5 motivos e 5 dicas para reutilizar conteúdo tech

Marketing de Conteúdo

5 motivos e 5 dicas para reutilizar conteúdo tech

21 de janeiro de 2020

Entenda a importância de reutilizar conteúdo de tecnologia em sua estratégia de marketing digital e como isso pode ajudar a sua empresa.

O ano já começou e precisamos dar a você uma dica que evita sobrecargas na gestão de conteúdo de tecnologia

Reutilize!

Essa é uma saída prática e bastante utilizada no marketing digital, mas que às vezes acaba esquecida no planejamento anual. Isso porque, há muito o que ser incluído nas ações do marketing da empresa de tecnologia. Revitalizar conteúdos já prontos pode ajudar a sua empresa de diversas maneiras. 

E você ainda pode atualizar aqueles conteúdos de tecnologia que renderam muitos acessos, conforme as tendências para 2020. Fizemos um post sobre elas, que você pode acessar aqui. Mas, por enquanto, entenda porque você deve reutilizar conteúdo!

Vamos dar 5 motivos para você não esquecer de reutilizar conteúdo e mais 5 dicas de como fazer isso da melhor forma!

Veja só!

Por que reutilizar conteúdo em vez de criar novos?

Em uma boa estratégia de conteúdo a qualidade do que é produzido conta pontos valiosos e, em algum momento, os materiais mais completos podem precisar passar por uma atualização. Por isso, reutilizar conteúdo é uma prática muito comum para manter sites e blogs ativos. 

Essa ação ajuda a trazer mais visibilidade para uma empresa. Mas, não é preciso criar conteúdos novos, todos os dias, para isso acontecer?

A resposta para essa questão é: não! Nem sempre é necessário elaborar materiais novos e constantemente. Para falar verdade, muito do que precisa ser feito é aperfeiçoar os que você já tem, seguindo a lógica do “menos é mais”. 

Afinal de contas, se a sua empresa de tecnologia está há mais de três anos no mercado e fazendo marketing de conteúdo de tecnologia, já deve ter falado sobre todos os temas possíveis. Porém, isso não significa que toda essa carga de conteúdo tenha atualidade e seja relevante ainda hoje.

Portanto, se você coloca em prática a estratégia de manter os conteúdos atuais, tem mais oportunidades de levá-los até o público certo. E isso ainda ajuda o seu blog a manter metas de duas ou três publicações por semana, que são suficientes para um bom ranqueamento — se estiver tudo “ok” com o SEO (Search Engine Optimization).

Agora que já falamos desse cenário, vamos sintetizar os 5 motivos e as 5 dicas de como reutilizar conteúdo de tecnologia

5 motivos para reutilizar conteúdo

1 – Favorece a visibilidade e otimização do site

Ao reutilizar seus conteúdos você melhora algo muito para a sua empresa: a otimização do site conforme as palavras-chave mais pesquisadas. Afinal, seus produtos e serviços podem ter mudado e o mercado de tecnologia com certeza não é mais o mesmo de há três anos. 

Por tudo isso, em alguns casos, conteúdos muito antigos não estão mais adequados às técnicas usadas para o ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Sim, estamos falando sobre SEO (Search Engine Opitimazition), que é a melhor tradução em ações do que o Rank Brain do Google e outros algoritmos buscam.

Antigamente, era comum vermos textos inundados de palavras-chave, que surgiam repetidamente, às vezes, de forma truncada. Ao invés de tentar encaixar essas peças a todo custo, hoje, para o algoritmo do Google é muito mais importante trabalhar a temática em profundidade e melhorar aspectos de UX (User Experience) do seu site. 

A taxa de rejeição e o tempo de permanência dos visitantes na página passaram a ser mais importantes. De nada adianta um conteúdo rastreável que não mantém o leitor interessado? Agora o que importa é o engajamento.

E como estão seus conteúdos hoje? Chamam a atenção o leitor? Ou fazem ele querer sair correndo das inúmeras repetições de palavras? 

Avalie seus conteúdos de sucesso e faça novas versões baseadas nessas mudanças!

2 – Um conteúdo antigo pode ser negativo para o funil

Novamente vamos questionar: por quantas mudanças as sua empresa já passou?

Imagine um visitante chegando em um texto antigo publicado no blog. Desse texto ele passa para outro, que tem um CTA (Call To Action) para um material rico. Ele desembarca em uma Landing Page de fundo de funil, preenche o formulário e vira lead. 

Parece que estamos narrando o paraíso. Mas o conto acaba quando você percebe que todos os materiais eram muito antigos e falam sobre ofertas que a empresa de tecnologia não faz mais. O lead não só não está preparado para um contato, ele precisa entrar em fluxo de nutrição no topo, para reiniciar a jornada.

Sem a atualização, o material pode atrair leads sem fit com suas soluções e “espantar” aqueles que procuram por algo que sua empresa passou a oferecer. Isso porque, as informações contidas não mostram os diferenciais e novas soluções aplicadas ao seu produto ou serviço.

Reutilizar conteúdo de tecnologia para o funil de vendas é uma estratégia bastante válida, principalmente se ele entrega ao lead informações e diferenciais que a sua empresa oferece hoje (e não antigamente).

3 – Renova e prolonga a vida de um conteúdo

Estamos vivendo em uma era que as coisas se tornam obsoletas de forma muito rápida e não é diferente para as informações presentes em um conteúdo. O que é novo hoje, pode não ser amanhã, porque surgiram tendências ou mudanças nos algoritmos.

