Cada profissional nas áreas de marketing e desenvolvimento de software tem a sua importância para gerar resultados no setor de tecnologia e inovação
Quantos papéis e especialistas precisam se envolver nos processos de marketing e desenvolvimento de software? Tanto as etapas de criação do produto como as campanhas de divulgação exigem profissionais capacitados e especializados, de acordo com as tarefas.
Enquanto usamos aplicativos para pedir comida, chamar um Uber ou fazer uma transferência em um aplicativo de banco, muitas vezes nos esquecemos de todas aquelas pessoas responsáveis por podermos realizar essas ações.
São os desenvolvedores, analistas de banco de dados, arquitetos de software, testers e mesmo profissionais da área de negócios e comunicação, como designers e produtores de conteúdo de tecnologia.
Marketing e desenvolvimento de software são áreas essenciais para os negócios de tecnologia e inovação. Você sabe a importância e o valor de cada profissional para o sucesso de um produto? É disso que vamos falar neste artigo.
Principais assuntos desta postagem:
Como funciona o setor de desenvolvimento de software?
A área de desenvolvimento é responsável por entregar um produto de tecnologia e inovação com viabilidade e escalabilidade para uma transformação digital de excelência, realizando várias etapas no processo. A atividade consiste em um conjunto de tarefas organizadas, a partir de metodologias específicas, para chegar a um software e mantê-lo em funcionamento.
Nesse contexto, os profissionais precisam trabalhar em conjunto para definir o que deve ser feito, os prazos para cada etapa, os responsáveis pelas tarefas, como garantir a inovação, bem como os modelos padrões para os processos de desenvolvimento.
Um projeto começa na concepção de ideias, validando os objetivos e valores a serem alcançados com o software. Vários detalhes precisam ser pensados para o desenvolvimento:
- a equipe que trabalhará no projeto;
- a metodologia;
- as linguagens de código a serem utilizadas;
- as etapas e prazos de entrega;
- o conteúdo de tecnologia para educar os usuários.
Ter uma visão clara de que quem, o quê, quando, como e onde nos processos é o modo mais eficaz de garantir o andamento. Isso se mostra ainda mais importante tendo em vista a alta volatilidade de um projeto, que muda as necessidades com frequência.
Definindo uma metodologia
As metodologias de desenvolvimento são práticas para organizar e coordenar a produtividade da equipe, garantindo as entregas no prazo. O desenvolvimento de software envolve diversas etapas e pessoas, sendo essencial ter um planejamento adequado das atividades.
Entre as metodologias mais comuns na parte de tecnologia e inovação, estão a Cascata, a Prototipação e as Metodologias Ágeis.
No primeiro caso, o processo se inicia pela compreensão do problema, seus requisitos e as restrições. Em seguida, inicia-se a implementação do projeto para a validação do cliente.
Na Prototipação, a equipe desenvolve uma aplicação protótipo para a validação, que pode ser em papel, criando uma funcionalidade específica ou utilizando um software já existente com as funcionalidades exigidas.
Por fim, as Metodologias Ágeis também são muito aplicadas, transformando a rotina e os hábitos do desenvolvimento de software. Isso é possível por serem flexíveis e permitirem uma entrega ágil e contínua com a participação do cliente em cada etapa, tornando mais fácil realizar correções e ajustes.
Um exemplo muito utilizado de Metodologia Ágil é a Scrum, que divide os trabalhos em ciclos de sprints, ou seja, etapas de entregas para cada conjunto de atividades. Também temos o Kanban, muito útil para quem deseja metrificar e ter maior previsibilidade sobre as entregas.
Principais etapas e funções no desenvolvimento de software
As metodologias auxiliam na execução das etapas do desenvolvimento do produto. Há vários tipos de processos, mas muitas atividades são comuns a boa parte deles, como:
- a definição e análise dos requisitos;
- a implementação;
- a realização de testes de produt;
- e a implantação em si.
A definição e a análise de requisitos devem identificar as exigências de padrões e especificações do produto, podendo ser questões funcionais, de usabilidade ou segurança, entre outras. A equipe precisa entender o que é necessário para realizar a entrega nas condições desejadas e garantir um produto perene para o mercado.
O desenvolvimento de produto é comumente dividido em módulos, conforme a metodologia. Nos métodos ágeis, é necessário deliberar, testar e aprovar cada parte do projeto, acelerando o aprendizado e gerando um relacionamento com o cliente.
Normalmente, há um Product Owner, ou dono de produto, que define os itens do backlog e as prioridades das etapas, cientistas de dados para tratar as informações (principalmente na automação de inteligência artificial) e os desenvolvedores em si.
Conforme a aprovação do projeto, chega a etapa de testes, validando o produto com usuários selecionados. É o momento para encontrar e corrigir possíveis erros, seja de aplicação como usabilidade — é importante haver documentação.
Durante todo o processo, os engenheiros de qualidade atuam para garantir a qualidade do produto, definido e normalizando os processos de desenvolvimento. Se tudo estiver ok, o software estará pronto para ser implementado.
Criação X divulgação: gerando resultados com marketing e desenvolvimento de produtos
Todo negócio gira em torno do produto. Porém, só esse elemento não é suficiente para gerar resultados. Uma empresa de tecnologia e inovação precisa utilizar as melhores estratégias digitais para potencializar os lucros.
Se a equipe de desenvolvimento se dedica em criar plataformas ricas para entregar produtos e serviços de qualidade, a parte de negócios também faz girar a roda dos negócios. Sem uma divulgação bem planejada, com um bom conteúdo de tecnologia para educar o público-alvo, o melhor dos produtos não obtém resultados.
As áreas de gestão e comunicação entram como parte essencial para atrair o consumidor. Os projetos muitas vezes têm restrições nos orçamentos, então é essencial separar investimentos para essa etapa do negócio.
Unir marketing e desenvolvimento de software, ambos bem executados, é a chave para promover resultados eficientes no mercado de tecnologia e inovação. Ou seja, contar com profissionais competentes e experientes em ambas as equipes faz total diferença.
As etapas envolvidas no marketing e desenvolvimento de software
Se a área técnica se responsabiliza pela entrega do produto, o marketing também conta com vários profissionais diferentes para estruturar as etapas da comunicação e do conteúdo de tecnologia, tendo correlação com as etapas do desenvolvimento de software.
O planejamento editorial segue a base da concepção de ideias e requisitos, criando campanhas e estratégias que valorizem suas funcionalidades. Um SEO bem posicionado nas buscas e palavras-chave relevantes à entrega da equipe de desenvolvimento são importantes para a visibilidade.
A produção de conteúdo de tecnologia equivale ao desenvolvimento do software em si. Redatores especializados, revisores e editores são os profissionais responsáveis pelos textos, desde a criação até a qualidade do material.
O designer também faz parte das campanhas, fazendo a curadoria, criação e edição das imagens ilustrativas. Uma vez que o material esteja pronto, basta que o publicador faça a sua parte e torne-o disponível para o público.
Produção de conteúdo no marketing e desenvolvimento de software seguem uma base semelhante e devem estar alinhados para criar produtos e campanhas de divulgação. Os profissionais de ambas as áreas se complementam no sucesso do negócio e devem ser valorizados, inclusive com incentivos para cursos de especialização e busca por informações que agregam conhecimento.
Na Motor Tech Content produzimos conteúdo de tecnologia especializados para ajudar os negócios do setores. Nosso blog também tem essa função, mostrando a importância das estratégias de marketing para a área de tecnologia e inovação. Confira os nossos artigos!