Por que reutilizar conteúdo e como fazer

Marketing de Conteúdo

Por que reutilizar conteúdo e como fazer

22 de dezembro de 2021

Sabe aquele material de marketing que performa bem? Ele vai precisar de revitalização um dia. Aprenda a reutilizar conteúdo.

No mundo do marketing e da comunicação existe um termo conhecido por narrativa transmídia, cunhado por Henry Jenkins, em seu livro Cultura da convergência. Ele é usado para definir conteúdos que podem ser divulgados em vários canais e em diferentes formatos, para atender à persona da melhor maneira. Outra palavra também utilizada para isso é crossmídia. Juntos, os dois termos servem para tratar da estratégia de reutilizar conteúdo.  

Quando colocamos a transmídia em prática, oferecemos a mesma informação com várias roupagens, permitindo que diferentes públicos sejam impactados.

Como se trata de uma ação de marketing que pode trazer bons resultados, elaboramos um artigo completo para falar sobre a reutilização de conteúdo. Boa leitura!

O que é reutilizar conteúdo?

Reutilizar conteúdo significa aproveitar um material já criado para transformá-lo em outro. Para exemplificar, ao abordar o tema Inteligência Artificial na experiência do usuário podemos começar com um post de blog e desdobrar esse material em um infográfico, e-book, vídeo ou webinário. 

A estratégia, também conhecida como reciclagem de conteúdo, é vista como uma saída prática e bem utilizada no marketing digital, porém, muitas vezes, acaba sendo esquecida no planejamento anual das empresas tech. Isso acaba sendo um erro em um setor conhecido por ser exigente.

Aliás, a palavra exigência tem definido bem os novos leitores. Conteúdos sem embasamento, ultrapassados e considerados sem qualquer credibilidade já deixaram de ser  uma opção.

Com uma quantidade significativa de informações sendo lançadas na web, a maioria das pessoas aprendeu a selecionar materiais que valem o tempo e o “clique”. Por isso, reutilizar conteúdo e manter o site atualizado são diferenciais que não só podem, como irão tornar a sua página mais vista.

Por que usar a estratégia?

Existem pessoas que preferem ler um bom texto. Mas, em outros momentos, você pode precisar de acesso rápido e instantâneo à informação. Nesses casos, um infográfico ou vídeo seriam a melhor “embalagem”.

Aliás, a beleza da narrativa transmídia está justamente em “trabalhar para levar o conteúdo que você já tem para mais pessoas”, conforme explica Derek Halpern, fundador da Social Triggers

Isso já seria o suficiente para sua empresa adotar a estratégia de reutilização de conteúdo. Mas, para mostrar quais resultados ela pode trazer para o seu negócio tech, veja como a reciclagem de materiais já prontos pode contribuir:

1 – Favorece a visibilidade e otimização do site

Ao reutilizar conteúdo tech você otimiza o site segundo as palavras-chave mais pesquisadas. Isso porque materiais muito antigos, em alguns casos, não estão mais adequados às técnicas usadas para o ranqueamento nos mecanismos de busca

Como exemplo, basta lembrarmos que um tempo atrás era comum ver textos lotados de keywords que se repetiam de forma truncada. Hoje em dia, aprendemos que, em vez de tentar encaixar essas peças a todo custo, para o algoritmo do Google é muito mais importante trabalhar a temática em profundidade e melhorar aspectos de UX (User Experience) do seu site. O que importa agora é o engajamento.

2 – Permite alcançar novos leitores

Ao reutilizar conteúdo, a empresa tech contribui para aumentar as visualizações da página e alcançar uma quantidade maior de leitores interessados. 

Se com um material antigo você atraía um número “x” de visitantes, com um artigo redigido em formato novo (com links de acesso, informações atualizadas e escrita adaptada às mudanças), o direcionamento até um público específico fica mais simples de acontecer.

3 – Renova e prolonga a vida de um conteúdo

Vale destacar que, como tudo se torna obsoleto muito rapidamente, as coisas não são diferentes para as informações presentes em um conteúdo. O que é novo hoje, amanhã pode estar defasado em função do surgimento de novas tendências ou mudanças nos algoritmos.

Já que o conteúdo tem vida útil e, portanto, não há como controlar o tempo que ele permanecerá atual, é possível prolongar esse status ao reutilizar conteúdo tech. Assim, as informações do site são revitalizadas e novas práticas de otimização podem ser aplicadas junto ao conteúdo.

Com isso, seus materiais não somente ganham mais vida útil, como também aumentam as chances de ele ser visto por diversas pessoas, por um tempo maior. 

