O que aprendemos com o home office na quarentena

Tecnologia e inovação

O que aprendemos com o home office na quarentena

7 de abril de 2020

Empresas do mundo todo adotaram o home office em tempos de pandemia. Confira algumas lições que podemos aprender com essas mudanças.

Diante da pandemia de uma doença tão contagiosa quanto a COVID-19 e para a qual ainda não existe um tratamento comprovado, o isolamento social é a melhor maneira de prevenção. Afinal, ajuda a controlar a transmissão do vírus. Por isso, hoje, um terço da população mundial está sob quarentena

Como medida emergencial num momento tão alarmante empresas em todo o globo adotaram o home office. Grandes players do mercado digital, como Apple, Microsoft, Twitter, há muito tempo usam esta modalidade de trabalho. Após o surto do novo coronavírus, incentivaram ainda mais as equipes a trabalharem em casa, para evitar que seus funcionários, espalhados por todo mundo, sejam afetados pela pandemia.

Pensando nesse cenário de quarentena e no futuro, veja a seguir:

  • como algumas gigantes da tecnologia têm lidado com o isolamento social;
  • quais os principais aprendizados que a quarentena nos reserva;
  • o que nós da Motor aprendemos com o home office;
  • de que modo a sua empresa tech pode se posicionar.

Como 4 grandes empresas têm conduzido o período de quarentena

1 – Google

O vice-presidente de segurança global do Google, Chris Rackow, enviou no dia 12 de março, em email para aproximadamente 100 mil colaboradores, o seguinte comunicado

“Com muita cautela, e para a proteção da Alphabet e da comunidade em geral, agora recomendamos que você trabalhe em casa, se sua função permitir”. 

A medida tomada pela empresa deve perdurar até dia 10 de abril. E, pensando nas outras empresas, as soluções digitais criadas pelo Google foram disponibilizadas em sua maioria gratuitamente, como o Google Hangouts.

Além da solução para realização de conferências, é possível incluir na rotina de teletrabalho ferramentas como o Google Drive e o Docs. Eles ajudam a estruturar e viabilizar desempenho das atividades de seus funcionários.

2 – Adobe

A marca encorajou seus funcionários a trabalhar em home office durante o período entre 12 de março a 12 de abril, segundo o Computer World. Em videoconferências, a liderança da empresa compartilha políticas de proteção para colaboradores e clientes. 

Durante esses 30 dias, a Adobe vai aproveitar para aproveitar o baixíssimo número de pessoas no ambiente de trabalho, para higienizar escritórios em todo o planeta.

3 – Cielo

A Cielo agiu intensamente contra a transmissão do coronavírus. Na empresa, o home office foi adotado e se estendeu até terceirizados na matriz e filiais, segundo publicação no Computer World

Como ferramenta de comunicação, estão utilizando o Office 365. Assim, reuniões físicas são substituídas por videoconferência e a interação entre funcionários e empresa é 100% digital.

4 – Twitter

O Twitter mudou sua política e, desde a segunda quinzena de março, o home office é obrigatório para todos os funcionários. Para melhorar a qualidade do trabalho remoto, a empresa está  disponibilizando equipamentos como mesas, cadeiras, periféricos e outros insumos necessários para estruturar os escritórios nas casas dos funcionários.

Jennifer Christie, vice-presidente de pessoas da empresa, disse o seguinte ao Buzzfeed sobre esta ação:

“Provavelmente nunca mais seremos os mesmos, as pessoas que vão trabalhar remotamente podem descobrir que produzem melhor dessa maneira. Os gerentes que hoje pensam que não podem gerenciar equipes remotas terão uma perspectiva diferente”.

Os primeiros aprendizados durante a quarentena do coronavírus

Apesar de funcional, o home office não é tão íntimo ainda das empresas brasileiras e alterar os métodos operacionais de trabalho bruscamente requer cuidados. 

