Storytelling e conteúdo de tecnologia: gere mais resultado no marketing

Marketing de Conteúdo

Storytelling e conteúdo de tecnologia: gere mais resultado no marketing

24 de novembro de 2020

Storytelling e conteúdo de tecnologia são uma combinação interessante para o marketing, fazendo o público se conectar pelo apelo emocional.

Todo mundo gosta de histórias e difícil é encontrar quem não goste! A associação entre storytelling e conteúdo de tecnologia é uma forma de tornar assuntos complexos muito mais fáceis e agradáveis. Usar a técnica de contar história na sua empresa de tecnologia torna você dono da narrativa da sua marca.

Sempre há uma história para contar. Uma narrativa interessante é ideal para assimilar um conceito, prestar atenção em um evento ou entender os benefícios de um produto ou serviço, instigando a venda a partir do marketing.

A técnica é muito aplicada para manter o leitor atento, curioso para descobrir o final da situação descrita. Se você quer aumentar as chances de engajar a audiência no conteúdo, pode apostar mistura entre storytelling e conteúdo de tecnologia. Quer ver um exemplo? Vamos conhecer a história do Rafael, gestor de conteúdos de tecnologia!

Como Rafael conseguiu resolver seus problemas na produção de conteúdo

Rafael é responsável pelo conteúdo da empresa Super Tech. Profissional inquieto que sempre foi, decidiu fazer diferente para obter mais resultados. Ele percebeu que o marketing ficou muito mais dinâmico, vendo-se diante de muitos desafios e dificuldades para alcançar as metas estipuladas no trabalho.

De um lado, as cobranças do board e da equipe comercial para ver os resultados crescerem. Do outro, os concorrentes produzindo cada vez mais conteúdo para atrair a atenção do público-alvo.  

Preocupado com o desempenho da área, Rafael já sabe que só volume de produção de conteúdo não é suficiente e que precisa de ajuda especializada para os conteúdos. Também sabe que não pode ter todos os skills em casa, devido aos custos elevados e à demanda de tempo necessária para gerenciar pessoas.

Quando encontrou o site de uma empresa de conteúdos especializados, ele sentiu uma pulga atrás da orelha. Seria aquela a resposta que procurava? Então decidiu testar os serviços, que podiam ser contratados sob demanda. A empresa: Motor Tech Content.

Após algumas entregas, a qualidade dos materiais surpreendeu Rafael, que finalmente pôde ficar mais tranquilo. Ele viu os resultados do seu marketing crescerem exponencialmente devido à excelência das informações contidas nos artigos!

A história de Rafael é só uma entre vários gestores que encontram a mesma dificuldade no mercado. Você percebe como a narrativa revela a Motor como solução para os seus problemas na produção de conteúdos?

Seja pela identificação com a situação ou pela abordagem leve, essa forma de mostrar a eficácia dos nossos serviços tende a gerar curiosidade e mais vontade de acompanhar o texto até o final para descobrir o final da história. Eis aqui o storytelling.

Mas o que é storytelling afinal?

A técnica de storytelling é a prática de contar histórias a partir de um enredo envolvente e proposta persuasiva, com o apoio de elementos audiovisuais para instigar a imaginação. Essa técnica enriquece os conteúdos e cria proximidade, envolvendo seu potencial cliente com a empresa ou produto.

Com essa fórmula, é possível promover um negócio de forma indireta. Trata-se de um jeito muito interessante de conquistar a atenção do leitor e ajudá-lo a assimilar melhor o que o conteúdo visa transmitir.

As histórias são oportunidades para criar empatia com a persona ao narrar um fato do seu cotidiano. Unir storytelling e conteúdo de tecnologia na sua empresa visa conquistar não só a atenção, mas mexer com o coração das pessoas. Usando ingredientes que despertem emoção, você alimenta a confiança e empatia do leitor, gerando proximidade com a sua marca!

Ao utilizar storytelling no seu marketing de conteúdo, você deve ter uma estratégia por trás da história, acrescentando elementos que estimulem e tragam emoção a quem está ouvindo ou lendo. Por exemplo:

“João é gerente de marketing de uma empresa que comercializa ERPs (Enterprise Resource Planning) e conhece os desafios de gerar leads quentes. Ele conversou com colegas de outras empresas do segmento que compartilham das mesmas dificuldades. Nessa troca de experiências, João ficou empolgado, porque percebeu que sua empresa pode usar as mesmas ferramentas do dia a dia de forma diferente e, assim atrair leads com mais fit”.

Essa técnica pode ser utilizada de forma explícita, como no exemplo acima, ou implícita, em que a história é contada sem que se perceba.

