Gestão de leads tech com uso eficiente de conteúdo especializado

Marketing de Conteúdo

Gestão de leads tech com uso eficiente de conteúdo especializado

4 de fevereiro de 2021

Ter um planejamento concreto para realizar a gestão leads tech é fundamental para que você possa maximizar os seus resultados!

O marketing digital vem chamando cada vez mais a atenção das companhias, principalmente as empresas tech. Este tipo de estratégia apresenta possibilidades escalonadas de crescimento, o que não costuma ser habitual dentro do marketing convencional. 

Os negócios digitais costumam operar no molde do funil de vendas, em que se trabalham estratégias para alertar, impressionar, entusiasmar, engajar e, por fim, vender um produto ou serviço

A questão é, como manter uma base de leads engajada? A resposta é: com marketing conteúdo tech de qualidade. Como está a sua gestão de leads tech? O seu conteúdo consegue manter os leads engajados o suficiente para percorrer o funil de vendas

Fique tranquilo(a), pois você irá conhecer agora passos fundamentais para que possa usufruir de conteúdos altamente atrativos e com grande potencial de conversão em seu negócio digital! 

Conhecendo a gestão de leads tech

Para começar, é importante compreender o seu negócio como um todo. Como você tem feito a gestão de leads tech? Você tem uma estratégia concreta para alimentar o seu lead em diferentes etapas do funil de vendas, topo, meio e fundo? 

Se a sua resposta for não, então com certeza a sua estratégia de marketing digital precisa ser revista urgentemente, pois você pode estar desperdiçando recursos e perdendo oportunidades reais de venda.

A probabilidade da realização de uma venda imediata é extremamente baixa. Por venda imediata, entenda como aquela que é realizada para o cliente que acaba de se deparar com a sua marca.

Para que se possa melhorar o índice de vendas é preciso fazer uso do inbound marketing, como estratégias de marketing de conteúdo tech de forma intensa! Enviar conteúdos com diferentes abordagens para o lead. 

Esses conteúdos precisam aguçar o interesse pelo seu produto ou serviço, enaltecendo o seu potencial e apresentando de uma forma cada vez mais direta, os benefícios de sua utilização. 

A produção e o acompanhamento dos materiais precisa ser contínua. Você conta fornecedor de conteúdo de tecnologia para lidar com as suas demandas de marketing digital

A importância da gestão de leads tech

Se um lead acaba de entrar em seu funil, realizando o cadastro em algum formulário de suas páginas e não adquirindo o seu produto e(ou) serviço, isso não pode ser encarado como o fim do contato e sim, um começo.

O lead agora fará parte de seu funil e você deve saber como guiá-lo para que ele possa chegar ao destino final (a compra). 

Existem algumas metodologias que podem te auxiliar no mapeamento de seus leads. O objetivo destas, é identificar o quão próximo o lead está de realizar a aquisição de seu produto.

Essas metodologias são o lead scoring e o lead tracking e elas trabalham com o padrões que permitem ranquear o nível de engajamento de seus leads. 

Confira mais detalhes sobre cada uma delas e entenda o porque elas devem fazer parte da sua gestão de leads tech.

Lead scoring

Lead scoring significa classificar o lead, ou seja, atribuir a ele uma sua pontuação. Trata-se de uma forma de especificar o nível de engajamento de seu lead. 

O lead recebe uma elevação em sua pontuação sempre que realiza um novo tipo de interação com o seu material. Se ele abriu um e-mail, clicou e baixou um material rico, como um e-book por exemplo, cada uma das interações contam pontos. 

Para que essa pontuação siga o seu fluxo esperado, a empresa tech deve destinar os materiais adequados. Note que o teor desses materiais deve variar na medida em que o lead avança em seu funil, pois o foco comercial deve ir aumentando.

O núcleo comercial, que deve acompanhar de perto essa movimentação, pode estabelecer uma pontuação adequada para realizar um contato mais direto com esse lead, podendo ser uma ligação ou mensagem no Whatsapp por exemplo. 

Lead Trancking

O lead tracking (trajetória do lead) se assemelha ao lead scoring, entretanto, o seu foco está na jornada percorrida pelo lead. Ao invés de classificar a pontuação pela quantidade de interações, ele visa o nível do engajamento. Isso ajuda, por exemplo, a perceber quais são os principais interesses da sua base e a investir mais em personalização.

Uma estratégia de inbound marketing conta com uma série de materiais, posts, e-mails, e-books, entre outros inúmeros materiais. O lead pode interagir com um material, ou vários deles, isso é comum e já é esperado. 

Assim como no lead scoring, o núcleo comercial pode estabelecer o momento certo de realizar o contato sobre uma determinada solução. Basicamente, o lead tracking traça o mapa do funil. 

É preferível que a empresa conte com a utilização de plataformas de automação de marketing digital, pois permitem uma gestão de leads tech de uma forma mais prática simplificada. Sem elas, é muito difícil fazer esse acompanhamento.

Com esses conceitos em mente, você precisa saber a abordagem certa para cada momento e para isso, você deve contar com os materiais apropriados para cada etapa! 

Mantenha os leads engajados

O funil de vendas é a metodologia mais utilizada dentro dos negócios para a web. O objetivo dele é simples: entender a trajetória do lead durante o processo de compra

Você deve contar com as estratégias certas e um fornecedor de conteúdo de tecnologia adequado para operar em seu escopo de produção. 

O mercado digital conta com diversos especialistas capacitados para executar essa demanda. Então, ao invés de possuir colaboradores internos que administrem essa tarefa, também é possível estabelecer uma relação com um fornecedor de conteúdo de tecnologia especializado. 

