Marketing digital e tecnologia: será que funciona mesmo?

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Marketing digital e tecnologia: será que funciona mesmo?

6 Minutos

11 de fevereiro de 2020

Listamos alguns cases que vão fazer você acreditar no potencial que o marketing digital tem para trazer sucesso à sua empresa de tecnologia.

Você ainda acredita que o marketing digital não ajuda as empresas de tecnologia? Tudo bem, você não está só. Mas hoje faz parte de uma minoria.

O que acontece é que: se a transformação digital tem revolucionado a maneira como se produz e consome, por que uma nova abordagem do marketing de tecnologia não seria efetiva na sua organização?

Neste post nos vamos mostrar:

  • A adoção do marketing digital no Brasil e no mundo
  • A realidade prática do marketing digital
  • Casos de sucesso de marketing de tecnologia
  • Como fazer o marketing digital ser realidade na sua empresa

Continue lendo para saber de tudo isso!

A adoção do marketing digital no Brasil

Uma pesquisa anual apura a adoção do marketing digital no Brasil, reunindo tendências do setor. Na primeira edição, divulgada em 2015, foi revelado que as estratégias — principalmente de conteúdo digital — eram pouco exploradas pelas empresas.

Na quinta edição, hoje o retrato é bem diferente. Falando dos números globais, 67,3% declararam que adotam ações de marketing digital. Dos que não adotam, 56,9% pretendem começar a utilizar marketing de conteúdo neste ano.  

Analisando o nicho de tecnologia, a pesquisa teve mais de 4,7 mil entrevistados. Dentre eles, quase 12% dos respondentes declararam fazer parte de empresas de software, cloud ou SaaS. Foi a maior participação em volume em relação a outros segmentos, o que já indica o interesse desse tipo de profissional pelo tema. Some a isso o fato de as áreas ligadas à tecnologia serem as que mais utilizam o marketing digital, com 82,9% colocando essa estratégia em prática.  

Já 31,9% dos que não utilizam revelaram que o principal motivo é o desconhecimento de estratégias. Não encontrar nenhum tipo de valor ficou em quinto lugar, com 6%. 

Percebeu como o seu posicionamento é uma minoria? Já passou da hora de mudar esse mindset

A realidade prática do marketing digital

Nos últimos cem anos vimos mais inovação tecnológica do que em toda história humana — e o ritmo não vai diminuir. Acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos é essencial para ter sucesso em qualquer campo, inclusive no marketing.

Quando bem aplicada, uma estratégia de conteúdo digital alcança um grande impacto na empresa. Veja os dados abaixo, que são da HubSpot:

  • 1,3 vezes mais visitas ao site;
  • 1,4 vezes mais leads;
  • 13 vezes mais chances de obter um ROI positivo.

Mas, mesmo que uma pesquisa ouça quem lida na prática com o marketing digital de conteúdo, nada melhor do que conhecer casos reais de sucesso de implementação dessa estratégia.

Casos de sucesso: marketing digital que funcionam em empresas de tecnologia

Conta Azul

A Conta Azul oferece uma plataforma online de gestão financeira para pequenas e médias empresas, a Conta Azul é considerada um dos maiores cases brasileiros quando o assunto é marketing digital. 

A ‘menina dos olhos’ da empresa é o blog, que recebe conteúdos novos constantemente. Por lá o público-alvo (tanto micro, pequenos e médios empreendedores como contadores) pode encontrar assuntos como dicas de empreendedorismo e gestão estratégica.

A estratégia adotada pela empresa não é complicada: fazer com que cada conteúdo gerado tenha tanta relevância que acabe atuando como um verdadeiro produto. E o objetivo é alcançado com sucesso. 

Os posts recebem muitos comentários, que são respondidos um a um pela equipe de atendimento, que indica não apenas o software da empresa, mas também outros conteúdos digitais que podem ajudar. 

O sucesso do blog é refletido nas outras mídias sociais da empresa, que também têm atualização constante. São mais de 380 mil curtidas na fanpage do Facebook, 42 mil seguidores no Instagram e 15,1 mil seguidores no Twitter

TecnoSpeed

Autointitulada como ‘a casa do desenvolvedor’, a TecnoSpeed é uma empresa de Maringá (PR). Tem como missão reduzir o esforço o desenvolvimento de sistemas. Atende a mais de 1,2 mil desenvolvedores e software houses.

As estratégias de inbound marketing são aplicadas principalmente no Blog. O objetivo é fazer com que a empresa seja uma autoridade quando o assunto é desenvolvimento de software. São abordados temas como aplicativos móveis, compliance e automação de sistemas. 

Com crescimento superior a 30% nos últimos 4 anos, as estratégias de marketing de conteúdo tiveram uma importante participação nesse desempenho. Além dos conteúdos encontrados no blog, a conversão no funil de vendas também é realizada via Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. 

Toshiba

Um exemplo positivo de inbound marketing realizado pela Toshiba foi colocado em prática em 2011. Neste ano, a empresa criou a campanha Comunidade Inteligente, um esforço para a conscientização de suas soluções de energia renovável. 

A marca otimizou sua plataforma para a palavra-chave “comunidade inteligente”, além de ter investido em SEO. Os esforços foram eficazes, ajudando a gerar 160 mil seguidores globais no LinkedIn.

Cisco

A Cisco sempre usou ativamente o marketing de conteúdo e as mídias sociais para escalar suas campanhas de marketing. Porém a equipe de marketing da marca não tinha certeza de quão eficazes eram essas estratégias até promover um novo produto exclusivamente nas mídias sociais.

A empresa lançou um novo roteador e decidiu usá-lo como um estudo de caso para medir o ROI de suas estratégias de marketing de conteúdo e mídia social. Os executivos ficaram surpresos ao descobrir que essa campanha digital alcançou as metas por US$ 100 mil a menos do que o previsto

As possibilidades de receita recorrente com o marketing digital

A essa altura você já deve estar convencido que realmente vale a pena investir em marketing digital, principalmente de conteúdo, para atrair mais leads para a sua empresa. 

Agora, para instigá-lo de uma vez por todas a começar já ações de marketing digital, principalmente de inbound marketing, que levem a um funil de vendas mais efetivo, lançamos uma pergunta: 

Você sabia que é possível ter receita recorrente ao utilizar estratégias de marketing digital?

Sim, isso é uma realidade!

São os ensinamentos do livro Receita Previsível, escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler, colocados em prática. Ross, que trabalhou na Salesforce, fez a empresa faturar mais de US $ 100 milhões apenas em receita recorrente. 

O segredo é a utilização de uma metodologia chamada Cold Calling 2.0, que alia o marketing digital à prospecção ativa (outbound marketing). Ligar para um prospect sem nunca ter tido um contato com ele, é algo que não precisamos mais fazer no marketing. Afinal, podemos manter com esses alvos, um relacionamento digital, antes de ligar para ele.

Com as possibilidades de se ter receita recorrente, deu para perceber que o marketing digital transformou completamente a empresa de tecnologia. Se você quiser começar agora, temos um infográfico que pode ajudar nos primeiros passos. Clique no botão a seguir!

Como fazer marketing de conteúdo na sua empresa de tecnologia?

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