As ferramentas de marketing ajudam a colocar suas ideias em prática para atingir seu público no universo online. Conheça as principais e saiba o que esperar de cada uma delas.
Então, você decidiu investir em um planejamento de marketing digital, mas ainda não sabe como colocar suas ideias em prática para atingir seu público no universo online? Não faz ideia de quais ferramentas de marketing utilizar?
Sabemos o quão difícil pode ser montar uma estratégia eficaz para divulgar sua marca no ambiente virtual. Afinal, atualmente existem milhares de plataformas, aplicativos, softwares e serviços que visam auxiliar e automatizar grande parte desse trabalho. Com tantas possibilidades, escolher a ideal para a sua estratégia é, no mínimo, desafiador.
Contudo, a dúvida não é uma desculpa para o desleixo. Pesquisar e conhecer a fundo os recursos das principais ferramentas disponíveis no mercado é algo primordial para quem deseja compor uma estratégia efetiva.
Pensando nisso, preparamos um artigo para ajudar você a responder à pergunta: quais ferramentas de marketing ajudam os líderes da área a obterem mais sucesso?
Continue a leitura!
Principais assuntos desta postagem:
O que são as ferramentas de marketing?
No contexto deste artigo, a palavra “ferramentas” refere-se às plataformas que empresas utilizam para desenvolver e promover seus produtos e serviços. A maioria usa várias ferramentas de marketing diferentes, pois, como veremos, cada uma tem um propósito.
Portanto, antes de nos aprofundarmos no tema, entenda que uma não é melhor do que a outra. A solução ideal será aquela que dependerá dos objetivos que a área de marketing deseja obter.
Por que usar ferramentas de marketing?
As ferramentas de marketing têm a ver com tecnologia. Então, para respondermos à pergunta, basta analisarmos o cenário atual. Chegamos a um ponto em que o espaço de marketing é continuamente remodelado por novas ideias, conceitos, tendências, estratégias e melhores práticas.
Utilizar a tecnologia no marketing traz alguns benefícios, como veremos a seguir.
Quais as vantagens de usar ferramentas de marketing?
Talvez a mais expressiva seja o impacto no desempenho. Uma plataforma de produção e gestão de conteúdo sob demanda, por exemplo, pode ajudar a aumentar a quantidade de visitantes ao seu site em 70 vezes ou mais (foi o que aconteceu com a GR1D Insurance).
A tecnologia também favorece as ações de growth hacking. Isso porque a técnica busca encontrar oportunidades de negócio que possam gerar resultados rápidos e eficientes para alavancar o crescimento de uma empresa. Para tanto, é preciso aliar ferramentas de marketing, criatividade e pensamento analítico.
Quais as principais ferramentas de marketing digital?
Escolher as melhores ferramentas de marketing pode ser assustador. No entanto, a maioria dos profissionais do setor deseja o mesmo objetivo: aplicações fáceis de usar e com preços razoáveis. Se forem gratuitas, melhor ainda!
É preciso que esses sistemas ofereçam uma variedade de recursos para atrair leads e, assim, aumentar as vendas. Separamos o joio do trigo para você, eliminando as ferramentas de marketing que não são efetivas.
Confira as principais classificadas em oito funções diferentes:
- E-mail marketing;
- Automação de marketing digital;
- Landing pages;
- Analytics;
- Criação e design;
- Redes sociais;
- Campanhas;
- Gestão e produção de conteúdo sob demanda.
O objetivo é que você possa ter uma noção melhor de quais estão disponíveis para diferentes funções do trabalho. Algumas delas estão em português e oferecem testes ou uma versão gratuita com recursos limitados, enquanto outras são 100% pagas. Tem até algumas que são 100% gratuitas. Confira!
E-mail marketing
Ao utilizar uma ferramenta de e-mail marketing é possível automatizar fluxos de trabalho do marketing digital, rastrear estatísticas e enviar mais e melhores e-mails aos seus leads.
Isso sem contar a criação de um relacionamento mais profundo com seus clientes e prospects. Conheça algumas das principais ofertas do mercado:
1- Constant Contact
Pela plataforma Constant Contact você terá acesso a uma ferramenta de marketing inovadora que cria cupons que podem ser compartilhados nas mídias sociais.