“… os gerentes de recursos humanos conhecem os desafios de cumprir os prazos dos recolhimentos obrigatórios. Certamente colegas de empresas dos mais diversos segmentos compartilham das mesmas dificuldades. O importante é que estes profissionais saibam que sua empresa pode contar com soluções tecnológicas que facilitam muito esse processo”.

Como podemos ver, as histórias de Rafael e João nos mostram a possibilidade de inovar no marketing com storytelling e conteúdo de tecnologia.

6 vantagens de combinar Storytelling e conteúdo de tecnologia

Ao fazer bom uso da técnica de storytelling, a sua empresa consegue unir emoção, entretenimento e persuasão em um único conteúdo. Basta explorar um vocabulário adequado, enredo instigante, personagens atrativos e elementos da realidade do seu público.

Essa estratégia de marketing promove várias vantagens para a empresa e o relacionamento com os consumidores. Vamos conferir as principais vantagens de trabalhar storytelling e conteúdo de tecnologia?

1. Destaque da concorrência

Em uma era em que há cada vez mais empresas e startups de tecnologia surgindo no mercado, saber como se relacionar com o público-alvo de forma envolvente faz a diferença. É preciso sair do lugar comum.

O storytelling tem esse poder de engajar o leitor, atraindo-o com uma estratégia diferenciada. A sua marca vira protagonista da própria história, destacando-se da concorrência de uma forma leve que permite identificação com a narrativa. Explorar o conceito nos títulos, por exemplo, ajuda a criar esse destaque.

2. Identidade para a marca

Uma marca é conhecida pela forma como se apresenta para o seu público. A identidade da sua empresa depende de um marketing bem elaborado e uma comunicação atrativa. O storytelling ajuda a criar esse diferencial.

Ao adotar uma narrativa nos seus conteúdos de tecnologia, o público passa a esperar uma linguagem mais leve e dinâmica. Em um setor com termos técnicos complicados, essa característica se torna especial, novamente ajudando a se destacar da concorrência.

3. Facilidade para transmitir conhecimento

É justamente o fato de que o setor de tecnologia apresenta conteúdos mais técnicos que o storytelling facilita a comunicação com os clientes. Uma narrativa com histórias envolve o leitor nesse universo, dispensando vocabulários muito específicos para explicar os conceitos.

4. Envolvimento do público

Técnicas diferenciadas como o storytelling costumam trazer o cliente para mais perto da empresa. Uma das vantagens é poder alcançar o emocional, a partir de situações que permitem a identificação.

A história pode ser real ou fictícia, mas o importante é colocar o leitor naquela situação. Com a persona bem definida, ele pode se imaginar como o personagem e encontrar na narrativa a resposta para os próprios problemas, envolvendo-se de verdade com o conteúdo. Assim, fica muito mais fácil convertê-lo no funil de vendas.

5. Criação de memórias

E mesmo que não haja uma identificação em um primeiro momento, há sempre a possibilidade de um leitor passar por aquela situação posteriormente. Dessa forma, ele pode se lembrar do que leu no seu storytelling e conteúdo de tecnologia, a partir de uma lembrança pré-estabelecida.

Essa criação de memórias é fruto da sinestesia, que mobiliza vários sentidos ao criar imagens na narrativa. Com a formulação de uma imagem visual, sonora e tátil fica mais fácil fazer um apelo às sensações. Por isso, há mais chances desse tipo de texto ser resgatado por associação diante de uma experiência de vida — trazendo o lead para perto da sua marca.

6. Fidelização de clientes

Essa forma de conteúdo também consegue fidelizar o leitor, tomando por base outras vantagens já citadas. Ao se identificar com uma narrativa, o leitor se sente como parte da história da própria empresa, entendendo como ela pode ser importante para o seu dia a dia.

Não só ele pode perceber o valor que a sua marca entrega pela experiência sentida, como também pode despertar interesse em acompanhar seus conteúdos e tendências nos negócios com mais frequência, tornando-se um forte lead no relacionamento.

Entenda a cronologia da história

Toda história tem início, meio e fim. Parece lógico, mas isso significa que uma sequência de fatos deve ser respeitada. No storytelling, há etapas específicas para contar uma narrativa.

Você deve começar com a apresentação do herói, contando o seu background de vida. Na história de Rafael, mostramos o que ele faz e as dificuldades que encontra em seu trabalho — o dinamismo que o marketing de conteúdo tech exige para que os resultados sejam alcançados e as cobranças que enfrenta de seus superiores.

O segundo ponto é o conflito principal, em que ele decide fazer algo para se livrar dessa dificuldade. Ele entende que precisa melhorar os conteúdos de alguma forma.

Em seguida, você pode adicionar conflitos ou obstáculos menores, que impedem que a estratégia ou desejo do protagonista seja cconcretizado. No caso de Rafael, ele entende que há custos elevados e uma demanda de tempo que prejudica ter uma equipe interna.

