Inovação no marketing é um tema sempre necessário, mas no contexto atual é fundamental para a empresa tech encontrar seu lugar ao sol
As incertezas de 2020 deram espaço a mudanças que vieram para ficar em 2021 -— pelo menos quando entramos no campo do marketing. Dentre o que aprendemos, vimos que tecnologia e inovação devem caminhar juntas, principalmente no marketing das organizações tech.
Tendo isso em mente, o que você precisa saber e fazer para conseguir obter um melhor resultado do marketing tech? Deixando o mistério de lado, é essencial ficar por dentro do que existe de inovação no marketing para os próximos meses.
Então, confira as principais chances que o profissional e líder de marketing da empresa de tecnologia terá para inovar em 2021. Boa leitura!
Principais assuntos desta postagem:
O que é preciso entender sobre oportunidades de inovação no marketing tech
Inovar no marketing tech significa girar em torno de dois conceitos. Por um lado, vemos cada vez mais uma humanização geral. Isso significa que, em oposição à comunicação de massa, os conteúdos são adaptados aos indivíduos. O objetivo, como você sabe, é conseguir o máximo de engajamento.
Por outro, vemos o surgimento de mais otimização mecânica e técnica, permitindo que as campanhas de SEO e marketing sejam ainda mais refinadas. Portanto, se temos mais humanização, temos também tecnologia e inovação.
Graças a essas características é possível melhorar o resultado do marketing tech com estratégias como:
1 – Gamificação
Gamificação é um neologismo inglês para designar a estratégia de usar sinais específicos de jogos para ações ou aplicações que não estão na origem dos jogos. Em marketing, o objetivo é buscar estimular o comportamento do usuário e aumentar a interação por meio de técnicas antes exclusivas na área de games.
A teoria tem tudo a ver com o que espera o chamado “consumidor 4.0” (por “consumidor 4.0” nos referimos a um perfil de público que deseja ter com a marca um relacionamento baseado em um atendimento eficiente, qualificado, rápido e autêntico).
A gamificação traz muita inovação no marketing, em especial porque busca o engajamento. E, ao contrário do que muitos podem pensar, não é necessário pensar grande para colocar a estratégia em prática.
Aliás, para quem quer começar a adotar a gamificação a fim de melhorar o resultado do marketing tech, um bom ponto de partida é pensar em um quiz que ofereça alguma recompensa (como demo de um produto, um e-book, entre outros).
2 – Redes sociais virando tendência
Impossível falar em tecnologia e inovação no marketing das empresas tech se não entrarmos no terreno das redes sociais. Afinal, com crise ou sem crise, o papel que elas exercem sempre merece destaque, não é mesmo?
O ano de 2021 começou com a polêmica da obrigatoriedade do WhatsApp compartilhar os dados dos usuários com o Facebook. Vários nomes conhecidos, como Elon Musk, CEO da Tesla, começaram então uma corrente para as pessoas migrarem para o Signal, um aplicativo de mensagens de código aberto e sem anúncios.
Além do Signal, muitos brasileiros também passaram a conhecer o Telegram, um serviço de mensagens na nuvem. O app tem sido bastante utilizado para criação de grupos, o que pode ser uma excelente oportunidade para criar interação com clientes, potenciais clientes ou amantes da marca.
Há também o Club House, uma rede social que ainda está em fase de teste e, até o momento, está disponível apenas para iOS. Uma mistura de conferências de áudio, podcasts e chamadas ao vivo, o app permite a criação de grupos em salas criadas pelos usuários para discutir um tema específico.
Ebook: Como produzir um podcast de tecnologia inovador3 – Eventos online
Se muitas organizações não pensavam em realizar eventos online, sem dúvidas tiveram que se adaptar. Por essa razão, a inovação no marketing inclui também os eventos realizados digitalmente.
O lado positivo dessa mudança é que o ambiente online permite a participação de pessoas que talvez não poderiam estar presencialmente em um local para participar de um evento. Desse modo, a empresa consegue ultrapassar fronteiras e aumentar inclusive o seu campo de prospecção.
Infográfico: 9 passos para criar seu evento digital na empresa tech4 – Conteúdo interativo
Apesar de não ser tecnicamente nova, a tendência é reconhecida como uma das oportunidades para inovar no marketing justamente pelo fato de que ela visa à atração da persona.