Ela disponibiliza uma ampla variedade de modelos e um painel que apresenta suas métricas de e-mail mais importantes. Você também encontrará centenas de integrações com outros aplicativos e serviços.
Trial: Em inglês, é fornecida uma avaliação gratuita de 30 dias.
2- Mailchimp
O MailChimp (em inglês) conquistou seu lugar como um dos maiores fornecedores de e-mail marketing do mundo. Em constante evolução, a toda hora surgem novos recursos. Há integração com mídias sociais e a seleção de modelos e personalização é bem fácil.
Trial: oferece planos gratuitos que incluem modelos básicos de e-mail, automação com um clique e segmentação comportamental.
3- GetResponse
A GetResponse é mais do que uma plataforma para e-mail marketing. Ela vem com recursos adicionais como criador de landing pages e webinários. Para desenvolver os e-mails, é utilizado um construtor intuitivo que funciona no modelo arrasta e solta.
Ela também possui todos os recursos avançados que você espera, como segmentação de lista, teste A/B, resposta automática e integrações de software. O destaque é o Perfect Timing, que ajuda a prever a hora perfeita para enviar emails e aumentar as taxas de abertura.
Trial: com um teste grátis por 30 dias e interface em português.
4- SendInBlue
A SendInBlue também é uma ferramenta de marketing ideal para quem tem um orçamento baixo. Estão incluídos recursos típicos como gerenciamento de lista, relatórios de campanha, otimização de layout de email e integrações com outras ferramentas.
Trial: disponibiliza um plano gratuito, porém, limitado. E o preço é baseado no volume de e-mail, não no tamanho da lista de contatos.
Automação de marketing digital
A lista de plataformas de automação de marketing continua a crescer, com novas ferramentas surgindo a cada ano, tornando mais difícil do que nunca encontrar a alternativa certa.
Se você deseja economizar tempo com tarefas de marketing digital, buscando automação, esse tipo de software facilitará bastante o trabalho do time.
1- RD Station
O RD Station Marketing é uma das ferramentas de automação mais utilizadas do Brasil, ajudando empresas de médio e pequeno porte a gerenciar e automatizar sua estratégia de marketing digital. Com ela, os clientes atraem tráfego, convertem leads em oportunidades de negócios e geram mais vendas.
Trial: a ferramenta é paga, porém, é oferecido um período de testes.
2- Pardot Marketing Automation
O Pardot Marketing Automation é um software da Salesforce que permite que os setores de marketing e de vendas possam trabalhar lado a lado. Com ele, é possível gerenciar todas as interações com clientes em potencial, além de criar, implementar e gerenciar campanhas online de uma plataforma central.
Trial: valores e planos não são mostrados no site. É preciso entrar em contato para descobrir.
3- Marketo Engage
A Marketo Engage diz oferecer uma automação de marketing que abrange qualquer canal e permite gerenciar todo engajamento. O software é completo e pode lidar com tudo, desde publicidade digital à mídia social e account-based marketing. É uma excelente opção para operações maiores.
Trial: o site (em português) não revela valores. É preciso pedir uma demonstração para descobrir.
4- Eloqua
A Eloqua, agora parte do conjunto de ferramentas Oracle, possui mais de 700 integrações, o que significa que pode tornar cada etapa do seu processo de marketing mais personalizada e otimizada.
É também uma das poucas all-in-one com ênfase explícita no atendimento a empresas e profissionais de marketing digital B2B.
Trial: como a Marketo, no site (em inglês) não expõe valores, sendo necessário entrar em contato para saber mais.
5- HubSpot
Quando se trata de automação de marketing, vendas e software de CRM, o HubSpot é um dos sistemas mais conhecidos do mercado. Segundo a própria empresa, ele é um “tudo em um” de marketing.
Com o HubSpot é possível ter acesso a ferramentas que ajudam com SEO, mídias sociais, site, gerenciamento de leads e CTA, entre muitos outros recursos.
Trial: há uma versão 100% gratuita disponível, em português, mas sua utilização é limitada.
6- ActiveCampaign
O ActiveCampaign é uma das soluções mais abrangentes do mercado. Em português, conta com e-mail marketing integrado, automatiza os contatos de um cliente, o gerenciamento de listas e seu sistema de CRM.
