Growth hacking: o que é, como fazer, exemplos

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Growth hacking: o que é, como fazer, exemplos

10 Minutos

17 de setembro de 2021

Cada dia se torna mais necessário se manter competitivo no mercado. Para isso, e pensando em se destacar no meio de seus concorrentes, a melhor saída é buscar um diferencial. É aí que entra o growth hacking. Conheça a estratégia!

O growth hacking se popularizou no Vale do Silício, grande polo industrial dos Estados Unidos, e ganhou o mundo. A razão para isso está no fato de a técnica ter tudo a ver com o crescimento da empresa tech. Então, já deu para perceber que conhecer o que é growth hacking e seu significado é essencial, não é mesmo?

Como o termo vem ganhando espaço nas discussões corporativas, preparamos um guia completo sobre tudo o que você precisa saber (e como aplicar a estratégia aí na sua empresa). Boa leitura!

O que é growth hacking?

Growth Hacking é o conjunto de estratégias pautadas em experimentos contínuos e constante atualização das ações de marketing. É uma lógica criada por Sean Ellis (consultor e o nome por trás do Growth Hackers) em 2010. O termo foi definido originalmente como marketing orientado a experimentos. O objetivo do Growth Hacking é encontrar oportunidades de negócio que possam gerar resultados rápidos e eficientes para alavancar o crescimento de uma empresa.

Para entender bem o significado de growth hacking, basta analisarmos cada palavra separadamente. Ambas são provenientes do inglês e em uma tradução literal significam:

  • Growth: crescimento acelerado da empresa e
  • Hacking: estratégia adotada para o crescimento

Juntando as duas palavras, perceba que growth hacking nada mais é do que uma maneira de ganhar relevância no mercado. Dessa maneira, é possível garantir uma boa competitividade com diferenciais estratégicos para se destacar no meio da concorrência.

A fim de conseguir atingir seus objetivos, a busca pela aceleração do crescimento pode contar com uma série de alternativas. Mais especificamente, pode-se utilizar desde estratégias em marketing digital até mesmo em mídia offline. 

Portanto, para não ter dúvidas sobre o que é growth hacking, tenha em mente que a estratégia tem como foco economizar recursos e impulsionar a visibilidade da marca. Tudo isso, com um esforço calculado e testado.

Quais as vantagens do growth hacking?

O benefício mais claro na inclusão da estratégia de growth hacking na sua empresa está nos resultados que pode trazer para os negócios, alavancando os lucros rapidamente sem gerar custos elevados. Mas a questão vai muito além. A seguir, separamos uma lista com 5 vantagens adicionais:

1. Alinhamento com o público

Qualquer ação de marketing deve ser direcionada a um público específico, que tende a ser mais receptivo à comunicação e aos produtos/serviços da empresa. Os experimentos do growth permitem enxergar mais do que a simples ponta do iceberg.

A partir de testes de eficácia, é possível entender o que funciona dentro das campanhas. Em outras palavras, é uma forma de coletar dados para uma análise aprofundada que vai além do senso comum. Vários insights podem ser gerados de acordo com o planejamento das ações, como a inclusão de conteúdo para growth hacking na empresa tech.

Você conhece o público, passando a entender o que e como entregar nas estratégias de marketing e ações de vendas.

2. Ferramentas de fácil acesso

As ferramentas para growth hacking são um dos motivos que tornam esse investimento tão escalável. Elas estão disponíveis pela internet para todos, com a facilidade de acesso nas estratégias.

Você só precisa definir o caminho a seguir para selecionar as melhores opções. As redes sociais configuram-se entre as mais usadas, por disponibilizarem suas próprias ferramentas, como páginas pessoais, interface de anúncios, grupos, canais de bate-papo, segmentação por geolocalização, entre outras características.

3. Competitividade justa

Seja a sua empresa de grande ou pequeno porte, startup ou tradicional, todos podem utilizar o growth hacking. Esse é um ponto importante, já que nivela a competitividade dentro do nicho, independentemente do porte do negócio.

4. Estratégia objetiva

As estratégias de growth são objetivas e com focos específicos. Determinando onde se quer chegar, elas evitam perder tempo com distrações no caminho. Dessa forma, a identificação de oportunidades e melhorias se torna mais clara, trazendo melhor compreensão na hora de atingir os resultados esperados.

