Marketing de conteúdo tech: como gerar mais resultados

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo tech: como gerar mais resultados

5 de maio de 2020

Marketing de conteúdo tech é uma estratégia eficiente para empresas que desejam se tornar autoridade, conquistar mercado e atrair novos clientes.  

Não é novidade para ninguém que a forma como empresas e consumidores se relacionam mudou completamente. O marketing de conteúdo tech, a arte de conquistar clientes contando histórias, ganha cada vez mais adeptos e provas sociais de sua eficácia. 

As histórias conquistam pela emoção e, com essa estratégia, é possível gerar identificação, criar encantamento, estimular relacionamentos e engajamento. Já a informação, aciona o racional e a lógica. Reunindo emocional e racional, não só convencemos, mas conquistamos adeptos à marca. 

Quer saber como empresas de tecnologia podem gerar novas oportunidade de negócios com marketing de conteúdo? Leia o post e descubra! 

Quais as oportunidades do marketing de conteúdo tech?

Muitas empresas de tecnologia já entenderem que a produção de conteúdo para as diferentes etapas do funil de vendas é uma estratégia de suma importância para garantir o crescimento escalável dos negócios. Segundo a pesquisa Martech, 80% das empresas tech respondentes já adotam estratégia de marketing de conteúdo. 

Ainda segundo a mesma pesquisa, empresas que publicam em um blog corporativo geram, em média, 2,3 vezes mais visitas em relação aqueles que não publicam.

Algumas empresas de tecnologia têm um ciclo de vendas longo e complexo, e o conteúdo pode ser aplicado para educar o seu lead, deixá-lo mais preparado para a tomada de decisão e até, encurtar essa jornada. Os números não mentem: negócios tech que adotam estratégia de marketing de conteúdo apresentam, em média, 3,4 vezes mais visitas no site e 1,2 vezes mais leads do que os negócios que não implementaram a mesma prática.

O marketing de conteúdo vende por meio do relacionamento, de um processo de construção a longo prazo entre consumidor e marca. 

Outro ponto relevante para trazer histórias no marketing de conteúdo é o uso de automação de marketing e qualificação de leads nas suas estratégias. Com ferramentas de automação você poderá observar o comportamento do seus leads, quais materiais eles mais acessam, que temas são mais consumidos e assim obter insights sobre as histórias que pode levar.

Para comprovar, a pesquisa mostra que quem utiliza uma ferramenta de automação de marketing geralmente tem um processo mais claro de qualificação de leads. Os números mostram que 65,6% dos negócios que têm automação conseguem identificar quais os prospects mais preparados para a compra. Dos que não adotam, apenas 28,9% conseguem isso.

Contar histórias em conteúdos

Os consumidores confiam mais nas empresas que passam informações úteis, mas também informações que se conectam com seu momento emocional. Por isso, investir em boas histórias gera tanto impacto e você pode contar com recursos criativos para capturar quem está do outro lado, como por exemplo: 

  • Trazer elementos sobre a história e a narrativa por trás de sua marca;
  • Falar sobre como sua empresa começou, qual foi a motivação, como resolver alguma dor de seu potencial cliente;
  • De acordo com dores do dia a dia, trazer narrativas que criem empatia com as personas da sua marca;
  • Apresentar elementos da atualidade, da realidade de seus atuais e potenciais clientes, e que sejam compartilhados por eles.

É fundamental criar uma estratégia que posicione a sua empresa tech como referência para seu público. Nesse momento, é importante conhecer muito bem sua persona e ter em mãos toda informação possível que te ajude a sanar diretamente as dores do consumidor. 

Tenha em mente que conteúdo não é sobre produto, marca ou empresa. Conteúdo é sobre as pessoas e o que elas precisam. Por isso, sua empresa deve mostrar como solucionar problemas, dúvidas e necessidades das pessoas para se  tornar uma fonte confiável. E uma excelente alternativa no momento da decisão de compra.

Como criar um enredo através do funil de vendas

A produção de conteúdo com histórias que engajam deve levar em consideração o perfil do seu cliente ideal e em qual etapa da jornada de compras ele se encontra. Desta forma, você pode direcionar os conteúdos para ajudar seu potencial cliente a avançar no funil de vendas, até chegar ao momento de convertê-lo em cliente. 

A pesquisa Martech perguntou aos entrevistados de empresas tech quais táticas de conteúdo eles acreditam ser melhores para cada uma das etapas do funil. O resultado demonstrou que: 

  • Para a fase de topo, posts em blog são os preferidos — com 80,5%. 
  • Para o meio do funil, ebooks ou whitepapers — com 57,8%.
  • Já para o fundo, os estudos de caso são os favoritos — com 65,6%.

