Marketing data driven: 5 benefícios na empresa tech

Tecnologia e inovação

Marketing data driven: 5 benefícios na empresa tech

6 Minutos

3 de fevereiro de 2020

O marketing de dados está cada vez mais presente nas estratégias de conteúdo. Saber como utilizá-lo a seu favor é o caminho para o sucesso.

Já faz algum tempo que as técnicas de inbound marketing deixaram de ser uma opção para as empresas, figurando como um requisito mínimo para quem deseja ter um bom retorno em estratégias de marketing de conteúdo. O desafio da produção de conteúdo é fazer isso de forma eficiente, entregando aos clientes em potencial materiais que sejam relevantes, com conteúdo de interesse e que gerem conversão entre os suspects, prospects e leads.

O marketing data driven é uma das formas de tornar esse conteúdo algo de interesse. Coletar e analisar dados é uma ação muito positiva para estratégias de conteúdo. 

E na sua empresa de tecnologia, você sabe informar quantos dados são utilizados para ações de marketing digital

Talvez a resposta não esteja na ponta da língua — e está tudo bem. Mas é importante entender que os dados podem ser convertidos em conteúdo assertivo, assim como utilizados para a tomada de decisões para o planejamento do marketing. 

Mas antes de falar sobre como isso pode ser feito, que tal entender o que significa data driven marketing? Vamos começar?

Entenda o marketing orientado por dados

Já faz algum tempo que o conceito de data driven marketing tem se desenvolvido de forma estratégica e sido utilizado pelas empresas. O marketing de dados é um pilar importante para as empresas, sobretudo para o planejamento estratégico. 

Nesta estratégia, o objetivo principal é abandonar o achismo e especulações. Assim é possível tomar decisões que tornam o planejamento mais embasado e certeiro. Isso é feito com foco em quem irá consumir aquele conteúdo, já que o marketing orientado por dados auxilia as equipes na criação de conteúdos para o público certo e também mostra quando ele deve ser atingido. Desse jeito as empresas conseguem traçar ações de marketing mais assertivas e se baseiam em dados concretos para isso.

O data driven marketing pode ser usado para que a empresa tenha soluções em marketing de conteúdo de curto a longo prazo, cada um com um processo diferente. 

  • A curto prazo: a captura dos dados se torna uma solução para reduzir custos, uma vez que o entendimento do cenário atual ajuda a direcionar os tipos de conteúdos que serão desenvolvidos e o orçamento dedicado a eles. 
  • A médio prazo: a estratégia melhora o entendimento da marca sobre detalhes do seu público.  
  • A longo prazo: é possível mensurar o impacto das ações e replanejar estratégias e metas.

E como o marketing data driven pode fortalecer a estratégia da sua empresa?

Sabendo que o uso dos dados é algo extremamente necessário para ações de marketing de conteúdo efetivas, está na hora aplicá-los. Enriquecer o conteúdo da sua empresa com a análise de dados é um caminho que trará inúmeros resultados no futuro. Cada vez mais marcas têm adotado essa solução e se beneficiado dela, convertendo visitantes em leads e, posteriormente, leads em clientes. 

Estudos baseados em dados podem ser aplicados de diversas maneiras em sua estratégia de marketing. Eles são utilizados para gerar autoridade, assim como também são aplicados para planejar e produzir conteúdos ricos para seus clientes, tudo depende do que a sua empresa tem como objetivo. 

Veja 5 exemplos de como o marketing aliado à estratégia de data driven melhora o desempenho da sua empresa.

1 – O data driven pode melhorar o ROI da sua empresa

Apresentar o Retorno Sobre Investimento (ROI) com precisão é um dos principais desafios enfrentados por gerentes de marketing. Mas, o uso do data driven marketing tem tirado esse peso das costas da equipe e dado uma mãozinha nessa tarefa. 

De modo geral, as empresas que implementam o marketing de dados em suas ações estão conseguindo melhorias no ROI, que ficam em torno de 10% a 20% de acordo com uma pesquisa da Certain. Os dados são coletados pelos diversos canais utilizados pelas empresas, como e-mail marketing e redes sociais, e convertidos em ações para criar novos conteúdos. Toda a informação coletada tem sua importância e pode apresentar uma solução para o direcionamento do marketing de conteúdo. 

Com a análise dos dados, as equipes de marketing conseguem traçar comparativos entre as métricas. É importante ressaltar que o ROI do marketing é bem diferente do de vendas, já que seu foco é gerar autoridade para marca e agregar valor em suas ações. 

Utilizar a estratégia de data driven marketing é uma boa sacada das empresas, que saem na frente de seus concorrentes. Mesmo sendo algo óbvio, nem todas os gestores compreendem a necessidade do uso de dados no marketing e acabam ficando para trás focando seus esforços em outras estratégias. 

Aqui, a ideia é não apenas conhecer os dados que a sua empresa de tecnologia detém, mas também analisá-los e fazer um comparativo entre eles, sempre acompanhando e fazendo uma reanálise dos números. Por meio de ferramentas específicas e técnicas, essas métricas podem ser transformadas com facilidade em insights para otimização dos resultados e, claro, para melhorar o ROI em marketing da sua empresa de tecnologia. 