5. Redução de custos

Focar em conteúdo para growth hacking na empresa tech é uma excelente forma de reduzir custos nas campanhas de marketing. O foco da estratégia facilita os processos, bem como a retenção e fidelização de clientes.

Os testes mostram onde investir de forma inteligente, com insights sobre as diferentes variáveis de cada alternativa. Além disso, o acesso a ferramentas gratuitas de growth ajuda a criar ações sem necessidade de alto custo.

Por que aplicar técnicas de growth hacking?

Atualmente, o foco das estratégias se voltou para a experiência do cliente, além de ressaltar a importância de manter os departamentos integrados. Ainda, o novo funil de vendas agora coloca o cliente como ativo no processo. Ou seja, ele não é mais aquela figura que precisa ser apenas convencida a aceitar o produto, mas deve ter uma experiência sólida o bastante para também ser um divulgador.

Se a busca por conhecimento é imperativa na decisão de compra, esse conhecimento é embasado em informações de naturezas diversas, incluindo um bom conteúdo especializado e a opinião de outros consumidores em sites como o Reclame Aqui ou nas redes sociais.

Mas essa é só uma parte do processo do funil. Para garantir essa boa experiência, é preciso entender o público e o seu comportamento, coletar e analisar dados, entre uma série de outras ações.

Essa análise ajuda a identificar os pontos fortes e fracos do negócio, ajudando a melhorar as ações de marketing e vendas com base no que o público e persona esperam. Em meio à Era Digital, há muitas ferramentas disponíveis para chegar a esse processo, sendo importante encontrar os parceiros certos.

E nesse emaranhado de estratégias, o conteúdo para growth hacking na empresa tech é um reforço especial para acelerar as estratégias de marketing e o crescimento como um todo. É um dos pontos estratégicos para direcionar e aprofundar o relacionamento, bem como alcançar novas esferas de público-alvo.

Com base nos dados de coleta, seu negócio consegue moldar personas e nichos, entendendo o que funciona melhor para cada perfil. É um processo que depende de vários testes, o que nos leva de volta à definição de growth hacking: um marketing voltado para experimentos.

Quais as principais áreas de aplicação do growth hacking?

O profissional responsável pelo growth hacking é chamado de growth hacker. Ele pode atuar em várias áreas, como:

Como funciona o growth hacking?

Não existe uma regra padrão ou receita milagrosa para aplicar growth hacking. Em outros termos, cada empresa pode desenvolver diferentes ações de aceleração de crescimento e dar super certo. 

No entanto, antes de colocar a mão na massa e desenvolver o método ideal de crescimento da sua organização, é necessário conhecer alguns passos básicos de como criar a melhor estratégia. 

O funil do pirata ou funil do growth hacking

Você já deve ter ouvido falar do funil de vendas do marketing de conteúdo. Um pouco semelhante, o funil do pirata é dedicado às estratégias de growth hacking muito utilizadas pelas startups. Trata-se de um framework, de uma lógica de trabalho que torna mais propícia a realização de experimentos.

Criado por Dave McClure, fundador da 500 startups, o funil do pirata leva este nome por conta das iniciais que possui na língua inglesa, AARRR, interjeição utilizada pelos piratas.

O funil possui cinco etapas:

1 – Aquisição

Nesse primeiro momento é necessário atrair visitantes ao seu site e analisar seus perfis. Para isso, é necessário responder perguntas como: 

  • Quem são os visitantes? 
  • O que eles querem? 
  • Como chegaram à minha empresa?

Como o significado de growth hacking tem a ver com crescimento acelerado, a primeira etapa ajudará a definir as estratégias. Vamos abordá-las mais adiante. De todo modo, vale destacar que o aumento do volume de tráfego pode ser feito por meio de um blog, redes sociais, otimização de SEO, impulsionando o posicionamento da sua empresa nos buscadores, entre outros canais.

2 – Ativação

Com visitas constantes no seu site, em algum momento alguém irá realizar alguma ação. Ou seja, download de um material, como um e-book, ou cadastro na sua newsletter.

A esse processo dá-se o nome de ativação. Importante entender que nesse momento o ideal é despertar o interesse da sua solução ao seu cliente em potencial, causando sempre uma experiência positiva.