A ferramenta de marketing também rastreia as visitas ao site, vários eventos do cliente e, com base nisso, fornece análises em tempo real.
Trial: é possível ter acesso a um teste grátis.
Landing pages
Muitos profissionais de marketing têm a melhor das intenções quando se trata de criar landing pages. Mas, às vezes, suas aspirações fracassam por um simples motivo: eles não sabem por onde começar.
É muito fácil ficar preso em análises, criação de funis de vendas, pesquisa de palavras-chave, desenvolvimento de personas e acabar esquecendo do principal, a construção da landing page em si.
Felizmente, não é necessário recorrer ao web designer ou ao programador da empresa de tecnologia. Nem é preciso conhecer a linguagem HTML para criar landing pages. Basta utilizar uma das ferramentas abaixo:
1- Unbounce
A Unbounce é uma das construtoras de landing pages mais conhecidas, tendo sido um dos primeiros serviços baseados na web que permitiram criar e testar landing pages sem depender do departamento de TI. Em inglês, oferece uma variedade de modelos para web, emails e mídias sociais.
Os perfis mais avançados (e caros) permitem a inserção de vários usuários e integração com plataformas de automação de marketing marketing como o HubSpot
Trial: é possível fazer um teste grátis de 14 dias.
2- Instapage
O Instapage é um pouco diferente do típico construtor de landing pages. Em inglês, ele vem com uma grande variedade de modelos para diferentes usos (muito mais que o Unbounce). O seu diferencial é sua capacidade de aprender com os visitantes que acessam suas páginas.
Você pode visualizar dados analíticos em tempo real e determinar facilmente os vencedores de seus testes A/B. Tudo acompanhado de uma variedade de tipos de conversão a partir de cliques em botões e links.
O Instapage também se integra a uma variedade de ferramentas e plataformas de marketing.
Trial: uma versão gratuita de 14 dias está disponível, se você quiser experimentá-lo.
3- Launchrock
O Launchrock é um construtor de landing pages, disponível em inglês, que também possibilita a criação de listas. Inclui alguns recursos sociais interessantes que incentivam os usuários a compartilharem a página com outras pessoas.
Por exemplo, “faça com que X pessoas se inscrevam, e receba Y”. Também inclui análises básicas e a capacidade de usar seu próprio nome com o domínio Launchrock (seusite.launchrock.com). Você pode personalizar a página por meio do editor HTML / CSS interno, se souber codificar.
Trial: o Launchrock é gratuito e requer apenas um endereço de email para começar.
4- CrazyEgg
O CrazyEgg, em inglês, é um serviço que ajuda a entender melhor como os visitantes do seu site estão interagindo com suas landing pages.
Os relatórios estão disponíveis nos estilos cliques do mouse, rastreamento de movimento e mapas de calor. Fornecem uma imagem completa de onde seus visitantes interagem com suas páginas (e onde você pode melhorar esse envolvimento).
Trial: o software disponibiliza uma versão de teste de 30 dias e vai além das informações fornecidas pelo Google Analytics.
5- Visual Website Optimizer
Se você deseja uma abordagem prática e criativa de landing pages, o Visual Website Optimizer é uma excelente escolha. Oferece segmentação comportamental e testes de usabilidade, juntamente com mapas de calor. Tudo para que você possa ver com precisão como seus visitantes interagem.
A ferramenta (em inglês) é equipada com um editor interno para fazer alterações em suas páginas de destino sem precisar de conhecimentos em HTML ou CSS. Os resultados são relatados em tempo real e é possível criar landing pages para segmentos específicos de clientes.
Trial: oferece um período de 30 dias para uso gratuito.
Analytics
Tomar decisões baseadas em dados é a chave para o marketing bem-sucedido. Escolher as ferramentas de análise certas, assim como medir os dados corretamente, é a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma ação. Acompanhe:
1- Google Analytics
Como uma das melhores ferramentas de marketing digital, o Google Analytics precisa fazer parte da sua estratégia. Em português, leva apenas alguns minutos para colocar o código do Analytics em um website, permitindo rastrear a ação de cada visitante.
Considerada por muitos apenas como uma ferramenta de tráfego, utilizá-la pode ter um grande impacto em uma estratégia.
