12 estratégias de marketing de conteúdo para negócios de tecnologia

Marketing de Conteúdo

12 estratégias de marketing de conteúdo para negócios de tecnologia

31 de dezembro de 2020

Em um cenário competitivo, entender onde investir nas campanhas de marketing de conteúdo para negócios de tecnologia é essencial para gerar os resultados. Confira as melhores estratégias!

A pandemia mudou literalmente tudo no mundo: a maneira de consumir, interagir com marcas, o comportamento de forma geral. Essas transformações atingiram também o modo de fazer marketing de conteúdo para negócios de tecnologia. O planejamento precisa ser remodelado com novas estratégias.

Se a concorrência nas buscas entre as publicações já exige um posicionamento diferenciado, estamos em um momento em que os negócios online viraram o foco do mercado para vencer a crise. Nesse cenário, a informação é a base para a geração de leads tech, ganhando confiança do consumidor potencial.

Mais empresas buscam espaço no mundo digital, então é importante saber como criar um material original e atrativo para se destacar. Neste artigo, trazemos 12 dicas especiais com estratégias de marketing de conteúdo para empresas de tecnologia.

1. Planeje a gestão da marca

Para guiar toda a execução do marketing, criar as campanhas e entender quais serão os temas trabalhados nos conteúdos, o processo todo começa bem antes, entendendo e determinando quais são os objetivos da empresa de tecnologia. Por isso, a primeira estratégia para a geração de leads tech deve ser como planejar a gestão de marca.

Nesse sentido, você deve pensar em quem quer alcançar e como esse público-alvo — chamado de persona — precisa enxergar a sua marca. Ou seja, toda a comunicação e os materiais devem ser estruturados com foco em encontrar os interesses dos potenciais clientes e deixar isso claro por meio das ações de branding.

No caso do marketing de conteúdo para empresas de tecnologia, o ponto-chave para o sucesso é explorar a inovação como foco. Essa estratégia ajuda a colocar seu negócio como propulsor de tendência.

Trata-se de um esforço conjunto entre os times de marketing e de desenvolvimento para encontrar a próxima grande novidade do setor. Explorar a inovação na construção de marketing é fundamental para a geração de leads tech.

2. Faça um lista das ferramentas de apoio

Também se torna estratégico entender quais são as ferramentas que a sua equipe tem para trabalhar. Fazer um inventário do material disponível ajuda a determinar as para a geração de leads tech, guiando as campanhas a serem produzidas.

  • Será possível produzir conteúdos em vídeos
  • Quais são as redes sociais determinantes para os seus resultados? 
  • Qual é o tamanho da sua equipe? 
  • A quais plataformas o time tem acesso? 
  • Será necessário fazer uma nova aquisição? 
  • Quais necessidades são prioridade e estão dentro do orçamento?

Essas são algumas perguntas que você pode fazer para criar a sua lista. O mais importante é entender como sua equipe consegue trabalhar e quais são os buracos que precisam ser cobertos. Algumas ferramentas que podem ajudar são:

3. Relacione-se com o consumidor de tecnologia e marketing tech

Um ponto essencial para a geração de leads tech é que o conteúdo deve funcionar como um meio de construir relacionamento com seus clientes. Então, é fundamental conhecer o perfil do público-alvo.

Para atrair leitores, o conteúdo precisa focar nas dores e nos objetivos de uma persona, ou seja, daquele perfil que se identifica com seus produtos e serviços. Essa é uma estratégia clássica no marketing de conteúdo para negócios de tecnologia — e outros no geral.

Pense nos contatos que você já tem e estabeleça um relacionamento com eles nas redes sociais. Eles são o ponto de partida para iniciar a construção da sua autoridade no setor de tecnologia e marketing tech, ajudando a determinar quem alcançar na sua comunicação

4. Defina metas e métricas relacionadas aos conteúdos

As metas facilitam o desenvolvimento das ações de marketing de conteúdo para negócios de tecnologia e podem ser atualizadas conforme os resultados. Monitorar resultados utilizando métricas para tornar seus conteúdos cada vez mais próximos da persona é uma importante estratégia para aumentar a relevância da marca.

Dessa maneira, você precisa saber exatamente o que obter com cada conteúdo, de acordo com o papel no funil de vendas. A intenção é educar o lead no topo de funil? Ou você quer apresentar seus produtos já no fundo de funil? E como identificar se aquele material obtém bons resultados?