3 – Retenção

Para que o growth hacking tenha sucesso, não basta atrair visitantes ao site. É preciso fazer com que eles voltem constantemente. Mais do que isso, é necessário retê-los.

Há diversas maneiras de alcançar o objetivo. Você pode, como exemplo, prezar pela experiência positiva gerada aos clientes. Ou, ainda, enviar com periodicidade e-mails para que cada vez mais seus visitantes efetuem ações em seu site.

4 – Receita

Essa etapa refere-se aos ganhos que a empresa conquistou. Um boa dica aqui a fim de encontrar as respostas, é fazer as perguntas:

  • Os objetivos pré-estabelecidos foram alcançados? 
  • As vendas aumentaram? 
  • As visitas e ações dentro do site estão gerando retorno?

Nesse momento, algumas métricas como visitas, lead e engajamento devem ser usadas para medir os resultados com exatidão.

5 – Indicação

Um cliente satisfeito com o produto ou serviço ofertado tende, espontaneamente, a divulgar as suas experiências positivas em mídias sociais ou em seu círculo de amigos. Aliás, esse “boca a boca” é uma das melhores maneiras de gerar a aceleração de crescimento tão desejada.

A partir do momento que a empresa é indicada por alguém cuja opinião importa (pode ser até um concorrente), mais pessoas são atraídas a conhecerem a marca, comprarem o produto ou utilizarem do serviço. Quando satisfeitas, elas recomendam a empresa ao seu círculo de conhecidos.

Quer um exemplo? Se um líder de marketing em uma empresa tech contasse que aumentou a quantidade de visitantes no site em 70 vezes, você não gostaria de saber mais? Temos quase certeza que sim e, se este for o caso, você pode conhecer melhor essa história neste case de produção de conteúdo.

Destacamos que as etapas do funil não  seguem, necessariamente, uma ordem específica. Muitas vezes, uma indicação pode surgir antes que o cliente gere uma receita à empresa, por exemplo. Ou as etapas de retenção e receita podem acontecer simultaneamente. 

Seja qual for a ordem, cada passo possui extrema importância na eficácia da estratégia de growth hacking.

Brainstorming

Outra ação importante é o já conhecido brainstorming, essencial na tarefa de criação de ideias inovadoras no growth hacking. Para realizá-lo, o ideal é que toda a equipe esteja reunida com objetivos traçados. Além disso, que todos forneçam ideias baseadas nas oportunidades a serem exploradas e que sejam aplicáveis na empresa para acelerar o crescimento.

No processo de brainstorming é bem comum que a primeira ideia não esteja totalmente lapidada. Do mesmo modo, é normal que no primeiro momento ela pareça pouco executável ou eficiente.

Entretanto, com o desenrolar do processo de criação novas ideias surgem, complementando as anteriores. Assim, tudo fica mais claro, objetivo e possui grandes chances de sucesso.

Escolha das ideias

Para escolher as melhores ideias, faça uma ligação entre as etapas do funil e os objetivos pré-estabelecidos. Por exemplo: se a sua meta é aumentar as visitas no site da empresa, a etapa mais adequada seria a de aquisição. Nesse caso, a ideia deve estar ligada com métodos de aumentar o tráfego do site.

Alguns critérios podem ser usados para escolher as melhores ideias, como: grau de complexidade para a aplicação, chances de eficácia da ideia, o impacto que irá gerar para a empresa e outros.

Uma dica aqui é focar nas ações que sua equipe seja capaz de executar. Isso porque, sem a priorização das mesmas, o foco irá se perder e o resultado não será satisfatório.

Criação de experimentos do zero

Chegou o momento de modelar as suas ideias e criar um experimento. Por exemplo, para aumentar o tráfego no site em 20% em dois meses, a empresa aplicará uma estratégia de marketing de conteúdo. Sendo assim, temos que:

Bom, mas na hora do experimento, como fazer tudo isso? Neste momento, o time de growth hacking entra em ação:

  • Qual será o conteúdo divulgado no site e em que formato?
  • Qual público será impactado?
  • É preciso criar uma persona? Como isso será feito?

Para dar algumas ideias a você sobre o formato do conteúdo, confira neste whitepaper 30 modelos que toda empresa de tecnologia pode explorar nas suas estratégias de marketing digital.

