Para atrair candidatos qualificados é importante usar estratégias diversificadas. Por isso saiba como o marketing ajuda a reter talentos.
Foi-se o tempo em que os esforços do marketing digital e tecnologia eram mais voltados para o público externo. Hoje, sabemos que tão importante quanto fortalecer o relacionamento com o consumidor é investir na comunicação estratégica com o time interno. Afinal, os colaboradores têm participação decisiva nas entregas para o cliente.
Além disso, o marketing contribui para aumentar a motivação e a satisfação dos profissionais. Consequentemente, as empresas de tecnologia obtêm resultados mais positivos, registrando incremento na produtividade e retenção de talentos.
Sabendo de todos esses benefícios, o time de marketing tem como desafio apoiar a área de RH/Talent no desenho e na execução da melhor estratégia de marketing interno. São muitas as possibilidade e ferramentas que você tem à disposição.
O marketing de conteúdo, por exemplo, pode ser explorado para ajudar o time de RH em várias iniciativas e valorizar ainda mais o papel do marketing na empresa.
Neste post, mostramos como as ferramentas de marketing digital tech têm amplo potencial de uso e aplicação na comunicação com os profissionais em vários momentos.
Quer saber como o marketing ajuda a reter talentos? Continue lendo o artigo!
Principais assuntos desta postagem:
Benefícios do uso de ferramentas de marketing digital tech focadas em conteúdo
Seja para atrair ou reter talentos, é fundamental que o setor de marketing seja parceiro da área de talent nas empresas tech. Dessa maneira, é possível conduzir uma estratégia conjunta.
O uso de ferramentas de marketing digital tech auxilia na construção do perfil da marca, despertando o interesse dos candidatos. Já as ações de endomarketing são pensadas para engajar, motivar e fidelizar os colaboradores.
Portanto, trata-se de um conjunto de ações necessárias para garantir maior produtividade, comprometimento do time e, principalmente, uma entrega qualificada para o cliente final.
Mas, na prática, como o marketing ajuda a reter talentos e quais benefícios essa estratégia pode gerar?
Vamos começar pelas vantagens! Confira a seguir 5 delas.
1- Alinhar os colaboradores à cultura da empresa
As empresas tech devem ter clareza sobre a proposta de valor do seu negócio. Por isso, é importante que todos os colaboradores conheçam a visão, os valores e a cultura da organização.
Mais do que isso: é importante que eles estejam alinhados aos objetivos e metas da companhia. Desse modo, você tem a certeza de que os colaboradores trabalham orientado pela visão do dono, respeitando a essência da marca e o propósito do negócio.
As ferramentas de marketing digital tech podem ajudar no compartilhamento dessa mensagem para os profissionais e na divulgação de boas práticas.
2- Reter talentos e mantê-los felizes na companhia
Mais do que atrair e contratar funcionários qualificados, as empresas de tecnologia precisam desenhar ações e iniciativas para que eles se sintam em casa. Os profissionais precisam estar confortáveis dentro da rotina corporativa, entregando o melhor de si, e satisfeitos com isso.
Neste sentido, usar marketing digital e tecnologia para a comunicação e o engajamento do time é uma estratégia.
Dessa forma, você ajuda a área de talent a manter os colaboradores alinhados ao perfil da organização. Quando o profissional está familiarizado no ambiente de trabalho, o seu desempenho aumenta e a vontade de permanecer também.
Se você quer saber como o marketing ajuda a reter talentos, pense nas possibilidades e ferramentas de marketing digital tech que estão ao seu alcance. Como você pode usá-las para ajudar a área de talent a aumentar o nível de satisfação dos colaboradores?
Vale lembrar que um funcionário feliz pode contagiar muitos clientes, mas o contrário também é verdade. Portanto, faça o que puder para que os profissionais permaneçam na companhia porque estão verdadeiramente satisfeitos.
3- Redução da rotatividade
Quando o setor de marketing ajuda a área de talent a reter e fidelizar os profissionais, a empresa sai ganhando. Isso porque o tão temido turnover, que consome energia do RH e gera custos, diminui muito.
A rotatividade de profissionais é um dos principais gargalos das companhias, inclusive para empresas tech. Isso porque é bastante comum perder colaboradores qualificados para a concorrência.
Ao investir em marketing de conteúdo e ferramentas de marketing digital, você pode evitar que a empresa sofra os impactos da alta rotatividade.
De acordo com análise feita pelo LinkedIn, a partir do perfil de meio bilhão de profissionais, as maiores taxas de rotatividade são registradas na indústria de tecnologia (software), seguidas pelos serviços de varejo, mídia e profissionais.