Segundo uma pesquisa publicada pelo Valor Econômico, realizada com 359 empresas brasileiras, a prática do home office foi empregada em 60% de seus quadros de funcionários. Além disso, 14% delas afirmaram não ter uma política de trabalho remoto ou previsão para adotá-la.

O trabalho remoto é uma forma de reduzir custos, absorver talentos e entregar qualidade de vida ao colaborador. Com uma rotina mais equilibrada, na maioria das vezes, ele se torna mais engajado na realização de suas atividades. Soma-se a isso o fato de durante um período de pandemia essa forma de trabalhar colaborar diretamente com a manutenção do isolamento social.

Para ter uma quarentena produtiva, não esqueça de compartilhar com os colaborados essas 10 dicas!

Como usamos o home office na Motor Tech Content

Aqui na Motor trabalhamos em regime de home office desde a abertura da empresa, há 5 anos. Todo o nosso ecossistema é integrado por meio de ferramentas digitais. Nossos clientes também acompanham suas estratégias de marketing de conteúdo e suas entregas por meio da plataforma Motor Tech Content

O fato de sermos digitais, torna nossas interações produtivas. Por isso atendemos empresas no Brasil e na América Latina.

As fundadoras da Motor construíram a base de suas carreiras em empresas de tecnologia. E quando criaram a Motor, também tiveram que se adaptar a esse modelo. Algumas práticas, como gestão das entregas, apontamento de horas, reuniões de feedback, entre outras, também precisaram ser repensadas. 

Portanto, o mindset de gestão precisou se voltar mais para qualidade, resultado e prazo, do que efetivamente esforço empenhado nos projetos.

Para nós da Motor, este cenário atual levanta as seguintes questões: 

  • É realmente necessário ter funcionários dentro do escritório todos os dias da semana? 
  • Este mindset de que colaboradores precisam, indispensavelmente, estar na empresa para realizar suas funções poderia ser revisto diante da transformação digital? 
  • E se você já tem produção de conteúdo, já parou para pensar no quanto ela pode ajudar a estratégia da empresa? A Tania Dagostim, sócia e CMO da Motor, participou de uma entrevista em Podcast sobre esse tema. Clique aqui para acessar.
Podcast: Marketing de conteúdo e Covid-19

E o mais importante para este momento de adaptação à modalidade é que é possível também fazer a gestão dos times e das tarefas corporativas. Como a grande maioria das pessoas no mundo corporativo já está familiarizada com as soluções digitais, sejam elas off ou online, a implementação de novas ferramentas é facilitada, pois, uma série de rotinas já são 100% digitais. 

O resultado disso é: otimização de recursos, processos mais bem definidos, economia de tempo, maior qualidade de vida e melhores resultados.

Para ajudar, listamos as principais ferramentas que nos ajudam no home office. Veja nesse post uma lista das principais.

Sua empresa e o home office

Esses são apenas alguns dos grandes players digitais e de tecnologia que institucionalizaram o trabalho remoto durante a quarentena. E a sua empresa, como está reforçando as iniciativas de home office?

Para as empresas de pequeno e médio porte, é importante entender como a experiência inicial do trabalho remoto pode mudar de acordo com a infraestrutura de conexão de cada região e da própria organização. 

Além disso, é fundamental estar bem equipado para garantir que haja processos e ferramentas necessários para que tudo funcione. Também é indispensável definir horários diários para atualização das atividades e comunicação com as equipes.

Essa mudança repentina na forma de operar causada pela pandemia de COVID-19, deixará efeitos positivos para as organizações. A necessidade fez o home office ser visto com outros olhos e isso pode ser o gatilho para mudar o mindset de empreendedores e líderes. 

Como você vê essa modalidade? Entende como algo vantajoso para a sua empresa tech pós quarentena? Ah, por falar em quarentena, como está a sua? Segue firme e tranquilo com o isolamento social, ou nem tanto?

Temos mais uma pergunta… Para descobrir qual o vilão da sua quarentena, que pode também atrapalhar seu home office, responda este quiz!  

Quiz: Qual é o vilão da sua quarentena?

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