O conteúdo tem vida útil. Não há uma maneira de controlar por quanto tempo ele permanecerá atual, mas é possível prolongar esse status ao reutilizar conteúdos. As informações do site são revitalizadas e novas práticas de otimização podem ser aplicadas junto ao conteúdo.

Ao utilizar a estratégia, você não só consegue conferir mais útil ao material, como também aumenta as chances de ele ser visto por mais pessoas, por mais tempo. 

Além disso, um conteúdo fresco é importante para o bom posicionamento nos resultados de busca. O chamado “freshness factor” é considerado pelos algoritmos de busca, que priorizam conteúdos recentes e com qualidade, quando comparados aos demais. 

4 – Ajuda a definir a imagem da marca

Por que você produz tantos conteúdos? Para vender mais, é claro!.Mas você sabe que o marketing de conteúdo não é uma ferramenta direta de vendas. Trata-se de uma prática que leva a empresa de tecnologia a fechar mais negócios por meio da promoção da autoridade e da imagem da marca. É, portanto, uma forma de relacionamento por meio da informação e, às vezes, da personalização.

Ocorre que as mudanças em ofertas de solução e produtos levam à novos posicionamentos de marca. Às vezes você até precisa mudar o domínio do seu site. E neste e em outros casos, a revitalização de conteúdos vai ser tudo o que você precisa para voltar a atrair mais visitantes. Isso porque, você também atualiza os objetivos por trás de cada material antigo.

A falta de atualização pode passar para os clientes e leads uma imagem negativa, de defasagem. Note que até as imagens que você usa nos posts do blog podem indicar isso, pelo tipo de edição e pela mudanças na sua comunicação visual ao longo dos anos.

5 –  Reutilizar conteúdo permite alcançar novos públicos

Normalmente, conteúdos recém-publicados não conseguem atingir o desempenho esperado. O motivo? É que leva tempo para que atinjam um bom número de acessos, conquistando autoridade e melhor ranqueamento nos motores de busca.

Quando um conteúdo é reutilizado, a tendência é atrair novos visitantes. Quem pratica essa estratégia percebe que o tráfego gerado por esses conteúdos atualizados é bastante positivo, sobretudo quando também atualizadas as técnicas que sigam as diretrizes do Google. 

5 formas de reutilizar conteúdo 

Depois de entender porque é tão importante reutilizar conteúdo, é ideal conhecer como isso pode ser feito. Por isso, a Motor Tech Content, que é especialista na produção de conteúdo sobre tecnologia, separou algumas dicas para ajudar você. Veja a seguir:

1 –  Aposte na mudança de formato

Aquele blog post que lista dicas ou vantagens pode se tornar um belo infográfico e render algumas conversões. Da mesma forma, um ebook que não teve tantos acessos se torna uma série de posts, que podem, inclusive, compor um fluxo de nutrição para educar leads sobre um determinado assunto.

2 –  Atualize as informações e imagens

Quais são as informações que precisam urgentemente serem atualizadas? Quanto mais melhor, mas existem algumas que denunciam a defasagem de um conteúdo. Listamos algumas delas:

  • Estatísticas e tendências;
  • Informações sobre planos e produtos;
  • Técnicas e tecnologias;
  • Todas as temáticas relacionadas ao segmento de tecnologia;
  • Todas as imagens, se você mudou a comunicação visual.

Então, se o seu blog é focado em tecnologia, praticamente todos os conteúdos precisam passar por revitalização periodicamente.

3 – Invista em conteúdos evergreen

Evergreen é o termo utilizado para descrever conteúdos que permanecem sempre atuais para o leitor por um longo prazo. Não são conteúdos datados, como os de tendências, por exemplo.

Um conteúdo evergreen não possui prazo de validade. Se lido hoje ou daqui a três anos, ainda vai trazer informações atuais. Eles são conteúdos que comumente mostram como fazer, porque fazer ou o que é alguma coisa. Ou seja, são tipos de conteúdo base, nos quais é ideal que você invista mais esforço para transformá-los em épicos — posts de mais de 2000 palavras, ebooks de mais de 20 páginas e assim por diante. 

Um material evergreen garante autoridade para a sua empresa de tecnologia e mais chances de ser número nas pesquisas. É também um tipo de conteúdo que precisa ser menos atualizado.

4 – Técnicas de Top-down e bottom-up

Essas duas técnicas são voltadas para a revitalização de conteúdos, com objetivos opostos. 

A Top-down é voltada para conteúdos mais densos, como um e-book, por exemplo. No caso, o material é reutilizado e transformado em conteúdos menores ou mais simples, como o reaproveitamento das informações em um post de blog.

Já o bottom-up promove o contrário. Você reúne vários conteúdos menos densos para formar um outro mais consistente e completo. É o caso de posts de 500 a 1000 palavras que se tornam épicos ou até ebooks.

5 – Conte com um parceiro de produção de conteúdo

A estratégia de reutilizar conteúdos consome tempo. Mesmo que o material já esteja pronto, é preciso estudar e entender como aquele conteúdo pode ajudar a empresa a melhorar os resultados hoje. E nem sempre você tem essa disponibilidade. 

É bacana contar com um parceiro de produção de conteúdo sob demanda para essa missão. Sem contratos e fee mensal, fica muito mais fácil administrar a reutilização de conteúdos, sem que ela pese na rotina da sua equipe.

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