A seguir, é chegada a hora de apresentar um mentor, aquele que irá projetar o herói ao sucesso. Na criação de conteúdos especializados, a Motor Tech é esse parceiro, que oferece serviços de qualidade sem burocracias.

Ao aceitar o chamado que lhe é proposto, o herói passa a testar aquela nova jornada para chegar à batalha final da história, em que são apresentados os resultados, o próprio desfecho.

6 dicas práticas para storytelling nos conteúdos de tecnologia

Agora que você já conhece as vantagens e a estrutura do storytelling, chegou a hora de colocar a estratégia em prática. Então, é só contar uma história que o público vai se engajar, certo?

Na verdade, não é tão simples assim. Há algumas regras específicas para fazer uma boa narrativa. Quer uma direção para seguir na sua estratégia de storytelling e conteúdo de tecnologia? Confira 6 dicas a seguir!

1. Determine o seu objetivo

Cada texto tem um objetivo dentro da estratégia de marketing. Então, as histórias precisam fazer sentido de acordo com essa definição. O que você pretende alcançar com a narrativa?

Algumas possibilidades de uso do storytelling são relacionar um produto à história, o propósito da marca, reforçar os problemas que a sua empresa pode resolver (como no caso do Rafael) ou simplesmente posicionar sua marca no mercado.

2. Escolha um formato adequado ao seu negócio

Cada negócio tem as suas especificidades e a técnica de storytelling se adapta a eles. Mesmo com uma estrutura a seguir, há diferentes formatos para contar a sua história. Os principais são:

  •  Informativo, que busca ensinar o prospect sobre um tema, usando dicas e recomendações de uso;
  • Serviço, utilizado para auxiliar na resolução de um problema a partir de uma ação;
  • Comunicação, indicada para gerar um senso de inclusão, acolhendo o leitor à sua comunidade e inspirando um vínculo de interesses;
  • Entretenimento, com o objetivo de promover experiências para ficar na memória.

Além dessas classificações, tome cuidado com o formato do material em si: textos precisam de uma abordagem diferente de vídeos e áudios, adotando voz e estilos específicos.

3. Atente-se para a linha de desenvolvimento

Sem um cuidado especializado, você corre o risco de criar uma história forçada ou inclusive se perder na cronologia indicada para o bom storytelling e conteúdo de tecnologia. O desenvolvimento depende da criatividade, mas também de um cuidado minucioso com os detalhes.

É importante ter um plano de ação com estratégia bem definida e entender como explorar o conteúdo da maneira adequada para que ela possa fluir naturalmente.

Além disso, evite se estender muito, pois a ideia não é tomar muito tempo do leitor e sim seduzi-lo com a narrativa para tomar uma ação. Por isso, foque nos detalhes realmente importantes!

4. Foque no elemento humano

A proposta do storytelling é gerar identificação, então o elemento humano é essencial na história. A emoção é a base para se conectar à narrativa e deve ser bem explorada.

O que traz mais apelo: dados científicos ou um caso real de quem teve seu problema solucionado? Embora ambos tenham suas funções no marketing, o segundo caso faz mais sentido no storytelling, justamente por trazer o fator humano.

5. Concentre-se no final durante a criação

O famoso “deu branco” pode surgir a qualquer momento e as partes lentas podem atrapalhar o desenvolvimento. Porém, uma vez que você saiba qual é o objetivo, fica mais fácil desenvolver o restante da narrativa.

O final pode servir como um guia da jornada do seu herói, ajudando a criar a história. Lembre-se dos esboços: uma primeira versão ajuda a traçar novos caminhos para chegar ao objetivo da jornada. Por isso, priorizar o final pode ser uma forma interessante de gerar inspiração para gerar uma boa narrativa.

6. Lembre-se que a perfeição não existe

Se você se cobrar muito, vai ser difícil chegar a um conteúdo final. Não existe uma história ideal: o importante é conseguir que o objetivo esteja contido na narrativa e seguir os formatos adequados.

Basta uma boa história interligando eventos que façam sentido para seu negócio, com início, meio e fim, para fazer o potencial cliente se interessar pelo que é contado e assimilar a mensagem com mais facilidade. Quanto mais seus leads se identificarem com sua marca, maiores as chances de priorizarem seu negócio.

Seguindo as dicas apresentadas, seu time estará preparado para gerar mais engajamento com storytelling e conteúdo de tecnologia. Encare seu marketing como um livro em branco e cheio de possibilidades. E, se você, assim como o Rafael, precisa de ajuda na produção de conteúdos diferenciados e especializados em tech, pode contar com a Motor.

A missão da Motor Tech Content é ajudar os negócios de tech a obter ótimos resultados. Saiba como ajudamos a GR1D com conteúdos especializados!

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