Aliás, um conteúdo fresco é importante para o bom posicionamento nos resultados de busca. O chamado “freshness factor” é considerado pelos algoritmos de busca, que priorizam conteúdos recentes e com qualidade, quando comparados aos demais.

4 – Reforça a mensagem da sua marca

Embora o marketing de conteúdo de tecnologia não seja uma ferramenta direta de vendas, é uma prática que leva a empresa a fechar mais negócios por meio da promoção da autoridade e da imagem da marca. É, portanto, uma forma de relacionamento por meio da informação e, às vezes, da personalização.

Ocorre que as mudanças em ofertas de solução e produtos levam a novos posicionamentos de marca. Às vezes, é preciso até mudar o domínio do site. Nestes casos, apostar em uma narrativa transmídia será a forma para voltar a atrair mais visitantes. Isso porque você também atualiza os objetivos de cada material antigo.

Quando não se faz a atualização, os clientes e leads podem ficar com uma imagem negativa da marca. Até mesmo as imagens usadas nos posts do blog podem indicar isso, pelo tipo de edição e pelas mudanças na sua comunicação visual ao longo dos anos.

5 – Alcança novos públicos

Os conteúdos recém publicados nem sempre conseguem atingir o desempenho pretendido. Isso porque é necessário tempo até que eles consigam atrair acessos e impulsionar a visualização. 

No entanto, quando você recicla e passa a deixar os conteúdos mais completos, a sua página consegue alcançar resultados mais gratificantes, com leitores que você sequer teria atraído caso permitisse que os materiais continuassem ultrapassados.

6 – Conteúdos antigos podem ser negativos para o funil

Sem atualização, seu conteúdo pode atrair personas inadequadas às suas soluções e afugentar as que procuram por algo que sua empresa passou a oferecer. 

Nessa situação, o que acontece é que as informações destes conteúdos antigos não mostram os diferenciais e novas soluções aplicadas ao seu produto ou serviço. Por isso, lembre-se que reutilizar conteúdo tech para o funil de vendas é válido, desde que ele entregue ao lead informações e diferenciais que a sua empresa oferece atualmente.

7 – Maximiza seus investimentos em conteúdo

Criar conteúdo não é uma atividade gratuita, além de demandar tempo para as etapas de produção e revisão. Reutilizar conteúdo pode ajudar a maximizar os investimentos já feitos.

Como reutilizar conteúdo para criar uma narrativa transmídia?

É possível utilizar a estratégia de várias maneiras. Para falar sobre elas, separamos cinco dicas:

1 – Use formatos novos

Se o material do site está sendo exibido em formato escrito, por exemplo, talvez essa seja a chance da sua empresa investir em um modelo de conteúdo  diferenciado e mais comunicativo, não é mesmo? Isso pode estimular os leitores a interagir mais com a sua página.

Por isso, uma excelente alternativa para reutilizar conteúdo pode ser focar no crossmídia, isto é, adaptar um material para diferentes formatos e plataformas. Você pode apostar, por exemplo, em produção de vídeos, imagens ou até mesmo podcasts, que vêm aumentando sua popularidade entre a audiência do marketing online. 

Ebook: Como produzir um podcast de tecnologia inovador

Embora estes formatos necessitem de tempo para serem preparados, você consegue, no final, disponibilizá-los em outros canais além do blog, como Youtube, Spotify, Instagram, entre outros.  

Outra opção que também é positiva e está muito em alta são os infográficos. Para desenvolvê-los, você pega um material antigo e, então, o transforma em conteúdos mais modernos e de rápida absorção, usando um formato visual.

Como esses materiais conseguem entregar informações de qualidade, sem necessidade de textos, costumam chamar a atenção do público.

Para conhecer outros formatos que você pode utilizar, dê uma olhada nos 30 tipos de conteúdo para ótimos resultados

Infográfico: 30 modelos de conteúdo para um planejamento de marketing tech campeão

2 – Atualize as informações

Comprometa-se em manter os conteúdos atualizados e bem escritos. Os leitores querem acesso a informações seguras, e a sua empresa precisa estar disposta a atender esse tipo de necessidade.  

Com a reciclagem dos materiais você preserva um valor alto de conhecimento, além de ser reconhecido por estar disponibilizando informação e textos, vídeos, imagens e/ou áudios de qualidade. Isso acaba por alavancar os seus resultados nas buscas.

3 – Foque em conteúdo inteligente

Tem uma matéria antiga que viralizou na web? Percebeu que um material teve mais acesso do que outros? É normal que pesquisas e dados se tornem ultrapassados com o passar dos anos.

Com essa perda de “validade”, o acervo do site acaba ficando velho e “caduco”, dificultando a  localização nas buscas. Fazer a reciclagem dos conteúdos (adicionando informações inteligentes) é uma excelente forma de manter o site bem posicionado.

