Os desafios da produção de conteúdo tech no Marketing

Marketing de Conteúdo

Os desafios da produção de conteúdo tech no Marketing

12 de maio de 2020

Mapeamos neste post as principais dificuldades enfrentadas pelos times de marketing quando o assunto é produção de conteúdo tech e mostramos como nosso modelo on demand pode ajudar.

O marketing de conteúdo já foi apenas uma maneira de estar nos meios digitais, mas agora se tornou uma forma de se diferenciar de seus concorrentes.

Esta estratégia está no centro das campanhas de marketing digital mais bem-sucedidas nas empresas tech. E, por trás de toda grande marca, há uma riqueza de materiais valiosos e relevantes que realmente se conectam ao público e ajudam a construir confiança, melhorar a reputação da marca, gerar leads qualificados e aumentar as chances de conversão.

Mas muitas vezes não é fácil produzir conteúdos tech com a qualidade e profundidade que os negócios de tecnologia precisam. E as razões para isso são várias.     

Com base na nossa experiência, selecionamos os 7 principais entraves das empresas de tecnologia e mostramos como nosso modelo de marketing de conteúdo on demand pode ajudar a fazer sua estratégia decolar. 


1- “Não sei se marketing de conteúdo funciona para o meu negócio”

Você pode pensar: “Ah, o ciclo de vendas do meu produto ou serviço é longo e complexo, por isso marketing de conteúdo não funciona” ou então “meu público não vai consumir conteúdos digitais sobre tecnologia e negócios”. 

E, se você mesmo não consegue se convencer da necessidade de ter bons conteúdos e de que eles são importantes para a sua empresa de tecnologia, fica ainda mais difícil convencer a diretoria caso precise de verba para alguma ação. 

Pois saiba que o marketing de conteúdo pode ser aliado tanto da área de marketing quanto da área de vendas, gerando leads mais qualificados durante a jornada de compras. Como a comunicação do potencial cliente com o time comercial é mais esporádica, os conteúdos são perfeitos para tirar dúvidas, trazer mais segurança para o momento da decisão de compra. E para fazer o lead lembrar da sua marca sempre.

Uma pesquisa anual que apura a adoção de marketing digital no Brasil, revelou na sua edição de 2015 que as estratégias — principalmente de conteúdo — eram pouco exploradas pelas empresas tech. Já na sua quinta edição, quase 12% dos respondentes são de empresas de software, cloud ou SaaS. Essa foi a maior participação em volume e mostra o interesse dos profissionais da área de tecnologia pelo tema.

E temos no Brasil e no mundo muitas empresas que evidenciam que o marketing de conteúdo para negócios de tecnologia funciona mesmo!

Como o conteúdo on demand pode ajudar?

Que tal tirar a prova real de que o seu potencial cliente é vai consumir os seus conteúdos, sem precisar contratar redatores, sem acionar sua área técnica e nem assinar longos contratos recorrentes com um fornecedor? O nosso modelo de Conteúdo On Demand  é o ideal para isso. 

Como não é necessário assinar contrato longo, com fee mensal, você pode acessar nosso ecossistema tech de produção de conteúdo, que é online e gratuito e solicitar um, dois, três … quantos materiais quiser. E nos formatos que achar interessante para testar com seu público.

2- “Para fazer marketing de conteúdo terei que me preocupar com gestão da produção”

Você sabe a importância que o marketing digital tem para a sua empresa mas, infelizmente, atualmente está difícil gerenciar todas as suas atividades. São tantas frentes, não é mesmo?!

Traçar estratégias de marketing digital, criar campanhas on e off-line, acompanhar o desempenho das redes sociais, apoiar o time de Vendas… Ufa!

São muitas demandas para tratar e algo sempre acaba ficando para trás, como os conteúdos que abastecem o blog ou são usados para nutrir a régua de aquisição de novos clientes. Ter mais pessoas no time até poderia ajudar, mas vai aumentar o custo da folha e também exigir mais esforço em gestão.

Como o conteúdo on demand pode ajudar?

A solução é contar com um parceiro especializado na produção de conteúdo tech para negócios de tecnologia. E usar o marketing de conteúdo pré-pago para isso. Nesse modelo você solicita a produção de conteúdo sob demanda, sem se preocupar com quem estará envolvido na produção. 

A Motor faz o planejamento, encontra os perfis mais indicados para falar daquele assunto e do seu negócio e faz toda a gestão da entrega. Você foca nas ações estratégicas enquanto aguarda a entrega do material “fresquinho” e pronto para a publicação.