Se preferir seguir com a produção de conteúdo internamente, não há problemas. Mas tenha em mente que o desafio será constante e que é preciso contar com uma equipe multidisciplinar.

Entenda quais são as principais estratégias que uma equipe de marketing de conteúdo tech deve seguir para usar melhor seus conteúdos.

1 – Trabalhar de acordo com cada perfil: 

Você deve ter plena ciência de quem é a sua persona, ou seja, a pessoa que irá ler os seus conteúdos e consequentemente se sentir empolgada. 

Antes de mais nada, você deve fazer uma pesquisa prévia para estudar o mercado em que no qual você está se inserido. Pesquise pelas principais palavras-chave, temas e estilo de abordagem (mais formal ou menos formal). 

Lembre-se que aquilo que você pretende comunicar não é necessariamente o que o leitor espera saber. Portanto aqui vai uma dica praticamente obrigatória dentro da produção de conteúdo: trate da dor de seu leitor! 

Aqui vai um exemplo: pense em uma empresa de sistemas corporativos, pode até ser o seu caso, o que facilitará a compreensão. O objetivo dessa empresa é comercializar o software, certo? 

Ao pensar na produção de um blog post para o público-alvo dessa empresa, você pode imaginar que produzir um texto enaltecendo as mil e uma utilidades do software seja o mais impressionante.

O problema é que essa pode não ser a busca de quem está lendo o seu material. O que você deve tratar é de como lidar com a falta de organização das demandas internas de uma empresa

Percebe como muda? Você está indo direto à dor do seu leitor, e após explorar a fundo o problema que você pode convidá-lo a conhecer soluções adequadas.

E não para por aí, lembre-se do funil de vendas, a sua gestão de leads tech deve ter foco em toda a trajetória! Após impressioná-lo e convertê-lo em lead, você deverá fornecer materiais, até se aproximar da oferta de um período de avaliação gratuito. 

2 – Ofereça conteúdos que são tendência 

Busque por conteúdos relevantes e que sejam atuais dentro do nicho de atuação. Além de trazer mais visibilidade para o material, por conta do número maior de buscas, irá transmitir grande domínio no tema selecionado. 

A produção de temas da atualidade, que impactam diretamente o nicho de atuação também é uma forma de manter o lead atualizado para aquilo que ele busca. Os seus materiais podem de fato, ser o veículo de mídia que ele precisa.

Antes de mais nada, é de sua responsabilidade e de sua equipe especializada, acompanhar as novidades do mercado. É preciso conhecer as fontes confiáveis e que possuam alto nível de respaldo técnico! 

Esse tipo de conteúdo pode ser utilizado em qualquer etapa do seu funil de vendas. Pode ser utilizado no início, pois mantém o leitor atualizado com as novidades, ou ser utilizado no meio e fundo, pois pode impactar a escolha decisiva de seu lead.

3 – Trabalhar conteúdos internacionais

Uma forma muito importante de elaborar conteúdos de valor dentro do marketing digital é buscando por fontes internacionais. 

Além de possuir uma gama muito maior de textos, os conteúdos estrangeiros incluem um gigantesco número de estudos que embasam a confiabilidade do texto em questão. 

Não há problemas se você não dominar um idioma extrangeiro, como o inglês por exemplo, que é o idioma global e com maior número de materiais disponíveis. Afinal é bastante simples traduzir o conteúdo com o seu navegador web.

É sempre útil para os leads, consumir material estrangeiro que passou por uma curadoria confiável. Essa prática traz um elevado grau de confiança para seu lead, pois demonstra o seu conhecimento de mercado. Só não se esqueça de sempre citar as fontes, além, é claro, de inserir links para estudos científicos e outras fontes (quando necessário). 

4 – Ter planejamento na gestão de leads tech: 

Todo negócio digital demanda um bom planejamento e com a gestão de leads tech não pode ser diferente. O planejamento certo é a base do sucesso na web! 

É fundamental que a equipe esteja alinhada com o fluxo de atividades, que podem ser resumidas em: 

  • Estudo de mercado: O bom conteúdo começa sempre com um estudo de mercado aprofundado, que visa encontrar os conteúdos de maior relevância e as principais referências a serem utilizadas. 
  • Organização estratégica: A estratégia de produção é a parte de maior responsabilidade na produção. Aqui é elaborada a ordem de produção dos materiais, além de organizá-los estrategicamente no funil de vendas, para que todo o escopo tenha um fluxo claro. 
  • Produção de conteúdo: Os profissionais responsáveis pela produção de conteúdo precisam estar alinhados com a temática abordada, além de manter uma comunicação contínua com a equipe estratégica. 
  • Revisão de conteúdo: É a análise final do material, em que o revisor irá auxiliar o produtor do conteúdo a realizar todos os ajustes que se fizerem necessários. 

Você imaginava que a produção de conteúdos possuía tantos critérios para que um material como esse chegasse até o leitor final? 

De fato, é uma grande responsabilidade fazer com que os materiais sejam impactantes, chamativos e ao mesmo tempo esclarecedores. E, mesmo que não convertam o leitor em lead, farão com que ele sinta uma grande gratidão. 

A sua equipe está preparada para lidar com uma demanda desse nível? Ou melhor, você tem uma equipe especializada? 

A Motor Tech Content é especializada no marketing de conteúdo tech e possui uma equipe dedicada para atuar em cada área da produção, o time certo para preparar conteúdos para que negócios como o seu, destaquem-se na web.

É importante que você mantenha o foco no que realmente é importante para seu negócio, por isso, terceirizar a produção de seu material pode ser a escolha mais indicada. 

Se desejar conversar com a equipe da Motor, entre em contato

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