Afinal, de nada adianta reutilizar conteúdo em massa, se os materiais forem rasos e sem profundidade, certo? O leitor sabe o que quer, e ele quer ler materiais densos e completos. Evite entregar mais do mesmo. Busque informações e dados inéditos para compor os textos. Investir em um acervo inteligente é o primeiro passo para engajar ainda mais o seu público.

4 – Sugira links entre o conteúdo

Uma forma de direcionar o leitor é sugerindo links para conteúdos recentes e mais atualizados. Com essa recomendação, a pessoa se sente instigada a acessar e conferir as publicações novas do blog, que não estão linkadas em posts antigos. Isso facilita a interação do leitor com outros conteúdos, além de movimentar os acessos e as visualizações sobre a sua página.

5 – Revitalize o conteúdo

Revitalizar conteúdos de tecnologia é também uma maneira de reutilizá-los. O processo envolve atualizar as informações, as KWs e trabalhar um novo título para trazer acessos mais interessantes do que na primeira versão da publicação.

Para facilitar, veja abaixo como revitalizar seus conteúdo tech:

1. Selecione os campeões na busca orgânica: revitalizar os conteúdos mais procurados pela sua audiência promove um aumento dos resultados de busca. Isso é especialmente importante agora, uma vez que as empresas precisam cada vez mais acelerar e aumentar resultados.

2. Identifique materiais relacionados à atualidade: na revitalização, é importante identificar os materiais que fazem sentido para o momento atual da sua persona

3. Refaça os títulos e intertítulos: títulos e intertítulos chamam a atenção do lead. Atualizá-los ajuda a alinhar o material ao objetivo atual das suas ações. 

4. Substitua dados de mercado defasados: traga sempre dados atualizados, pois essa prática aumenta a credibilidade do conteúdo.

5. Apresente novos exemplos: exemplos mais atuais combinam com os atuais cenários de mercado.

6. Busque novos backlinks: os backlinks ajudam bastante na indexação, além de trazer tráfego. Aproveite para revisar os links utilizados. 

7. Renove a Call To Action: a CTA, ou chamada para ação em portugês, estimula seu lead a tomar uma atitude, que pode ser, fazer download de um material, acessar as redes sociais, visitar o site, ler outros artigos do blog, fazer um comentário, entrar em contato e tantas outras. 

8. Revise a utilização das palavras-chave: é preciso revisar a utilização das palavras-chave no conteúdo. Principalmente em títulos, intertítulos, primeiros e últimos parágrafos. 

9. Reavalie as regras de SEO: as regras e práticas mais atuais do marketing digital também devem ser avaliadas aqui. Isso pode ajudar ainda mais no ranqueamento do material.

6 – Conte com profissionais especialistas

Avaliar o cenário e enxergar o potencial de seus conteúdos pode ser uma tarefa difícil para quem já está envolvido nas rotinas mais estratégicas da área de marketing. 

Desse modo, para colocar ações crossmídia em prática aí na sua empresa, talvez você precise da ajuda de especialistas em desenvolvimento de materiais de tecnologia que tenham experiência na prática de reutilizar conteúdo.

Contando com pessoas experientes no segmento tech, é possível inclusive planejar pautas já pensando em uma narrativa transmídia. Caso você queira saber como uma agência especializada em tech content pode ajudar, conheça a Motor Tech Content.

E para garantir que você não erre na escolha, aprenda a reconhecer o parceiro certo para ajudar sua empresa a alavancar seus resultados em marketing de conteúdo. Acesse:

Por que contar com a Motor na produção de conteúdo para marketing digital especializado?

Como usar a reutilização de conteúdo?

Entendemos que na era do crossmídia o público espera que o conteúdo esteja disponível no formato de sua preferência. Isso quer dizer que, se uma pessoa quiser ler uma postagem em um blog, é bem provável que ela não vá perder tempo pesquisando por um vídeo, por exemplo.

Como vimos até aqui, conteúdos reciclados são mais fáceis de serem escalados. Colocando em outros termos, você não precisa escrever todos artigos, gravar todos os vídeos e criar todos os infográficos do zero.

Em vez disso, por que não usar os conteúdos já criados como base para postagens, vídeos, postagens em mídias sociais, webinars e muito mais?

Pensando nos mais diversos formatos, existem diversas maneiras de reutilizar conteúdo. Separamos as principais abaixo:

Vídeos

Quando uma empresa conta com volume expressivo de posts em seu blog, é possível reapresentar informações em uma narrativa transmídia de modo criativo. A produção de vídeos é uma maneira de trazer à tona novamente dados relevantes em um novo formato.

