Por que focar em conteúdo para evento de tecnologia on-line ?

Marketing de Conteúdo

Por que focar em conteúdo para evento de tecnologia on-line ?

10 de setembro de 2020

Formato on-line para evento de tecnologia se consolida como tendência, mas requer divulgação com conteúdos especializados

As estratégias de evento de tecnologia mudaram muito desde o início da pandemia da Covid-19. A tendência da vez agora é o formato digital, que ganhou adeptos em todos os mercados por conta do isolamento social. Os números de evento on-line estão em ascensão e têm tudo para se manter assim mesmo após a resolução da crise na saúde.

O jogo do Flamengo contra o Fluminense na final do segundo turno da Taça Rio 2020, por exemplo, teve audiência expressiva nas plataformas digitais. O evento foi exibido exclusivamente por streaming e teve mais de 3,5 milhões de acessos.

A grande quantidade de lives entre artistas do ramos da música, com patrocínios de marcas e arrecadações de doações durante a quarentena, comprova que o evento on-line é a “bola da vez”.

No entanto, a estratégia precisa ser elaborada e contar com um conteúdo bem produzido para atrair o público-alvo. Entenda o motivo a seguir e veja como fazer um bom marketing de conteúdo para o seu evento de tecnologia!

Por que investir em marketing de conteúdo no seu evento on-line?

O marketing digital é essencial para o bom relacionamento das empresas no mercado moderno. Dentre as estratégias, os conteúdos são a forma mais eficaz de engajar o público nas realizações, especialmente em um evento de tecnologia — e não é só pelo reforço na divulgação. Separamos 4 motivos principais!

1 – Engajamento

De fato, o material ajuda a gerar visibilidade e despertar o interesse na participação. As pessoas querem conhecer o que comprarão e ter certeza de que o evento valerá a pena. As informações contidas em artigos e publicações informam o que esperar da realização, dando confiança para quem pretende investir nos ingressos.

2 – Relevância

Mostrar que a sua empresa domina as tendências e está preparada para tratar temas importantes fortalece o posicionamento do evento. Isso beneficia as próximas edições com uma imagem sólida e potente. E visibilidade é (quase) tudo — você também precisa entregar qualidade para fazer bom proveito ou essa imagem será negativa.

Quando falamos de estratégias digitais e modelos inovadores, o conteúdo significa que todo o histórico ficará registrado na internet para consulta. Isso inclui desde a pré-produção até os conteúdos pós-evento. Todo o material se torna uma referência perene para quem deseja entender mais sobre novas realizações.

3 – Atração de mídia

O conteúdo especializado também é um alicerce para ganhar destaque na mídia. Os veículos se sentem confortáveis de ajudar na divulgação quando têm informações completas como fonte, aumentando o alcance de público.

4 – Economia de recursos

E tudo isso sem contar a economia em comparação com outras estratégias de publicidade tradicionais, como panfletagem e propagandas em canais de televisão. O marketing de conteúdo para eventos é econômico, acessível e eficaz, tendo tanto ou mais alcance que outras ações de divulgação.

Como fazer marketing de conteúdo para evento de tecnologia?

Todo evento de tecnologia deve ter uma estratégia de Inbound Marketing focada em conteúdos. Essa ação é até comum no mercado, mas nem sempre executada corretamente. Então, gera resultados não tão ricos quanto o esperado.

Os conteúdos para um evento de tecnologia precisam ser diferenciados e seguir técnicas elaboradas, principalmente quando se trata de realizações digitais. Veja agora algumas dicas para um marketing de conteúdo assertivo!

1. Use diferentes formatos

Tanto os formatos de conteúdo quanto a quantidade de canais são variados. Vá além de artigos e chamadas em redes sociais. Estratégias audiovisuais (vídeos, imagens e até podcasts), por exemplo, estão em alta e geram ótimos resultados.

Você pode inclusive aproveitar o material criado em edições passadas para a divulgação ou realizar entrevistas com os convidados. Para coletar depoimentos, aproveite ferramentas como uma live em redes sociais.

Outras maneiras de conseguir bons leads são a mídia paga e patrocínio de influenciadores digitais, e ambas as estratégias dependem também do conteúdo. A dica aqui é entender como os diferentes formatos podem ser úteis para gerar buzz e o interesse do público.

2. Crie provas sociais (cases)

O material guardado das edições passadas do seu evento de tecnologia também pode gerar casos de sucesso. A prova social ajuda a mostrar que a sua marca tem bagagem no setor e pode quebrar objeções à participação, aumentando a credibilidade.

Apresentar declarações de pessoas que tenham histórico de relacionamento com a sua marca serve como um reforço de qualidade para o público. O mais importante de uma prova social é que perfis imparciais possam dar uma opinião sobre a organização.

3. Entregue conteúdo de valor

Para que o público se interesse em participar de um evento, é necessário perceber valor na proposta. Com isso, os conteúdos precisam ressaltar os benefícios e as qualidades da realização.

Procure mostrar como o seu evento de tecnologia agrega algo ao dia a dia dos participantes e quais são os diferenciais que só podem ser encontrados ali. Em linhas gerais, o marketing de conteúdo deve reforçar uma experiência única para solucionar problemas e suprir as necessidades do público.

4. Produza conteúdos pós-evento

A última dica é continuar a divulgação após a realização. Como é possível o evento on-line ficar disponível posteriormente, as chances de gerar negócio se mantêm. Nesse sentido, um marketing pós-evento é ainda mais importante, porque continua a atrair público.

O pós-evento é o momento de analisar os resultados com métricas estratégicas, mas também de manter a relevância e captar participantes desde cedo para futuras edições. Quem perdeu a oportunidade pode tomar conhecimento ou despertar a vontade de participar no futuro.

A Motor te ajuda no seu evento de tecnologia

As ações listadas neste artigo se conectam em um planejamento de marketing de conteúdo potente. No entanto, criar esse material demanda tempo e dedicação e nem sempre há essa disponibilidade para a equipe que organiza o evento de tecnologia.

Por isso, é importante contar com o apoio de parceiros na produção conteúdos especializados. Na Motor Tech Content, você encontra uma equipe pronta para planejar e executar as estratégias de conteúdo com um serviço de qualidade.

Confira a nossa expertise no guia que desenvolvemos sobre como criar um evento on-line!

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