Vamos trazer a seguir um exemplo de como desenvolver uma história que envolva a persona no enredo e que a conduza nas etapas do funil de vendas.

Imagine uma empresa tech hipotética. Vamos chamá-la de XYZ. Ela fornece software de atendimento ao cliente. Sua persona são os gestores de call center. Eles sabem que uma das dores dessa persona é aumentar a satisfação dos clientes, sem aumentar a quantidade de agentes de atendimento. E o cenário atual ainda traz outro desafio, afinal vivemos a pandemia da Covid-19, o que mundo profundamente nossas relações e reforça a importância de um bom atendimento.

Acompanhe a seguir como podemos organizar um enredo para a persona principal da XYZ no funil de vendas, com conteúdos de topo, meio e fundo.

Sugestão de conteúdo de topo de funil

O ideal seria começar a jornada com um Blog post que mostrasse à persona da XYZ a importância da tecnologia na gestão do atendimento ao cliente. Um bom sistema ajuda a manter os agentes motivados e produtivos. Também permite o teletrabalho, que em tempos de Covid-19 ajuda a equipe a se manter segura e em casa. Afinal, existem várias formas de atendimento, além do famoso call center. E hoje as pessoas preferem inclusive não falar ao telefone, resolvendo questões por e-mail e chat.

Como call to action, a XYZ pode deixar o link para o próximo conteúdo, de meio de funil, e convidar o lead a compartilhar o post nas redes sociais.

Sugestão de conteúdo de meio de funil

A continuidade da jornada pode ser um Whitepaper ou infográfico que apresente possibilidades para tratar sobre o desafio de melhorar a experiência do cliente. O objetivo desses materiais é mostrar que a tecnologia é essencial para resolver as principais dores, como: aumentar a produtividade dos atendentes, dispor de informações que facilitem o trabalho deles, proporcionar aos clientes uma experiência omnichannel. Assim, a XYZ criaria uma landing page nova e conseguiria capturar mais dados do lead ou realizar a conversão de novos visitantes.

Como call to action a XYZ poderia fazer o convite para o download do material produzido para fundo de funil.

Sugestão de conteúdo de fundo de funil

Fechar o enredo com um estudo de caso é o ideal para qualquer negócio tech. Na XYZ, essa seria a forma de mostrar como o sistema de gestão de atendimento melhorou a experiência em um e-commerce que usa a ferramenta. Nesse tipo de material é importante trazer números para mostrar aumento da produtividade dos agentes, da satisfação do cliente, da redução de churn, entre outros.  Além disso, é interessante contar um pouco da história da XYZ.

Se produzir um case está complicado, é possível também promover um webinário ou vídeo para apresentar os diferenciais da solução.

Nessa fase, uma call to action para entrar em contato com o time comercial ou fazer um teste da solução (se for possível) vem bem a calhar.

Percebeu que conseguimos ter uma estratégia redonda, mesmo com um número reduzido de materiais? Basta que a sua empresa tech tenha a possibilidade de diversificar a oferta de conteúdo, para conseguir construir um enredo completo para tratar as dores dos leads.

Apesar de ser fundamental investir na diversidade de formatos e na profundidade nos materiais, é um desafio manter essa variedade. Muitas vezes a empresa tech não consegue diversificar e transitar por tantas opções, contando apenas com recursos internos. 

Então segue essa dica: veja como nossa oferta baseada na Economia On Demand pode ajudar sua empresa a produzir materiais para inovar suas estratégias de marketing de conteúdo.

Quer colocar em prática o marketing de conteúdo tech que gera engajamento?

Como você viu, alcançar uma estratégia robusta de marketing de conteúdo é um caminho que precisa ser trilhado com criatividade e com foco na sua persona, não na sua empresa. Para construir um caminho consistente, é preciso definir estratégias e produzir conteúdos que de fato vão envolver seu potencial cliente.

Para trazer a consistência necessária para os conteúdos da sua empresa tech, você pode contar com parceiros especializados, usar seu time interno ou outras pessoas da empresa. O importante é ter em mente que os conteúdos precisam ser informativos e tratar as dores da persona, mostrando que a sua empresa é realmente especialista na área de tecnologia em que atua.

Agora que você já sabe como construir um enredo através do funil de vendas, que tal conferir uma lista de ações de marketing digital eficientes no setor de tecnologia? Faça o download do infográfico e acesse.

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