Assim, o público tem a oportunidade de rever comunicações que podem ser interessantes para o que ele espera da organização.

Se você já produziu muitos conteúdos de fundo de funil, por exemplo, tem subsídios suficientes para criar um roteiro de animação que aborde seus produtos e serviços. 

Ao roteirizar suas soluções, você escolhe o formato do vídeo. Pode fazer sentido criar uma gravação de tela, quando o assunto for mais técnico. Mas se quiser chamar atenção, é melhor recorrer a uma animação na qual frases, desenhos e trilha sonora ajudam a cativar sua audiência. 

Vídeos também podem servir para reutilizar conteúdo publicado em cases em posts de blog. Nesse caso, você pode fornecer um briefing à equipe para que ela crie diferentes roteiros de vídeos:

  • Abordando a experiência de cada cliente;
  • Falando do uso de uma solução específica;
  • Mostrando os ganhos obtidos por cada cliente com a sua solução;
  • Enaltecendo diferencias de mercado.

Aliás, os vídeos são também uma boa ferramenta para simplificar conteúdos complexos no seu site. Foi o que fez a Zendesk, quando optou por apresentar a solução Support, para atendimento omnichannel, por meio de um vídeo roteirizado pela Motor Tech Content. 

Dê uma olhada e veja como ficou:

Podcast

Assim como os vídeos, os podcasts podem transformar um conteúdo difícil de ser entendido em algo mais compreensível. Também é possível utilizá-los para expandir as informações trazidas por um artigo no blog ou por um material em outro formato. 

Ao reutilizar conteúdo para criar um podcast, sua empresa também consegue alcançar mais pessoas. Afinal, os ouvintes conseguem acessar as informações em qualquer lugar – seja no trânsito, seja na academia ou até lavando a louça.

Ebook: Como produzir um podcast de tecnologia inovador

Conteúdo interativo

O conteúdo interativo serve para aproximar ainda mais a audiência da sua marca, de uma maneira mais leve. Pensando nisso, você pode reutilizar algum material mais denso e transformá-lo em algo mais divertido. 

Por exemplo, aqui na Motor criamos artigos sobre social selling. Para atrair a atenção da nossa persona e ao mesmo tempo educá-la sobre a estratégia, aproveitamos o material e desenvolvemos o quiz.

Quiz: O que seus executivos conhecem sobre Social selling?

Além do quiz, você pode pensar em palavras-cruzadas, mapas interativos e muitos outros formatos.

Redes sociais

As redes sociais são o canal onde mais vemos reciclagem de materiais. São ideais para dar dicas rápidas sobre um tema que você abordou em um artigo, trazer uma pincelada sobre uma teoria ensinada em um whitepaper e mostrar um depoimento de um cliente seu.

Aliás, usar depoimentos como postagens de mídia social é um excelente empurrão para decisão de compra, pois mostra que outros players já contam com a confiança de usuários semelhantes a eles. 

Outra maneira de reutilizar conteúdo em redes sociais é transformar webinars em vídeos curtos destacando uma parte do que foi discutido. 

Artigos em blog

Isso mesmo! Reutilizar conteúdo não significa partir dos seus artigos em blog. Ou seja, você pode aproveitar outros formatos e transformá-los em conteúdo textual para seu site. Quer um exemplo?

Imagine que sua empresa tenha apresentado um webinar explicando sobre uma mudança fiscal que atinge sua audiência. Para isso, foi chamado um especialista que detalhou diversos aspectos da nova lei.

Por que não aproveitar e dar a esse conteúdo uma nova roupagem? Partindo do evento online você pode criar um artigo completo para alcançar aquele público que prefere ler com calma e ter uma fonte de referência escrita para consulta rápida.

Materiais ricos

Se sua empresa já tem um bom acervo de artigos no blog de tecnologia, pode juntar tudo o que foi publicado sobre um mesmo tema e criar um material rico, como um e-book, para centralizar o conhecimento.

Nesse caso, você pode pensar no que trazer de inédito para tornar o novo material ainda mais atrativo.

Conclusão

Reutilizar conteúdo significa aproveitar os materiais que você já produziu e dar a eles uma roupagem diferente. Essa ação pode facilitar a vida do time de marketing e, como vimos juntos neste artigo, você pode adotar a estratégia aí na sua empresa. 

Então, não deixe de reservar um tempo para decidir quais conteúdos poderiam ser reaproveitados. Pense na narrativa transmídia e em quais formatos têm potencial de atrair sua audiência.

E para mostrar a você, de forma simplificada, como aproveitar o crossmídia e reciclar seu conteúdo, fizemos um infográfico com um passo a passo.

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Infográfico: Revitalização de conteúdo de forma rápida e fácil

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