Inteligência artificial: o que as empresas podem esperar

Tecnologia e inovação

Inteligência artificial: o que as empresas podem esperar

23 de junho de 2020

Como será um mundo em que todos os objetos podem ser tornar inteligentes? Descubra neste post o potencial da Inteligência Artificial.

Não é de hoje que o assunto transformação digital tem estado em pauta. Assim como também não é novidade o poder disruptivo das tecnologias emergentes no dia a dia das empresas.

Segundo esta pesquisa das empresas Vanson Bourne e Avaya, 55% das empresas brasileiras já utilizam Inteligência Artificial nas suas centrais de atendimento ao consumidor. Além disso, 99% delas acredita que esta tecnologia pode melhorar o desempenho do SAC (Sistema de Atendimento ao Consumidor).

No entanto, os benefícios da Inteligência Artificial vão muito além da central de atendimento e podem levar mais produtividade e agilidade para outros setores.

Você já parou para pensar como será o futuro das empresas quando a Inteligência Artificial estiver em todas as áreas, impulsionando todas as tarefas, desde as mais simples até as mais complexas? Ainda não? Então, vamos imaginar agora!

Qual será o futuro próximo da Inteligência Artificial?

Beatriz decidiu tirar do papel sua vontade de empreender e abriu sua própria corretora de seguros. Tendo pesquisado muito antes de tomar a decisão, sempre soube da importância que um software completo teria em seu dia a dia, principalmente no início da empresa.

A nova empreendedora tinha alguns objetivos em mente. Ela precisava de um sistema que utilizasse machine learning para “aprender” algumas funções básicas como reenvio de fatura, identificação de parcelas não pagas, inclusão automática de clientes, entre outros. O diferencial de escolha do software estava nas funções automáticas específicas da corretagem de seguro.

Assim que ela encontrou a empresa de tecnologia XYZ, fechou contrato, fez a implantação e começou a trabalhar. Conforme o tempo foi passando, ela percebeu que a mobilidade do sistema era um pouco falha. Sempre que ela precisava acessar o software pelo aplicativo em seu celular, ele apresentava lentidão e algumas vezes não atualizava as informações automaticamente. Um erro grave.

Assim que voltou para a empresa, Beatriz acessou o site da XYZ e abriu a ferramenta de conversação por chatbot. Informou ao robô quais eram seus problemas e ele mostrou alguns links com informações de autoatendimento para que a usuária tentasse encontrar uma solução sem envolver atendentes.

Como a instabilidade do aplicativo não era algo que a Beatriz resolveria sozinha, a Inteligência Artificial abriu um chamado para a equipe de atendimento, que deveria tomar as próximas ações. 

Diferentes usos da inteligência artificial na empresa de tecnologia

Roberto era desenvolvedor na empresa XYZ e recebeu o ticket aberto por Beatriz. Imediatamente ele se lembrou de ter visto outras reclamações parecidas e decidiu ir até a CTO (Chief Technology Officer) informar que o problema era mais grave e poderia afetar a jornada de muitos outros clientes.

Amanda, CTO da empresa, informou Laura, CEO, do problema. Ela, por sua vez, utilizou ferramentas de Big Data para varrer todos os dados da central de atendimento em busca de casos parecidos e notou que realmente muitos clientes já haviam relatado problemas como o de Beatriz. 

A partir deste momento, enquanto Amanda mobilizava sua equipe de desenvolvimento para reparar os problemas o mais rápido possível, Laura se reunia com o Victor, CMO da XYZ. Juntos, decidiram enviar um e-mail para todos os clientes que utilizavam o software alertando sobre a instabilidade e a correção do sistema.

Victor criou uma nova campanha de marketing personalizada para líderes das empresas que utilizavam o sistema de gestão. Neste caso, a ferramenta de automação de marketing foi fundamental, pois facilitou a segmentação das personas e enviou e-mails diferentes para clientes que poderiam ter sido prejudicados com a instabilidade do sistema.

Mesmo agindo proativamente, Victor e Laura passaram os próximos dias analisando as métricas para entender melhor como a situação pode ter afetado a satisfação dos clientes e de que forma as equipes poderiam mudar todo o cenário.  

Vantagens do aprendizado de máquina

Nathália percebeu que os dados que ela inseriu no aplicativo do software durante uma venda externa não estavam lá quando acessou o sistema pelo notebook da empresa. Ela teve que ligar para o cliente e inserir manualmente as informações de venda, perdendo tanto seu tempo quanto o do cliente.

Assim que finalizou a inclusão de dados, acessou o site da fornecedora do software, a empresa de tecnologia XYZ, e informou seu problema ao chatbot. Neste momento, a Inteligência Artificial identificou que o erro era o mesmo de Beatriz. 

Por meio do aprendizado de máquina, o robô informou à Nathália que o software já havia sido corrigido e uma simples reinicialização do notebook seria o suficiente para que ele fosse atualizado. Dessa forma o erro foi solucionado sem necessitar de intervenção humana.

No exemplo acima, a Inteligência Artificial está presente em todas as área da empresa de tecnologia, assim como no software que ela fornece. A transformação digital da empresa XYZ é completa e o uso da tecnologia é responsável por levar automação e produtividade desde o atendimento ao cliente até a área de marketing.

Para a equipe de marketing da empresa XYZ, a Inteligência Artificial foi usada, principalmente, na hora de varrer dados de clientes, mas os usos da tecnologia no marketing digital vão muito além. A coleta de dados de usuários para análise de comportamentos e posterior criação de conteúdo personalizado é um exemplo de uso muito vantajoso.  

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