A pandemia mostrou que muitas funções podem gerar bons resultados com o trabalho home office na empresa de tecnologia. Saiba onde aplicar o formato remoto no seu negócio!
O trabalho home office na empresa de tecnologia nunca foi uma tendência tão forte como atualmente. As companhias cada vez mais buscam profissionais para atuar remotamente, entendendo que não é necessário ficar no escritório todos os dias.
Após as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, as organizações que puderam funcionar a distância liberaram seus funcionários para atuar em casa. O que gerou vários benefícios para os negócios. Esse modelo funciona muito bem no setor de tecnologia e inovação, já que muitas atividades podem ser feitas de qualquer lugar.
Mesmo assim, ainda há companhias que voltaram a exigir a jornada de trabalho tradicional após a reabertura dos comércios. Mas será que ainda faz sentido manter um escritório funcionando presencialmente? Conheça neste artigo os benefícios do trabalho remoto e as principais áreas tech que podem atuar como home office na empresa de tecnologia!
Principais assuntos desta postagem:
Vantagens do trabalho home office na empresa de tecnologia
Em um momento em que ficar em casa se tornou questão de segurança, empresas de tecnologia e inovação abraçaram o teletrabalho como forma de continuar a atuar durante a quarentena. O Google, por exemplo, estabeleceu o formato remoto até 2021, com exceção de algumas funções.
Muitos cargos de fato mostram bons desempenhos a distância, mantendo a mesma eficiência do escritório. Nesse cenário foi possível compreender alguns benefícios do home office na empresa de tecnologia, como a redução de custos de infraestrutura e a própria qualidade de vida dos colaboradores, assim como o modelo favorece a transformação digital.
No modelo híbrido, em que o escritório fica parcialmente fechado, as companhias conseguem reduzir o consumo de energia elétrica, telefone e outros insumos, ampliando orçamentos para ações de marketing, por exemplo. Porém, há aquelas que conseguem ir além, tornando-se exclusivamente digitais.
São negócios que podem funcionar perfeitamente a distância, sem a necessidade de um espaço físico. Nesse caso, a economia também inclui a dispensa de aluguéis, manutenções de equipamentos e investimentos em móveis. Os dados podem ser mantidos em aplicações na nuvem, com um responsável por tratá-los remotamente.
Para os colaboradores, as vantagens se mostram em relação ao conforto de casa e qualidade de vida. A rotina se torna otimizada ao dispensar o tempo gasto no trajeto até o local de trabalho, além de permitir descansar melhor antes de iniciar a jornada. Com isso, a produtividade pode inclusive se tornar mais ágil, melhorando o desempenho.
Quais são as áreas mais propensas ao trabalho remoto e tech?
Para inserir o home office na empresa de tecnologia, você deve entender quais são os cargos que realmente precisam estar presencialmente na empresa. De forma geral, isso inclui basicamente os cargos de infraestrutura, que precisam manter a sede da empresa em ordem.
Já as tarefas administrativas estão mais propensas a serem realizadas a distância. Profissionais como gestores, diretores e recursos humanos podem aproveitar a tendência do “novo normal” para atuar remotamente, ainda que eventualmente precisem estar na empresa.
O mesmo vale para relacionar o trabalho remoto e tech. Os profissionais de tecnologia e inovação, embora trabalhem em times, conseguem se comunicar e realizar suas tarefas de forma online.
Vamos entender a pertinência do home office na empresa de tecnologia para algumas dessas funções!
Cientista e engenheiro de dados
O cientista de dados é responsável por fazer analisar as informações da empresa, gerando relatórios para apresentar aos líderes da empresa. Já o engenheiro cria soluções para tratá-las, filtrá-las e disponibilizá-las. São funções facilmente executáveis a distância, desde que sigam alguns pontos.
Em primeiro lugar, é necessário manter contato com as áreas de negócio, o que pode ser feito por telefone ou videoconferência. Além disso, o trabalho remoto e tech desses profissionais depende das regulamentações do negócio. Se houverem dados muito confidenciais, é preciso garantir a segurança da rede para o envio das informações.
DevOps
O profissional de DevOps é responsável pelas práticas de desenvolvimento, ferramentas e filosofias que aceleram a produtividade da equipe. Dessa maneira, ele se torna uma figura central no funcionamento das operações à distância.
Para que a equipe possa ter uma boa produtividade em casa, esse profissional deve ser capaz de estabelecer e acompanhar as melhores estratégias para o trabalho home office, auxiliando a equipe sempre que necessário.
Analista de negócios
Embora sua visão esteja mais voltada para ações que impactam a inovação em produtos e serviços, o analista de negócios também influencia na eficiência e assertividade da equipe. Ele levanta e valida os requisitos dos projetos, instruindo o que precisa ser feito. Tanto o contato com a equipe como com o cliente pode ser feito a distância.
Especialista em computação em nuvem
Quando os dados são administrados a partir de uma tecnologia na nuvem, esse especialista também consegue trabalhar por home office na empresa de tecnologia. Ele precisa garantir o bom funcionamento das soluções e das plataformas, realizando análise de indicadores, evolução de infraestruturas e planejamento.
Com a infraestrutura alocada na rede, o acompanhamento pode ser feito remotamente.
Profissionais de segurança da informação
Quem trabalha com segurança da informação também atua diretamente com a rede, sem necessidade de manter um posto presencial. Esses profissionais devem manter a confidencialidade e integridade das informações, evitando ameaças de pessoas não autorizadas ou brechas na segurança dos sistemas.
Design UX
Assim como desenvolvedores, programadores, cientistas e engenheiros de dados, o profissional de design UX também tem mais liberdade para trabalhar a distância. Sua responsabilidade é otimizar a experiência em páginas de sites e ferramentas, o que lhe permite trabalhar sozinho.
Se a interface é intuitiva, não precisa de muita explicação para ser usada. Sabe aquele momento em que você fica ao lado do designer para entender o projeto e se iniciam uma série de explicações? Uma boa forma de testar a eficiência do design é não precisar explicá-lo. Aqui, o distanciamento se tornou um benefício para as entregas terem mais qualidade.
Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente já deixou de ser exclusivamente presencial há muito tempo. Com ferramentas digitais, como redes sociais, e-mails e soluções de bate-papo, profissionais de atendimento podem conversar com o cliente pela internet. Quem atende ao público, por exemplo, consegue agendar reuniões online, sem depender de um espaço físico.
Centrais de call center e pós-vendas também podem se adaptar ao home office: basta fornecer as ferramentas adequadas aos colaboradores. Painéis de controle, por exemplo, ajudam a monitorar e garantir a execução do trabalho.
Marketing tech digital
O marketing é uma área que funciona bem em trabalho remoto e tech, já que o modelo permite aos profissionais focarem mais nas atividades, diminuindo as interrupções. As estratégias digitais já são realizadas de forma online, sendo atualmente prioridade nas campanhas de comunicação.
Além disso, tarefas como a produção de textos, que demandam mais concentração, podem ter melhor rendimento em ambientes mais calmos, sem a movimentação constante dos escritórios.
Lideranças administrativas
Os líderes das empresas de tecnologia e inovação já tiveram experiências com a gestão remota durante a quarentena. Com um bom planejamento e metodologias adequadas, é possível acompanhar e direcionar as equipes remotamente.
Essas são algumas das funções que você pode e deve estabelecer como home office na empresa de tecnologia. Além de economizar na infraestrutura, pode ter equipes mais produtivas e satisfeitas com o trabalho, gerando mais resultados.
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