Trial: gratuito.
2- KissMetrics
Ferramenta de análise comportamental, a KissMetrics é projetada para acessar informações sobre seus clientes e como eles interagem com seu site ou produto. Permite criar testes A/B para validar as alterações feitas no site. É uma boa opção para quem deseja criar um painel eficaz para entender melhor os usuários.
Os dados fornecidos podem ser usados para aumentar as conversões, obter um maior engajamento e melhorar os resultados gerais de campanhas.
Trial: o site da ferramenta não disponibiliza valores. É necessário entrar em contato e solicitar uma demonstração.
Criação e design
Se você deseja um design sensacional para uma campanha de marketing, precisa contratar um designer profissional. Mas, às vezes, você só precisa de algo rápido e simples.
Em casos como esse, nem sempre é necessário experiência em sistemas profissionais para criar uma boa imagem. Existem várias ferramentas que os não designers podem usar!
1- Adobe Spark
O Adobe Spark é um conjunto de três ferramentas: Spark Page, Spark Post e Spark Video. Permite criar facilmente imagens, posts para redes sociais, gráficos, páginas da web e vídeos de diversos temas em minutos. Mesmo quem não tem experiência em design pode usá-lo.
Disponibiliza modelos criados por profissionais que podem ser alterados em poucos toques. Além da versão web acessível via navegador, o Spark pode ser usado em celulares com iOS ou Android.
Trial: disponível em português, oferece planos gratuitos e pagos.
2- Canva
O Canva é uma ferramenta de marketing gratuita que facilita o design de apresentações, infográficos, anúncios, gráficos de mídia social e outros materiais.
Com base em uma interface de arrastar e soltar e incluindo milhares de modelos, permite que não designers criem com facilidade. Oferece acesso a centenas de fontes, filtros de fotos e ícones. O Canva está disponível tanto na versão web como em aplicativo para dispositivo móvel.
Trial: totalmente em português, uma versão enxuta está disponível gratuitamente.
Redes sociais
É impossível abordarmos as ferramentas de marketing sem citarmos as redes sociais. Afinal, elas são hoje o melhor espaço para desenvolver um relacionamento com o público.
Como existem várias plataformas de mídia social, é normal surgir a dúvida sobre qual utilizar. A regra básica aqui é “estar onde sua audiência se encontra”.
Em seguida, vale pesquisar sobre como sua persona utiliza determinada rede. Ou seja, que tipo de conteúdo busca?
Por fim, não esqueça de fazer uma análise sobre como cada rede social poderá atingir os objetivos de marketing. Por exemplo, para quem busca construir relacionamentos B2B e conectar-se com profissionais em seu nicho de tecnologia, as ações de social selling podem trazer ótimos resultados.
Para as empresas tech, a rede social mais indicada para a estratégia é o LinkedIn. A plataforma é ideal porque permite que o executivo – e por consequência a marca da empresa para a qual trabalha – se conecte com novos públicos e fazer negócios.
Falando em social selling, os executivos da sua empresa estão preparados para adotarem a estratégia? Responda nosso quiz e descubra agora mesmo!
Campanhas
O Google Ads é o caminho para quem procura uma ferramenta de marketing que ajude em suas campanhas digitais. A ferramenta permite escolher entre anúncios pay-per-click ou pay-per-call e também dá acesso ao planejador de palavras-chave do Google.
Destacamos que o planejador, além de ajudar a otimizar os anúncios digitais, é extremamente útil na estratégia de busca orgânica.
Trial: a acesso ao Google Ads é gratuito. O usuário somente paga quando os clientes realizam uma ação, como clicar no anúncio para visitar seu site ou ligar para sua empresa.
Gestão e produção de conteúdo sob demanda
Conteúdo é a força motriz das ações de inbound marketing. Para isso, produzir materiais aprofundados e em formatos diversificados é fundamental. Caso contrário, os resultados podem ser prejudicados.
Se sua empresa tech estiver dando os primeiros passos na produção de conteúdo, estas 10 super dicas podem ajudar.
Você verá que para seu negócio ter conteúdos sempre à mão, com a profundidade e a qualidade necessárias, a plataforma a seguir pode ser bastante útil.
