Marketing de conteúdo com tecnologia gratuita na nuvem para empresas tech

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo com tecnologia gratuita na nuvem para empresas tech

8 de outubro de 2020

Experimente fazer o seu marketing de conteúdo com tecnologia e confira tudo sobre a solução na nuvem, gratuita, especializada em planejamento e gestão da produção de conteúdo em empresas de tecnologia.

A Motor Tech Content é uma empresa especializada na produção de conteúdo para empresas de tecnologia. Quando começamos, organizávamos o planejamento de marketing e a produção de conteúdo em planilhas e usávamos o Trello como gerenciador de tarefas. Na época, o volume e a quantidade de pessoas envolvidas nos permitiam isso.

No entanto, com o aumento no consumo de conteúdo digital, houve um consequente crescimento na quantidade de empresas de tecnologias que atendemos. Assim como no volume de conteúdo produzido por cada uma delas.

A partir disso, percebemos que precisávamos usar a tecnologia a nosso favor. E assim surgiu nosso ecossistema tech de produção de conteúdo.

Veja nesse post como essa pode ser a solução tecnológica que sua empresa precisa para organizar o planejamento de marketing e fazer a gestão da produção de conteúdo. É sem custo e na nuvem. Confira!

Produção de conteúdo tech: quais os principais entraves sem uma solução especialista?

Como dizíamos, usávamos planilhas eletrônicas e o Trello para fazer tanto o planejamento de marketing de conteúdo quanto a gestão da produção dos conteúdos. Durante um tempo, essa solução foi suficiente, mas não durou muito, pois à medida que crescemos e amadurecemos, nossa necessidade de análise, velocidade de produção e comunicação também aumentava. 

Tania Dagostim, líder do time de Customer Success aqui na empresa, sentia na pele as dificuldades de análise do planejamento editorial dos clientes.

“A análise em planilhas gerava muito mais trabalho. Na plataforma temos a padronização necessária para atender muitos clientes, sem comprometer a qualidade. Além disso, a nossa ferramenta mantém um histórico confiável das interações e movimentações”, explica Dagostim.

Tania Dagostin, CMO da Motor Tech Content.

Os principais pontos que começavam a atrapalhar nossa produtividade e nosso ganho de escala eram:

  • Planilhas desatualizadas, pois o processo dependia da iniciativa das pessoas;
  • Mais de uma versão da mesma planilha;
  • Dificuldade para encontrar os comentários feitos pelos envolvidos nas planilhas;
  • O volume de conteúdos tornava difícil criar visões para análise;
  • Comunicação via email que algumas vezes se perdia na caixa de entrada;
  • Dificuldade de engajar todos os envolvidos e ter todos na mesma página;
  • Necessidade constante de ficar “confirmando” as informações e status das atividades com os envolvidos;
  • Aumento na quantidade de pessoas no processo de produção dificultava a gestão no Trello;
  • Dificuldade de compartilhar os dados dos projetos, como persona, tom de voz  e preferências de comunicação de cada solução.

Para Elisangela Laumann, COO da Motor Tech Content, a dificuldade maior estava no suporte exigido pelos envolvidos no processo de produção.

“Quando você participa de uma corrida de revezamento, precisa de sinergia para passar o bastão adiante sem que ele caia ou que muito tempo seja perdido nessa troca. Com os nossos conteúdos também era assim. Antes da plataforma, não tínhamos o envio automatizado de e-mails de aviso e nem a possibilidade de aplicar filtros por etapa de produção, tipo de conteúdo, campanha. Essas funcionalidades são imprescindíveis no nosso dia a dia”, argumenta Laumann.

Elisangela Laumann, COO da Motor Tech Content

Sim, nós tentamos usar ferramentas de mercado

Fizemos algumas análises e “testes” com outras ferramentas de mercado, como Asana, Teamwork, Wrike, Slack, entre outras. O objetivo era melhorar a colaboração entre nosso pessoal e a comunicação com os clientes. Além de facilitar nossa gestão, melhorar a qualidade das entregas e aumentar a produtividade geral do processo.

Nos nossos testes, não conseguimos obter a rastreabilidade desejada, nem as visões próprias da gestão e da produção de conteúdo digital. Por isso, desenvolvemos nossa própria solução tecnológica para atingir nossos objetivos. 

Essa solução está disponível para sua empresa de tecnologia também. O acesso é gratuito, com usuários e volume de conteúdos ilimitados e pode ser a solução que você e seu time de marketing estão precisando. Veja a seguir como funciona.

Produção de conteúdo tech: o que uma solução especialista resolve?

Por que sua empresa de tecnologia produz conteúdo? Pode ser para ganhar autoridade no segmento de atuação, gerar demanda para o comercial, compartilhar conhecimento, entre outros objetivos que podem ser traçados para o marketing de conteúdo tech

Para todos eles, uma coisa é certa o planejamento do marketing de conteúdo com tecnologia é fundamental para saber como produzir materiais especializados em tecnologia. Você precisa ter em mão as informações sobre:

  • Personas;
  • Soluções;
  • Preferências do negócio;
  • Informações sobre o mercado e seus concorrentes;
  • Etapas da jornada de compras;
  • Palavras-chave relevantes.

