Inteligência emocional: o que o profissional de  marketing deve saber

Tecnologia e inovação

Inteligência emocional: o que o profissional de marketing deve saber

13 de agosto de 2020

Desenvolver a inteligência emocional é fundamental para o profissional de marketing das empresas de tecnologia alcançarem alto desempenho.

A pandemia causada pelo coronavírus trouxe a necessidade do isolamento social, que por sua vez exigiu o home office. Em poucas semanas profissionais de marketing das empresas de tecnologia precisaram mudar (e muito!) sua rotina de trabalho.

E é claro, soma-se a este cenário as preocupações em relação ao contágio e consequências da Covid-19.

Inteligência emocional e soft skills passam a ser ainda mais exigidas. Afinal, os negócios de tecnologia não pararam. Aliás, ganharam ainda mais evidência.

Você profissional de marketing entende os impactos de tudo isso no seu desempenho e na performance do seu time?

Inteligência emocional: qual a relação com o marketing?

Inteligência emocional é a capacidade do ser humano de controlar as próprias emoções e compreender os sentimentos e comportamentos do outro. E mais do que isso, aprender a usá-las a seu favor.

Falamos tanto do tema no ambiente dos negócios porque ele influencia diretamente no desempenho dos times. E os profissionais que conseguem desenvolver sua inteligência emocional pensam, sentem e agem de forma mais inteligente e consciente. Isso porque suas emoções não interferem — ou influenciam muito pouco — em suas decisões e ações.

Um ponto importante quando falamos de inteligência emocional para os profissionais de marketing das empresas de tecnologia é lembrar das soft skills

Soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento humano. São consideradas características essenciais para que um profissional alcance bom desempenho nos negócios de tecnologia e outros na atualidade.

O Guia Salarial Robert Half 2020 apontou que entre as habilidades demandadas para profissionais das áreas de Marketing e Vendas é a familiarização com tendências tecnológicas. Essa busca certamente foi impulsionada pela pandemia e a necessidade de readaptação. 

Outras características indicadas pelo relatório como as mais buscadas são foco em resultados, ser multitarefa, perfil analítico e hunter (“caçador” de novos clientes). 

A inteligência emocional de cada integrante do time de marketing das empresas de tecnologia é essencial para buscar o desenvolvimento destas habilidades. Assim como para o gestor de marketing. Este precisa fomentar o desenvolvimento de seu time e até buscar novas pessoas para complementar as competências da área. 

E isso vale mesmo com as limitações trazidas pela pandemia. Falando nisso, você já descobriu qual o vilão da sua quarentena?

Quiz: Qual é o vilão da sua quarentena?

Inteligência emocional no profissional de marketing: como desenvolver?

Para desenvolver a inteligência emocional e as habilidades demandadas pelas empresas de tecnologia para os profissionais de marketing existem alguns pontos a serem trabalhados.

Veja:

Autoconhecimento para desenvolver a inteligência emocional

Você precisa se conhecer antes de entender e criar empatia com os outros. Ao observar suas emoções e reações, poderá perceber como reage diante das situações agradáveis e outras nem tanto. 

Avalie também como essas reações são desencadeadas por emoções e como podem ajudar você no trabalho. Na vida pessoal também.

Você fica ansioso com alguma situação? Algum comportamento ou resultado gera estresse para você? Existem fatos que geram cobrança exagerada junto aos demais do time ou para você mesmo? 

Autogestão para controlar suas ações

Inteligência emocional passa definitivamente por controlar as suas ações e administrar as situações em que se encontrar. Primeiramente afaste pensamentos negativos, aqueles que te fazem pensar que não há forma de alcançar determinado objetivo. 

Lembre-se de que os obstáculos existem para serem transpostos e de que, mesmo nas atividades de marketing das empresas de tecnologia há ciclos. Por isso, é importante colocar os fatos em perspectiva. 

E se você ainda não tiver “digerido” determinada situação, procure não tomar nenhuma decisão importante. Claro que nem todas as decisões podem esperar. Afinal, o marketing ágil veio para ficar. Então, exercite a autogestão para usar emoções a seu favor. 

Gestão do tempo para melhorar a autogestão do profissional de marketing

Você já se sentiu impotente frente a tantas atividades para tocar no marketing? 

SEO (Search Engine Optimization), Adwords, marketing de conteúdo, mídias digitais, indicadores de desempenho, gestão de orçamento, desenvolvimento do time, atração de  leads e tráfego orgânico, geração de demanda. Só para citar alguns dos temas que passam por sua mesa.

Essa sensação de sobrecarga pode ser o “calcanhar de Aquiles” no desenvolvimento da inteligência emocional do profissional de marketing. 

Por isso destacamos a gestão de tempo aqui, mesmo sendo um assunto tão “batido”. 

Lembra que acima falamos que o relatório da Robert Half indicou ser multitarefa e ter perfil analítico e hunter como características buscadas pelo mercado? 

Ser multitarefa implica em priorizar e ter foco para realizar. Delegar e fazer com que seu time assuma responsabilidades também vai ajudar você a realizar mais. Coloque seu perfil analítico em prática e veja quais atividades podem ser delegadas e para quem. E respire!

Mais empatia para melhorar as relações

Um ambiente colaborativo é fundamental para que as coisas fluam bem. Seu time vai trabalhar melhor e você também quando conseguir se colocar no lugar do outro. 

Já ouviu a expressão “dar murro em ponta de faca” ? Provavelmente, sim. E o que tem a ver com empatia? 

Se você espera determinado resultado de um colaborador, que não consegue corresponder, será que ele: 

  • Precisa de um treinamento? 
  • Entendeu qual é a encomenda? 
  • Precisa desenvolver alguma soft skill para atender tal demanda?

Apenas cobrar ou questionar sobre a falta de performance talvez não ajude a mudar os resultados. E ainda coloca você em alguma daquelas situações que devem ser identificadas no exercício de autoconhecimento.

Inteligência emocional: por que é tão importante para o profissional de marketing?

Controlar suas emoções influencia sim no sucesso do seu trabalho e na relação com as outras pessoas do seu time. Gestores com maior inteligência emocional conseguem desenvolver um time colaborativo e que se desenvolve mais e melhor. 

Estamos todos em transformação e os negócios de tecnologia são grandes impulsionadores dela. 

Por isso o profissional de marketing dos negócios de tecnologia precisa desenvolver sua inteligência emocional para melhorar sua performance e de todos que estão ao seu redor.

E claro: quanto mais habilidades comportamentais desenvolverem, melhores deverão ser os resultados alcançados. Assim como mais coisas o time de marketing conseguirá realizar e mais maturidade terá o marketing digital da empresa de tecnologia.

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