Resultados de marketing digital: 7 dicas arrasadoras

Marketing Digital

Resultados de marketing digital: 7 dicas arrasadoras

12 de março de 2020

As estratégias de atração e conversão não estão trazendo resultados, mas não na velocidade que você esperava? Esse texto vai ajudar a melhorar o resultado de marketing digital.

Uma das missões mais importantes do marketing é ser ágil para criar e entregar experiências personalizadas aos clientes, garantindo assim mais oportunidades aos negócios tech.

Dessa maneira é necessário que as ações sejam colocadas com o máximo de efetividade. Mas aí surge uma dúvida: agilidade é realmente sinônimo de ser rápido?

A resposta é: nem sempre. É preciso ser ágil, sim, para acompanhar o mercado e tomar decisões para que a marca seja vista à frente dos concorrentes. Porém, não são todas as vezes que a eficiência é um processo rápido.  

Existem várias maneiras de ser mais ágil e perspicaz, trazendo mais ganhos ao negócio. E os conteúdos direcionados feitos por parceiros em marketing podem ajudar. Conheça, abaixo, 7 dicas que levarão a esse caminho!

Dica 1: A marca precisa ser vista para ser lembrada

Muitas podem ser as razões para uma empresa, inclusive o setor de tecnologia, não performar bem. Mas se o problema não está no preço dos produtos ou serviços vendidos, a questão pode estar na maneira que a marca é promovida. 

Garanta sempre que a sua empresa de tecnologia tenha visibilidade. Neste caso, para cumprir esse objetivo, as lições mais importantes são: 

  • Não deixe sua empresa se perder na multidão. Crie uma marca reconhecível e promova-a de forma consistente em todas as suas mensagens;
  • Uma comunicação ágil, principalmente com conteúdos direcionados, será uma grande aliada nessa jornada. É a mensagem da empresa ‘na rua’, representando publicamente o que ela promove e acredita; 
  • Invista em ações de inbound marketing, como também em marketing de conteúdo;
  • E, quanto mais o seu público conhecer a marca e interagir com ela, melhores, mais rápidas e mais assertivas serão as mensagens.   

E se você não sabe por onde começar quando o assunto é conteúdo direcionado e produzido de maneira eficiente, podemos ajudar!

Dica 2: Ouvir seus clientes e prospects é essencial 

Como está o diálogo com seus clientes e prospects? Se a resposta foi um balançar de cabeça no melhor estilo ‘ah, mais ou menos!’ já passou da hora de rever sua estratégia.  

Pergunte a eles o que querem. Incentive-os a manter contato e dê o maior número possível de meios para que vocês se comuniquem. 

Mas quais são as melhores formas de relacionamento?

  • Configure caixas de sugestões, envie pesquisas ou cartões de comentários fáceis de devolver. Incentive o time de vendas a ligar para os clientes de vez em quando para perguntar como a empresa está atuando e o que poderia melhorar;
  • No digital toda a interação é feita ao direcionar perguntas nos posts do blog que possam ser respondidas nas caixas de comentários. A participação pode ser também incentivada nas mídias sociais que a empresa está presente;  
  • E a organização não precisa apenas iniciar a comunicação, mas também ler todas as mensagens recebidas e respondê-las usando seus melhores esforços. A agilidade precisa entrar neste ponto, já que ninguém quer ficar ‘no vácuo’ quando investe seu tempo para emitir uma opinião.

Que tal entender por que uma empresa de tecnologia precisa ter um blog corporativo? 

Dica 3: Dar sem receber deve ser uma prática

O ditado americano ‘There is no free lunch‘ (Não existe almoço grátis, em português), é bem conhecido no mundo dos negócios. Sua empresa costuma dar sem receber algo em troca? Hoje provavelmente é bem difícil. Afinal, estabelecemos trocas em todos as relações. 