E precisa visualizar de forma amigável como o planejamento editorial está suprindo as necessidades do negócio. Tem mais conteúdo de fundo de funil? Tem mais conteúdo para a persona A ou para a solução B? E para as palavras-chave mais importantes do negócio, tem conteúdo planejado?

Outra facilidade no planejamento editorial é identificar informações relativas às 

campanhas das quais os conteúdos fazem parte. 

Por exemplo, no caso do lançamento de um novo produto ou solução. Ou ainda peças a serem produzidas para uma campanha pós evento online. Todas as idéias foram cobertas? E as datas de entrega, estão de acordo com a estratégia?

Outros dois dados bem relevantes para um conteúdo são as tags e as categorias às quais eles serão vinculados. 

Essas informações podem ser utilizadas nas análises de planejamento e no momento da publicação do conteúdo. No WordPress, por exemplo, tanto tag quanto categoria são usadas para organizar o conteúdo do site e até páginas agrupadoras que influenciam no ranqueamento e velocidade de carregamento das páginas.

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Marketing de conteúdo com tecnologia no planejamento e na execução

Agora imagine você e seu time trabalhando no planejamento de pautas com essas informações à mão e capacidade de análise aumentada? Uma solução especialista em planejamento e gestão da produção de conteúdo pode proporcionar.

Você consegue as respostas que precisa no momento certo. Vai dizer que isso não implica diretamente na produtividade e na eficiência do marketing de conteúdo?

Tecnologia na gestão da produção do conteúdo tech

Se você tem no time de marketing apenas uma pessoa que escreve, revisa, produz as imagens e publica os conteúdos, usar uma solução tecnológica já é importante. A tecnologia vai ajudá-la a organizar as atividades, dar cadência ao processo e não perder nada de vista.

Mas se você tem mais de uma pessoa envolvida no marketing de conteúdo, então a tecnologia é essencial para aumentar a eficiência do processo e manter todos engajados.

Nossa solução foi desenvolvida especialmente centrada em marketing de conteúdo. Por isso tem todas as funcionalidades que, tanto os responsáveis pelas atividades quanto quem faz a gestão das entregas, precisam ter. Veja:

Painel de atividades planejadas, em 2 visões:

Assim você pode saber qual a data em que o material precisa estar pronto e qual a data em que a produção está planejada. Além de identificar o status da produção e quais os envolvidos em determinada pauta.

Como o processo de produção de conteúdo pode variar de empresa para empresa, você também pode personalizar as etapas da produção.

Veja você mesmo como funciona!

Por exemplo, na sua empresa pode ser necessário traduzir os conteúdos para o Inglês, e fazer a publicação também neste idioma, Ou pode ser que seu diretor peça para conferir todas as peças que são diagramadas. Basta configurar essas etapas no seu processo e atribuir os responsáveis por elas.

A comunicação e a colaboração são fundamentais para trazer mais qualidade e mais velocidade para o marketing de conteúdo. Então, nossa solução também oferece mecanismos para facilitar a troca de informações durante todo o processo.

Desde uma simples troca de informações mais específicas:

Até a movimentação da pauta para a próxima etapa do processo:

Além disso, para comunicações mais genéricas, como uma atualização na persona, por exemplo, você pode contar com o mural de comunicação, que também notificará o time.

É importante para você, poder ter uma visão única do status do planejamento e da produção de conteúdo? 

Gostaria de ter agentes internos e externos que se envolvem  na produção dos materiais se comunicando em um único ambiente com todo o histórico do que foi  discutido? 

Quer garantir que todos saibam das atualizações do marketing em tempo real? 

Agora você já sabe qual solução pode oferecer todos esses ganhos.

Tecnologia gratuita para gestão da produção de conteúdo: o que você precisa fazer para usar?

Para ter acesso a nossa solução é muito simples. Não tem custo e está na nuvem. Então basta fazer cadastrar a sua conta e convidar seu time.

No nosso ecossistema tech para gestão da produção do marketing de conteúdo com tecnologia você tem “o caminho das pedras” para organizar tudo. Você passa a ter maior visibilidade, mais colaboração e produtividade. E ainda deixa tudo pronto para o momento de contar com novos redatores, caso seja necessário. 

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Vamos aproveitar para deixar mais 2 dicas que podem ser muito úteis para você:

  1. Se você ficou interessado em usar nossa solução, mas não têm disponibilidade para organizar esse processo, você pode nos acionar que nós fazemos toda a configuração do seu projeto. Deixamos tudo pronto para você começar a fazer a gestão e produção do conteúdo na ferramenta. Basta clicar aqui (LP de venda do OA).
  1. Vale salientar que somos uma empresa especializada em produção de conteúdo para empresas de tecnologia. Então se você estiver no nosso ecossistema e precisar de algum conteúdo mais específico ou se passar por algum período em que precise de “mais braços” na produção, também é só nos acionar. Nosso modelo de produção de conteúdo on demand resolve isso.

Conte com nossa solução para gestão e produção de conteúdo tech para aumentar a qualidade e trazer mais eficiência para o processo de produção.

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