Com todos esses problemas resolvidos, o processo estará pronto para ser executado como um teste.

Momento de testes

Como disse Sean Ellis, growth hacking é um “marketing orientado a experimentos”. Isso quer dizer que, para que tudo dê certo, é necessário testar esses experimentos. Neste momento, os testes A/B, utilizados no marketing de conteúdo, são perfeitos.

Explicando de uma maneira rápida, testes A/B são formas de testar duas versões de uma variante, como um site com dois designs diferentes. Nesse caso, os dois são testados e o que “se sair melhor” é escolhido.

Com esses testes, é possível identificar os erros cometidos, os acertos e questões de extrema importância para serem melhoradas. 

Para melhor ilustrarmos, imagine que haja uma variante de uma landing page que gera poucas conversões. O time de growth hacking decidiu criar outro formato de página, mas com algumas alterações. 

Ao testarem os dois modelos, é possível identificar qual converterá mais e os motivos disso, auxiliando (e muito!) no alcance de objetivos da empresa.

Análise de resultados

O marketing de conteúdo e a análise dos resultados caminham lado a lado. Por essa razão, é praticamente impossível exercê-lo sem, em algum momento, utilizar métricas para entender se a sua campanha ou estratégia está no caminho certo.

Portanto, chegou a hora do passo que apresentará os ganhos (ou perdas) das ações de growth hacking. Se precisar de ajuda, separamos as 10 principais métricas de marketing e vendas para você avaliar sua estratégia digital.

De acordo com os resultados, outras ideias e modos de alcançar o seu objetivo podem surgir. Certamente, elas serão muito bem-vindas!

Quais os impactos do growth hacking no marketing?

Com o growth hacking empresas têm potencial para crescer de forma rápida. Entretanto, não se deve confundir as coisas, pois não se trata de um trabalho que pode ser feito do dia para a noite. É preciso investir em um planejamento eficiente para adotar as melhores estratégias de growth e garantir que os objetivos estejam bem definidos e alinhados com a empresa.

E o poder da estratégia se mostra a partir desse momento. Sabendo o que buscar, é possível determinar as ações necessárias para chegar ao objetivo. Sumariamente, a base é reforçar a presença digital, gerando um relacionamento engajador com o público. 

Entender como fazer isso de maneira eficaz e prática é o que torna o growth hacking um diferencial competitivo no mercado, destacando-o como a maneira de atuação para gerar receitas.

Quais as ferramentas de marketing usadas para growth hacking?

Cada empresa pode trabalhar sua estratégia de growth hacking de uma maneira diferente. No entanto, existem algumas ferramentas e táticas usadas por growth hackers que são bastante comuns na aceleração de crescimento.

Marketing de conteúdo

Por conta da alta conectividade, procurar sobre produtos e serviços na internet antes de efetivar uma compra é algo comum hoje em dia. É nesse cenário que se encontra o marketing de conteúdo, que permite criar materiais relevantes para os clientes que buscam ajuda online.

O objetivo é orientá-los à sua solução, nutrindo e educando constantemente com novos materiais. Com a produção de conteúdo, a empresa gera um aumento nas visitas, compras e fechamento de novos negócios.

Neste infográfico sobre marketing de conteúdo, reunimos dados que mostram como você deve iniciar a estratégia de forma eficiente e quais os resultados que a sua empresa pode obter. 

Você pode usar o material também para motivar e convencer seu time a começar já no marketing de conteúdo. Acesse-o!

Mídias sociais

O growth hacking, com o uso das redes sociais, busca um contato mais direto com os clientes e leads, tornando a sua marca ou empresa mais conhecida e relevante.

Não é novidade que as redes sociais podem servir como uma maneira de acelerar o crescimento das empresas. Então, independentemente da sua ideia central de growth hacking, atuar nas mídias sociais é fundamental. Além de proporcionar maior interação e engajamento com seus clientes, é possível criar campanhas online e analisar métricas de desempenho das mesmas.

E-mail marketing

Muitos estão desacreditados dessa ferramenta, mas a verdade é que o e-mail marketing ainda é uma ótima maneira de conquistar e manter um relacionamento com clientes. Inclusive, diversos profissionais utilizam a técnica como forma de acelerar o crescimento da empresa. 

