Como aproveitar a tecnologia de nuvem para criar conteúdo de tecnologia

Marketing de Conteúdo

Como aproveitar a tecnologia de nuvem para criar conteúdo de tecnologia

13 de outubro de 2022

À medida que a tecnologia continua a evoluir em ritmo acelerado, as empresas estão descobrindo que precisam se adaptar para se manterem competitivas. A inovação é uma necessidade imperativa no marketing.

No passado recente, o setor trabalhava com foco  na criação de anúncios e campanhas que seriam vistas pelo maior número possível de pessoas. No entanto, com o advento da mídia digital e das redes sociais, os profissionais de marketing agora podem segmentar clientes em potencial com mais precisão do que nunca.

Isso levou a uma mudança na forma como as empresas tech abordam o marketing e criam conteúdo de tecnologia. Agora, muitas companhias  estão se voltando para soluções baseadas em nuvem a fim deaproveitar as inovações mais recentes. Ter os documentos e o fluxo de processos sempre acessível se tornou fundamental. Daí a importância de levar a estrutura do marketing para a nuvem.

Benefícios de ter o setor de tecnologia e marketing na nuvem

Os processos de marketing estão passando por uma grande mudança com a adoção da nuvem. Antes, as empresas dependiam de servidores locais para arquivar seus dados e executar seus aplicativos. 

Agora, com a nuvem, as informações podem ser armazenados em um ambiente distribuído e seguro, o que permite que as empresas criem campanhas de marketing mais eficazes.

Associada à inovação na empresa de tecnologia, a nuvem oferece uma série de recursos que podem ser usados para melhorar os processos de marketing, ajudando em iniciativas estratégicas, a exemplo de criar conteúdo de tecnologia.

As soluções de gestão de projetos, por exemplo, são usadas para planejar e monitorar campanhas publicitárias. As ferramentas de análise medem os indicadores de  desempenho e identificam tendências. E as APIs da nuvem integram os processos de marketing com outros sistemas internos da empresa.

Todos esses recursos estão disponíveis na nuvem, o que significa que as empresas não precisam se preocupar em instalar e manter software complexo ou configurá-lo corretamente.

Tudo pode ser feito através da interface web simples e intuitiva da nuvem. Isso permite que as empresas criem campanhas rapidamente e com baixo custo.

A nuvem oferece outros benefícios, como:

  • Maior escalabilidade: a nuvem pode ser expandida ou reduzida rapidamente conforme a necessidade da empresa.
  • Menor custo: o investimento na nuvem é significativamente menor do que o de manter um servidor local.
  • Maior disponibilidade: a nuvem está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Menor risco: a nuvem é um ambiente altamente seguro que reduz o risco de perda de dados.

Com todos esses benefícios, fica claro que a nuvem está mudando a maneira como as empresas criam e gerenciam campanhas de marketing. Com a cloud, as organizações podem criar campanhas mais eficazes e inovadoras, sem se preocupar com o custo ou a complexidade do processo. Isso está permitindo que as empresas cresçam de maneira mais rápida e eficiente.

Por fim, vale notar que a nuvem não é apenas uma tendência temporária, mas sim uma tecnologia que está mudando a maneira como as empresas fazem marketing. Com os benefícios listados acima, fica claro que a nuvem veio para ficar e que as empresas têm muito a ganhar.

Como fazer a migração dos processos de marketing de um servidor local para cloud

Migrar para a nuvem pode ser uma tarefa intimidadora para as empresas, em especial se elas não têm experiência com essa tecnologia. Mas com alguns passos simples, a migração para a nuvem pode ser feita facilmente e sem problemas.

O primeiro passo é identificar quais processos de marketing devem ser migrados. Geralmente, os processos de marketing mais complexos são os melhores candidatos para a nuvem. Depois, é necessário analisar as necessidades da empresa e selecionar a solução de nuvem adequada.

A nuvem deve ser capaz de atender às necessidades específicas da empresa, incluindo o armazenamento, a criação de conteúdo, o rastreamento do desempenho e o gerenciamento de projetos.

Feita a escolha da nuvem, é hora de começar a migrar os processos para a cloud. A migração, geralmente, leva algum tempo, dependendo da quantidade de dados a ser transferida. Mas com um pouco de planejamento e organização, qualquer empresa pode fazer a migração com facilidade.