Aliás, ter conteúdo interativo não apenas promove o envolvimento do público, como também melhora a experiência do usuário (algo que está super em alta). Além disso, aumenta o tempo de interação dos usuários, o que, por sua vez, melhora a posição da empresa nos resultados de pesquisa e também em termos de algoritmos.
A estratégia de gamificação é uma das que podem ser utilizadas para criação de conteúdo que permita a interação dos usuários. Para saber mais, veja aqui dicas de como oferecer conteúdo interativo.
6 – Marketing Ágil
Não ser ágil não é opcional para obter resultado do marketing tech. Colocando em outros termos, investir em estratégias de marketing ágil é crucial. A tendência cria oportunidades para empresas:
- Desenvolverem uma visão unificada dos clientes para criar experiências personalizadas;
- Conduzirem cada indivíduo por meio da jornada do cliente;
- Aproveitar a mídia social para engajar;
- Desenvolver e implantar novas ofertas;
- Integrar tecnologias preditivas (como Inteligência Artificial e Machine Learning) para antecipar o comportamento do consumidor.
7 – Campanha de pesquisa segmentadas
Campanhas altamente segmentadas e eficientes serão ainda mais importantes para os profissionais de marketing tech. Como afirma Neil Patel “o Adwords pode ser uma maneira incrível de expor a sua oferta para as pessoas certas – para alguns ele é responsável por mais de 90% dos seus negócios”.
No entanto, a fim de ter os resultados desejados, a segmentação é, mais do que nunca, essencial. Isso significa escolher as palavras-chave ideias, bem como os canais, o perfil do público etc.
8 – Canais de vendas novos e diversificados
As empresas tech já sabem a força do digital. Sabem, igualmente, que a tecnologia pode ser usada como uma aliada das vendas.
Para profissionais como você, que se preocupa com a inovação no marketing tech, é importante estar de olho nos canais de venda que podem ser usados pela sua empresa.
Eles incluem desde vendas pelo próprio site, passando pelas assinaturas (como no modelo SaaS) e indo até vendas no WhatsApp. Unindo tecnologia e inovação, o aplicativo pode até ser integrado ao CRM.
9 – Social Selling
Trata-se de um método para encontrar clientes em potencial, conectar-se com eles nas redes sociais e alimentá-los no funil. A estratégia fornece valor, atende às necessidades de prospects e responde a perguntas. Assim, o marketing de tecnologia consegue desenvolver relacionamentos e atrair interesse.
O social selling traz mais oportunidades e neste artigo explicamos com mais detalhes sobre o método.
Aproveite para entender como evitar a Cultura do Cancelamento nas redes Sociais10 – Personalização e inovação no marketing
Para todo profissional que procura inovação no marketing, é impossível fugir da primeira regra: a personalização.
Seja para construir campanhas de marketing, fazer social selling, evento online, gamificação, entre outras ações, visar indivíduos no lugar de massas impactará enormemente os leads, as conversões e as vendas.
Na empresa tech, o desafio da personalização é o de garantir que as ações de marketing atinjam um público que é exigente por natureza. Esse é o motivo pelo qual os conteúdos criados pela sua empresa precisam ter uma atenção ainda maior.
Em muitos casos, é preciso diminuir a distância entre tecnologia e as pessoas, o que significa criar um conteúdo aprofundado, mas sem o linguajar técnico que pode assustar. Para encontrar o meio termo, a empresa tech precisa ter a certeza de que conta com time de marketing com conhecimento em tecnologia e na persona.
A ajuda pode vir de fora, como, por exemplo, com a equipe da Motor Tech Content. Somos uma empresa focada no setor tech e, portanto, nos mantemos sempre atualizados com tudo que há de tecnologia e inovação para atender ao segmento de forma qualificada.
Além de produzirmos conteúdo tech especializado, de tipos diversificados e para topo, meio e fundo de funil, podemos também ajudar no planejamento editorial. Enfim, seja qual for a sua necessidade, nosso objetivo é o de ajudar empresas como a sua a garantir a personalização de seu conteúdo e inovar do jeito certo para atingir as pessoas certas.
Para entender melhor, confira Como inovar na produção de conteúdo de tecnologia com ajuda da Motor.