuais, com representantes participando das respectivas reuniões, consolidando a ideia de vendarketing. 

Essa comunicação eficaz dá à equipe de marketing uma ideia melhor das metas de vendas, ao mesmo tempo que proporciona ao time de vendas uma visão clara das táticas de marketing, com suas campanhas e estratégias.

2 – Compartilhando os esforços da campanha de marketing com as vendas

As equipes de marketing devem fornecer às de vendas atualizações semanais ou mensais sobre as próximas campanhas, ofertas e conteúdo que serão usados ​​em estratégias promocionais. 

Desta forma, o time de vendas pode então usar essas informações para alcançar clientes em potencial em seu pipeline e compartilhar algum valor com parceiros de negócio

As empresas também podem considerar a implementação de um processo de criação de conteúdo. A equipe de vendas pode enviar tópicos relevantes que discutiram com clientes em potencial e o marketing pode criar conteúdos específicos para atender a essas necessidades.

3 – Fornecendo recursos para capacitação vendas

 A equipe de marketing é responsável por criar conteúdo para promover a marca e isso inclui recursos promocionais para a equipe de vendas. 

Uma pergunta que os clientes em potencial sempre fazem nas ligações é: “Você pode me enviar mais informações sobre o produto e/ou serviço?” Ao organizar todo o conteúdo de capacitação de vendas, os vendedores podem acessar rapidamente o que um cliente em potencial está pedindo. Este conteúdo inclui:

  • Ficha técnica: uma visão geral dos produtos, mercado e concorrência de uma empresa;
  • Conteúdo premium: e-books, whitepapers, infográficos e relatórios de pesquisa; 
  • Ofertas relevantes: estudos de caso, webinars e informações sobre outros eventos.

Vendarketing ajuda a equipe de vendas a criar a credibilidade dos produtos e da marca

Bons representantes de vendas sabem como construir marcas. Como os clientes consideram as equipes de vendas como representantes diretos das empresas, as organizações podem considerar que seus times de conteúdo escrevam alguns artigos para eles. 

Isso ajudará a estabelecer mais credibilidade e autoridade entre os representantes de vendas e seus clientes potenciais. O marketing também pode criar outros materiais ou apresentar ideias para postagens de mídia social que a equipe de vendas pode publicar em suas contas pessoais como forma de criar mais atividades em seus canais de comunicação.

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