2 –  Crie conteúdos ricos com base em marketing de dados

Empresas de tecnologia que utilizam em sua estratégia os dados para produção de conteúdo rico estão um passo à frente da concorrência. Fizemos um infográfico especial que lista os principais formatos e suas principais características e modos de uso. 

Faça o download gratuito do infográfico que lista os formatos que geram mais conversões clicando aqui.

Afinal de contas, o marketing de conteúdo exige planejamento e você precisa saber em qual tipo de material investir. Portanto, a prioridade é entender o que atrai mais interesse dos seus visitantes e leads. 

E qual a melhor forma de entender tudo isso além do benchmarking? Acertou se pensou no uso de dados.  

Com a aplicação de dados da sua empresa no marketing de conteúdo é possível produzir conteúdos interativos e relevantes para o público. Além disso, a equipe terá pleno conhecimento de alguns parâmetros: 

  • do que é interessante para esse público;
  • do momento certo para entregar o material; 
  • e da linguagem mais adequada à abordagem do cliente ideal. 

Isso tudo porque a análise mostrou todas essas informações previamente. E os dados não precisam ser utilizados somente na fase de produção, mas também devem ser aplicados na pós-produção. 

Realizar estudos frequentes ajudam a melhorar o conteúdo mesmo depois de pronto. Neste caso, é interessante que a sua equipe de marketing estude o comportamento dos visitantes e leads quando interagem com o conteúdo, analisando como eles foram impactados e outros aspectos que podem ser utilizados para direcionar novas ações. 

Aqui na Motor Tech Content, nossa plataforma gratuita de gestão de conteúdo tem ajudado muitas empresas de tecnologia com o Ecossistema Tech de Produção de Conteúdo. Criamos essa plataforma que reúne dados e ainda ajuda a integrar a gestão de conteúdo, de forma online e gratuita. Você tem acesso grátis no botão seguir!

3 –  Ajuda a criar uma equipe de customer success eficiente

Muitas empresas já entenderam a necessidade de manter uma orientação por dados em suas estratégias de marketing, mas não sentem que estão fazendo isso da forma correta. Uma pesquisa da Harvard Business Review deixa isso claro, uma vez que 99% dos entrevistados utilizam o marketing de dados, mas apenas um terço deles tem certeza de que realmente conseguiu fazê-lo.

Até aqui você já deve ter compreendido o quanto o uso de dados é benéfico, mas ainda não é o forte das equipes, que precisam se esforçar para criar uma cultura que se baseie na análise e uso de dados em suas ações. Assim, é necessário ter o apoio de um time de CS (Customer Success) que entenda e saiba manipular os dados, para que a aplicação dos mesmos nas estratégias de marketing sejam positivas. 

A cultura de trabalhar com dados em uma empresa, infelizmente, não surge do dia para noite. É necessário investir na construção de uma equipe que seja orientada ao marketing de dados, capacitando profissionais para utilizar informações estratégicas de maneira eficaz. 

A capacitação é necessária para que o time não apenas saiba como trabalhar com dados, mas também tenha a autonomia de utilizá-los na tomada de decisões. Para isso, é interessante que a empresa invista em plataformas de armazenamento e leitura de dados, o que  facilita o processo de análise e aplicação em novas estratégias.

4 – O marketing de dados gera mais autoridade para a marca

Esse é um dos primeiros resultados que a sua empresa irá sentir ao trabalhar com o marketing orientado por dados. O data driven marketing oferece para as empresas mais acessos, de forma rápida e positiva. Isso ocorre sobretudo porque o uso de dados torna o conteúdo mais confiável ao público, uma vez que ele é planejado e produzido levando em consideração, principalmente, o consumidor. 

Os materiais terão argumentos baseados em dados reais e não mais por algo hipotético, como ocorre com muito do que é produzido hoje em dia. Desta forma, a sua empresa irá transmitir credibilidade e enorme transparência para o leitor, e isso é sinônimo de autoridade. Não é preciso reforçar que empresas de tecnologia com essas características são mais buscadas pelo público, afinal são referência porque entendem do assunto. 

Ficou claro que o uso de dados aplicados ao marketing é algo extremamente positivo para as estratégias de marketing de conteúdo da sua empresa de tecnologia, não é mesmo? 

5 – Inteligência Artificial entre como braço direito do marketing

Você sabia que as análises podem ser feitas com o uso de diversas ferramentas específicas para isso. A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente nas empresas de tecnologia, não apenas para as métricas, mas para envio de e-mails e automação do marketing. 

Há diversas formas de aplicar as técnicas de IA nas estratégias de marketing. É possível utilizar a IA tanto na leitura e compilação dos dados do marketing tech quanto na personalização de serviços e conteúdos. Na verdade, as possibilidades são infinitas.

Nos e-commerces, por exemplo, já recebemos a indicação de determinados produtos que são compatíveis aos dados de pesquisa que realizamos no site. E esse é apenas um papel da IA nos marketplaces

E você sabe: quanto mais dados você tem do usuário, mais os algoritmos são capazes de aprender sobre o público alvo, até o ponto em que possam sugerir ações.

A Motor Tech tem um material muito interessante que fala sobre os avanços no desenvolvimento da IA e como ela pode ajudar a sua empresa a crescer ainda mais. Clique aqui para ter acesso ao material. 

E para mais conteúdos de tecnologia, continue no nosso blog!

Acesse nosso blog de marketing tech

Comentários