Fornecedor de conteúdo especializado em tecnologia:  mais sucesso, menor esforço

Marketing de Conteúdo

Fornecedor de conteúdo especializado em tecnologia: mais sucesso, menor esforço

19 de janeiro de 2021

Sem um fornecedor de conteúdo especializado em tecnologia, suas estratégias terão dificuldade para conquistar o público-alvo e gerar resultados efetivos para os negócios. 

Trabalhar com um fornecedor de conteúdo especializado em tecnologia é uma estratégia sólida para as empresas, que garantem materiais de qualidade para seu marketing digital. Por isso, muitos gestores de marketing passaram a focar em times com conhecimento e experiência específicos para seus nichos.

O marketing de conteúdo tech proporciona um reforço primordial para as marcas, já que artigos e outros formatos podem gerar até 3,7 vezes mais leads para os negócios. Porém, esse material precisa ser planejado e desenvolvido com o cuidado que só profissionais experientes podem entregar.

Não adianta só publicar artigos se eles não tiverem um objetivo ou informações relevantes. É preciso mostrar qualidade e aprofundamento. Entenda neste artigo como encontrar o seu fornecedor de conteúdo de tecnologia ideal!

Vantagens em contar com um time especializado

Há vários caminhos para desenvolver o marketing de conteúdo tech. Pode ser pela equipe de negócios, pela formação de um time interno ou uma parceria com empresa especializada, por exemplo. Embora cada opção tenha a sua justificativa para funcionar na sua empresa, o ideal é ter um fornecedor de conteúdo especializado em tecnologia.

O departamento de negócios, por exemplo, tem muito conhecimento do produto e das soluções do portfólio, mas precisaria se preocupar com SEO, com personas e outras técnicas de domínio do marketing. Além disso, esses profissionais já têm suas próprias atividades para cumprir e não devem ser sobrecarregados.

Mas se você tem um time de marketing e absorve a produção de conteúdo, sempre chega um momento em que é preciso investir em mais um membro da equipe. A empresa vai crescendo e isso é inevitável. Então, antes de pensar em contratar alguém especificamente para produzir conteúdo, o qual tem suas sazonalidades, avalie como uma parceria contribuiria para suas estratégias de marketing.

O mesmo vale para quem tem apenas uma pessoa responsável pelas ações de marketing. O profissional da sua empresa precisa focar em estratégia e gestão data-driven. A produção de conteúdo, acaba tirando o foco dessas questões. Por isso, o fornecedor de conteúdo especializado em tecnologia tende a ser muito mais vantajoso. 

Você libera outros profissionais para focar em suas demandas, garante bons resultados e ainda qualifica melhor os leads!

Desvantagens da produção sem estratégia e especialização

Se a falta de foco pode ser um problema na produção de marketing de conteúdo tech, esse não é o único problema no contexto. Sem um fornecedor de conteúdo de tecnologia apropriado, muitos pontos podem sair do controle.

A seguir, elencamos 5 riscos de NÃO investir em fornecedor de conteúdo especializado em tecnologia.

1. Orçamento reduzido e investimento inadequado

Startups e novos negócios apresentam verba limitada para marketing de conteúdo tech. A falta de uma equipe especializada gera investimentos sem planejamento, acarretando em má utilização do orçamento e em resultados comprometidos.

Isso acontece, por exemplo, em casos em que o investimento é aplicado em campanhas sem a segmentação adequada ou conteúdos escritos sem foco no público-alvo. Os resultados desejados não aparecem e o investimento é feito em vão. 

2. Gestão desorganizada e baixa frequência de publicações

Sem uma gestão organizada, os responsáveis pelas estratégias ficam sem tempo adequado para acompanhar a produção dos materiais. Consequentemente, isso afeta a frequência das publicações, o que interfere diretamente no posicionamento nas buscas orgânicas.

Um contexto comum é quando a equipe de negócios produz os conteúdos. Com o acúmulo de tarefas, dificilmente esses negócios seguem um cronograma fixo de postagens, pois se torna difícil garantir as entregas.

3. Falta de domínio nas técnicas de marketing

A equipe de negócio também pode ter dificuldades para aplicar as técnicas de marketing nos conteúdos. Sem o domínio necessário, a produção se perde na estratégia, já que dificilmente esses materiais chegarão ao público-alvo.

Não adianta ter informações sólidas sem garantir visibilidade a elas. A falta de técnica afeta diretamente a  otimização dos conteúdos para os motores de busca. Eles deixam de ter elementos fundamentais como as palavras-chave em repetição e aplicação adequados, subtítulos, frases de transição e outras caraterísticas técnicas garantidas por especialistas em conteúdo tech.

 4. Experiências frustrantes

Aqui na Motor Tech Content muitos dos nossos clientes vivenciaram experiências frustrantes pela falta de especialização, seja pela qualidade do material ou pelo fluxo dos processos. Quando o fornecedor de conteúdo não tem o conhecimento necessário na área, é comum que tenha dificuldade para gerar textos aprofundados.

As informações se tornam vagas, rasas ou imprecisas, falhando em manter o interesse do público. Até mesmo os temas podem ser datados e ultrapassados.  Assim, os visitantes abandonam o site e saem em busca de materiais da concorrência.

5. Falta de inovação nos formatos

Uma equipe sem experiência adequada nas estratégias de marketing tende a produzir materiais em formatos clássicos, ou seja, sem inovação. Para gerar mais engajamento, apostar em materiais diferenciados é uma estratégia interessante para o marketing de conteúdo tech.

Isso inclui vídeos, infográficos e podcasts, entre outras opções. Após a pandemia, com a falta de eventos presenciais, muitas empresas passaram a apostar em webinars, promovendo palestras e apresentações online. Uma landing page com formulário de cadastro para esses eventos é uma ótima estratégia de gerar leads.

Não é preciso ter o time em casa!

Seu fornecedor de conteúdo especializado em tecnologia não precisa estar dentro da empresa. Manter um time interno pode ter suas vantagens, mas demanda um custo elevado de tempo e investimento.

Diante de tantas funções necessárias para o marketing digital de forma geral, o processo de criação de textos também precisa ter várias pessoas envolvidas: planejador, redator, revisor de negócio, revisor final e designer para imagens e diagramações.

Nesse contexto, todos esses colaboradores precisam ser treinados e alinhados aos interesses da empresa. Nem todos podem estar familiarizados com o setor de tecnologia, o que aumenta o desafio.

Além das dificuldades na gestão de produção, manter a equipe em casa pode ser bem caro. Esses pontos justificam a adoção de estratégias mais adequadas. Para isso, entram em campo as empresas especializadas.

Neste artigo, procuramos mostrar a importância de investir em um fornecedor de conteúdo especializado em tecnologia. Quer entender melhor conteúdo tech potencializa sua estratégia? Então veja como a GR1D conseguiu aumentar em 70 vezes os acessos de seu blog!

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