Inovação em marketing de tecnologia ajuda a prever necessidades do cliente

Tecnologia e inovação

Inovação em marketing de tecnologia ajuda a prever necessidades do cliente

25 de fevereiro de 2021

O ritmo de inovação em marketing de tecnologia está acelerado diante das mudanças promovidas pela pandemia. Por isso, na era da transformação digital, a empresa tech não tem tempo a perder.

Na prática, o desafio dos profissionais quanto à inovação em marketing de tecnologia é transmitir mensagens e disponibilizar ofertas que ressoam com as necessidades e expectativas exclusivas do consumidor da empresa tech. Contudo, esse exercício não é tão simples como parece. Este tipo de estratégia requer insights profundos. 

Sabendo disso, os profissionais de marketing estão mudando a maneira como coletam e gerenciam dados de clientes e aumentando o uso de tecnologias como inteligência artificial (IA). De  acordo com estudo State of Marketing 2020, desde 2018, é possível observar um aumento de 186% na adoção de IA dentro da jornada de inovação de marketing.

Sem dúvida alguma, o desafio da vez dos profissionais é conduzir a inovação em marketing de tecnologia, reformular seus modelos e usar as novas ferramentas para fornecer um engajamento diferente, fortalecendo, inclusive, a atuação do customer success.

Neste artigo, vamos mostrar quais mudanças já podem ser observadas na estrutura do departamento de marketing e no perfil dos profissionais do setor.  

Continue a leitura!

Habilidades dos profissionais de marketing

Diante do desafio de inovação em marketing de tecnologia, além da adoção de  novas ferramentas, o perfil de um bom profissional de marketing também está mudando. 

Agora, as pessoas que trabalham no setor precisam de uma série de outros atributos, além de criatividade e afinidade com palavras. Além disso, a área de customer success ganha cada vez mais relevância na estratégia de inovação em marketing de tecnologia

Os profissionais que se destacam na inovação de marketing também conhecem e têm experiência com gestão de dados. Ou seja, eles sabem como coletar, organizar e processar essas informações para gerar insights estratégicos que sejam capazes de promover as jornadas conectadas com as expectativas dos clientes.

As capacidades de comunicação, criatividade e análise de dados são algumas das mais valorizadas em um profissional de marketing. 

Veja como os gestores classificam as habilidades do seu time, de acordo com pesquisa State of Marketing 2020

  • Comunicação 60%
  • Criatividade 58%
  • Análise de dados 57%
  • Colaboração 56%
  • Proficiência digital 55%
  • Agilidade/adaptabilidade 53%
  • Ciência de dados 49%
  • Desenvolvimento de software/codificação 48%
  • Inteligência emocional 48%

Além disso, é preciso que os profissionais também compreendam a jornada completa do cliente de maneira coesa. O trabalho deixa de ser fragmentado, dividido entre profissionais com funções específicas. De tal modo, todos passam a participar da estratégia completa de inovação em marketing de tecnologia: desde o desenvolvimento da marca à aquisição, à retenção e à divulgação.

Essa abordagem é mais produtiva e orienta o trabalho dos profissionais, viabilizando, inclusive, a conquista de resultados mais positivos. 

De acordo com State of Marketing 2020, 69% dos profissionais de marketing afirmam que as funções de marketing tradicionais limitam o engajamento com o cliente, em comparação com 37% em 2018.

No modelo de trabalho da inovação de marketing, os profissionais do setor e de customer success colaboram entre si para proporcionar experiências coesas desde o momento em que um cliente em potencial descobre a marca até quando ele publica elogios.

Assim, o marketing pode ser compreendido como um esforço colaborativo, que movimenta a equipe, durante toda a jornada do cliente.

Colaboração além do marketing

A interação, o compartilhamento e a rotina colaborativa não são exclusividades dos profissionais de marketing. A mesma dinâmica se aplica na interface com outros setores. 

Segundo a State of Marketing, a maioria das equipes de marketing compartilha metas e métricas comuns com colegas dos setores de vendas, comércio eletrônico e atendimento ao cliente. Além disso, eles trabalham de maneira colaborativa usando iniciativas estratégicas, como programas de marketing baseado em contas (ABM).

