São vários os tipos de conteúdo para blog que podem ser explorados pela empresa tech. Conheça os principais formatos e veja quando utilizá-los.
Blogs são uma plataforma de comunicação disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por funcionarem como uma porta de entrada ao negócio, permitem que sua empresa tech esteja sempre “aberta” para receber futuros clientes em qualquer momento.
Para quem acha a estratégia ultrapassada, aí vai um alerta: as postagens de blog continuam sendo a preferida entre os profissionais de marketing B2B, seguido por boletins informativos via email. Uma de suas grandes vantagens é que os materiais postados podem ser distribuídos por meio de vários canais, como redes sociais e newsletters.
Com relação aos tipos de conteúdo para blog, eles podem ser variados, como artigos, infográficos, vídeos, e-books e outros. Já que as opções de formatos são diversas, como escolher o ideal para o seu blog de tecnologia? Neste artigo, ajudamos você a encontrar a resposta.
Principais assuntos desta postagem:
Quais são os tipos de conteúdo para blog?
Na hora de definir os formatos das publicações para o blog de tecnologia é preciso saber qual será o objetivo com o material. Para melhor exemplificar, separamos os principais:
Artigos: educam e envolvem a audiência
Dos tipos de conteúdo para blog, os artigos (blogposts) são os que primeiro vêm à mente da maioria das pessoas. De fato, é o formato mais tradicional para ser divulgado no blog de tecnologia.
Além disso, se a estratégia tiver consistência e qualidade e os artigos forem otimizados para os buscadores, o site melhora o posicionamento. Quando isso ocorre, você já sabe: mais tráfego qualificado para a empresa tech. Consequentemente, maiores são as chances de converter um lead em cliente.
Com relação ao tamanho dos blogposts, tudo depende do objetivo. Os artigos com mil palavras são mais comuns. Eles costumam fazer um bom trabalho de educar e envolver a audiência. Todavia, para fins de ranqueamento os mais extensos tendem a trazer melhores resultados.
Para ajudar, a Semrush apresenta algumas estatísticas quanto ao tamanho dos artigos:
- Em média, o conteúdo de formato longo gera oito vezes mais visualizações de página, três vezes mais compartilhamentos de mídia social e nove vezes mais leads do que o conteúdo de formato curto.
- O tempo médio gasto na leitura de um artigo é de 37 segundos.
- 75% das pessoas preferem ler artigos com menos de 1.000 palavras.
- Embora artigos mais curtos sejam preferidos, artigos mais longos têm melhor desempenho em classificações e visitas a sites porque são mais abrangentes.
Destacamos que, independentemente do que dizem as estatísticas, nenhum milagre pode ser feito se as postagens no blog de tecnologia não tiverem qualidade e uma frequência de publicação.
Em outras palavras, mais vale divulgar conteúdos de mil palavras que resolvam um problema do que aqueles contendo duas mil, mas que não trazem valor. Ainda, para o SEO é melhor publicar um artigo por semana e seguir nesse ritmo, do que passar dois meses postando todos os dias para, depois, ficar 3 semanas sem nenhuma publicação no blog.
Infográficos: conteúdo visual com bom rankeamento
Os infográficos combinam elementos gráficos e textos, permitindo o alcance de vários objetivos como:
- Resumir informações;
- Tornar simples um conceito complexo;
- Divulgar estatísticas e outros dados em um estilo claro e atraente.
Por essas razões, dentre os tipos de conteúdo para blog, os infográficos costumam cumprir um bom papel para atrair a audiência. Inclusive, como citado neste artigo do site da Forbes, o formato atende a necessidade da persona em ter um conteúdo sólido e estimulante.
Para quem deseja que o conteúdo da empresa tech seja compartilhado e até viralize, os infográficos são uma ótima maneira de conseguir isso. Mas suas vantagens vão além.
Ao contrário do que muitos profissionais de marketing podem pensar, os blogposts não são a única maneira de ranquear para palavras-chave. Os infográficos podem ajudar a empresa tech a aparecer nos resultados de imagem do Google.
Ainda, ao adicionar links para o site no infográfico, a página da empresa ganha mais tráfego orgânico. E se o material obtiver compartilhamentos e backlinks, as palavras-chave relevantes serão percebidas pelos mecanismos de busca.
Com relação à etapa do funil de vendas, o infográfico pode ser utilizado como estratégia para todas as fases. Tudo dependerá do tipo de informação e da profundidade do conteúdo.
E-book: conteúdo especializado que gera valor para o lead
Este é um dos formatos que profissionais de marketing optam com objetivo de conversão. Das vantagens dos e-books, a mais expressiva é dar à empresa tech a oportunidade de compartilhar conhecimento especializado relacionado ao setor.
Quando recebe um material completo e de qualidade, a audiência percebe como a organização agrega valor, algo fundamental para o marketing de conteúdo.
No entanto, existe um outro benefício que pode ajudar na hora do planejamento de pautas. Os e-books podem tornar o plano de marketing de conteúdo eficaz, pois existe a possibilidade de reaproveitá-los.
Por exemplo, é possível selecionar trechos do e-book, alterar o formato e torná-lo adequado de acordo com os tipos de conteúdo para blog. Outra alternativa é preparar infográficos para as redes sociais.
Vale ressaltar que os e-books são bons materiais para meio de funil, mas podem ser utilizados em outras etapas. Tudo depende, como sempre, da estratégia.
Vídeos: interação e audiência qualificada
Transmissão ao vivo com vídeo e webinars são os tipos de conteúdo para blog que vieram para ficar. Isso porque são um meio rápido e eficaz para comunicar a sua mensagem e educar o público.
Principalmente nas transmissões ao vivo, nas quais as interações são possíveis, a estratégia costuma funcionar bem para atrair uma audiência qualificada. A vantagem é que os vídeos, como os webinars, podem ficar gravados e serem consumidos muito tempo depois.
O marketing tech pode aproveitar a gravação para fazer campanhas e seguir atraindo o público. E assim como comentamos no caso dos e-books, você pode aproveitar o webinar e dividi-lo em uma série de postagens de blog, divulgar frases de destaque nas redes sociais e utilizar as perguntas do público para criar mais conteúdo.
Bônus: mais tipos de conteúdo para blog
Além dos formatos abordados neste post, a empresa tech pode variar na estratégia de conteúdo. Os quizzes e as palavras-cruzadas, por exemplo, podem ser ótimas apostas.
Como as ideias não param por aí e tudo dependerá do seu objetivo, queremos dar a você ainda mais possibilidades. Aproveite que está aqui e confira agora mesmo os 30 modelos de conteúdo que toda empresa de tecnologia pode (e deve!) explorar nas suas estratégias de marketing digital.
Infográfico: 30 modelos de conteúdo para um planejamento de marketing tech campeão