É aí que entram as métricas. Elas são importantes para justificar custos nas campanhas de tecnologia e marketing de conteúdo e devem estar ligadas aos objetivos para entender que decisões tomar. Para isso, determine seus KPIs (Key Performance Indicators), identificando quais são os pontos relevantes dos resultados. Por exemplo:

  • Aumento do tráfego no site;
  • Acessos pela busca orgânica;
  • Quantidade de inscrições na Newsletter;
  • Geração de leads tech;
  • Quantidade de vendas geradas;
  • Entre outros.

5. Identifique as palavras-chave da área tech

Criar uma estratégia de palavras-chave deve ser uma das ações prioritárias para tecnologia e marketing tech. Assim como em outras áreas, há vários termos específicos utilizados no marketing de conteúdo para negócios de tecnologia.

Essas palavras ajudam a ganhar visibilidade para o seu público de acordo com os interesses existentes. Sem elas, as chances de conquistar um bom posicionamento nos principais buscadores da internet diminuem consideravelmente.

Seu conjunto deve ser amplo, incluindo tanto as palavras-chave de cauda curta — as mais simples, como “inovação” ou “empresa de tecnologia” — como as de cauda longa — essas são representadas por frases mais complexas e específicas, como “o que é inovação” ou “melhores empresas de tecnologia do Brasil”.

A dica aqui é determinar as palavras de cauda curta e aproveitá-las para construir as de cauda longa. Assim, você consegue usar ambas de uma forma otimizada. 

6. Utilize diferentes formatos

Outra estratégia de impacto nos resultados de tecnologia e marketing de conteúdo é investir em diferentes formatos de produção. Essa é uma maneiras de expandir o alcance da sua marca, levando as informações a um público mais amplo.

Em relação aos formatos, você pode ir desde os tradicionais artigos de blog a vídeos e infográficos. Basta fazer um bom planejamento de como inseri-los na campanha geral, adaptando a linguagem de acordo com as opções escolhidas, que podem ser também:

  • E-books;
  • Publicações de redes sociais;
  • Checklists;
  • Manuais how-to-do;
  • Ilustrações explicativas;
  • Vídeos de making of;
  • Entre outros.

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 7. Diversifique os canais de distribuição

Assim como os formatos, a mesma diversificação deve ocorrer em relação aos canais de distribuição no marketing de conteúdo para empresas de tecnologia. Quanto mais lugares seu conteúdo for compartilhado, mais pessoas serão impactadas.

Para selecionar esses canais, considere fatores como o orçamento disponível, o comportamento do público-alvo e a facilidade de assimilação dos conteúdos. Além disso, os próprios formatos podem ajudar.

Aproximadamente 65% das pessoas são visual learning, assimilando melhor conteúdos por imagens e vídeos. Por isso, as plataformas que permitem esses tipos de conteúdo, como o YouTube e outras redes sociais, são de grande relevância.

Também é interessante focar em guest posts, ou seja, publicações em páginas externas. Press releases e artigos como convidado são pilares de reforço para divulgar a sua marca no meio digital e conquistar backlinks genuínos, sem black hat e práticas inadequadas. Outros exemplos de canais são:

8. Explore as diversas possibilidades das redes sociais

Se você seguir as estratégias anteriores, já deve ter determinado quais redes sociais usará nas suas campanhas de tecnologia e marketing de conteúdo. Cada plataforma tem as suas especificidades e funcionalidades, o que permite um cenário amplo de possibilidades.

No Facebook, por exemplo, você tem à disposição ações tradicionais — como a criação da página de empresa e o compartilhamento de publicações no feed de notícias — e outras mais engajadoras — como a interação nos grupos de temas específicos e até os stories.

Os micro momentos, inclusive, têm se tornado uma tendência em diversas plataformas para atração e geração de leads tech, tendo começado com o Snapchat. O Instagram e o WhatsApp são outros exemplos de ferramentas que utilizam a funcionalidade.

Já no LinkedIn é possível inclusive postar artigos aprofundados e interpessoais sobre temas de interesse do seu público. O Pulse é uma ferramenta disponível para usuários que pode ser utilizada principalmente pelos sócios para compartilhar ideias e tendências, referenciando a empresa com um call-to-action para a página do negócio.