Na empresa tech, assim como em outras, os profissionais de marketing B2B têm um papel importante no crescimento dos negócios por meio do marketing baseado em contas (ABM):63% dos profissionais de marketing usam o mesmo sistema de CRM que os departamentos de vendas e serviços92% dos profissionais de marketing B2B têm um programa de ABM69% dos clientes esperam experiências conectadas

Inovação de marketing é orientada por ferramentas disruptivas

Com tecnologias como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina, chatbots e realidade virtual (VR), o futuro dos negócios e do mercado como um todo é desafiador, competitivo e segue em constante mudança.

No contexto da transformação digital, com o amplo uso da tecnologia, o setor de marketing da empresa tech passa a ter acesso a oportunidades além da imaginação. 

Não se trata apenas de ter os melhores produtos e serviços, mas sim de como eles são retratados. Sem um marketing inovador, a empresa corre o risco de ficar invisível em um mercado lotado.

Sendo assim, a disrupção digital é a principal inovação em marketing de tecnologia e deve criar novas oportunidades no mundo dos negócios.

A adoção e integração de soluções de marketing digital inovadoras podem dar a qualquer marca uma vantagem sobre a concorrência e levar a taxas de conversão mais altas. 

Com a digitalização, você não precisa atirar uma flecha no escuro para atrair clientes. Você terá soluções para a maioria de seus problemas e dúvidas, como:

  •  Quem e onde estão seus clientes?
  •  Quais são suas necessidades e preferências?
  •  Qual é o custo de aquisição do cliente?
  •  Qual é o seu ROI? E assim por diante!

Inovação de marketing desafia profissionais do setor

Na empresa tech, os profissionais de marketing de alto desempenho buscam, cada vez mais, uma estratégia de transformação digital completa e coerente. O objetivo é incorporar uma ampla variedade de ferramentas e plataformas digitais para impactar e engajar os clientes no momento e no canal certos.

Sabendo disso, os profissionais do setor vêm investindo em diferentes ferramentas que otimizam o marketing por mídias sociais, dispositivos móveis e vídeo. Afinal, a empresa tech precisa encontrar os clientes nos canais digitais. 

De outro modo, é possível observar um aumento no uso de ferramentas de análise e medição de dados que permitem aos profissionais de marketing mensurar os resultados obtidos, identificando as táticas que estão ou não funcionando.

72% dos profissionais de marketing afirmam estar alinhados com suas organizações de TI, segundo dados do “Enterprise Technology Trends”, Salesforce Research, maio de 2019.

Empresa tech: marketing exige presença em vários canais

Embora não seja exatamente uma novidade, o marketing omnichannel é indispensável para a inovação em marketing de tecnologia. Isso porque os clientes transitam de um canal para outro em questão de segundos.

De acordo com a Globenewswire, 45% dos comerciantes e fornecedores sofreram mais de US$ 1 milhão de perdas na receita devido a falhas de comércio entre canais.

Acima de tudo, o marketing omnichannel gera um valor comercial genuíno e lucros reais. Segundo estudo da Loyalty 360, as empresas que implementam estratégias omnicanal conseguem retenção de clientes 91% maior ano a ano em comparação com aquelas que não o fazem.

Sendo assim, na jornada de inovação em marketing de tecnologia,  o desafio dos profissionais é aumentar a adoção de vários pontos de contato digitais. O marketing do mecanismo de pesquisa, as comunidades de clientes e os aplicativos para dispositivos móveis têm se destacado.

O State of marketing 2020 aponta que:

  • 57% dos profissionais de marketing usam recursos de áudio
  • 68% dos profissionais de marketing usam influenciadores

Desafio: acompanhar o ritmo dos clientes nos diferentes canais

Muito além da tecnologia, é preciso que o departamento de marketing da empresa tech priorize também o relacionamento com o cliente (link ID 577 – Marketing pode gerar mais valor para o time de CS com conteúdo especializado). Por isso, a área de customer success tem um papel central na estratégia da inovação em marketing de tecnologia

Além disso, os clientes esperam que a experiência omnichannel seja dinâmica. Ou seja, que as mensagens e o conteúdo da marca em um canal sejam adaptados com base nas suas ações em outro canal. 

