Seja a primeira opção do lead com inbound marketing

Marketing Digital

Seja a primeira opção do lead com inbound marketing

14 de abril de 2020

Use inbound marketing para fortalecer a presença digital da sua marca e construir uma imagem positiva no mercado. Saiba aqui como fazer isso. 

Nubank, Itaú, Raízen, Resultados Digitais, McDonald’s… não importa qual seja o segmento de negócio, em todos os setores há uma marca forte, considerada “Top Of Mind”, que simplesmente é lembrada quase que instantaneamente pelo público. E se a sua empresa chegasse a esse nível de reconhecimento? As estratégias de inbound marketing podem ajudá-lo nisso. 

Investir em uma estratégia consistente de inbound é o caminho para ter resultados em marketing digital. Isso quer dizer que você irá transformar site, redes sociais, blog e newsletter em verdadeiras máquinas de aquisição de novos leads qualificados. Sobretudo para empresas de tecnologia que atuam no ramo B2B (Business To Business)

Segundo uma pesquisa americana, 58% das organizações B2B com atuação em tecnologia pretendem reforçar investimentos em estratégias de conteúdo nos próximos anos.

Quer aprender o que fazer para aplicar inbound marketing e colocar sua marca em evidência? Então, continue a leitura e confira algumas dicas de inbound para empresas tech.

3 dicas de inbound marketing para empresas tech

Dica 1 – Use o conteúdo para ser líder no setor 

Com um conteúdo relevante, uma empresa se diferencia no seu segmento e pode chamar a atenção do público pela qualidade do material ofertado. A autoridade gerada por conteúdos consistentes é fundamental para reforçar sua marca frente às outras. 

Gerar conteúdo é educar seu cliente sobre seu produto e os benefícios que ele agrega. Afinal, sua persona não compra seu serviço ou aplicação, mas a solução que ele oferece.  

Quando sua empresa mostra que entende da realidade e das dores da persona, é mais fácil o cliente confiar e fazer negócio com ela. Tornar-se autoridade no assunto não é sobre o tamanho da empresa, mas, sim, sobre a capacidade de transmitir informações relevantes no momento certo.

Para entregar conteúdos que agreguem valor, é fundamental conhecer e considerar o funil de vendas, a fim de sanar a dor exata do seu lead naquele momento. 

Seus conteúdos devem ser relacionados às 3 etapas do funil: Topo, Meio e Fundo. Por serem adequados para cada momento do lead na jornada de compra, os conteúdos ganham em personalização, aumentando a intenção de compra para 78% dos consumidores.

Etapas do funil na prática: 

  • Quando está no topo, sua persona ainda não procura necessariamente por seu serviço ou produto. Ela ainda precisa reconhecer ou perceber que tem um problema. 
  • Ao chegar no meio do funil, a persona já entende que tem um problema e começa a considerar uma solução para o mesmo. Aqui, ela começa a pesquisar sobre as possíveis saídas e se realmente precisa daquele produto/serviço. 
  • No fundo do funil, a persona decidiu que precisa, sim, da solução oferecida pela sua empresa. Então, compara você com outras organizações para ter certeza sobre sua decisão de compra. Se a relação que seu conteúdo criou com ela estiver forte, é muito provável que ela compre de sua empresa.

Atenção ao SEO 

Todo conteúdo produzido em uma estratégia de inbound marketing deve ser otimizado para os mecanismos de buscas, ou seja, ser trabalhado com SEO (Search Enginee Optimization). Ao selecionar e trabalhar com as palavras-chave corretas, sua empresa garante destaque diante dos concorrentes e pode ser encontrada facilmente pelo público em buscas no Google. 

Dica 2- Aposte nas redes sociais para turbinar o inbound marketing

Depois de criar conteúdo, é preciso também divulgá-lo e as redes sociais são ótimos canais para isso, além de colaborarem na construção de uma percepção positiva sobre a marca. A partir do estudo da sua persona, ficará claro em quais redes seu cliente está e em qual delas você deve apostar para gerar mais leads. O LinkedIn é uma das mais indicadas para ter mais credibilidade e confiança. 

Para garantir melhores resultados e de forma mais rápida, é importante investir em links patrocinados também. 

Essa rede social, inclusive, é muito forte no Brasil. Segundo informações publicadas na Forbes, nosso país é o 3º em número de usuários (aproximadamente 30 milhões), atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Fique atento às tendências e novas redes sociais que surgem a todo momento. Porém, lembre-se que nem todas são indicadas para a sua empresa. Seguir apenas modismos não vai trazer resultados efetivos. Você deve estar onde o seu cliente está. 

Dica 3- Lembre-se do email marketing 

E-mail não é coisa no passado. A pesquisa Email Marketing Trends 2018 diz que 95,9% dos entrevistados conferem a caixa de entrada diariamente. Outros estudos indicam ainda que o uso do e-mail tende a aumentar nos próximos anos, atingindo a marca de 4,2 bilhões de usuários de e-mail até o final de 2022.

Essa é uma estratégia muito assertiva para nutrir os leads nas 3 etapas do funil de vendas e ajuda a empresa a retomar contatos mais frios, engajar clientes, oferecer novas ofertas e otimizar os investimentos em marketing graças a sua assertividade. 

E-mail em cadência é uma forma de manter contato constante com seus leads e ajudá-los a evoluir na jornada de compra, deixando-os cada vez mais preparados para adquirir sua solução. Quanto mais cadência e frequência, mais o lead irá lembrar da sua marca. Nesse sentido, é a automação de marketing que possibilita essa conversa coerente com seu público, ajuda a otimizar o trabalho e aumenta o controle de resultados. 

O que fazer agora? 

Você já sabe que usar inbound marketing e gerar conteúdo de valor para a sua persona é fundamental para o reconhecimento da marca e o aumento na geração de leads. Mas muitas empresas tech podem enfrentar o desafio que é planejar e executar todas as ações da estratégia de marketing, sem perder o controle de tantas frentes.

Para te ajudar, criamos uma planilha de fluxo de nutrição. Com ela com você terá uma gestão mais efetiva sobre os fluxos usados nas suas campanhas de nutrição. Baixe a planilha gratuitamente e garanta mais resultado de marketing digital para sua empresa. 

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