1– Motor Tech
A Motor Tech é uma empresa especializada em produzir conteúdo para negócios de tecnologia. Nosso ecossistema de produção oferece planos on demand, que permitem a compra de créditos quando necessário o desenvolvimento de algum material.
Na compra sob demanda a empresa tech pode acessar o ecossistema, online e gratuito, para usar nossa solução e os recursos disponíveis para organizar a produção de conteúdo. É neste ambiente que você gerencia a produção e pode comprar créditos de conteúdo.
Quando precisar e tiver uma verba disponível, basta solicitar o material de acordo com a sua necessidade. Nós encontramos o profissional mais indicado para assumir aquela demanda, gerenciamos o processo de produção e os prazos de entrega.
Nesse modelo, oferecemos também opções que chamamos de pacotes de crédito. Esses têm descontos graduais de acordo com o volume de créditos adquiridos. E podem ser utilizados para produzir qualquer formato disponível em nosso portfólio.
Trial: o acesso ao ecossistema é gratuito e a plataforma pode ser utilizada sem custo algum. Você só terá valores a investir quando contratar a produção de algum conteúdo.
Acesse o Ecossistema Tech da MotorAuditoria SEO
Outras ferramentas importantes para colocar no ar uma estratégia de conteúdo e de marketing de atraçãoc consistentes são as de SEO (Search Engine Optmization). Com elas, sua empresa pode auditar o próprio site ou o da concorrência. Assim consegue avaliar as principais métricas que impactam no sucesso da busca orgânica, como:
- Quantidade de backlinks
- Saúde do site (Core Web Vitals)
- Estrutura de páginas e rastrabilidade
Se quer começar, teste estas três, que oferecem versões ou períodos gratuitos.
1 – Screaming Frog
O Screaming Frog é uma ótima ferramenta de auditoria para verificar a estrutura do site. Ele aponta erros 4XX e problemas de redirecionamento que causam uma má experiência aos usuários. Também emite relatórios sobre o desempenho do site, quantidade, qualidade e esrtutura dos conteúdos.
Até 500 páginas, a ferramenta oferece rastreabilidade gratuita. O que permite mapear de graça os principais obstáculos que os algoritmos de busca podem encontrar ao ler o seu site.
2 – Semrush
O Semrush, além de funcionalidades semelhantes às do Screaming Frog, oferece conhecimento sobre as principais palavras-chave do seu mercado, apontando oportunidades. Tamb´ém permite o monitoramento de posição na SERP (Search Engine Result Page).
É uma das ferramentas de auditoria mais completas. Possui período de teste e versões para diversos tamanhos de empresas e sites.
3 – Ahrefs
Se você procura uma ferramenta que além da auditoria SEO, seja referência de mercado na identificação de backlinks, a Aherfs é a melhor opção. Por meio dela, você pode identificar quantos links citam como referência aquele texto que está no topo das pesquisas para determinada palavra-chave.
Depois de descobrir isso, basta montar uma estratégia de coleta de backlinks que leve o seu conteúdo ao topo. Ou seja, o concorrente tem 3 links apontando para um texto sobre “produção de conteúdo”, então o seu precisa superar essa marca.
Conclusão
As ferramentas de marketing digital são importantes para ajudar a sua marca a ganhar mais visibilidade no mundo online. Elas ajudam na criação de campanhas, captação e conversão de leads e análise de estatísticas importantes para você saber para onde sua empresa está indo (ou, em alguns casos, para onde ela deve ir, após alguns ajustes na estratégia).
Como gostamos de destacar, a relevância do conteúdo tech oferecido pela sua empresa é fundamental para o sucesso das ações de marketing.
Porém, lembramos que é essencial contar com a ajuda especializada de uma agência de marketing digital. Ela poderá orientá-lo melhor sobre como atingir seu público, quais canais utilizar e qual linguagem é a mais efetiva para cada caso.
Pensando nisso, e sabendo que empresas de tecnologia possuem diferentes cenários quando falamos em marketing de conteúdo, a Motor Tech atua em 2 modelos: On Demand e Plano Corporate.
Descubra as possibilidades de ter conteúdo especializadoBônus: Se quiser saber mais sobre ferramentas para trabalhar de casa, temos um post especial. Acesse aqui.