Como fazer vídeos? Use a revitalização de conteúdo

Marketing de Conteúdo

Como fazer vídeos? Use a revitalização de conteúdo

20 de agosto de 2020

Compreender como fazer vídeos é útil para reforçar mensagens importantes ao público aproveitando trabalhos já desenvolvidos.

A concorrência no mercado de marketing de conteúdo tem levado empresas a refletirem sobre como fazer vídeos e transformar conteúdo de tecnologia ou outros temas de texto para imagens. E desenvolver esse conhecimento é fundamental.

Não à toa, organizações de diferentes portes e segmentos, como Google, Animoto e Hubspot têm feito levantamentos sobre como essa mídia impacta o consumo. E os dados mostram grande relevância de vídeos em públicos variados.

O interessante é que, com o know how ideal, é possível e até mesmo simples aproveitar conteúdos dos quais uma empresa já dispõe para criar apresentações bastante ricas de vídeo marketing. A maioria válidas para diferentes canais, como Instagram e YouTube.

Para facilitar o entendimento sobre esse tipo de ação, listamos 4 exemplos que de vídeos criados a partir de outros materiais. 

1 – Como fazer vídeos de funcionalidades a partir de posts de blog

Quando uma empresa conta com volume expressivo de posts em seu blog, é possível reapresentar informações em novo formato ao público de modo criativo. A confecção de vídeos é uma maneira de trazer à tona novamente dados relevantes em novo formato.

Assim, o público tem a oportunidade de rever comunicações que podem ser interessantes para o que ele espera da organização.

Se você já produziu muitos conteúdos de fundo de funil, por exemplo, tem subsídios suficientes para criar um roteiro de animação que aborde seus produtos e serviços. 

Ao roteirizar suas soluções, você escolhe o formato do vídeo. Pode fazer sentido criar uma gravação de tela, quando o assunto for mais técnico. Mas se quiser chamar atenção, é melhor recorrer a uma animação, em que frases, desenhos e trilha sonora ajudam cativar sua audiência. 

Veja essas diferenças nos exemplo a seguir:

2 – Como fazer vídeos com depoimentos de clientes

Imagine que sua equipe entrevistou vários clientes para produzir relatos de sucesso sobre as soluções da empresa de tecnologia. As conversas foram muito produtivas e reveladoras. Na sequência, elas se tornarão cases em posts de blog. Mas se renderam tanto assim, por que não incentivar sua equipe a ir além?

Afinal, os dados e falas compartilhados pelos clientes nas entrevistas podem se tornar vídeo-cases. Você pode brifar a equipe para que eles criem diferentes roteiros de vídeos:

  • abordando a experiência de cada cliente;
  • falando do uso de uma solução específica;
  • mostrando os ganhos obtidos por cada cliente com a sua solução;
  • enaltecendo diferencias de mercado.

Fazer um bom case exige dedicação do seu time, por isso é preciso pensar em gerar mais valor a partir desse esforço. Vídeos são uma boa forma de valorizar esse trabalho.

3 – Como fazer vídeos para simplificar conteúdos complexos

Os vídeos têm uma grande vantagem sobre as palavras escritas: o entendimento ocorre de forma simultânea. 

Calma que a gente explica: 

Quando assistimos a um vídeo, vemos todos os elementos na tela de uma vez só. E nosso cérebro processa o sentido do que olhamos de forma mais intuitiva. Em um texto como este que você lê agora, o sentido final só ocorre depois que você percorrer todas as linhas. E se a gente pudesse explicar tudo isso nas telas de um vídeo?

Seria bem possível!

Um negócio de tecnologia que desenvolva APIs (Interface de programação de aplicações) pode, por exemplo, criar um vídeo para mostrar a importância dessa solução. Várias empresas, diariamente, precisam importar e exportar informações em softwares de diferentes fabricantes. Com as APIs isso se resolve. 

Mas como podemos mostrar o funcionamento dessa solução?

Ao invés de seguir pelo tecniquês, um vídeo ilustraria as APIs como peças de um quebra-cabeças. No tabuleiro estariam todos os sistemas e softwares da empresa-cliente. As peças faltantes seriam as APIs criadas para resolver desafios de integração. 

Fica até mais fácil de entender como uma API funciona, se pensamos nessa imagem! Não é mesmo?

Foi assim que a Zendesk apresentou a solução Support, para atendimento omnichannel, por meio de um vídeo roteirizado pela Motor Tech Content. 

4 – Como usar vídeos para apresentar novidades da empresa

Para lançar uma nova solução ou feature na sua empresa de tecnologia é preciso tirar do papel uma campanha, por mais simples que seja. Você vai ter que pensar no posicionamento da sua marca após o lançamento e quais serão as melhores estratégias de divulgação. 

Todo esse esforço pode ser reaproveitado no marketing de conteúdo. Nesse caso, você pode criar um vídeo com base até em posts de rede social. Pensando nisso, ao falar sobre as novidades para o seu público, use bem os espaços de visibilidade que as mídias oferecem. 

Uma capa de Facebook em vídeo chama muita atenção. Assim, como usar e abusar dos vídeos em outras redes sociais como Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube e até do novo Tik Tok. Assim, o conteúdo do vídeo acaba sendo fruto de um reaproveitamento, ou seja, de mostrar de outro modo a mesma informação e torná-la transmídia.

De olho nas narrativas transmídia

Transmídia é um termo usado para definir conteúdos que podem surgir e serem divulgados em vários canais.

Por exemplo: ao abordar o tema Inteligência Artificial na experiência do usuário podemos começar com um post de blog e desdobrar esse material em um infográfico, ebook, vídeo ou webinário.

Outro exemplo de narrativa transmídia cresce nas redes sociais, que pautam boa parte dos assuntos desenvolvidos por meio do marketing de conteúdo. Basta um assunto virar tendência, que criamos inúmeros tipos de conteúdo. E nem precisa ser trend para isso, pois muitas vezes publicamos posts em redes sociais que renderiam materiais mais densos. 

Quando colocamos a estratégia transmídia em prática, vemos um assunto multiplicado em vários formatos. Oferecemos a mesma informação com várias roupagens. O que permite que vários públicos sejam impactados.

Tem quem prefira — como você — ler um bom texto. Mas, em outros momentos, você pode precisar de acesso rápido e instantâneo à informação. Nesses casos, um infográfico ou vídeo seriam a melhor “embalagem”. 

Mas como analisar esse cenário e enxergar o potencial que seus conteúdos têm?

Talvez você precise da ajuda de especialistas em desenvolvimento de conteúdo de tecnologia. Enquanto avalia qual é o seu cenário, temos um material aqui que pode conter a metodologia ideal para transformar qualquer material em vídeo: a de reutilização.

Veja como reutilizar conteúdos de forma rápida e fácil.

Infográfico: Revitalização de conteúdo de forma rápida e fácil

E, se precisar, a Motor Tech Content está à disposição. 

Comentários