Planejador de conteúdo tech é essencial para gerar resultados

Marketing de Conteúdo

Planejador de conteúdo tech é essencial para gerar resultados

8 de dezembro de 2020

O planejador de conteúdo tech é o profissional responsável por direcionar as campanhas de conteúdo de tecnologia, garantindo a qualidade na produção dos materiais.

Publicar um artigo no blog da sua empresa de tecnologia depende de várias etapas. Para muitos, pode parecer um processo simples: basta escrever um tema relacionado ao negócio e colocar no site. Só que não é bem assim! Para determinar as pautas e campanhas, uma figura é fundamental no desenvolvimento do marketing digital: o planejador de conteúdo tech.

Esse profissional é responsável por criar temas de forma estratégica, levando em consideração uma série de variáveis que afetam os resultados da publicação. Essa função precisa de uma pessoa com espírito criativo e visão de mercado, entre outras características.

Quer entender por que o planejamento de conteúdo especializado para tecnologia é tão importante para o sucesso das suas estratégias de marketing de conteúdo? Então, continue a ler o artigo!

Quais são as funções de um planejador de conteúdo tech?

A principal tarefa do planejador de conteúdo tech é criar as pautas para os artigos que serão produzidos pelos redatores. E se engana quem pensa que ele apenas sugere o tema e pronto. O trabalho vai muito além, dando toda a estrutura e suporte para o desenvolvimento dos textos.

Quem está nessa posição também fica responsável por descrever as indicações gerais com o direcionamento do conteúdo, bem como selecionar as palavras-chave apropriadas ao negócio com base em um estudo aprofundado.

Outra tarefa é coletar referências com informações pertinentes ao conteúdo. O profissional precisa pesquisar e selecionar links de artigos e textos que possam servir como fonte segura para a área de criação gerar um material sólido e confiável — nisso vale para textos, imagens, diagramação e até vídeos.

Todas essas informações são reunidas em um documento (o briefing), que inclui ainda uma ideia de título — o redator pode sugerir alternativas, como fazemos aqui na Motor Tech Content — e a definição do call-to-action (CTA). É o que vai direcionar a qualidade e assertividade do material. 

Aqui na Motor, temos campos específicos da nossa plataforma que são dedicados a detalhar cada parte do desenvolvimento do material. Por isso, distinguimos o objetivo principal, a provocação e o gancho de abertura, além do desenvolvimento do material, em que disponibilizamos tópicos que devem ser seguidos pelos redatores. Todas as empresas tech que usam nossa plataforma têm acesso a essa metodologia. 

As características de um planejador de conteúdo tech

Para cumprir suas tarefas, o planejador de conteúdo tech precisa mostrar criatividade, mas deve também acompanhar o mercado. O planejamento de conteúdo especializado para tecnologia exige um conhecimento aprofundado sobre as novidades e tendências do setor, além do marketing e das formas de consumo de materiais digitais.

Entender as estratégias do negócio é fundamental, seja para estar alinhado com as atividades da empresa ou para levantar um benchmarking da concorrência. Ao acompanhar o que outras empresas publicam, torna-se mais fácil definir elementos próprios do marketing de conteúdo tech, como as palavras-chave mais usadas pelo setor.

Com essas premissas, podem elencar algumas características essenciais na figura do planejador. Confira a lista a seguir!

Curioso

O conteúdo de tecnologia depende muito das novidades e tendências de mercado. Por isso, é necessário que o planejador seja uma pessoa curiosa, que investiga e procura conhecer o que acontece nesse universo.

Apenas confiar nas buscas do Google pode ser uma estratégia muito vazia para definir as pautas. Os melhores conteúdos surgem com o contato mais direto e uma imersão na área. Ver o que os concorrentes fazem pode ajudar, mas não deve ser o único caminho.

Afinal, os leitores querem encontrar exclusividade no blog de uma empresa de tecnologia. E isso só pode ser construído ao acompanhar notícias, atualizando-se nos temas e debates mais recentes.

Estrategista

Essa característica é fundamental para o sucesso do marketing de conteúdo tech. Saber criar uma estratégia adequada para o cliente, com temas bem escolhidos, é a chave para bons resultados.

O planejador de conteúdo tech precisa ter aquele feeling para adequar os textos à persona, trabalhando as etapas do funil de maneira apropriada e selecionando as melhores CTAs para cada artigo ou material rico.

Mesmo com o uso de ferramentas facilitadoras, como as de palavras-chave, é essencial que o profissional tenha capacidade de adequar cada peça às estratégias de planejamento de conteúdo especializado.

Proativo

A proatividade também impacta bastante no resultado. O planejador deve buscar inovar nas pautas o tempo todo, sair da zona de conforto. Isso significa criar títulos e palavras-chave de relevância, além de pesquisar boas referências para a produção dos textos.

Ele deve interagir com o cliente no intuito de entender aonde chegar com cada material, tirar dúvidas que possa ter e se esforçar para melhorar cada entrega. A qualidade dos conteúdos, no final das contas, depende muito do quanto a equipe se dedica no processo.

Compreensivo

Nem sempre o cliente ou responsável pelo marketing tech ficará satisfeito com a entrega inicial e pedirá ajustes. É um processo normal principalmente na criação de conteúdo de tecnologia, por ser uma área bastante técnica. Por isso, o profissional deve ser compreensivo para lidar com esse tipo de situação.

Essa característica é ainda mais válida quando quem aprova o planejamento é muito exigente e pede alteração diversas vezes. Ter inteligência emocional para se adequar ao perfil de cada projeto faz diferença, já que o trabalho exige lidar com pessoas.

Inovador e receptivo a novas ferramentas

A inovação no marketing digital com ferramentas automatizadas facilita o trabalho em várias áreas. No conteúdo de tecnologia, não poderia ser diferente. O planejador de conteúdos precisa acompanhar as novidades e buscar inseri-las na sua rotina sempre que possível.

Por isso, o espírito inovador é outra característica presente nesse profissional. Ferramentas como o Google Trends ou o Ubersuggest funcionam como apoio na definição de palavras-chave, por exemplo. Já a plataforma online da Motor Tech Content é um organizador específico do planejamento de conteúdo. Entender quais são as melhores ferramentas para o trabalho resulta em melhores resultados.

A importância do planejamento de marketing de conteúdo tech

Começar a produção de conteúdo de tecnologia pelo planejamento é importante para obter resultados satisfatórios e até superar as expectativas do cliente. Essa etapa inicial permite acompanhar as demais e verificar se o material segue a linha editorial estabelecida.

Sem o planejamento de conteúdo especializado, o texto pode se tornar desalinhado com as propostas de marketing de conteúdo tech. Ou seja, pode levar ao mau uso das palavras-chave, falta de concordância com a persona e a etapa do funil ideal, fuga de tema, posicionamento ruim nas buscas orgânicas, entre outras situações a serem evitadas.

De forma geral, o planejador de conteúdo tech é essencial no marketing digital. Se você negligenciá-lo nas suas estratégias, há boas chances de gerar conteúdos sem apelo ao público-alvo. Consequentemente, os resultados serão fracos e insatisfatórios, além de gerar custos desnecessários.

Se você quer gerar vendas, seus conteúdos precisam desse profissional. Ele garantirá o sucesso das estratégias e as melhores práticas para atrair público pelo material produzido.

Agora que você já entendeu por que o planejador de conteúdo tech é fundamental para as suas estratégias, que tal contar com um serviço completo para o seu  planejamento de conteúdo especializado? Conheça a plataforma de gestão de conteúdos da Motor Tech Content!

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