O estudo apontou ainda que as empresas tech tiveram o maior volume de negócios em 2017, com uma taxa de turnover de 13,2%. Em um setor que sofre com a falta de profissionais qualificados é melhor investir em retenção de talentos para não fazer parte deste percentual.
4- Engajar e motivar o colaborador com marketing digital e tecnologia
Sabendo das muitas oportunidades que o profissional pode encontrar, o marketing e a área de talent precisam investir em ações que sejam capazes de promover o engajamento do time.
Hoje, oferecer um salário competitivo é insuficiente. Os colaboradores buscam por benefícios, estrutura de trabalho adequada, oportunidades de crescimento e autorrealização.
Portanto, use as ferramentas de marketing digital tech para ajudar o RH a oferecer o melhor para cada profissional. Ambiente organizacional saudável, cultura corporativa flexível e moderna e comunicação eficaz são alguns dos requisitos que os profissionais buscam em uma boa empresa tech para trabalhar.
Busque oferecer essas e outras condições de trabalho para manter as pessoas engajadas e motivadas. Elas são a força motriz da empresa: invista no melhor.
5- Integração e produtividade
É importante que o funcionário se sinta confortável desde o princípio. Até mesmo o processo de seleção e recrutamento precisa ser bem conduzido. Ainda nesta fase, você pode aplicar as ferramentas de marketing digital tech para tornar a experiência mais fluída, fácil e humanizada. Revise e melhore essa estratégia em parceria com o RH.
Concluída a seleção: o funcionário já é colaborador da empresa!
Agora, pense em como facilitar a integração, tornando a adaptação dele mais simples e rápida. Explore as tendências de marketing digital e tecnologia para deixá-los mais à vontade, impulsionando sua familiarização com o novo ambiente de trabalho.
A maneira como o novo profissional é acolhido e orientado logo após o seu ingresso na empresa é decisiva. Ele pode se sentir mais motivado e obter melhores resultados se a empresa tech investir em ações de boas-vindas.
Áreas de talent e marketing digital em uma empresa de tecnologia: juntas para construir uma marca
Assim como a experiência do cliente norteia o trabalho da equipe de marketing, agora a experiência do colaborador está se tornando o foco central da área de talent.
Tal como acontece na jornada de compra, existem fases semelhantes percorridas pelo funcionário: recrutamento, engajamento e retenção são algumas delas.
Sabendo disso, é importante que os profissionais de marketing e recursos humanos planejem cada uma dessas fases. É crucial estabelecer uma comunicação estratégica com os funcionários atuais e futuros.
De acordo com projeções da Gartner, “até 2022, 75% das organizações incluirão a melhoria da experiência dos funcionários como um objetivo de desempenho para os grupos de RH e TI”.
Neste contexto, cada vez mais, os limites entre RH e marketing estão encontrando. Ao trabalharem em parceria, os setores têm como objetivo criar uma marca empregadora que forneça uma experiência perfeita para os funcionários atuais, para os futuros e também para os consumidores.
Quando o marketing e a área de talent identificam metas compartilhadas, relacionadas ao engajamento e ao reconhecimento da marca, eles podem agregar valor um ao outro.
Case Heineken: marketing de empregador
Uma das campanhas da Heineken confirma o potencial e a eficácia dessa estratégia conjunta, que combina recursos humanos, marketing digital e tecnologia.
Para fortalecer sua marca como empregadora, a Heineken desenvolveu uma campanha focada nas histórias dos funcionários. Denominada Go Places, essa abordagem visa criar um sentimento de orgulho interno e aumentar a conscientização dos colaboradores. Além de, claro, esperar receber mais potenciais candidatos.
Para a campanha foram produzidos filmes heróicos de 45 segundos. Eles mostram equipes de todas as funções, níveis e departamentos — incluindo marketing, vendas, finanças, cadeia de suprimentos e RH —, enfrentando um desafio que deve ser transformado em uma oportunidade.
Esse tipo de estratégia gera ótimos resultados. Em uma das campanhas, a Heineken registrou um aumento de 56% nas inscrições de candidatos para os processos seletivos da companhia.
Como o marketing pode ajudar a reter talentos?
Até aqui vimos que o marketing e a área de talent podem fazer muito mais se decidirem trabalhar juntos, em uma estratégia focada no fortalecimento da marca empregadora.
Mas, afinal, como o marketing ajuda a reter talentos? De que maneira o setor é capaz de auxiliar o RH das empresas tech? A resposta é simples: o marketing tem condições de ajudar a área de talent do começo ao fim. Muito antes da retenção, ainda na atração dos candidatos, o marketing já cumpre seu papel.
Com a aplicação do marketing de conteúdo, você tem condições de construir uma jornada consistente para orientar a experiência do funcionário.