Quando bem desenvolvida, a estratégia proporciona resultados satisfatórios e auxilia no alcance dos objetivos.

SEO

Outra técnica muito utilizada para a aceleração de crescimento é a otimização de conteúdo usando o SEO (Search Engine Optimization), que permite de rankear melhor os materiais de marketing nos motores de buscas. Isso faz com que sua empresa se torne mais evidente para o seu público e, assim, conquiste mais acessos.

Aqui, vale uma ressalva: aumentar os acessos é muito bom. Em um curto período de tempo, melhor ainda. 

Contudo, é importante que você tenha um site agradável e com conteúdo relevante para o seu público.Somente assim seu negócio terá maiores chances de conquistar o usuário e convertê-lo em um cliente. 

Afinal, se o lead chegar no seu site e não encontrar conteúdo interessante o esforço de atração terá sido em vão. 

Exemplo de uso da estratégia de growth hacking

Estratégias inovadoras e disruptivas podem ser compreendidas como ação de growth quando buscam hackear o crescimento da empresa tech. Para isso, é preciso fazer uma gestão multidisciplinar, guiada por dados e operada de forma ágil usando o que chamamos de hacks.

Por exemplo: imagine que a sua empresa possui um site com uma considerável quantidade de visitas. No entanto, os visitantes raramente baixam materiais ricos, de modo que a taxa de conversão para leads está baixa. 

Como reverter essa situação?

É nesse momento que entra o growth hacking com o objetivo de converter mais leads. Então, a equipe pensará em uma solução (hacking). 

Indo um pouco mais além, algo que poderia ser usado como hack nesse exemplo seria um pop-up na página. Ela poderia, por exemplo, convidar o visitante para baixar um material. 

Por sua vez, essa tática aumentaria a taxa de conversão, que é o objetivo principal.

Dicas de growth hacking para aumentar a performance do marketing

Entendemos que, de um lado, o growth hacking tem um potencial muito grande para ajudar sua empresa a alavancar resultados. De outro, o marketing de conteúdo de tecnologia é uma das estratégias mais eficazes.

Não é à toa que o investimento em artigos, e-books e outros materiais vem aumentando. Nesse contexto, algumas técnicas podem auxiliar na eficiência dos resultados.

Separamos a seguir 11 dicas para que você possa aumentar a performance do time de marketing e alavancar as vendas.

1 – Cuide do seu blog

O blog deve ser encarado como o seu cartão de visitas, isto é, como se todos os resultados da empresa dependessem dele. De fato, a importância desse espaço realmente o coloca como centro das atenções, já que pode ser explorado em praticamente todas as suas estratégias.

É no blog que ficam os conteúdos mais relevantes para o público, pois artigos ajudam seus visitantes a conhecerem a sua expertise e entenderem como os seus serviços podem ser úteis. Além disso, os materiais podem ser compartilhados nas redes sociais, por mensagens, em outros sites e de várias outras formas, criando um backlink para o seu site.

Não podemos esquecer que o blog é uma ferramenta essencial para conseguir visibilidade nos resultados dos principais buscadores. O bom uso de palavras-chaves nos textos é um dos principais fatores para o bom posicionamento orgânico.

2 – Faça novos experimentos

Mudar a rota das estratégias pode ser um caminho a considerar também no marketing de conteúdo de tecnologia, incluindo os temas dos artigos desenvolvidos. Se for o caso, dois caminhos podem ser considerados:

O primeiro é focar na criação de novos artigos com temas diferenciados, seguindo abordagens redirecionadas. Os testes A/B ajudam a entender o melhor tipo de conteúdo para o seu público, além de mostrar os formatos mais adequados – textos, vídeos e infográficos, entre outros.

A segunda maneira é reutilizar conteúdo de tecnologia, trocando apenas algumas informações, como os dados nos conteúdos ricos. Falaremos mais adiante sobre isso.

3 – Peça o número de celular do seu contato

Em uma nova abordagem, os apps de bate-papo, como WhatsApp e Messener, são uma alternativa interessante para compartilhar artigos e informações. Eles funcionam como uma proposta adicional às newsletter e compartilhamento em redes sociais.