Ferramentas em nuvem que podem ajudar

A busca pela inovação na empresa de tecnologia está levando a adoção da nuvem para processos de marketing com mais intensidade. Isso se deve, em parte, à crescente demanda por ferramentas que ajudem os times de marketing a criar conteúdo de tecnologia, além de gerenciar e rastrear suas campanhas em tempo real.

A nuvem oferece uma quantidade ilimitada de soluções, o que significa que as empresas podem criar e executar campanhas complexas sem se preocupar com exceder suas limitações de hardware. Existem uma série de soluções de gestão de projetos que podem ser utilizadas para criar campanhas eficazes.

Vejamos alguns exemplos de ferramentas que podem ajudar na migração dos processos de marketing e contribuir em operações estratégicas, a exemplo de criar conteúdo de tecnologia.

Gerenciamento de projetos

  • Asana: é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que ajuda as equipes a criarem e colaborarem em campanhas de marketing. O Asana TEM um painel visual que pode ser personalizado conforme as necessidades de cada projeto. O usuário ainda tem à disposição um histórico de atividades para que as equipes possam rastrear o progresso das campanhas.
  • Basecamp: é uma ferramenta de gerenciamento de projetos voltada para a criação e execução de campanhas de marketing. O  Basecamp  oferece uma plataforma para criar e gerenciar todas as suas campanhas em um só lugar, além de permitir que você trabalhe com outras pessoas online.

Rastreamento de campanhas

  • Google Analytics: é uma ferramenta de análise gratuita que ajuda as equipes de tecnologia e marketing a rastrearem o desempenho das campanhas. O Google Analytics ferramenta fornece um relatório detalhado sobre o tráfego do site, as fontes de tráfego, as taxas de conversão e muito mais.
  • Mixpanel: é uma ferramenta de análise de dados voltada para o rastreamento dos projetos de marketing. O Mixpanel oferece um relatório detalhado sobre o desempenho das campanhas, incluindo informações sobre o número de impressões, cliques, taxas de conversão e muito mais.

Gerenciamento de campanhas

Armazenamento de arquivos

  • Dropbox: criado como um serviço de armazenamento em nuvem que ajuda as equipes a criarem e colaborarem em campanhas de marketing, o Dropbox oferece uma pasta compartilhada para cada projeto, facilitando o gerenciamento de arquivos. A ferramenta possui um recurso de versões que permite que as equipes retornem para uma versão anterior de um arquivo, se necessário.
  • Google Drive:  é um serviço de armazenamento em nuvem que ajuda as equipes a criarem e colaborarem em campanhas de marketing. A plataforma do  Google Drive dispõe de várias ferramentas integradas, como o Docs e o Sheets, que podem ser usadas para criar conteúdo de marketing. Além disso, oferece um espaço seguro para armazenar arquivos e documentos.

CRM de vendas

  • Salesforce:  é uma plataforma  de CRM voltada para a criação e execução de campanhas de vendas e marketing. O Salesforce oferece aos usuários um conjunto de recursos para criar, gerenciar e monitorar campanhas. Além de proporcionar um melhor entendimento do ciclo de vida do cliente, considerando todas as características do consumidor.
  • HubSpot:  é uma ferramenta de CRM e marketing desenvolvida para ajudar as empresas a criarem conteúdo de qualidade, gerenciar suas campanhas e melhorar o relacionamento com seus clientes. O HubSpot oferece uma variedade de soluções de tecnologia e marketing, como e-mail, gestão de leads e análise de campanhas. A solução também oferece uma plataforma de criação de sites, que permite às empresas criarem seus próprios sites ou lojas online.

Programas Office

  • Microsoft Office: é uma suíte de aplicativos de produtividade que inclui o Word, o Excel, o PowerPoint e o OneNote. O Microsoft Office oferece um modo de criação de campanhas que permite o trabalho colaborativo das equipes.
  • Google Docs: é uma solução de criação de documentos que permite que as equipes criem e colaborem em campanhas de marketing. Com o Google Docs, as equipes podem criar conteúdo de tecnologia em documentos de texto, planilhas e apresentações de maneira fácil e intuitiva.