O marketing de conteúdo oferece uma grande diversidade de formatos, como e-books, whitepapers, infográficos, vídeos, posts em blogs, webinars, games e muitos outros materiais.
A produção destes conteúdos deve ser planejada para as diferentes etapas da jornada do funcionário. Lembrando que o objetivo é atrair e reter talentos, fortalecendo a marca da empresa tech como empregadora.
Confira 3 etapas que devem constar no planejamento de conteúdo para candidatos e colaboradores.
1 – Atração e retenção de talentos com marketing digital
Para atrair os melhores profissionais é importante que o trabalho de desenvolvimento de marca (branding) tenha sido bem executado. Avalie a possibilidade de criar uma marca empregadora, como a Heineken fez.
Com a proposta de valor bem definida, invista em diferentes ferramentas de marketing digital.
A presença nas redes sociais é indispensável. Além disso, crie um blog para a marca e elabore um planejamento de pautas. Elas devem despertar o interesse dos funcionários e também dos potenciais candidatos.
É importante que as pessoas se reconheçam neste tipo de conteúdo. Que tal contar a história de carreira de um funcionário em um vídeo? Ou, então, apresentar em um whitepaper os resultados obtidos pela equipe de um projeto?
Certifique-se de fornecer aos colaboradores novidades sobre a dinâmica da empresa. Que tal uma newsletter semanal interna para repercutir as notícias corporativas?
São muitas as possibilidades e ferramentas de marketing digital e tecnologia que podem ser exploradas!
Reúna-se com a equipe da área de talent e identifique os melhores formatos de conteúdo.
2 – Campanhas motivacionais
Entregar informação de qualidade e motivação para o seu time é fundamental! Por isso, periodicamente, crie e lance campanhas motivacionais, que inspirem as pessoas.
Aproveite datas alusivas a comemorações e temas importantes, como o Dia Mundial sem Carro, para gerar conteúdo e incentivar a adoção de boas práticas. Esse tipo de estratégia fortalece a marca e mantém o colaborador conectado com a proposta de valor. É assim que ele se torna um embaixador da empresa, indicando-a e defendendo-a, se preciso.
Na produção de conteúdo, busque abordar também assuntos que incentivem o entretenimento e o bem-estar. Fornecer dicas de séries e livros em um posts no blog corporativo, nas sexta-feiras, é uma ótima ideia.
Seguindo a mesma linha, desenvolver um e-book sobre cuidados com a saúde da família, em tempos de pandemia, pode gerar muito engajamento.
3 – Onboarding digital dos novos colaboradores
Para simplificar e facilitar a adaptação de novos funcionários, as empresas tech têm investido no processo de onboarding de colaboradores.
Na prática, essa estratégia consiste em adotar ações que permitam uma integração mais fluida para os profissionais recém-contratados. Neste processo, eles conhecem os valores, a metodologia e a cultura organizacional.
Essa estratégia é orientada por quatro pilares: orientação, acompanhamento, supervisão e treinamento.
Com o marketing de conteúdo, é possível construir um processo de onboarding digital que pode ser aplicado, inclusive, remotamente para outras unidades. E o melhor: são muitos os formatos que podem ser usados.
Uma das possibilidades é convidar a equipe para produzir um vídeo de boas-vindas destinado ao profissional recém-contratado. Essa estratégia é orientada por quatro pilares: orientação, acompanhamento, supervisão e treinamento.
Para complementar o onboarding, que tal construir um infográfico que apresente as principais tarefas e atribuições do colaborador? Assim, sempre que ele tiver dúvida, terá à mão um material visual para consulta.
É importante que ele conheça a estrutura da empresa: uma apresentação dinâmica, com organograma, pode ajudar muito. O marketing de conteúdo traz infinitas possibilidades! O único limite é a sua criatividade.
Ao estruturar um processo de onboarding digital, tudo tende a se tornar mais simples e o tempo de adaptação do colaborador, certamente, será reduzido.
Ferramentas de marketing digital tech e de conteúdo: tudo que você precisa para reter talentos
Com iniciativas centradas na atração e retenção de talentos, um time de marketing proativo pode levar inovação para a área de Talent, fortalecendo o posicionamento da marca empregadora.
Para definir as ações e os investimentos em marketing, a parceria estratégica com o RH é indispensável. Afinal, o setor conhece as personas da jornada do funcionário.
Na construção desta estratégia, a Motor Tech Content pode ajudar. Como especialista em marketing de conteúdo para empresas tech, temos redatores altamente qualificados e experientes. Além disso, nossa equipe tem expertise no planejamento editorial, definindo as melhores pautas para o desenvolvimento dos conteúdos. Conheça o nosso trabalho!
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