Mas vale a pena rever esse ditado e suas implicações nos resultados no marketing digital. Mesmo que a primeira intenção seja informar os visitantes do site, a finalidade é se tornar referência no mercado de tecnologia. Então, busque sempre:

  • Ter generosidade em suas mensagens de marketing e em suas abordagens de vendas; 
  • Em vez de promover uma agenda orientada às vendas, dê ao seu público respostas à perguntas, soluções para problemas e o benefício da sabedoria de seus especialistas; 
  • Se, por exemplo, sua empresa for uma desenvolvedora de software de gestão, se ofereça nas redes sociais para responder dúvidas não somente sobre a tecnologia, mas também de temas ligados à gestão e eficiência de uma empresa; 
  • Outra alternativa é criar um portal de conteúdo especializado sobre seus assuntos de interesse.

Torne essas medidas um hábito frequente. Isso estabelecerá a confiança e a liderança de pensamento necessários para fomentar um relacionamento lucrativo e de longo prazo. 

Dica 4: Recompensar sempre que possível

Recompense seus clientes e prospects quando eles colocarem em prática algo que você queria que eles fizessem. 

O reforço positivo é uma forte tática de marketing que faz maravilhas:

  • Quando pessoas interessadas nos seus produtos e serviços se inscreverem na sua news, recompense-os com um conteúdo gratuito que agregue valor. 

Você pode se surpreender com a frequência com que comportamentos recompensados ​​são repetidos. E isso leva a novos (e melhores) negócios.

Dica 5: Entregar o que o seu cliente espera receber

Uma das principais características do marketing digital é justamente o cuidado para não ser invasivo ou insistente demais. Nesse cenário, estamos falando de envio de milhões de emails, por exemplo, com conteúdos em excesso. Muitas vezes, seu potencial cliente ainda não está preparado para um contato intenso. 

Serão tempo e esforços perdidos se houver exageros. Portanto, é essencial traçar estratégias de conteúdos direcionados. Você precisa dar aos clientes e prospects o que eles esperam receber. Por isso:

  • Use apenas os melhores e mais relevantes conteúdos em seus boletins por e-mail;
  • Segmente suas listas e forneça materiais de alta qualidade que seus assinantes desejam ler; 
  • Compartilhe posts e imagens interessantes em suas plataformas de mídia social;
  • Utilize as melhores práticas de gestão de conteúdo de tecnologia

Ao adotar modelos simples como esses com certeza vai ajudar a melhorar os resultados do marketing digital.

Dica 6: Fazer algo único, diferente dos concorrentes

Chega de perder oportunidades de diferenciar sua empresa de outras que estão no mesmo nicho. O Big Mac tem um molho único, que ninguém consegue copiar. Sua empresa de tecnologia precisa fazer o mesmo, ter algo que nenhum concorrente consiga igualar. É a chamada proposta de venda exclusiva:

  • Um atendimento exclusivo? Um software com uma abordagem única no mercado? Faz parte do trabalho identificar o ‘diamante bruto’ e lapidá-lo;
  • O marketing digital vai entrar nessa estratégia para alardear com conteúdos direcionados aos quatro cantos todos os pontos positivos das suas soluções. 

Dica 7: Adotar os defensores da marca

Sua empresa não precisa ser tão explícita e se vender nas redes sociais. A qualidade precisa falar por si só e garantir um crescimento nos resultados do marketing digital. Mas como tornar isso realidade?

  • Colocar todas as estratégias acima em prática com certeza já será meio caminho andado; 
  • Outra dica importante é aproveitar, ao máximo, os cases. E na área de Tecnologia, você sabe bem o quanto é importante ter histórias reais de projetos implantados com sucesso!
  • Conecte-se a essas pessoas, que se tornarão verdadeiras defensoras da marca, se revelando uma fonte lucrativa e confiável de referência. Leve-as para palestrar em eventos, grave vídeos e coloque nas redes sociais.
  • Uma campanha de referência boca a boca bem projetada será um programa valioso e gratificante no seu plano de marketing digital. 

Com as dicas que demos ficou bem mais fácil entender que ser ágil é importante e não tem a ver com rapidez ou velocidade. Reflita sobre cada uma delas e de que maneira elas poderiam ser úteis dentro da sua empresa.

Acredite no potencial dos conteúdos direcionados para o seu público de tecnologia e, caso não consiga suportar as demandas internamente, trabalhe com parceiros em marketing. Sua organização só tem a ganhar.

Você já mediu a agilidade na sua área de marketing? Responda o nosso quiz descobrir

Quiz: O marketing da sua empresa é ágil?

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