Automação de marketing

  • Pardot: é uma plataforma de automação criada para ajudar as empresas de tecnologia e marketing a criarem, gerenciarem e medirem campanhas efetivas. Além disso, o Pardot fornece uma variedade de recursos, como modelos de criação de landing pages, de formulários e automatização de workflows. O software oferece uma série de integrações com outras plataformas, tornando a ferramenta uma ótima opção para empresas que procuram uma solução de automação de marketing abrangente.
  • Marketo:  é uma plataforma criada na nuvem que ajuda as empresas a desenvolver, rastrear e gerenciar suas campanhas de marketing. O Marketooferece um conjunto completo de ferramentas para criar campanhas, landing pages, gerenciar leads e muito mais. O software também é integrado à plataforma CRM, o que permite que as equipes de marketing trabalhem de forma mais eficiente com os times de vendas.

ERP cloud — Gestão empresarial

  • SAP Business One:é uma solução completa de ERP para pequenas e médias empresas. Ele oferece um conjunto abrangente de recursos, incluindo gerenciamento de contatos, de campanhas, criação de sites e criação de landing pages.  O SAP Business One também oferece análises em tempo real, permitindo que os times de marketing acompanhem seus resultados e tomem decisões estratégicas com base em dados.
  • Oracle NetSuite:  é uma empresa de tecnologia que criou um software de gerenciamento de processos para as empresas. A plataforma Oracle NetSuite ajuda as organizações a criarem e implantarem campanhas eficazes, bem como oferecer um ciclo de vida do cliente totalmente integrado.

Colaboração

  • Miro: é uma plataforma de colaboração visual criada para equipes que trabalham com criação de conteúdo, inovação e design. O Miro um espaço centralizado para o brainstorming de ideias, a criação de wireframes e o gerenciamento de projetos. Com a solução, as equipes podem criar conteúdo de tecnologia rico e interativo, compartilhar arquivos e integrar-se a outras ferramentas de colaboração.
  • Notion:  é uma plataforma desenvolvida para a criar conteúdo de tecnologia, que fornece um espaço unificado para organizar e compartilhar suas ideias. Como inovação, ela é usada por grandes empresas como a Google, a Microsoft e a Apple, e agora está se tornando cada vez mais popular entre os profissionais de marketing. O Notion permite que você crie facilmente um fluxo de trabalho colaborativo para gerenciar suas campanhas de marketing, rastrear seus resultados em tempo real e produzir conteúdo de alta qualidade.
  • Trello:  é uma das primeiras ferramentas de gerenciamento de projetos criadas especificamente para o marketing. O Trello permite que os times criem e acompanhem as campanhas em um painel visual, além de colaborar com outros membros do time em tempo real. O aplicativo também é uma das primeiras ferramentas a se integrar com o Slack, o que facilita ainda mais a colaboração entre os times de tecnologia e marketing.

Ferramentas de comunicação em nuvem

  • Slack: é uma ferramenta de comunicação que ajuda as equipes a se manterem conectadas e colaborarem em tempo real. Com o Slack, os usuários podem criar canais para discussões específicas, compartilhar arquivos e criar tarefas para serem cumpridas. A solução oferece acesso às API ‘s de outras ferramentas, o que permite que as equipes integrem vários fluxos de trabalho em um único lugar.
  • Zoom: O é um recurso de videoconferência que permite inovação na empresa de tecnologia, auxiliando as equipes se reunirem virtualmente em tempo real. Com o Zoom , os usuários podem compartilhar tela, criar salas de bate-papo e enviar mensagens instantâneas.
  • Google Meet:  é uma solução de videoconferência desenvolvida para ajudar as empresas a criarem e gerenciarem campanhas eficazes. Na prática, com o Google Meet as equipes de tecnologia e marketing podem se reunir virtualmente para discutir ideias, criar conteúdo de tecnologia e colaborar em tempo real.

Leve a gestão do setor de marketing para outro patamar

Migrar os processos para a nuvem é um dos caminhos para crescer. E o ciclo de vida do cliente é cada vez mais estratégico para as empresas de tecnologia.

A nuvem está mudando a maneira como essas empresas organizam seus fluxos de processos de marketing, permitindo que os times gerenciem e rastreiem suas campanhas online.

Além disso, as empresas podem aproveitar as soluções de gestão de projetos e marketing oferecidas por meio de uma infraestrutura de nuvem para criar campanhas eficazes.

Com o uso dos recursos de cloud,  os times de tecnologia e marketing podem focar esforços no ciclo de vida do cliente em todos os aspectos da experiência do consumidor. As campanhas criadas com base na nuvem abrangem todas as etapas,  desde a aquisição do cliente até a fidelização.

Isso é possível graças às soluções inovadoras oferecidas pela nuvem para os departamentos de marketing.

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