3- “Tenho que buscar conhecimento para colocar em prática a produção de conteúdo tech”

Sua empresa faz o máximo para que os conteúdos tenham relevância mas, infelizmente, eles não atingem um bom ranking na busca orgânica do Google. O que pode estar acontecendo é a falta de conhecimento sobre as técnicas de marketing de conteúdo digital.

O que acontece é que não basta apenas ter uma boa estratégia de marketing digital, é preciso produzir conteúdos tech de qualidade que obedeçam a uma série de critérios. E pode ser que você e o seu time não dominem todos eles, o que vai pode impactar bastante os resultados. 

E mesmo com um bom briefing para orientar o redator em relação à expectativa que se tem do material, você pode receber algo que não vai performar bem no digital, não vai engajar sua persona nem o converter em lead.

Como o conteúdo on demand pode ajudar?

Você sabia que existem práticas de escrita que não se aplicam na internet? Assim como existem outras regrinhas indispensáveis para conquistar a sua persona.

Você mesmo já deve ter se deparado com textos na internet onde interrompeu a leitura no meio do caminho. E no caso de empresas tech existe ainda o tecniquês, do qual é preciso fugir sempre que possível e buscar um equilíbrio para falar de suas soluções para quem não é da área.

Por isso contar com conteúdo on demand é uma boa pedida. Aqui na Motor dispomos de profissionais especialistas em marketing de conteúdo digital, capacitados e inseridos em negócios de tecnologia.

4- Já tive experiências frustrantes em outras tentativas

Quem já escreveu conteúdo para suas estratégias digitais: redatores internos, freelancers, agências ou colaboradores da própria empresa que também desempenham outras funções?

E como foi o resultado? Muitas profissionais de marketing acabam se frustrando com trabalhos de freelancers ou fornecedores que não são especializados em tecnologia. E por isso entregam conteúdos muitos rasos. Outros tentam a produção com colaboradores da empresa, mas o resultado é um texto técnico demais e não adaptado para o consumo digital. 

Sem contar a preocupação constante com os prazos de entrega. Talvez você até já tenha pensando: melhor se eu tivesse escrito!  

Como o conteúdo on demand pode ajudar?

Pode parecer dramático, mas entendemos que “gato escaldado tem medo de água fria”. Por isso acreditamos que o conteúdo sob demanda, nosso modelo de marketing de conteúdo pré-pago pode ajudar você por que ele não tem assinatura nem contratos longos. Com isso, você pode comprar créditos de apenas um material para validar nosso diferencial. 

Não é fácil escrever sobre tecnologia e sabemos disso. Mas somos especializados em produzir conteúdo para negócios como o seu. Com mais de 5 anos de experiência atendemos empresas como ContaAzul, Thomson Reuters, TOPdesk, Cedro Technologies, TecnoSpeed e Zendesk, entre outras. 

Saiba mais sobre os nossos clientes.  

5- Falta “braço” no meu time para manter a cadência

Sua empresa já produz conteúdos internamente, seja no time de marketing ou especialistas, mas nenhuma dessas pessoas é 100% dedicada à escrita. O que acontece, então: é preciso dividir o tempo do colaborador entre fazer as atividades inerentes ao seu escopo da sua vaga e produzir conteúdo para as ações de marketing. 

O resultado? Nem sempre a prioridade são os conteúdos do marketing. A entrega dos materiais atrasa e fica cada vez mais difícil manter a cadência e a frequência das publicações.

Na contramão, um levantamento feito pela HubSpot revelou que os profissionais de marketing que priorizam o blog têm 13 vezes mais chances de obter um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo.

Como o conteúdo on demand pode ajudar?

Você quer priorizar o blog e mantê-lo atualizado, mas fica é impossível sem os conteúdos. Marketing de atração exige consistência e periodicidade. Seu potencial cliente precisa visitar seu site com frequência. Além disso, para atrair novos leads, você precisa movimentar seu blog. Conteúdo novo, exclusivo e criativo é rapidamente indexado e está classificado acima do textos repetitivos e de menor valor agregado. 

Com o modelo on demand você pode contratar um post, uma chamada para rede social ou um infográfico, por exemplo. Avulso mesmo! Depende da sua estratégia e dos gargalos de produção de conteúdo tech enfrentados em cada momento.