4 –  Avalie novos canais para entregar conteúdo

E que tal testar os canais de compartilhamento dos conteúdos? Assim como o WhatsApp se tornou uma opção diferenciada, há diversas outras formas de entregar seus artigos e materiais ricos ao público.

As redes sociais, por si só, já são bem variadas e permitem segmentar o público de acordo com os interesses: Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, entre outros. É interessante frisar que elas também permitem publicar conteúdos exclusivos.

Na mesma linha, plataformas como o YouTube e o Spotify favorecem formatos em audiovisual, como vídeos e podcasts. Escolha os seus canais e faça testes de efetividade para realizar investimentos mais promissores.

Aproveite e veja aqui como produzir um bom podcast de tecnologia!

5 – Aborde seu público com perguntas

A interação com o leitor no marketing de conteúdo de tecnologia pode fazê-lo engajar-se com a sua marca e, para isso, as perguntas direcionadas são uma ótima técnica.

Então, você lança uma pergunta como  um gancho com a isca que ele precisa para se interessar pelas informações do seu produto ou serviço. As perguntas funcionam nas chamadas de redes sociais e na abertura dos artigos, por exemplo, mas há outros formatos que também aceitam muito bem a estratégia.  

6 – Seja rápido

Para atingir o público certo nos diferentes canais, o conteúdo precisa ter uma abordagem adaptada e isso toma tempo. O ponto é que, se você não souber utilizá-lo adequadamente, pode ter certeza que a concorrência vai.

A velocidade de produção depende de um processo otimizado. Então, procure fazer isso com o menor desgaste possível. Uma dica para a entrega otimizada é contar com parceiros especializados.

7 – Saiba reutilizar conteúdo de tecnologia

A revitalização ajuda a criar velocidade na produção e ter artigos mais estratégicos. Como o setor  tech se reinventa constantemente, reutilizar conteúdo de tecnologia é sempre uma boa estratégia para aumentar os resultados com menor esforço.

Confira um passo a passo para fazer, de forma rápida, essa revitalização de conteúdo tech

8 – Planeje pequeno pensando grande

Se a ideia é reduzir custos, não adianta pensar em estratégias de orçamentos elevados. Para investir menos, mas gerando resultados rápidos, adequando-se de verdade ao growth hacking, o ideal é focar em ações práticas.

A vantagem é que quanto mais simples e pequeno é o planejamento, mais curtos serão os prazos. Isso favorece respostas aceleradas para uma validação rápida dos resultados. 

9 – Integre conhecimentos

Ter todas as especialidades em uma empresa é uma escolha cara e lenta, mas integrar os conhecimentos é importante para gerar assertividade nas informações.

As melhores estratégias unem especialistas em conteúdo com quem entende de operação ferramental e quem promove as melhores campanhas, entre outros tipos de profissionais. Cada um traz uma contribuição diferente para o time. Mas como contar com a entrega de todos a um custo reduzido?

Considere contratar serviços terceirizados. Eles podem ser solicitados de acordo com a sua demanda ou em pacotes específicos, sendo mais econômico do que manter um time completo dentro de casa.

10 – Invista em conteúdo especializado para growth hacking

Gerar materiais informativos é uma das formas mais eficazes de se posicionar no mercado, mas eles precisam ser relevantes para o público-alvo. Um bom conteúdo para growth hacking na empresa tech requer técnicas específicas, desde a escolha das palavras-chave até a quebra por tópicos.

Ou seja, você precisa de conteúdo especializado. O especialista na produção de textos, seja para artigos, e-books, materiais interativos ou até roteiros de vídeos, precisa ter o conhecimento apropriado para cada formato. 

Por essa razão, um parceiro voltado para conteúdo tech é uma boa estratégia para alavancar os seus resultados.

Conclusão

Agora que você viu o que é growth hacking, é importante lembrar que a técnica é mais que apenas uma estratégia de aceleração de crescimento. É, igualmente, uma forma de pensar e que deve ser propagada em toda a empresa. 

Com toda a equipe orientada com o mesmo pensamento de crescimento, solução de problemas e aproveitamento de oportunidades, o growth hacking se tornará parte da rotina corporativa.

No marketing uma das maneiras de utilizar a técnica é pela produção de conteúdo. Aproveite que está aqui e conheça agora 10 super dicas para começar já a produzir conteúdo atrativo de tecnologia.

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