9. Crie conteúdo engajador e personalizado

Um bom marketing de conteúdo para negócios de tecnologia precisa inspirar o visitante a se engajar com o material. Por isso, as informações precisam ser pertinentes e serem relevantes para o público-alvo. Mais do que isso, a personalização se torna a “cereja do bolo”.

Quanto mais direcionada for a comunicação, mais o receptor tende a interagir. Além disso, trazer informações novas e relevantes ajuda a tornar o seu material escalável. Apresentar dados e ideais próprios agrega valor nos conteúdos, aumentando as chances de gerar compartilhamentos.

Explorar o conteúdo como “rei” entre as suas estratégias para geração de leads tech funciona melhor se você souber se posicionar como autoridade. Quanto mais suas publicações reforçarem inovação e a sua especialidade em tecnologia e marketing de conteúdo, mais seu público sentirá que pode contar com elas para encontrar informações relevantes.

Lembre-se de que um conteúdo engajador precisa ter um vocabulário próximo do público. Por isso, evite utilizar termos muito técnicos, mantendo uma linguagem acessível.

10. Use storytelling como reforço

Pegando carona na questão da linguagem, uma forma de prender a atenção do leitor é a partir do storytelling. Essa técnica apresenta experiências com um produto utilizando histórias de pessoais reais ou fictícias, focando em como o seu negócio pode solucionar os problemas do público.

É uma forma de conquistar a confiança antes de propor as vendas de fato, agregando valor a partir de uma conexão. Como ferramenta para o marketing de conteúdo para empresas de tecnologia, uma história tem grande potencial de fazer o público se identificar com as situações. Assim, ela desperta o desejo de se relacionar com a marca, até a desejada tomada da ação — aquisição da oferta.

O storytelling leva ao conteúdo uma pitada de emoção e personalidade, despertando o lado emotivo do consumidor. O sucesso dessa estratégia deve considerar:

  • Compreensão das dores dos leads e assimilação nas histórias apresentadas;
  • Interesses do público-alvo;
  • Construção de uma boa estrutura narrativa para a jornada do cliente no funil;
  • Histórico e motivação por trás das suas soluções;
  • Educação dos prospects sobre como sua marca pode ajudá-los;
  • Apresentação de casos de sucesso e interações reais de clientes com a marca.

11. Explore conteúdos perenes

Assim como o storytelling, há outras estratégias de criação que ajudam a manter o conteúdo relevante para a sua persona. Enquanto alguns temas são passageiros de acordo com o momento, outros trazem informações fixas, que podem ser consultadas mesmo depois de anos.

São os textos evergreen, ou seja, conteúdos perenes que continuam atuais ao longo do tempo. Como eles tendem a envelhecer bem, a produção garante valor por mais tempo, permitindo que seus leitores continuem a compartilhá-lo e gerar engajamento.

Essa atemporalidade proporciona visitas com menos esforço, diferente de artigos noticiosos, cujas informações passam por atualizações constantes. A ideia não é informar sobre novidades e tendências, mas sim educar o leitor sobre o tema em questão.

Mesmo que eventualmente haja algum ponto que demande complementação posterior, não é necessário criar um conteúdo do zero. Basta reciclá-lo com pequenas alterações e ele continuará pertinente para o seu público.

12. Pense no marketing 360 graus

Para um bom marketing de conteúdo para negócios de tecnologia, a estratégia 360 graus integra os diferentes canais, formatos e oportunidades ao longo da jornada de compras. Então, os temas devem estar de acordo com os interesses da sua persona.

Os conteúdos perenes têm a sua importância na comunicação, mas lembre-se de trazer também as tendências e novidades para o seu público. Afinal, a inovação deve ser o foco da sua comunicação, o que exige acompanhar a movimentação de mercado.

E o que é mais importante para o consumidor de tecnologia senão ferramentas e soluções modernas e atuais? Traga esse aspecto para o seu marketing tech e os resultados serão impulsionados!

Com as 12 dicas apresentadas neste artigo, sua estratégia de tecnologia e marketing de conteúdo estará mais preparada para a geração de lead tech. Utilize-as com sabedoria e sua marca passará a ter mais presença de mercado.

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