Segundo State of Marketing 2020,

  • 71% dos clientes usam vários canais para iniciar e concluir uma única transação
  • 54% dos clientes dizem que ficam aborrecidos se recebem um anúncio de algo que já compraram 

Portanto, um dos desafios do time de marketing é trabalhar pela integração desses canais, impactando o cliente no momento certo. Evitar a abordagem quando a compra já foi concluída é decisivo para garantir a satisfação e a retenção do cliente.  

De acordo com o State of Marketing 2020, o desafio de gerar conteúdo dinâmico em todos os canais tem sido levado a sério pelos profissionais do setor. 

Nos últimos dois anos, pela primeira vez, mais da metade desses profissionais descreve que seu conteúdo entre canais é dinâmico, em comparação com menos de um terço em 2018.

Já a criação de conteúdo isolado entre canais, sem coordenação entre eles, caiu de 29% para 15%.

Os profissionais estão usando canais de maneira mais sofisticada

As experiências totalmente digitais vêm ganhando cada vez mais espaço e foco em pontos de contato individuais. 

Isso porque, em meio a transformação digital, os profissionais voltam seus esforços para explorar as novas possibilidades de interação com o cliente, melhorando a qualidade do atendimento e investindo em outras formas de se conectar. 

Segundo o State of Marketing 2020, os profissionais de marketing também têm trabalho para aumentar a segmentação do público e a personalização em seus pontos de contato. 

Seja nos sites, mídias sociais, aplicativos móveis ou em outros canais, os profissionais do setor vêm trabalhando para entregar mais funcionalidades ao usuário no canal em que ele está. 

Neste sentido, um exemplo é a abordagem “headless”, que consiste em desacoplar o front-end de um e-commerce e o back-end. De tal modo, a camada da apresentação de conteúdo (Sistema de gerenciamento de conteúdo) é separada da lógica comercial e da camada funcional (arquitetura de e-commerce, integrações e gerenciamento da loja). 

Com as estruturas independentes, fica mais fácil gerir as demandas dos clientes e do sistema. Esse é apenas um exemplo!

Para conduzir uma estratégia mais dinâmica e proporcionar uma experiência fluída entre os canais, o ideal é construir uma abordagem omnichannel orientada por  5 etapas:

1) Integrar e consolidar todos os canais: desenvolver um plano de conteúdo orientado para cada canal de interação com o cliente;

2) Identificar o usuário: essa é uma etapa fundamental para conhecer melhor o seu perfil;

3) Integrar e processar de grandes volumes de dados de diferentes fontes: a partir daí, a empresa passa a obter uma boa base para trabalhar com tecnologias como Big Data;

4) Capturar dados em tempo real, processar e tomar ação sobre os dados: desse modo, é possível melhorar a experiência do cliente, definindo ofertas sob medida para ele;

5) Construir sistemas inovadores ou reestruturar sistemas legados: o desenvolvimento de novas plataformas para integrar os canais é parte importante do processo. De outro modo, é possível planejar também uma reestruturação dos sistemas legados.

O futuro do marketing está em construção

É certo que os próximos dez anos do marketing serão definidos pelo amplo uso das novas tecnologias e ferramentas disruptivas. A era da inovação de marketing já começou e requer esforços de toda a organização. 

Do ponto de vista tecnológico, de acordo com dados do State of Marketing 2020, os profissionais de marketing esperam que as redes sem fio 5G gerem o maior impacto em seu trabalho na próxima década. 

Além do suporte da tecnologia, a área de customer success tem um papel relevante nesta jornada de  transformação digital. Afinal, ela trabalha com olhar voltado para o aspecto mais sensível da estratégia: o relacionamento com o cliente

Os desafios são grandes, mas os dados do estudo State of Marketing apontam um cenário animador: 

  • 76% dos profissionais com alto desempenho dizem que fazem um excelente trabalho na inovação de tecnologia, táticas e estratégias de marketing 
  • Apenas 47% dos profissionais acreditam que têm baixo desempenho

Com inovação digital, forte influência social, customer success, marketing de conteúdo orientado a dados e a tecnologia certa, os profissionais obtêm o mix de marketing perfeito para levar a empresa tech ao sucesso.

Se  você quer saber mais sobre as tendências de inovação em marketing de tecnologia para o pós-pandemia, confira nosso artigo sobre o tema! 

Comentários