6- Não tenhos os skills disponíveis no time para diversificar os conteúdos

A edição 2020 da pesquisa Content Marketing Strategy da HubSpot apontou que, para 60% dos entrevistados, o marketing de conteúdo é muito ou extremamente importante para suas estratégias de marketing digital. Para os profissionais ouvidos o vídeo é a principal mídia utilizada para passar mensagens aos consumidores e prospects, seguidos de blog posts, ebooks e infográficos.

Ou seja: inovar é preciso! Oferecer apenas o ‘feijão com arroz’, o básico, pode cansar seus leads. O número de acessos ao blog pode cair e as taxas de abertura de seus e-mails marketing também. É preciso uma injeção de energia para resolver esse problema!

Mas para isso, é preciso contar com skills específicos de profissionais para produzir materiais ricos e diferenciados. Você não os tem no time.

Como o conteúdo on demand pode ajudar?  

As situações são diversas. Se você já produz conteúdo com outro parceiro, mas formatos diferenciados não são contemplados em seu contrato. Ou o parceiro atende demanda com conteúdos de topo mas não entrega materiais mais técnicos, de fundo de funil. Ou na sua empresa seu time interno produz conteúdo, mas não tem habilidades específicas para elaborar um formato específico de conteúdo. 

Para todas essas dores o marketing de conteúdo on demand serve como remédio. É a inovação que você precisava. Sua empresa pode contar com o nosso ecossistema de produção de conteúdo para produzir os materiais que até agora você não conseguiu. Chega de não colocar em prática as estratégias que precisam de conteúdos ricos ou materiais visuais porque não há quem os faça. Na Motor tem!

7- Meu orçamento é apertado demais para fazer marketing de conteúdo

Se dependesse de você, a verba destinada ao marketing digital seria igual a das gigantes da tecnologia. Mas paciência, nem tudo é perfeito neste mundo!

É preciso fazer ginástica (em alguns casos milagre) para esticar o budget e fazer com que grande parte da sua estratégia consiga sair do papel. E este não é um desafio apenas seu. A pesquisa State of Inbound da HubSpot apurou que, para 27% dos profissionais de marketing, um dos principais desafios é garantir um orçamento suficiente.

Patrocínios, eventos, e investimentos em AdWords, entre tantas outras aplicações. Mais uma vez o marketing de conteúdo pode ficar de lado por não sobrar orçamento para firmar um contrato robusto, com escopo e valores mensais pré-definidos.   

Como o conteúdo on demand pode ajudar?  

É possível vencer este desafio e produzir materiais para alimentar seu blog e redes sociais mesmo com um orçamento restrito. A solução é usar o modelo de marketing de conteúdo pré-pago. 

Essa é uma tendência e é ideal para quem tem recursos financeiros restritos. É flexível e se ajusta às necessidades e condições financeiras da sua empresa, com contratação do tamanho da sua verba!

Por que criamos a solução de produção de conteúdo tech sob demanda?

Os pontos apresentados aqui são dores trazidas por muitas das empresas com as quais falamos aos longo dos anos. E consolidadas em quase 200 ligações realizadas por nosso time entre fevereiro e março deste ano. 

Por isso tentamos encontrar alternativas para ajudar as empresas tech a driblar esses desafios. Ao entender um pouco mais sobre economia da recorrência e como o consumo sob demanda vinha se fortalecendo, vimos que poderia ser usado também na produção de conteúdo para as estratégias digitais das empresas tech.

O funcionamento do modelo on demand é bem simples. Basta acessar gratuitamente nosso ecossistema de produção de conteúdo e fornecer informações básicas, como um briefing do material desejado. Depois basta adquirir os créditos necessários para aquele formato e solicitar a produção.

Nós nos preocupamos em encontrar no nosso ecossistema o profissional ideal para a sua demanda e fazemos a gestão de todo o processos, até o momento da entrega na data acordada com você. No modelo de compra de conteúdos sob demanda, você pode solicitar qualquer conteúdo avulso que esteja no nosso portfólio.

E além de contratar conteúdos avulsos também é possível escolher os pacotes de crédito. Quanto maior o pacote, maior o prazo de consumo e sua empresa economiza ainda mais, já que o custo por material cai conforme a quantidade contratada. E é uma ótima maneira de garantir que sempre haverá créditos para produzir um conteúdo quando aparecer um gargalo.

Acesse você também nosso ecossistema tech, confira nosso portfólio e deixe essas dores no passado.

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