O marketing de conteúdo de tecnologia é tão importante quanto o produto da sua empresa, pois é ele que promove a venda de forma econômica. Então, você precisa saber como conquistar leads de tecnologia explorando todo o potencial dessa estratégia: com a lenha mais inflamável possível para gerar interação.
Manter o fogo do marketing digital forte depende de conteúdos expressivos e especializados para engajar o visitante e, de fato, aquecer a geração de leads. Materiais rasos são como uma madeira de baixa qualidade — a chama se apaga rapidamente.
Você tem dado atenção para o marketing de conteúdo de tecnologia e a geração de demanda na empresa sua tech?
Confira a seguir por que colocar mais lenha de primeira linha nessa fogueira!
Principais assuntos desta postagem:
Uma virada de chave no marketing de conteúdo
Por muito tempo, as empresas priorizaram quantidade em vez da qualidade. Afinal, quanto mais conteúdos, melhor fica o posicionamento do SEO. Da mesma forma, mais material existe para a automação de e-mails e para movimentar as vendas, trazendo visibilidade à marca.
Só que esse contexto já está ultrapassado e não basta mais uma geração de demanda na empresa tech que bombardeia o lead com conteúdos sem objetivo plausível. Muitas empresas continuam a entregar conteúdos vagos, mas o leitor está mais exigente. Ele busca informações que possam realmente agregar ao seu universo, sem precisar se preocupar em filtrar o que chega a seu alcance.
Vamos pegar o Facebook como exemplo. Com tantas marcas gerando conteúdo, quanto tempo você precisa rolar o feed para encontrar algo que realmente te interessa? Só vão chamar atenção os conteúdos que realmente tiverem valor para entregar.
A frequência ainda é importante, mas a vantagem é das empresas que sabem como conquistar leads de tecnologia com conteúdos realmente quentes e perenes. Esses materiais devem estar adequados a 3 pilares importantes para o consumo do leitor: instruir, inspirar e entreter.
Mas antes de entrar nesse aspecto, vamos entender por que o marketing de conteúdo de tecnologia não deve ser encarado como apenas mais uma estratégia para gerar visibilidade e vendas.
Marketing de conteúdo: aqueça o valor das suas ideias
O marketing de maneira geral tem diversas estratégias para ajudar a atrair o consumidor. Algumas delas são mais simples e diretas, enquanto outras conseguem trazer densidade e valor para o público. O marketing de conteúdo se encaixa nesse segundo modelo, acendendo aquela chama da mudança de pensamentos se contar com uma boa gestão.
Campanhas publicitárias, anúncios, merchandising e outras estratégias visuais são o que são — uma forma de chamar a atenção do público e fazê-lo conhecer o produto de forma rápida ou interagir com uma oferta.
O marketing de conteúdo não. Aqui, temos uma proposta que agrega mais do que um contato básico com o portfólio da empresa. Um texto bem construído, criado por especialistas capacitados, faz a cabeça do leitor fervilhar, levando-o a refletir e gerar uma transformação em relação ao assunto trabalhado.
De certa forma, a geração de demanda na empresa tech para conteúdos pode até ser vista como um produto à parte. Isso porque proporciona um valor real ao público quando as informações consumidas por meio do conteúdo de tecnologia passam a ser incorporadas no dia a dia.
O impacto de um texto com informações relevantes permite ao lead reavaliar a forma como se interage com o tema, indo além do objetivo da venda em si. Materiais como e-books e artigos especializados permitem ampliar o ponto de vista em relação a problemas da rotina do leitor, apresentando soluções e sugestões.
Os pilares para o marketing de conteúdo de tecnologia
Na busca de como conquistar leads de tecnologia, é necessário entender como usufruir de um bom marketing de conteúdo, seja para o blog, automação de e-mails, landing pages, entre outras ações. Então, conheça agora os 3 pilares da estratégia e como procuramos desenvolvê-los nos conteúdos aqui da Motor Tech Content!
#1 Inspirar
O pilar de inspiração é ideal para criar impacto na vida do consumidor e fazê-lo tomar uma ação. É verdade que essa atitude muito provavelmente estará ligada a como o seu produto ou serviço pode melhorar a vida dele, mas com um valor acima disso.
A ideia aqui não é só vender, mas motivar a persona a tornar seu estilo de vida melhor e despertar sensações na leitura. Pode ser com um texto mostrando como é possível melhorar a saúde, abrir um negócio lucrativo ou, no caso de tecnologia, repensar as estratégias para melhorar resultados.
Neste artigo mesmo, temos como intenção justamente inspirar você leitor a aproveitar o potencial de um conteúdo especializado para ganhar mais espaço no mercado. Afinal, se o seu marketing estiver aquecido, pegando fogo mesmo, você poderá criar um relacionamento mais efetivo com o seu público, que terá incentivo para interagir.
#2 Educar
O pilar da educação está, de certa forma, interligado à inspiração. Ao ensinar seu público-alvo sobre um determinado tema, você promove um conhecimento que será útil à vida dele. Há boas chances de a audiência se sentir inspirada para colocar esse aprendizado em prática.
Aqui, o intuito é apresentar algo novo que o seu leitor ainda não saiba. Com uma nova informação em jogo, é possível gerar oportunidade para mostrar o valor da sua oferta e reforçar a importância do lead interagir com a marca.
Mas, novamente, não se trata apenas de vender. Espalhar conhecimento é uma maneira de reforçar o valor de marca, mostrando que você se importa com o bem-estar do seu consumidor. E esse pilar deve estar inserido em todas as bases do funil da jornada de compras, desde a descoberta até o pós-venda.
Uma empresa de ERP, por exemplo, pode incluir novos elementos no software e, mesmo percebendo uma função nova, o usuário não a usa não entender a eficácia nas suas atividades. Ao gerar conteúdo que o ensine a aproveitar o melhor da funcionalidade, o bom relacionamento é reforçado.
#3 Entreter
E os pilares de como conquistar leads de tecnologia com o marketing de conteúdo não estaria completo sem a base do entretenimento. Afinal, o seu lead provavelmente já está cheio de problemas e também precisa relaxar de vez em quando. Por isso, ter mais liberdade para gerar conteúdos descontraídos é estratégico para manter a chama do seu marketing acesa.
O plano é fazê-lo se sentir mais leve, com um humor melhor do que tinha antes de consumir o material. Conteúdos dinâmicos, interativos e multicanais são interessantes nesse sentido. Você pode explorar formatos diferentes, como vídeos e áudios.
E nada de utilizar uma linguagem muito técnica! No que diz respeito ao marketing de conteúdo de tecnologia, muitas vezes encontramos clientes mais leigos, que podem não entender termos específicos demais. Educá-lo de uma maneira mais descontraída e no mesmo patamar de vocabulário ajuda a mantê-lo interessado no que você tem a dizer.
Enquanto a união dos três pilares é o melhor cenário, um conteúdo quente no intuito de conquistar leads de tecnologia precisa, necessariamente, incluir pelo menos um deles. Então, jamais, nunca, sob circunstância alguma, deixe de inspirar, educar ou entreter o seu leitor. Ou você corre sério risco de deixar a chama do seu marketing se apagar!
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